Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião (Rio de Janeiro, 1889-1893)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4191 |
Resumo: | Investiga o movimento de criação de cursos noturnos na cidade do Rio de Janeiro, especificamente, a presença dos pequenos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, fundada em 1872 pelo Governo Imperial. A pesquisa abarca o período do pós-abolição e vai até 1893, último ano do registro de alunos no livro de matrículas do curso noturno da escola, fonte disponível no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. A escola estava localizada em frente à Praça Onze, na Freguesia de Santana, um dos locais com o maior quantitativo de moradias de populares e trabalhadores, contando, nas últimas décadas dos Oitocentos, com altos índices de matrículas nas escolas públicas primárias. Trata-se de espaço urbano que foi palco de investidas de políticas educacionais, assistenciais, sanitárias e higienistas, sob a égide da civilização, do progresso e da modernidade, em franca tensão com elementos sociais então identificados com a pobreza, a escravidão e a desordem. A historiografia sobre a Freguesia de Santana indica que a região estava marcada pela presença e pela cultura dos descendentes de escravos e africanos que ali residiam (ABREU, 1999; MAGALHÃES, 2001). Pelo quantitativo de alunos matriculados, a partir dos 10 anos de idade, é possível perceber que o curso noturno recebeu um importante contingente de alunos, o que nos permite levantar a hipótese de que os jovens trabalhadores, dedicados a ofícios e ocupações diversas, recorriam às aulas noturnas para se instruírem nas primeiras letras. Desde as últimas décadas do século XIX, os cursos noturnos tinham frequência avultada de pequenos e jovens trabalhadores, nacionais e estrangeiros, negros livres e libertos. É possível indicar, por meio da historiografia (COSTA, 2007; MARTINEZ, 1997; RIZZINI, SCHUELER, 2016) e pela análise do livro de matrículas do curso noturno da Escola São Sebastião, a heterogeneidade dos trabalhadores que procuravam se instruir, após o horário de trabalho, em termos de atividade exercida e geração. |
id |
UFRJ_41934b6e5e125b51d54789e11c2f8513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4191 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião (Rio de Janeiro, 1889-1893)Ensino fundamentalEscola noturnaEscolarizaçãoRio de Janeiro (RJ)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOInvestiga o movimento de criação de cursos noturnos na cidade do Rio de Janeiro, especificamente, a presença dos pequenos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, fundada em 1872 pelo Governo Imperial. A pesquisa abarca o período do pós-abolição e vai até 1893, último ano do registro de alunos no livro de matrículas do curso noturno da escola, fonte disponível no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. A escola estava localizada em frente à Praça Onze, na Freguesia de Santana, um dos locais com o maior quantitativo de moradias de populares e trabalhadores, contando, nas últimas décadas dos Oitocentos, com altos índices de matrículas nas escolas públicas primárias. Trata-se de espaço urbano que foi palco de investidas de políticas educacionais, assistenciais, sanitárias e higienistas, sob a égide da civilização, do progresso e da modernidade, em franca tensão com elementos sociais então identificados com a pobreza, a escravidão e a desordem. A historiografia sobre a Freguesia de Santana indica que a região estava marcada pela presença e pela cultura dos descendentes de escravos e africanos que ali residiam (ABREU, 1999; MAGALHÃES, 2001). Pelo quantitativo de alunos matriculados, a partir dos 10 anos de idade, é possível perceber que o curso noturno recebeu um importante contingente de alunos, o que nos permite levantar a hipótese de que os jovens trabalhadores, dedicados a ofícios e ocupações diversas, recorriam às aulas noturnas para se instruírem nas primeiras letras. Desde as últimas décadas do século XIX, os cursos noturnos tinham frequência avultada de pequenos e jovens trabalhadores, nacionais e estrangeiros, negros livres e libertos. É possível indicar, por meio da historiografia (COSTA, 2007; MARTINEZ, 1997; RIZZINI, SCHUELER, 2016) e pela análise do livro de matrículas do curso noturno da Escola São Sebastião, a heterogeneidade dos trabalhadores que procuravam se instruir, após o horário de trabalho, em termos de atividade exercida e geração.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJRizzini, Irmahttp://lattes.cnpq.br/6035943662384263Marques, Jucinato de Sequeirahttp://lattes.cnpq.br/5756081712628185Monção, Vinicius de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/6398850415072000Oliveira, Aline Cristina Chaves de2018-07-03T14:08:45Z2023-12-21T03:05:48Z2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Aline Cristina Chaves de. Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/4191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4191Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião (Rio de Janeiro, 1889-1893) |
