Reprovação: prática instituinte ou cultura instituída

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joelma Portugal
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18542
Resumo: Mestrado Profissional Em Educação Currículo, Linguagens e Inovações Peedagógicas
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spelling Silva, Joelma PortugalSilva, Joelma Portugal2016-01-25T17:15:07Z2016-01-25T17:15:07Z2016-01-25http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18542Mestrado Profissional Em Educação Currículo, Linguagens e Inovações PeedagógicasEsta pesquisa buscou interpretar o que pensam professores da Rede Municipal de Ensino de Irecê sobre a reprovação e o que trazem como cultura instituída, compreendendo seu percurso formativo a partir da contextualização do processo avaliativo ao longo do tempo, analisando as ressonâncias desses pensamentos nas práticas pedagógicas nas Unidades Escolares que interferem diretamente no processo de avaliação. Assim, fez-se necessária uma investigação junto aos professores e técnicos da secretaria de educação, para compreender como a avaliação é concebida, fundamentada principalmente nas falas de Cipriano Luckesi, Maria Tereza Esteban, Michel de Certeau e Nilda Alves. Desta forma, foram utilizados como elementos estruturais da pesquisa, a apresentação e discussão de dados quantitativos a partir das taxas de reprovação apresentadas pelo QEdu, a análise do Conselho de Classe e a participação dos envolvidos com a educação, em uma Desconferência englobando ainda as Redes de Lapão e Ibititá, onde foram recolhidas informações precisas sobre as concepções de avaliação dos envolvidos com a educação. A investigação qualitativa apontou aspectos relacionados à cultura escolar, presentes nos discursos e fazeres cotidianos, fazendo-me refletir sobre aspectos teórico-metodológicos que impactam no processo de aprendizagem, comprometendo a educação de qualidade, ancorados no binômio tão sonhado, inclusão e democratização. Foi salientada, a partir dos discursos, a cultura instituída da reprovação e fez emergir a necessidade de se buscar melhor aproveitamento dos tempos/espaços dos Conselhos de Classe, como possibilidade de planejamento para intervenções na prática pedagógica e consequentemente melhoria dos resultados na aprendizagem, desde que compreendida como responsabilidade coletiva. A prioridade nos tempos/espaços dos Conselhos é o retorno às práticas pedagógicas de ações referentes às discussões, reflexões em torno das questões que afetam diretamente o fazer cotidiano. Um desafio para a Escola e não apenas para os docentes, aqui é apresentada como intervenção a (re)organização destes tempos/espaços, a partir da formação de uma comissão para a análise das normatizações para os Conselhos de Classe da Rede Municipal de Ensino de Irecê.Submitted by Joelma Silva (joelmaportugal@gmail.com) on 2016-01-19T16:58:42Z No. of bitstreams: 1 Projeto de intervenção 19-01.pdf: 2022775 bytes, checksum: b308941ab75ca713cb58e8127df49b56 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2016-01-25T17:15:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Projeto de intervenção 19-01.pdf: 2022775 bytes, checksum: b308941ab75ca713cb58e8127df49b56 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-25T17:15:07Z (GMT). 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