ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21278 |
Resumo: | A presente monografia tem por finalidade compreender os principais fatores psicossociais que influenciam no desenvolvimento do transtorno comportamental chamado de “consumo compulsivo” ou oniomania a partir da observação de um grupo de 17 consumidores que se identificam como tendo hábitos de consumo causadores de problemas de ordem pessoal e/ou social na cidade do Salvador. A pesquisa busca identificar as possíveis causas motivadoras deste comportamento, considerando aspectos como estrutura familiar, status socioeconômico, religião, valores culturais, entre outros, e como estes aspectos moldam a constituição da identidade do indivíduo, em especial como a maneira deste de lidar com o desejo, a necessidade e o consumo. Para isso, além do preenchimento de um questionário online por 15 pessoas, foram realizadas também duas entrevistas presenciais, oportunidades nas quais foi possível conhecer de forma significativamente mais aprofundada como funciona a mente do consumidor compulsivo. De forma a otimizar o conhecimento direto proposto na pesquisa de campo, buscou-se construir uma sólida base teórica. Para isto, esta pesquisa apresenta a história do consumo, especialmente como chegamos ao comportamento hoje denominado “consumo compulsivo” e quais são os principais recursos da psicologia utilizados na publicidade para influenciar o consumidor no ato da compra, inclusive da compra compulsiva. Autores como: Barbosa (2004), Baudrillard (1995), Bauman (2008), Gade (1980), Silva, A. (2014) etc. estão presentes para compor o escopo desta pesquisa. |
id |
UFBA-2_1074cda245166c885c87901f4f9ee29d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/21278 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOSDANTAS, JULIANA ARIZE SANTOSPALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁPALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁARAUJO, SERGIO SOBREIRAPASSOS, TADEU FERREIRA2017-02-01T18:44:21Z2017-02-01T18:44:21Z2017-02-012016-05-13TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21278A presente monografia tem por finalidade compreender os principais fatores psicossociais que influenciam no desenvolvimento do transtorno comportamental chamado de “consumo compulsivo” ou oniomania a partir da observação de um grupo de 17 consumidores que se identificam como tendo hábitos de consumo causadores de problemas de ordem pessoal e/ou social na cidade do Salvador. A pesquisa busca identificar as possíveis causas motivadoras deste comportamento, considerando aspectos como estrutura familiar, status socioeconômico, religião, valores culturais, entre outros, e como estes aspectos moldam a constituição da identidade do indivíduo, em especial como a maneira deste de lidar com o desejo, a necessidade e o consumo. Para isso, além do preenchimento de um questionário online por 15 pessoas, foram realizadas também duas entrevistas presenciais, oportunidades nas quais foi possível conhecer de forma significativamente mais aprofundada como funciona a mente do consumidor compulsivo. De forma a otimizar o conhecimento direto proposto na pesquisa de campo, buscou-se construir uma sólida base teórica. Para isto, esta pesquisa apresenta a história do consumo, especialmente como chegamos ao comportamento hoje denominado “consumo compulsivo” e quais são os principais recursos da psicologia utilizados na publicidade para influenciar o consumidor no ato da compra, inclusive da compra compulsiva. Autores como: Barbosa (2004), Baudrillard (1995), Bauman (2008), Gade (1980), Silva, A. (2014) etc. estão presentes para compor o escopo desta pesquisa.Submitted by JULIANA DANTAS (juarize@gmail.com) on 2016-12-05T13:08:38Z No. of bitstreams: 1 TCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdf: 1778652 bytes, checksum: 06558855c5db1da2503bcbc11835dfaa (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Barroso (pbarroso@ufba.br) on 2017-02-01T18:44:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdf: 1778652 bytes, checksum: 06558855c5db1da2503bcbc11835dfaa (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-01T18:44:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdf: 1778652 bytes, checksum: 06558855c5db1da2503bcbc11835dfaa (MD5)NÃO RECEBEU APOIO DE AGÊNCIA DE FOMENTO.CIÊNCIAS HUMANASCOMUNICAÇÃOHISTÓRIA DO CONSUMOCONSUMO COMPULSIVOPUBLICIDADEPSICOLOGIAESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFACULDADE DE COMUNICAÇÃOFACOM - UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdfTCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdfapplication/pdf1778652https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/1/TCC%20-%20JULIANA%20ARIZE%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf06558855c5db1da2503bcbc11835dfaaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdf.txtTCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain274816https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/3/TCC%20-%20JULIANA%20ARIZE%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txtd6b20e7a471fe5e24c623d1738316babMD53ri/212782022-07-05 14:03:47.084oai:repositorio.ufba.br:ri/21278VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS |
title |
ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS |
spellingShingle |
ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS CIÊNCIAS HUMANAS COMUNICAÇÃO HISTÓRIA DO CONSUMO CONSUMO COMPULSIVO PUBLICIDADE PSICOLOGIA |
title_short |
ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS |
title_full |
ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS |
title_fullStr |
ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS |
title_full_unstemmed |
ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS |
title_sort |
ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS |
author |
DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS |
author_facet |
DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
PALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ ARAUJO, SERGIO SOBREIRA PASSOS, TADEU FERREIRA |
contributor_str_mv |
PALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ PALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ ARAUJO, SERGIO SOBREIRA PASSOS, TADEU FERREIRA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIÊNCIAS HUMANAS |
topic |
CIÊNCIAS HUMANAS COMUNICAÇÃO HISTÓRIA DO CONSUMO CONSUMO COMPULSIVO PUBLICIDADE PSICOLOGIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO HISTÓRIA DO CONSUMO CONSUMO COMPULSIVO PUBLICIDADE PSICOLOGIA |
description |
A presente monografia tem por finalidade compreender os principais fatores psicossociais que influenciam no desenvolvimento do transtorno comportamental chamado de “consumo compulsivo” ou oniomania a partir da observação de um grupo de 17 consumidores que se identificam como tendo hábitos de consumo causadores de problemas de ordem pessoal e/ou social na cidade do Salvador. A pesquisa busca identificar as possíveis causas motivadoras deste comportamento, considerando aspectos como estrutura familiar, status socioeconômico, religião, valores culturais, entre outros, e como estes aspectos moldam a constituição da identidade do indivíduo, em especial como a maneira deste de lidar com o desejo, a necessidade e o consumo. Para isso, além do preenchimento de um questionário online por 15 pessoas, foram realizadas também duas entrevistas presenciais, oportunidades nas quais foi possível conhecer de forma significativamente mais aprofundada como funciona a mente do consumidor compulsivo. De forma a otimizar o conhecimento direto proposto na pesquisa de campo, buscou-se construir uma sólida base teórica. Para isto, esta pesquisa apresenta a história do consumo, especialmente como chegamos ao comportamento hoje denominado “consumo compulsivo” e quais são os principais recursos da psicologia utilizados na publicidade para influenciar o consumidor no ato da compra, inclusive da compra compulsiva. Autores como: Barbosa (2004), Baudrillard (1995), Bauman (2008), Gade (1980), Silva, A. (2014) etc. estão presentes para compor o escopo desta pesquisa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-05-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-01T18:44:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-01T18:44:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21278 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
FACOM - UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/1/TCC%20-%20JULIANA%20ARIZE%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21278/3/TCC%20-%20JULIANA%20ARIZE%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06558855c5db1da2503bcbc11835dfaa ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 d6b20e7a471fe5e24c623d1738316bab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459527003045888 |