A constituição do conhecimento pedagógico geral na formação inicial de professores de ciências naturais: um diagnóstico dos projetos pedagógicos de curso
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33995 |
Resumo: | As pesquisas sobre a aprendizagem da profissão docente resultaram na construção de modelos de uma base de conhecimento para a docência, e entre as categorias da base o Conhecimento Pedagógico Geral (CPG) é considerado o mais deficitário, quando comparado ao conhecimento do conteúdo específico, na formação inicial de professores no Brasil. Diante dessa problemática, o objetivo geral dessa pesquisa se configurou em: compreender a constituição do Conhecimento Pedagógico Geral nos Projetos Pedagógicos de Curso no contexto das Licenciaturas da área de Ciências Naturais. Tratou-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e quanto aos procedimentos recorremos a realização de uma pesquisa documental, sendo realizado em um primeiro momento o estado de conhecimento com foco no objeto de estudo da investigação, o Conhecimento Pedagógico Geral; e posteriormente, a pesquisa documental a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das Licenciaturas em Química, Ciências Biológicas e Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Itapetinga-BA. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, que possibilitou agregar duas categorias: 1. Conhecimento Pedagógico Geral na/para formação inicial docente; e, 2. Conhecimento Pedagógico Geral na/para prática docente. Como resultado geral, identificamos que as licenciaturas atendem de forma parcial a legislação vigente, e destinam apenas entre 11% a 13% da carga horária total do curso a disciplinas relacionadas com a Educação, que não atende a complexidade e especificidades da docência. Há uma constituição rasa e insuficiente do CPG nos PPCs dos cursos de licenciatura da área de Ciências Naturais, da UESB campus de Itapetinga-BA, com várias carências de componentes que se enquadre no Conhecimento Pedagógico Geral. Os currículos estão mais próximos das perspectivas dos bacharelados, do que de cursos para formação docente. É urgente a reformulação dos currículos aqui analisados, de forma a atender às necessidades da prática profissional docente, e assim impactar positivamente a qualidade da Educação Básica do nosso país. Destacamos que há formas possíveis de fazer essas mudanças necessárias acontecerem e assim superar essa deficitária formação docente, ou os cursos em estudo estarão sujeitos ao risco de que profissionais apenas com “conhecimento técnico” ou “notório saber”, sem formação docente, possam exercer a atividade de ensino, consequentemente, influenciando na qualidade da Educação Básica e assim no desenvolvimento da nossa sociedade. |
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Bezerra, Géssica OliveiraTrindade, Lúcia Gracia FerreiraTrindade, Lúcia Gracia FerreiraCanda, Cilene NascimentoNunes, Cláudio PintoFerraz, Roselane DuarteSilva, José Gilberto da2021-08-20T18:26:32Z2021-08-20T18:26:32Z2021-08-202019-05-08Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33995As pesquisas sobre a aprendizagem da profissão docente resultaram na construção de modelos de uma base de conhecimento para a docência, e entre as categorias da base o Conhecimento Pedagógico Geral (CPG) é considerado o mais deficitário, quando comparado ao conhecimento do conteúdo específico, na formação inicial de professores no Brasil. Diante dessa problemática, o objetivo geral dessa pesquisa se configurou em: compreender a constituição do Conhecimento Pedagógico Geral nos Projetos Pedagógicos de Curso no contexto das Licenciaturas da área de Ciências Naturais. Tratou-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e quanto aos procedimentos recorremos a realização de uma pesquisa documental, sendo realizado em um primeiro momento o estado de conhecimento com foco no objeto de estudo da investigação, o Conhecimento Pedagógico Geral; e posteriormente, a pesquisa documental a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das Licenciaturas em Química, Ciências Biológicas e Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Itapetinga-BA. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, que possibilitou agregar duas categorias: 1. Conhecimento Pedagógico Geral na/para formação inicial docente; e, 2. Conhecimento Pedagógico Geral na/para prática docente. Como resultado geral, identificamos que as licenciaturas atendem de forma parcial a legislação vigente, e destinam apenas entre 11% a 13% da carga horária total do curso a disciplinas relacionadas com a Educação, que não atende a complexidade e especificidades da docência. Há uma constituição rasa e insuficiente do CPG nos PPCs dos cursos de licenciatura da área de Ciências Naturais, da UESB campus de Itapetinga-BA, com várias carências de componentes que se enquadre no Conhecimento Pedagógico Geral. Os currículos estão mais próximos das perspectivas dos bacharelados, do que de cursos para formação docente. É urgente a reformulação dos currículos aqui analisados, de forma a atender às necessidades da prática profissional docente, e assim impactar positivamente a qualidade da Educação Básica do nosso país. Destacamos que há formas possíveis de fazer essas mudanças necessárias acontecerem e assim superar essa deficitária formação docente, ou os cursos em estudo estarão sujeitos ao risco de que profissionais apenas com “conhecimento técnico” ou “notório saber”, sem formação docente, possam exercer a atividade de ensino, consequentemente, influenciando na qualidade da Educação Básica e assim no desenvolvimento da nossa sociedade.ABSTRACT Research on the learning of the teaching profession has resulted in the construction of models of a knowledge base for teaching, and among the categories of the base the General Pedagogical Knowledge (KPG) is the most deficient, when compared to the knowledge of the specific content, in the formation of teachers in Brazil. In view of this problem, the general objective of this research is to configure: to understand the constitution of General Pedagogical Knowledge in Pedagogical Course Projects in the context of undergraduate courses in the area of Natural Sciences. The research is qualitative, of exploratory character and as for the procedures it was a documentary research, being realized in the first moment the state of knowledge focusing on the object of study of the investigation, the General Pedagogical Knowledge; and later, the documentary research from the Pedagogical Projects of Course (PPCs) of the Licentiates in Chemistry, Biological Sciences and Physics of the State University of the Southwest of Bahia (UESB), campus of Itapetinga-BA. In the analysis of the data, the technique of content analysis was used, presented in two categories: 1. General Pedagogical Knowledge in / for initial teacher training; and, 2. General Pedagogical Knowledge in / for teaching practice. As a general result, we have identified that undergraduate courses partially comply with current legislation, and allocate only between 11% and 13% of the total course workload to subjects related to Education, which does not meet the complexity and specificities of teaching. There is a shallow and insufficient constitution of KPG in the PPCs of undergraduate courses in the area of Natural Sciences, UESB campus of Itapetinga-BA, with several shortages of components belonging to the General Pedagogical Knowledge. Curricula are closer to the baccalaureate perspective than to teacher education courses. It is urgent to reformulate the curricula analyzed here, in order to meet the needs of professional teaching practice, and thus positively impact the quality of Basic Education in our country. We emphasize that there are possible ways to make these necessary changes happen and thus overcome this lacking teacher training, or the courses under study will be subject to the risk that professionals with only “technical knowledge” or “notorious knowledge”, without teacher training, can exercise teaching activity, consequently influencing the quality of Basic Education and thus the development of our society.Submitted by Géssica Oliveira Bezerra (gessicabezerraeduc@gmail.com) on 2021-08-19T17:59:52Z No. of bitstreams: 1 dissertação_Bezerra2021.pdf: 2263130 bytes, checksum: b1e7e15629224212218f5706cadcd5a4 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-08-20T18:26:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_Bezerra2021.pdf: 2263130 bytes, checksum: b1e7e15629224212218f5706cadcd5a4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-20T18:26:32Z (GMT). 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