Música popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31692
Resumo: Mediante o tratamento da performance mediatizada como um produto das indústrias do entretenimento, essa dissertação examina o modo como as canções de trabalho vinculadas ao gênero musical Heavy Metal e lançadas pelo selo independente Maniac Records, são estrategicamente confeccionadas a fim de produzir sentido. Esses sentidos são construídos a partir da manipulação de gramáticas de produção e reconhecimento, bem como respeito a condições de produção e reconhecimento específicas do Heavy Metal, que podem ser identificadas quando o analista compreende as particularidades do formato canção e do gênero musical. Ao manipular as regras de produção e reconhecimento, determinada estratégia de agenciamento é construída, ao passo que ao negociar quais condições de produção e reconhecimento serão respeitadas, originam-se às estratégias de configuração. A hipótese segundo a qual as canções de trabalho lançadas por um selo independente apresentariam repetições esquemáticas associadas ao gênero musical foi ponto de partida da investigação e, a partir de uma análise inspirada na semiótica, se buscou compreender como esses esquemas eram estrategicamente usados. O exame dessas estratégias se deu em sete performances mediatizadas lançadas entre os anos 2000 e 2003.
id UFBA-2_12bad9ba648f233f4a2744b33d82b610
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31692
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Cardoso Filho, Jorge Luiz CunhaJanotti Júnior, Jeder Silveira2020-03-23T19:50:46Z2020-03-23T19:50:46Z2020-03-232006http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31692Mediante o tratamento da performance mediatizada como um produto das indústrias do entretenimento, essa dissertação examina o modo como as canções de trabalho vinculadas ao gênero musical Heavy Metal e lançadas pelo selo independente Maniac Records, são estrategicamente confeccionadas a fim de produzir sentido. Esses sentidos são construídos a partir da manipulação de gramáticas de produção e reconhecimento, bem como respeito a condições de produção e reconhecimento específicas do Heavy Metal, que podem ser identificadas quando o analista compreende as particularidades do formato canção e do gênero musical. Ao manipular as regras de produção e reconhecimento, determinada estratégia de agenciamento é construída, ao passo que ao negociar quais condições de produção e reconhecimento serão respeitadas, originam-se às estratégias de configuração. A hipótese segundo a qual as canções de trabalho lançadas por um selo independente apresentariam repetições esquemáticas associadas ao gênero musical foi ponto de partida da investigação e, a partir de uma análise inspirada na semiótica, se buscou compreender como esses esquemas eram estrategicamente usados. O exame dessas estratégias se deu em sete performances mediatizadas lançadas entre os anos 2000 e 2003.Through the compreension of the mediatic performances as a product of the entertainment industries, this dissertation exams the way in wich the work songs associated to the musical genre Heavy Metal and distribuated by the independet record company Maniac Records are strategicly constructed to produce meanings. These meanings are set through the manipulation of production and reception grammar rules, and the respect of certain production and reception condittions, that can be understood when the schollar knows the peculiarities of the musical genre and the popular songs. Manipulating the production and reception grammar rules, a specific agency strategy is produced and negotiating wich production and reception condittions are going to be respected, a specific configuration strategy is produced. Analyzing the work songs of an independent record company it is possible to identify squematic repetitons of the musical genre and, through a semiotics perspective, undestand the way these squematic strategies are used. The exam of these strategies in seven mediatic performances, from 2000 until 2003, is our contribution in this work.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2020-03-16T18:04:52Z No. of bitstreams: 1 Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.pdf: 10649396 bytes, checksum: e05ac4cb370439b654a2bb8e52903d62 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-23T19:50:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.pdf: 10649396 bytes, checksum: e05ac4cb370439b654a2bb8e52903d62 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-23T19:50:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.pdf: 10649396 bytes, checksum: e05ac4cb370439b654a2bb8e52903d62 (MD5)Ciências Sociais AplicadasSemânticaSemióticaRockGrupos de rockMúsica popular - BrasilPerformance mediatizadaCançãoGênero musicalSemioticsMediatic performanceSongMusical genreMúsica popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura ContemporâneasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALJorge Luiz Cunha Cardoso Filho.pdfJorge Luiz Cunha Cardoso Filho.pdfapplication/pdf10649396https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31692/1/Jorge%20Luiz%20Cunha%20Cardoso%20Filho.pdfe05ac4cb370439b654a2bb8e52903d62MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31692/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTJorge Luiz Cunha Cardoso Filho.pdf.txtJorge Luiz Cunha Cardoso Filho.pdf.txtExtracted texttext/plain280986https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31692/3/Jorge%20Luiz%20Cunha%20Cardoso%20Filho.pdf.txt6b300e98dc1896d69232717b7e338b6cMD53ri/316922022-02-20 21:54:36.118oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:54:36Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metal
title Música popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metal
spellingShingle Música popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metal
Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha
Ciências Sociais Aplicadas
Semântica
Semiótica
Rock
Grupos de rock
Música popular - Brasil
Performance mediatizada
Canção
Gênero musical
Semiotics
Mediatic performance
Song
Musical genre
title_short Música popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metal
title_full Música popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metal
title_fullStr Música popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metal
title_full_unstemmed Música popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metal
title_sort Música popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metal
author Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha
author_facet Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Janotti Júnior, Jeder Silveira
contributor_str_mv Janotti Júnior, Jeder Silveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
Semântica
Semiótica
Rock
Grupos de rock
Música popular - Brasil
Performance mediatizada
Canção
Gênero musical
Semiotics
Mediatic performance
Song
Musical genre
dc.subject.por.fl_str_mv Semântica
Semiótica
Rock
Grupos de rock
Música popular - Brasil
Performance mediatizada
Canção
Gênero musical
Semiotics
Mediatic performance
Song
Musical genre
description Mediante o tratamento da performance mediatizada como um produto das indústrias do entretenimento, essa dissertação examina o modo como as canções de trabalho vinculadas ao gênero musical Heavy Metal e lançadas pelo selo independente Maniac Records, são estrategicamente confeccionadas a fim de produzir sentido. Esses sentidos são construídos a partir da manipulação de gramáticas de produção e reconhecimento, bem como respeito a condições de produção e reconhecimento específicas do Heavy Metal, que podem ser identificadas quando o analista compreende as particularidades do formato canção e do gênero musical. Ao manipular as regras de produção e reconhecimento, determinada estratégia de agenciamento é construída, ao passo que ao negociar quais condições de produção e reconhecimento serão respeitadas, originam-se às estratégias de configuração. A hipótese segundo a qual as canções de trabalho lançadas por um selo independente apresentariam repetições esquemáticas associadas ao gênero musical foi ponto de partida da investigação e, a partir de uma análise inspirada na semiótica, se buscou compreender como esses esquemas eram estrategicamente usados. O exame dessas estratégias se deu em sete performances mediatizadas lançadas entre os anos 2000 e 2003.
publishDate 2006
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-23T19:50:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-23T19:50:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31692
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31692/1/Jorge%20Luiz%20Cunha%20Cardoso%20Filho.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31692/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31692/3/Jorge%20Luiz%20Cunha%20Cardoso%20Filho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e05ac4cb370439b654a2bb8e52903d62
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
6b300e98dc1896d69232717b7e338b6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459611502542848