ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21278
Resumo: A presente monografia tem por finalidade compreender os principais fatores psicossociais que influenciam no desenvolvimento do transtorno comportamental chamado de “consumo compulsivo” ou oniomania a partir da observação de um grupo de 17 consumidores que se identificam como tendo hábitos de consumo causadores de problemas de ordem pessoal e/ou social na cidade do Salvador. A pesquisa busca identificar as possíveis causas motivadoras deste comportamento, considerando aspectos como estrutura familiar, status socioeconômico, religião, valores culturais, entre outros, e como estes aspectos moldam a constituição da identidade do indivíduo, em especial como a maneira deste de lidar com o desejo, a necessidade e o consumo. Para isso, além do preenchimento de um questionário online por 15 pessoas, foram realizadas também duas entrevistas presenciais, oportunidades nas quais foi possível conhecer de forma significativamente mais aprofundada como funciona a mente do consumidor compulsivo. De forma a otimizar o conhecimento direto proposto na pesquisa de campo, buscou-se construir uma sólida base teórica. Para isto, esta pesquisa apresenta a história do consumo, especialmente como chegamos ao comportamento hoje denominado “consumo compulsivo” e quais são os principais recursos da psicologia utilizados na publicidade para influenciar o consumidor no ato da compra, inclusive da compra compulsiva. Autores como: Barbosa (2004), Baudrillard (1995), Bauman (2008), Gade (1980), Silva, A. (2014) etc. estão presentes para compor o escopo desta pesquisa.
id UFBA-2_1074cda245166c885c87901f4f9ee29d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/21278
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOSDANTAS, JULIANA ARIZE SANTOSPALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁPALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁARAUJO, SERGIO SOBREIRAPASSOS, TADEU FERREIRA2017-02-01T18:44:21Z2017-02-01T18:44:21Z2017-02-012016-05-13TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21278A presente monografia tem por finalidade compreender os principais fatores psicossociais que influenciam no desenvolvimento do transtorno comportamental chamado de “consumo compulsivo” ou oniomania a partir da observação de um grupo de 17 consumidores que se identificam como tendo hábitos de consumo causadores de problemas de ordem pessoal e/ou social na cidade do Salvador. A pesquisa busca identificar as possíveis causas motivadoras deste comportamento, considerando aspectos como estrutura familiar, status socioeconômico, religião, valores culturais, entre outros, e como estes aspectos moldam a constituição da identidade do indivíduo, em especial como a maneira deste de lidar com o desejo, a necessidade e o consumo. Para isso, além do preenchimento de um questionário online por 15 pessoas, foram realizadas também duas entrevistas presenciais, oportunidades nas quais foi possível conhecer de forma significativamente mais aprofundada como funciona a mente do consumidor compulsivo. De forma a otimizar o conhecimento direto proposto na pesquisa de campo, buscou-se construir uma sólida base teórica. Para isto, esta pesquisa apresenta a história do consumo, especialmente como chegamos ao comportamento hoje denominado “consumo compulsivo” e quais são os principais recursos da psicologia utilizados na publicidade para influenciar o consumidor no ato da compra, inclusive da compra compulsiva. Autores como: Barbosa (2004), Baudrillard (1995), Bauman (2008), Gade (1980), Silva, A. (2014) etc. estão presentes para compor o escopo desta pesquisa.Submitted by JULIANA DANTAS (juarize@gmail.com) on 2016-12-05T13:08:38Z No. of bitstreams: 1 TCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdf: 1778652 bytes, checksum: 06558855c5db1da2503bcbc11835dfaa (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Barroso (pbarroso@ufba.br) on 2017-02-01T18:44:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdf: 1778652 bytes, checksum: 06558855c5db1da2503bcbc11835dfaa (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-01T18:44:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdf: 1778652 bytes, checksum: 06558855c5db1da2503bcbc11835dfaa (MD5)NÃO RECEBEU APOIO DE AGÊNCIA DE FOMENTO.CIÊNCIAS HUMANASCOMUNICAÇÃOHISTÓRIA DO CONSUMOCONSUMO COMPULSIVOPUBLICIDADEPSICOLOGIAESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFACULDADE DE COMUNICAÇÃOFACOM - UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdfTCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdfapplication/pdf1778652https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/1/TCC%20-%20JULIANA%20ARIZE%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf06558855c5db1da2503bcbc11835dfaaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdf.txtTCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain274816https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/3/TCC%20-%20JULIANA%20ARIZE%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txtd6b20e7a471fe5e24c623d1738316babMD53ri/212782022-07-05 14:03:47.084oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS
title ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS
spellingShingle ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS
DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS
CIÊNCIAS HUMANAS
COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CONSUMO
CONSUMO COMPULSIVO
PUBLICIDADE
PSICOLOGIA
title_short ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS
title_full ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS
title_fullStr ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS
title_full_unstemmed ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS
title_sort ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS
author DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS
author_facet DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS
DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ
ARAUJO, SERGIO SOBREIRA
PASSOS, TADEU FERREIRA
contributor_str_mv PALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ
PALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ
ARAUJO, SERGIO SOBREIRA
PASSOS, TADEU FERREIRA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIÊNCIAS HUMANAS
topic CIÊNCIAS HUMANAS
COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CONSUMO
CONSUMO COMPULSIVO
PUBLICIDADE
PSICOLOGIA
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CONSUMO
CONSUMO COMPULSIVO
PUBLICIDADE
PSICOLOGIA
description A presente monografia tem por finalidade compreender os principais fatores psicossociais que influenciam no desenvolvimento do transtorno comportamental chamado de “consumo compulsivo” ou oniomania a partir da observação de um grupo de 17 consumidores que se identificam como tendo hábitos de consumo causadores de problemas de ordem pessoal e/ou social na cidade do Salvador. A pesquisa busca identificar as possíveis causas motivadoras deste comportamento, considerando aspectos como estrutura familiar, status socioeconômico, religião, valores culturais, entre outros, e como estes aspectos moldam a constituição da identidade do indivíduo, em especial como a maneira deste de lidar com o desejo, a necessidade e o consumo. Para isso, além do preenchimento de um questionário online por 15 pessoas, foram realizadas também duas entrevistas presenciais, oportunidades nas quais foi possível conhecer de forma significativamente mais aprofundada como funciona a mente do consumidor compulsivo. De forma a otimizar o conhecimento direto proposto na pesquisa de campo, buscou-se construir uma sólida base teórica. Para isto, esta pesquisa apresenta a história do consumo, especialmente como chegamos ao comportamento hoje denominado “consumo compulsivo” e quais são os principais recursos da psicologia utilizados na publicidade para influenciar o consumidor no ato da compra, inclusive da compra compulsiva. Autores como: Barbosa (2004), Baudrillard (1995), Bauman (2008), Gade (1980), Silva, A. (2014) etc. estão presentes para compor o escopo desta pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-05-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-01T18:44:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-01T18:44:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21278
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv FACOM - UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/1/TCC%20-%20JULIANA%20ARIZE%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/3/TCC%20-%20JULIANA%20ARIZE%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 06558855c5db1da2503bcbc11835dfaa
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
d6b20e7a471fe5e24c623d1738316bab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459527003045888