A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/4355 |
Resumo: | A formação para ensinar matemática e geometria ganha a cada dia mais estudos e pesquisas, independentemente da fase escolar, exatamente por se consolidar como aprendizagens necessárias as várias ações da vida. Neste sentido, procuramos por meio desta pesquisa analisar a formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus de Senhor do Bonfim, bem como, a relação com o Referencial Curricular Bonfinense (RCB). Para a construção da pesquisa tomamos a abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa documental a partir do Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB, Campus de Senhor do Bonfim e do Organizador Curricular Bonfinense. Os resultados indicaram que o Referencial apresenta os conhecimentos geométricos para a educação infantil em sua estrutura. Mostraram também que o Curso de Pedagogia apresenta apenas uma componente curricular voltada para a matemática e que a geometria pode estar inclusa. Os resultados mostram ainda que para o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos de modo mais amplo como indicado no Referencial, será necessário considerar outras condições além da formação inicial descrita no Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia. |
id |
UNEB-8_f5cd4fd9af2fbd5ffc4ba797a8adea53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4355 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular BonfinenseInitial teacher training for teaching geometry in early childhood education and the Bonfinense curriculum frameworkFormação docenteEnsino de GeometriaEducação infantilLicenciatura em PedagogiaComponente curricular A formação para ensinar matemática e geometria ganha a cada dia mais estudos e pesquisas, independentemente da fase escolar, exatamente por se consolidar como aprendizagens necessárias as várias ações da vida. Neste sentido, procuramos por meio desta pesquisa analisar a formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus de Senhor do Bonfim, bem como, a relação com o Referencial Curricular Bonfinense (RCB). Para a construção da pesquisa tomamos a abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa documental a partir do Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB, Campus de Senhor do Bonfim e do Organizador Curricular Bonfinense. Os resultados indicaram que o Referencial apresenta os conhecimentos geométricos para a educação infantil em sua estrutura. Mostraram também que o Curso de Pedagogia apresenta apenas uma componente curricular voltada para a matemática e que a geometria pode estar inclusa. Os resultados mostram ainda que para o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos de modo mais amplo como indicado no Referencial, será necessário considerar outras condições além da formação inicial descrita no Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Training to teach mathematics and geometry is gaining more and more studies and research every day, regardless of the school stage, precisely because it is consolidated as necessary learning for the various actions of life. With this in mind, this research seeks to analyze the initial training of teachers to teach geometry in early childhood education in the Pedagogy Degree Course at the State University of Bahia (UNEB), on the Senhor do Bonfim Campus, as well as the relationship with the Bonfinense Curriculum Framework (RCB). To construct the research, we took a qualitative approach, with an emphasis on documentary research based on the Project for the Pedagogy Degree Course at UNEB, Senhor do Bonfim Campus and the Bonfinense Curriculum Organizer. The results indicated that the Framework presents geometric knowledge for early childhood education in its structure. They also showed that the Pedagogy course has only one curricular component focused on mathematics and that geometry could be included. The results also show that in order to develop geometric knowledge in a broader way, as indicated in the Framework, it will be necessary to consider conditions other than the initial training described in the Pedagogy Degree Course Project.2023-04-20T14:17:01Z2023-04-20T14:17:01Z2021-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfBRITO, Mirian Ferreira de. A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular bonfinense. In: Encontro Baiano de Educação Matemática - Novos saberes: A Educação Matemática em tempos de pandemia, 19. Fórum Baiano de Educação - Matemática: Novas perspectiva na formação do professor que ensina matemática, 8, 2021. Senhor do Bonfim-BA. Anais [...] Senhor do Bonfim: UNEB, 2021.http://hdl.handle.net/20.500.11896/4355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Mirian Ferreira dereponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-13T11:37:06Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4355Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-13T11:37:06Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense Initial teacher training for teaching geometry in early childhood education and the Bonfinense curriculum framework |
title |
A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense |
spellingShingle |
A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense Brito, Mirian Ferreira de Formação docente Ensino de Geometria Educação infantil Licenciatura em Pedagogia Componente curricular |
title_short |
A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense |
title_full |
A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense |
title_fullStr |
A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense |
title_full_unstemmed |
A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense |
title_sort |
A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense |
author |
Brito, Mirian Ferreira de |
author_facet |
Brito, Mirian Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Mirian Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Ensino de Geometria Educação infantil Licenciatura em Pedagogia Componente curricular |
topic |
Formação docente Ensino de Geometria Educação infantil Licenciatura em Pedagogia Componente curricular |
description |
A formação para ensinar matemática e geometria ganha a cada dia mais estudos e pesquisas, independentemente da fase escolar, exatamente por se consolidar como aprendizagens necessárias as várias ações da vida. Neste sentido, procuramos por meio desta pesquisa analisar a formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus de Senhor do Bonfim, bem como, a relação com o Referencial Curricular Bonfinense (RCB). Para a construção da pesquisa tomamos a abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa documental a partir do Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB, Campus de Senhor do Bonfim e do Organizador Curricular Bonfinense. Os resultados indicaram que o Referencial apresenta os conhecimentos geométricos para a educação infantil em sua estrutura. Mostraram também que o Curso de Pedagogia apresenta apenas uma componente curricular voltada para a matemática e que a geometria pode estar inclusa. Os resultados mostram ainda que para o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos de modo mais amplo como indicado no Referencial, será necessário considerar outras condições além da formação inicial descrita no Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-21 2023-04-20T14:17:01Z 2023-04-20T14:17:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Mirian Ferreira de. A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular bonfinense. In: Encontro Baiano de Educação Matemática - Novos saberes: A Educação Matemática em tempos de pandemia, 19. Fórum Baiano de Educação - Matemática: Novas perspectiva na formação do professor que ensina matemática, 8, 2021. Senhor do Bonfim-BA. Anais [...] Senhor do Bonfim: UNEB, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11896/4355 |
identifier_str_mv |
BRITO, Mirian Ferreira de. A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular bonfinense. In: Encontro Baiano de Educação Matemática - Novos saberes: A Educação Matemática em tempos de pandemia, 19. Fórum Baiano de Educação - Matemática: Novas perspectiva na formação do professor que ensina matemática, 8, 2021. Senhor do Bonfim-BA. Anais [...] Senhor do Bonfim: UNEB, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/4355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131149057687552 |