Desvelando a progressão continuada: sobre avaliação, reprovação e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156487 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898401.pdf |
Resumo: | A temática abordada por este trabalho pretende discutir, com base em autores que a estudam, como Paro (2003, 2011), Jacomini (2009), Arroyo (1999; 1992), Silva (2003), Altmann (2002), Freitas (2002) e Luckesi (2008), os fatores associados à progressão continuada e como eles reconfiguraram a proposta de avaliação via sistema de ciclos, transformando-a em aprovação automática; a avaliação como forma de compreender o trabalho docente e o desenvolvimento processual, mais do que um resultado meramente quantitativo; e os desdobramentos da reprovação escolar. Pretende-se discutir, então, o papel da avaliação nesse contexto e como a influência gerada por concepções tradicionais podem atingir de forma negativa todo o processo que envolve o sistema de ciclos. O problema apresentado não é recente, mas merece aprofundamento, dadas as consequências, para a aprendizagem dos alunos, da forma como se lida com a ideia de progressão continuada dentro das escolas. O interesse por este objeto de estudo surgiu das reflexões empreendidas sobre sistemas de avaliação, aliado à profusão de discussões em torno da progressão continuada, possibilitada pelo levantamento exploratório. A pesquisa foi realizada a partir de levantamento bibliográfico e documental, tendo como meio para coleta de dados: artigos acadêmicos, livros e legislações. Desse modo, como objetivo geral, tem-se: investigar como os conceitos de reprovação e aprendizagem influenciam a operacionalização da avaliação na proposta de progressão continuada. Como objetivos específicos, este trabalho apresenta: compreender melhor o histórico do sistema de ciclos até os dias atuais; repensar a formação de professores para o ensino de ciclos; investigar o papel da avaliação na educação; destacar os objetivos traçados legalmente para esse sistema; por fim, destacar a importância de conhecê-lo em essência para legitimar sua efetivação adequada no contexto escolar |
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Desvelando a progressão continuada: sobre avaliação, reprovação e aprendizagemEducação e Estado - BrasilEstudantes - ReprovaçãoAvaliação educacionalAprendizagemProfessores - FormaçãoA temática abordada por este trabalho pretende discutir, com base em autores que a estudam, como Paro (2003, 2011), Jacomini (2009), Arroyo (1999; 1992), Silva (2003), Altmann (2002), Freitas (2002) e Luckesi (2008), os fatores associados à progressão continuada e como eles reconfiguraram a proposta de avaliação via sistema de ciclos, transformando-a em aprovação automática; a avaliação como forma de compreender o trabalho docente e o desenvolvimento processual, mais do que um resultado meramente quantitativo; e os desdobramentos da reprovação escolar. Pretende-se discutir, então, o papel da avaliação nesse contexto e como a influência gerada por concepções tradicionais podem atingir de forma negativa todo o processo que envolve o sistema de ciclos. O problema apresentado não é recente, mas merece aprofundamento, dadas as consequências, para a aprendizagem dos alunos, da forma como se lida com a ideia de progressão continuada dentro das escolas. O interesse por este objeto de estudo surgiu das reflexões empreendidas sobre sistemas de avaliação, aliado à profusão de discussões em torno da progressão continuada, possibilitada pelo levantamento exploratório. A pesquisa foi realizada a partir de levantamento bibliográfico e documental, tendo como meio para coleta de dados: artigos acadêmicos, livros e legislações. Desse modo, como objetivo geral, tem-se: investigar como os conceitos de reprovação e aprendizagem influenciam a operacionalização da avaliação na proposta de progressão continuada. Como objetivos específicos, este trabalho apresenta: compreender melhor o histórico do sistema de ciclos até os dias atuais; repensar a formação de professores para o ensino de ciclos; investigar o papel da avaliação na educação; destacar os objetivos traçados legalmente para esse sistema; por fim, destacar a importância de conhecê-lo em essência para legitimar sua efetivação adequada no contexto escolarUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Adam, Joyce Mary [UNESP]Casagrande, Ana Lara [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Gabriela das Graças Teixeira do [UNESP]2018-09-19T17:27:33Z2018-09-19T17:27:33Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfAMARAL, Gabriela das Graças Teixeira do. Desvelando a progressão continuada: sobre avaliação, reprovação e aprendizagem. 2017. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.http://hdl.handle.net/11449/156487000898401http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898401.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-07T06:22:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156487Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-07T06:22:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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