Dos arrabaldes ao miolo: IYalodê ZeferinaS Anunciação em sua dança de guerra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32261 |
Resumo: | Este trabalho é um artefato manuscrito de análise reflexiva da trajetória da mulher feminista como praticante de Capoeira, sobretudo, em participações nas rodas de capoeira, evidenciando suas trajetórias de vida, enquanto narrativas corporais. Levanta questões a partir do recorte social “roda”, na tentativa de problematizar as relações entre gênero, apoiadas em pensamentos e movimentos sociais feministas. Esta pesquisa encontra inspiração nas histórias e narrativas orais de mulheres capoeiristas, enquanto produz conhecimento ao fomentar uma escrita sobre dança, implicada politicamente em valorização dos constructos femininos na história recente da Capoeira. Esses estudos transculturais em Dança encontram na Prática como Pesquisa um terreno favorável aos desdobramentos de uma pesquisa na área das Artes, sobretudo através do olhar dedicado aos processos de criação, desembocando na elaboração de uma obra artística traçada pelo jogo. As experiências vivenciadas e compartilhadas no campo da Capoeira, os laboratórios de criação e os encontros cênicos são próprios da Proposta Metodológica Jogo da Construção Poética, e para mais, agregando a essa Prática como pesquisa, numa abordagem de Encarnação, a escrita coreográfica como metodologia de escrita incorporada. Ao reconhecer o traçado poético que ecoa no meu modo de ser e estar no mundo, bem como, nos desdobramentos de um trabalho de investigação criativa durante as andanças da vida, traço, aqui, rastros poéticos que ressoam vozes feministas experienciados pelo olhar da personagem IYalodê ZeferinaS Anunciação, ao bailar uma obra artística encarnada que dança, e que também ginga, corporificada, segundo uma perspectiva de ARTivismo Feminista. |
id |
UFBA-2_154704bbd54c0d65ed7580b27e92f09d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/32261 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santos, Fernanda Silva dosSantos, Fernanda Silva dosMachado, Lara RodriguesConrado, Amélia Vitórria de SouzaAmoroso, DanielaOliveira, Eduardo2020-10-02T19:59:24Z2020-10-02T19:59:24Z2020-10-022019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32261Este trabalho é um artefato manuscrito de análise reflexiva da trajetória da mulher feminista como praticante de Capoeira, sobretudo, em participações nas rodas de capoeira, evidenciando suas trajetórias de vida, enquanto narrativas corporais. Levanta questões a partir do recorte social “roda”, na tentativa de problematizar as relações entre gênero, apoiadas em pensamentos e movimentos sociais feministas. Esta pesquisa encontra inspiração nas histórias e narrativas orais de mulheres capoeiristas, enquanto produz conhecimento ao fomentar uma escrita sobre dança, implicada politicamente em valorização dos constructos femininos na história recente da Capoeira. Esses estudos transculturais em Dança encontram na Prática como Pesquisa um terreno favorável aos desdobramentos de uma pesquisa na área das Artes, sobretudo através do olhar dedicado aos processos de criação, desembocando na elaboração de uma obra artística traçada pelo jogo. As experiências vivenciadas e compartilhadas no campo da Capoeira, os laboratórios de criação e os encontros cênicos são próprios da Proposta Metodológica Jogo da Construção Poética, e para mais, agregando a essa Prática como pesquisa, numa abordagem de Encarnação, a escrita coreográfica como metodologia de escrita incorporada. Ao reconhecer o traçado poético que ecoa no meu modo de ser e estar no mundo, bem como, nos desdobramentos de um trabalho de investigação criativa durante as andanças da vida, traço, aqui, rastros poéticos que ressoam vozes feministas experienciados pelo olhar da personagem IYalodê ZeferinaS Anunciação, ao bailar uma obra artística encarnada que dança, e que também ginga, corporificada, segundo uma perspectiva de ARTivismo Feminista.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2020-10-01T18:07:02Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Fernanda Silva dos Santos.pdf: 4304614 bytes, checksum: 3c9af702fc3c1c586a1601e7720699f8 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-10-02T19:59:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Fernanda Silva dos Santos.pdf: 4304614 bytes, checksum: 3c9af702fc3c1c586a1601e7720699f8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-02T19:59:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Fernanda Silva dos Santos.pdf: 4304614 bytes, checksum: 3c9af702fc3c1c586a1601e7720699f8 (MD5)DançaDança - Processo criativoMulherGêneroCapoeiraArtivismo FeministaMulher na capoeiraDos arrabaldes ao miolo: IYalodê ZeferinaS Anunciação em sua dança de guerrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de DançaPrograma de Pós - Graduação em DançaPPGDANÇAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Fernanda Silva dos Santos.pdfDissertação Fernanda Silva dos Santos.pdfapplication/pdf4304614https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32261/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernanda%20Silva%20dos%20Santos.pdf3c9af702fc3c1c586a1601e7720699f8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32261/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTDissertação Fernanda Silva dos Santos.pdf.txtDissertação Fernanda Silva dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain402887https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32261/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernanda%20Silva%20dos%20Santos.pdf.txt54e04220019e06b1e5ea56ebc97b1d73MD53ri/322612022-06-29 14:54:09.157oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dos arrabaldes ao miolo: IYalodê ZeferinaS Anunciação em sua dança de guerra |
