"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39161 |
Resumo: | Este ensaio busca refletir sobre a fase inicial do grupo musical Fantasmão, e, sobretudo, acerca das inovações discursivas produzidas dentro do gênero conhecido como pagode baiano. Deslocando o corpo negro como objeto erótico através da sua performance de palco sem coreografia (CHAGAS, ANDRADE, LOPES et al., 2009), o grupo problematiza as hierarquizações sociais baseadas na raça. Ao abdicar do discurso e gestuais eróticos, que marcam este gênero musical, o Fantasmão cruza as categorias marginais procedentes da negritude e da pobreza, localizando no gueto uma dimensão de comunidade, que parece ainda mais fortalecida quando trava diálogo com outros gêneros musicais da “cultura negra”, como o rap e o reggae. |
id |
UFBA-2_0ebd3b0fb8b73b99abeca78008f17ccd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/39161 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2024-03-06T15:30:57Z2024-03-06T15:30:57Z2013-06LOPES, Maycon Silva. "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano. Revista Habitus, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 65-75, 2013.1809-7065https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39161Este ensaio busca refletir sobre a fase inicial do grupo musical Fantasmão, e, sobretudo, acerca das inovações discursivas produzidas dentro do gênero conhecido como pagode baiano. Deslocando o corpo negro como objeto erótico através da sua performance de palco sem coreografia (CHAGAS, ANDRADE, LOPES et al., 2009), o grupo problematiza as hierarquizações sociais baseadas na raça. Ao abdicar do discurso e gestuais eróticos, que marcam este gênero musical, o Fantasmão cruza as categorias marginais procedentes da negritude e da pobreza, localizando no gueto uma dimensão de comunidade, que parece ainda mais fortalecida quando trava diálogo com outros gêneros musicais da “cultura negra”, como o rap e o reggae.This essay seeks to reflect on the initial phase of the band Fantasmão, and on the discursive innovations produced within the genre known as pagode baiano. Dislocating the negro body as an erotic object through its performance from the stage without choreography (CHAGAS, ANDRADE, LOPES et al., 2009), the group problematizes the social hierarchies based on race. in abdicating erotic discourse and, which characterize this musical genre, Fantasmão crosses marginal categories deriving from black culture and poverty, localizing in the ghetto a dimension of community that seems still further strengthened when it dialogue with other musical genres from "black culture" such as rap and reggae.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasil11Revista HabitusCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMusicBlack CulturePeripheryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAMúsicaCultura NegraPeriferia"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano"Ghosts exist": the apparition of protest music in pagode baianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article16575Lopes, Maycon Silvareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALPagode baiano - Música de protesto - Fantasmão.pdfPagode baiano - Música de protesto - Fantasmão.pdfapplication/pdf255060https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/1/Pagode%20baiano%20-%20M%c3%basica%20de%20protesto%20-%20Fantasm%c3%a3o.pdf33479e4415c0cc1453a437bfb6bddb83MD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/3/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD53open accessri/391612024-03-06 12:30:58.021open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-03-06T15:30:58Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
"Ghosts exist": the apparition of protest music in pagode baiano |
title |
"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano |
spellingShingle |
"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano Lopes, Maycon Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA Música Cultura Negra Periferia Music Black Culture Periphery |
title_short |
"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano |
title_full |
"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano |
title_fullStr |
"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano |
title_full_unstemmed |
"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano |
title_sort |
"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano |
author |
Lopes, Maycon Silva |
author_facet |
Lopes, Maycon Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maycon Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA Música Cultura Negra Periferia Music Black Culture Periphery |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Cultura Negra Periferia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Music Black Culture Periphery |
description |
Este ensaio busca refletir sobre a fase inicial do grupo musical Fantasmão, e, sobretudo, acerca das inovações discursivas produzidas dentro do gênero conhecido como pagode baiano. Deslocando o corpo negro como objeto erótico através da sua performance de palco sem coreografia (CHAGAS, ANDRADE, LOPES et al., 2009), o grupo problematiza as hierarquizações sociais baseadas na raça. Ao abdicar do discurso e gestuais eróticos, que marcam este gênero musical, o Fantasmão cruza as categorias marginais procedentes da negritude e da pobreza, localizando no gueto uma dimensão de comunidade, que parece ainda mais fortalecida quando trava diálogo com outros gêneros musicais da “cultura negra”, como o rap e o reggae. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-06T15:30:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-06T15:30:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Maycon Silva. "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano. Revista Habitus, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 65-75, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39161 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-7065 |
identifier_str_mv |
LOPES, Maycon Silva. "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano. Revista Habitus, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 65-75, 2013. 1809-7065 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
11 |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Habitus |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/1/Pagode%20baiano%20-%20M%c3%basica%20de%20protesto%20-%20Fantasm%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33479e4415c0cc1453a437bfb6bddb83 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459689405448192 |