Escolas noturnas para trabalhadores na Bahia (1870-1889)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jucimar Cerqueira dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30443
Resumo: Esse trabalho é uma análise das escolas noturnas na Bahia a partir de 1870, as quais tiveram como público sujeitos livres, libertos e escravizado. Elas foram criadas por governantes, professores públicos e particulares. No primeiro capítulo há uma discussão sobre as discussões legais para a criação dessas escolas na Bahia e em outras províncias. No segundo, chamado de "Entrando nas escolas", há uma análise acerca de como ocorriam as aulas, como funcionavam as escolas, porque muitas fechavam rapidamente, como muitos alunos faltavam e em que medida o material pedagógico refletia as demandas políticas e sociais da época. No terceiro capítulo há uma análise do perfil social dos alunos a partir de uma documentação chamada de "mapas de aulas", nela havia dados importantes como nome completo, idade, data de nascimento, naturalidade, profissão e nível de letramento. Um trabalho preocupado no sentido dessa escolarização no período em que as leis abolicionistas, o movimento republicano, as ideias racialistas estavam cada vez mais intensas.
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No terceiro capítulo há uma análise do perfil social dos alunos a partir de uma documentação chamada de "mapas de aulas", nela havia dados importantes como nome completo, idade, data de nascimento, naturalidade, profissão e nível de letramento. Um trabalho preocupado no sentido dessa escolarização no período em que as leis abolicionistas, o movimento republicano, as ideias racialistas estavam cada vez mais intensas.This work is an analysis of the night schools in Bahia from 1870, which had as public free, freed and enslaved subjects. They were created by rulers, public and private teachers. In the first chapter there is a discussion about the legal discussions for the creation of these schools in Bahia and other provinces. In the second, called "Entering Schools," there is an analysis of how classes went, how schools worked, why many closed quickly, how many students were missing, and to what extent the educational material reflected the political and social demands of the time. . In the third chapter there is an analysis of the students' social profile from a documentation called "class maps", in which there were important data such as full name, age, date of birth, place of birth, profession and level of literacy. A work concerned with this schooling in the period in which the abolitionist laws, the republican movement, the racialist ideas were increasingly intense.Submitted by Jucimar Santos (jucimar18@yahoo.com.br) on 2019-08-06T02:42:53Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-para-repositório-definitiva1.pdf: 1394049 bytes, checksum: 00f734d29cdc79aed2ed04bfe13fb08f (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2019-08-22T18:04:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação-para-repositório-definitiva1.pdf: 1394049 bytes, checksum: 00f734d29cdc79aed2ed04bfe13fb08f (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-22T18:04:21Z (GMT). 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