A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Mirian Ferreira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/4355
Resumo: A formação para ensinar matemática e geometria ganha a cada dia mais estudos e pesquisas, independentemente da fase escolar, exatamente por se consolidar como aprendizagens necessárias as várias ações da vida. Neste sentido, procuramos por meio desta pesquisa analisar a formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus de Senhor do Bonfim, bem como, a relação com o Referencial Curricular Bonfinense (RCB). Para a construção da pesquisa tomamos a abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa documental a partir do Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB, Campus de Senhor do Bonfim e do Organizador Curricular Bonfinense. Os resultados indicaram que o Referencial apresenta os conhecimentos geométricos para a educação infantil em sua estrutura. Mostraram também que o Curso de Pedagogia apresenta apenas uma componente curricular voltada para a matemática e que a geometria pode estar inclusa. Os resultados mostram ainda que para o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos de modo mais amplo como indicado no Referencial, será necessário considerar outras condições além da formação inicial descrita no Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
id UNEB-8_f5cd4fd9af2fbd5ffc4ba797a8adea53
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4355
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular BonfinenseInitial teacher training for teaching geometry in early childhood education and the Bonfinense curriculum frameworkFormação docenteEnsino de GeometriaEducação infantilLicenciatura em PedagogiaComponente curricular A formação para ensinar matemática e geometria ganha a cada dia mais estudos e pesquisas, independentemente da fase escolar, exatamente por se consolidar como aprendizagens necessárias as várias ações da vida. Neste sentido, procuramos por meio desta pesquisa analisar a formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus de Senhor do Bonfim, bem como, a relação com o Referencial Curricular Bonfinense (RCB). Para a construção da pesquisa tomamos a abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa documental a partir do Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB, Campus de Senhor do Bonfim e do Organizador Curricular Bonfinense. Os resultados indicaram que o Referencial apresenta os conhecimentos geométricos para a educação infantil em sua estrutura. Mostraram também que o Curso de Pedagogia apresenta apenas uma componente curricular voltada para a matemática e que a geometria pode estar inclusa. Os resultados mostram ainda que para o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos de modo mais amplo como indicado no Referencial, será necessário considerar outras condições além da formação inicial descrita no Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Training to teach mathematics and geometry is gaining more and more studies and research every day, regardless of the school stage, precisely because it is consolidated as necessary learning for the various actions of life. With this in mind, this research seeks to analyze the initial training of teachers to teach geometry in early childhood education in the Pedagogy Degree Course at the State University of Bahia (UNEB), on the Senhor do Bonfim Campus, as well as the relationship with the Bonfinense Curriculum Framework (RCB). To construct the research, we took a qualitative approach, with an emphasis on documentary research based on the Project for the Pedagogy Degree Course at UNEB, Senhor do Bonfim Campus and the Bonfinense Curriculum Organizer. The results indicated that the Framework presents geometric knowledge for early childhood education in its structure. They also showed that the Pedagogy course has only one curricular component focused on mathematics and that geometry could be included. The results also show that in order to develop geometric knowledge in a broader way, as indicated in the Framework, it will be necessary to consider conditions other than the initial training described in the Pedagogy Degree Course Project.2023-04-20T14:17:01Z2023-04-20T14:17:01Z2021-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfBRITO, Mirian Ferreira de. A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular bonfinense. In: Encontro Baiano de Educação Matemática - Novos saberes: A Educação Matemática em tempos de pandemia, 19. Fórum Baiano de Educação - Matemática: Novas perspectiva na formação do professor que ensina matemática, 8, 2021. Senhor do Bonfim-BA. Anais [...] Senhor do Bonfim: UNEB, 2021.http://hdl.handle.net/20.500.11896/4355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Mirian Ferreira dereponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-13T11:37:06Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4355Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-13T11:37:06Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense
Initial teacher training for teaching geometry in early childhood education and the Bonfinense curriculum framework
title A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense
spellingShingle A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense
Brito, Mirian Ferreira de
Formação docente
Ensino de Geometria
Educação infantil
Licenciatura em Pedagogia
Componente curricular
title_short A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense
title_full A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense
title_fullStr A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense
title_full_unstemmed A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense
title_sort A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense
author Brito, Mirian Ferreira de
author_facet Brito, Mirian Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Mirian Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Ensino de Geometria
Educação infantil
Licenciatura em Pedagogia
Componente curricular
topic Formação docente
Ensino de Geometria
Educação infantil
Licenciatura em Pedagogia
Componente curricular
description A formação para ensinar matemática e geometria ganha a cada dia mais estudos e pesquisas, independentemente da fase escolar, exatamente por se consolidar como aprendizagens necessárias as várias ações da vida. Neste sentido, procuramos por meio desta pesquisa analisar a formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus de Senhor do Bonfim, bem como, a relação com o Referencial Curricular Bonfinense (RCB). Para a construção da pesquisa tomamos a abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa documental a partir do Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB, Campus de Senhor do Bonfim e do Organizador Curricular Bonfinense. Os resultados indicaram que o Referencial apresenta os conhecimentos geométricos para a educação infantil em sua estrutura. Mostraram também que o Curso de Pedagogia apresenta apenas uma componente curricular voltada para a matemática e que a geometria pode estar inclusa. Os resultados mostram ainda que para o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos de modo mais amplo como indicado no Referencial, será necessário considerar outras condições além da formação inicial descrita no Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-21
2023-04-20T14:17:01Z
2023-04-20T14:17:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Mirian Ferreira de. A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular bonfinense. In: Encontro Baiano de Educação Matemática - Novos saberes: A Educação Matemática em tempos de pandemia, 19. Fórum Baiano de Educação - Matemática: Novas perspectiva na formação do professor que ensina matemática, 8, 2021. Senhor do Bonfim-BA. Anais [...] Senhor do Bonfim: UNEB, 2021.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/4355
identifier_str_mv BRITO, Mirian Ferreira de. A formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular bonfinense. In: Encontro Baiano de Educação Matemática - Novos saberes: A Educação Matemática em tempos de pandemia, 19. Fórum Baiano de Educação - Matemática: Novas perspectiva na formação do professor que ensina matemática, 8, 2021. Senhor do Bonfim-BA. Anais [...] Senhor do Bonfim: UNEB, 2021.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/4355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149057687552