title |
Dos arrabaldes ao miolo: IYalodê ZeferinaS Anunciação em sua dança de guerra |
spellingShingle |
Dos arrabaldes ao miolo: IYalodê ZeferinaS Anunciação em sua dança de guerra Santos, Fernanda Silva dos Dança Dança - Processo criativo Mulher Gênero Capoeira Artivismo Feminista Mulher na capoeira |
title_short |
Dos arrabaldes ao miolo: IYalodê ZeferinaS Anunciação em sua dança de guerra |
title_full |
Dos arrabaldes ao miolo: IYalodê ZeferinaS Anunciação em sua dança de guerra |
title_fullStr |
Dos arrabaldes ao miolo: IYalodê ZeferinaS Anunciação em sua dança de guerra |
title_full_unstemmed |
Dos arrabaldes ao miolo: IYalodê ZeferinaS Anunciação em sua dança de guerra |
title_sort |
Dos arrabaldes ao miolo: IYalodê ZeferinaS Anunciação em sua dança de guerra |
author |
Santos, Fernanda Silva dos |
author_facet |
Santos, Fernanda Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fernanda Silva dos Santos, Fernanda Silva dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Lara Rodrigues |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Conrado, Amélia Vitórria de Souza |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Amoroso, Daniela Oliveira, Eduardo |
contributor_str_mv |
Machado, Lara Rodrigues Conrado, Amélia Vitórria de Souza Amoroso, Daniela Oliveira, Eduardo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Dança |
topic |
Dança Dança - Processo criativo Mulher Gênero Capoeira Artivismo Feminista Mulher na capoeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança - Processo criativo Mulher Gênero Capoeira Artivismo Feminista Mulher na capoeira |
description |
Este trabalho é um artefato manuscrito de análise reflexiva da trajetória da mulher feminista como praticante de Capoeira, sobretudo, em participações nas rodas de capoeira, evidenciando suas trajetórias de vida, enquanto narrativas corporais. Levanta questões a partir do recorte social “roda”, na tentativa de problematizar as relações entre gênero, apoiadas em pensamentos e movimentos sociais feministas. Esta pesquisa encontra inspiração nas histórias e narrativas orais de mulheres capoeiristas, enquanto produz conhecimento ao fomentar uma escrita sobre dança, implicada politicamente em valorização dos constructos femininos na história recente da Capoeira. Esses estudos transculturais em Dança encontram na Prática como Pesquisa um terreno favorável aos desdobramentos de uma pesquisa na área das Artes, sobretudo através do olhar dedicado aos processos de criação, desembocando na elaboração de uma obra artística traçada pelo jogo. As experiências vivenciadas e compartilhadas no campo da Capoeira, os laboratórios de criação e os encontros cênicos são próprios da Proposta Metodológica Jogo da Construção Poética, e para mais, agregando a essa Prática como pesquisa, numa abordagem de Encarnação, a escrita coreográfica como metodologia de escrita incorporada. Ao reconhecer o traçado poético que ecoa no meu modo de ser e estar no mundo, bem como, nos desdobramentos de um trabalho de investigação criativa durante as andanças da vida, traço, aqui, rastros poéticos que ressoam vozes feministas experienciados pelo olhar da personagem IYalodê ZeferinaS Anunciação, ao bailar uma obra artística encarnada que dança, e que também ginga, corporificada, segundo uma perspectiva de ARTivismo Feminista. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-02T19:59:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-02T19:59:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32261 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Dança |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós - Graduação em Dança |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGDANÇA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32261/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernanda%20Silva%20dos%20Santos.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32261/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32261/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernanda%20Silva%20dos%20Santos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c9af702fc3c1c586a1601e7720699f8 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 54e04220019e06b1e5ea56ebc97b1d73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459616197017600 |