title |
Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião (Rio de Janeiro, 1889-1893) |
spellingShingle |
Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião (Rio de Janeiro, 1889-1893) Oliveira, Aline Cristina Chaves de Ensino fundamental Escola noturna Escolarização Rio de Janeiro (RJ) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
title_short |
Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião (Rio de Janeiro, 1889-1893) |
title_full |
Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião (Rio de Janeiro, 1889-1893) |
title_fullStr |
Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião (Rio de Janeiro, 1889-1893) |
title_full_unstemmed |
Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião (Rio de Janeiro, 1889-1893) |
title_sort |
Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião (Rio de Janeiro, 1889-1893) |
author |
Oliveira, Aline Cristina Chaves de |
author_facet |
Oliveira, Aline Cristina Chaves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rizzini, Irma http://lattes.cnpq.br/6035943662384263 Marques, Jucinato de Sequeira http://lattes.cnpq.br/5756081712628185 Monção, Vinicius de Moraes http://lattes.cnpq.br/6398850415072000 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Aline Cristina Chaves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Escola noturna Escolarização Rio de Janeiro (RJ) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
topic |
Ensino fundamental Escola noturna Escolarização Rio de Janeiro (RJ) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
description |
Investiga o movimento de criação de cursos noturnos na cidade do Rio de Janeiro, especificamente, a presença dos pequenos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, fundada em 1872 pelo Governo Imperial. A pesquisa abarca o período do pós-abolição e vai até 1893, último ano do registro de alunos no livro de matrículas do curso noturno da escola, fonte disponível no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. A escola estava localizada em frente à Praça Onze, na Freguesia de Santana, um dos locais com o maior quantitativo de moradias de populares e trabalhadores, contando, nas últimas décadas dos Oitocentos, com altos índices de matrículas nas escolas públicas primárias. Trata-se de espaço urbano que foi palco de investidas de políticas educacionais, assistenciais, sanitárias e higienistas, sob a égide da civilização, do progresso e da modernidade, em franca tensão com elementos sociais então identificados com a pobreza, a escravidão e a desordem. A historiografia sobre a Freguesia de Santana indica que a região estava marcada pela presença e pela cultura dos descendentes de escravos e africanos que ali residiam (ABREU, 1999; MAGALHÃES, 2001). Pelo quantitativo de alunos matriculados, a partir dos 10 anos de idade, é possível perceber que o curso noturno recebeu um importante contingente de alunos, o que nos permite levantar a hipótese de que os jovens trabalhadores, dedicados a ofícios e ocupações diversas, recorriam às aulas noturnas para se instruírem nas primeiras letras. Desde as últimas décadas do século XIX, os cursos noturnos tinham frequência avultada de pequenos e jovens trabalhadores, nacionais e estrangeiros, negros livres e libertos. É possível indicar, por meio da historiografia (COSTA, 2007; MARTINEZ, 1997; RIZZINI, SCHUELER, 2016) e pela análise do livro de matrículas do curso noturno da Escola São Sebastião, a heterogeneidade dos trabalhadores que procuravam se instruir, após o horário de trabalho, em termos de atividade exercida e geração. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09 2018-07-03T14:08:45Z 2023-12-21T03:05:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Aline Cristina Chaves de. Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/4191 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Aline Cristina Chaves de. Os trabalhadores vão à escola: o curso noturno da Escola Municipal de São Sebastião. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455963894775808 |