A dupla porta de entrada na Faculdade de Medicina da Bahia: Percepção dos estudantes matriculados no período de 2012.1 a 2014.1.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21087 |
Resumo: | Este trabalho investiga a relação entre os estudantes que ingressaram no curso de medicina da Faculdade de Medicina da UFBA (FMB-UFBA) a partir de 2012.1 através das duas “portas de entrada”, o ENEM e o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BI em Saúde). Objetivos: Analisar a percepção dos estudantes acerca da convivência entre alunos provindos do BI em Saúde e do Ensino Médio. Métodos: Trata-se de um inquérito de caráter etnográfico, realizado com estudantes do curso médico que ingressaram no período 2012.1 a 2014.1, acerca da convivência estabelecida no âmbito da graduação. A amostra é composta por 15 estudantes provindos do BI em Saúde e 15 que ingressaram logo após a conclusão do Ensino Médio. A entrevista foi realizada com o auxílio de um roteiro composto por 6 questões fechadas e 4 questões abertas. As respostas foram tabuladas e analisadas visando a caracterização das relações estabelecidas entre os estudantes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FMB-UFBA sob parecer de número 865.543/2014 de 10/11/2014. Resultados: Os resultados apresentados evidenciam que a porta de entrada não tem se configurado como o principal elemento que define a agregação dos grupos de estudo no âmbito do curso médico, os quais se constituem, principalmente, por conta da identificação de interesses comuns relativos ao compromisso com o aprendizado e com a melhoria do desempenho acadêmico. Desse modo, não se confirmou a hipótese acerca da existência de preconceito por parte dos estudantes de medicina que ingressaram no curso através do ENEM para com os estudantes que ingressaram através do BI em Saúde, embora fossem encontradas evidências da existência de tal fenômeno, principalmente no início da convivência entre os distintos grupos. Conclusão: A diferença de mecanismo de entrada não constitui o principal fator de aproximação ou afastamento entre os estudantes da FMB-UFBA. |
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A entrevista foi realizada com o auxílio de um roteiro composto por 6 questões fechadas e 4 questões abertas. As respostas foram tabuladas e analisadas visando a caracterização das relações estabelecidas entre os estudantes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FMB-UFBA sob parecer de número 865.543/2014 de 10/11/2014. Resultados: Os resultados apresentados evidenciam que a porta de entrada não tem se configurado como o principal elemento que define a agregação dos grupos de estudo no âmbito do curso médico, os quais se constituem, principalmente, por conta da identificação de interesses comuns relativos ao compromisso com o aprendizado e com a melhoria do desempenho acadêmico. Desse modo, não se confirmou a hipótese acerca da existência de preconceito por parte dos estudantes de medicina que ingressaram no curso através do ENEM para com os estudantes que ingressaram através do BI em Saúde, embora fossem encontradas evidências da existência de tal fenômeno, principalmente no início da convivência entre os distintos grupos. Conclusão: A diferença de mecanismo de entrada não constitui o principal fator de aproximação ou afastamento entre os estudantes da FMB-UFBA.Submitted by Santos Henrique Luiz (henluiz@ufba.br) on 2016-06-28T14:40:39Z No. of bitstreams: 1 Milena A S Sá - Monografia (final).pdf: 2586923 bytes, checksum: f6746205858491ded7ca20c6ce9b981e (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2016-12-19T14:44:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Milena A S Sá - Monografia (final).pdf: 2586923 bytes, checksum: f6746205858491ded7ca20c6ce9b981e (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-19T14:44:55Z (GMT). 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