"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maycon Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39161
Resumo: Este ensaio busca refletir sobre a fase inicial do grupo musical Fantasmão, e, sobretudo, acerca das inovações discursivas produzidas dentro do gênero conhecido como pagode baiano. Deslocando o corpo negro como objeto erótico através da sua performance de palco sem coreografia (CHAGAS, ANDRADE, LOPES et al., 2009), o grupo problematiza as hierarquizações sociais baseadas na raça. Ao abdicar do discurso e gestuais eróticos, que marcam este gênero musical, o Fantasmão cruza as categorias marginais procedentes da negritude e da pobreza, localizando no gueto uma dimensão de comunidade, que parece ainda mais fortalecida quando trava diálogo com outros gêneros musicais da “cultura negra”, como o rap e o reggae.
id UFBA-2_0ebd3b0fb8b73b99abeca78008f17ccd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39161
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-03-06T15:30:57Z2024-03-06T15:30:57Z2013-06LOPES, Maycon Silva. "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano. Revista Habitus, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 65-75, 2013.1809-7065https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39161Este ensaio busca refletir sobre a fase inicial do grupo musical Fantasmão, e, sobretudo, acerca das inovações discursivas produzidas dentro do gênero conhecido como pagode baiano. Deslocando o corpo negro como objeto erótico através da sua performance de palco sem coreografia (CHAGAS, ANDRADE, LOPES et al., 2009), o grupo problematiza as hierarquizações sociais baseadas na raça. Ao abdicar do discurso e gestuais eróticos, que marcam este gênero musical, o Fantasmão cruza as categorias marginais procedentes da negritude e da pobreza, localizando no gueto uma dimensão de comunidade, que parece ainda mais fortalecida quando trava diálogo com outros gêneros musicais da “cultura negra”, como o rap e o reggae.This essay seeks to reflect on the initial phase of the band Fantasmão, and on the discursive innovations produced within the genre known as pagode baiano. Dislocating the negro body as an erotic object through its performance from the stage without choreography (CHAGAS, ANDRADE, LOPES et al., 2009), the group problematizes the social hierarchies based on race. in abdicating erotic discourse and, which characterize this musical genre, Fantasmão crosses marginal categories deriving from black culture and poverty, localizing in the ghetto a dimension of community that seems still further strengthened when it dialogue with other musical genres from "black culture" such as rap and reggae.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasil11Revista HabitusCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMusicBlack CulturePeripheryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAMúsicaCultura NegraPeriferia"Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano"Ghosts exist": the apparition of protest music in pagode baianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article16575Lopes, Maycon Silvareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALPagode baiano - Música de protesto - Fantasmão.pdfPagode baiano - Música de protesto - Fantasmão.pdfapplication/pdf255060https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/1/Pagode%20baiano%20-%20M%c3%basica%20de%20protesto%20-%20Fantasm%c3%a3o.pdf33479e4415c0cc1453a437bfb6bddb83MD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/3/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD53open accessri/391612024-03-06 12:30:58.021open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-03-06T15:30:58Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv "Ghosts exist": the apparition of protest music in pagode baiano
title "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano
spellingShingle "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano
Lopes, Maycon Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Música
Cultura Negra
Periferia
Music
Black Culture
Periphery
title_short "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano
title_full "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano
title_fullStr "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano
title_full_unstemmed "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano
title_sort "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano
author Lopes, Maycon Silva
author_facet Lopes, Maycon Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maycon Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Música
Cultura Negra
Periferia
Music
Black Culture
Periphery
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Cultura Negra
Periferia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Music
Black Culture
Periphery
description Este ensaio busca refletir sobre a fase inicial do grupo musical Fantasmão, e, sobretudo, acerca das inovações discursivas produzidas dentro do gênero conhecido como pagode baiano. Deslocando o corpo negro como objeto erótico através da sua performance de palco sem coreografia (CHAGAS, ANDRADE, LOPES et al., 2009), o grupo problematiza as hierarquizações sociais baseadas na raça. Ao abdicar do discurso e gestuais eróticos, que marcam este gênero musical, o Fantasmão cruza as categorias marginais procedentes da negritude e da pobreza, localizando no gueto uma dimensão de comunidade, que parece ainda mais fortalecida quando trava diálogo com outros gêneros musicais da “cultura negra”, como o rap e o reggae.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-06T15:30:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-06T15:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Maycon Silva. "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano. Revista Habitus, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 65-75, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39161
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-7065
identifier_str_mv LOPES, Maycon Silva. "Fantasmas existem": a aparição da música de protesto no pagode baiano. Revista Habitus, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 65-75, 2013.
1809-7065
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv 11
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Habitus
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/1/Pagode%20baiano%20-%20M%c3%basica%20de%20protesto%20-%20Fantasm%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39161/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 33479e4415c0cc1453a437bfb6bddb83
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459689405448192