Características de usuários e motivos da demanda por atendimento em uma unidade de urgência no norte do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26066 |
Resumo: | A análise da demanda por atendimento em unidades de urgência é fundamental para a elaboração de políticas públicas de saúde que proporcionem melhoria da assistência, aumento do poder de resolução da atenção primária, e consequentemente, organização da rede de atenção que deve contar com serviços de distintas densidades e complexidade tecnológica. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo: analisar as características de usuários e os motivos da demanda por atendimento em uma unidade de urgência no Norte do país. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal, no qual foi feita a busca de dados primários, através da aplicação de formulário com 37 usuários atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA); e, de dados secundários, mediante as informações registradas em 76 fichas de atendimento individual realizado em tal serviço. Para a apreensão sobre a caracterização sociodemográfica dos usuários utilizou-se a estatística descritiva; analisaram-se as frequências e os percentuais considerando as variáveis de procedência, deslocamento, ter ou não ter plano de saúde e queixas dos usuários. Para análise das informações sobre os motivos da demanda por atendimento foi utilizada a técnica de análise temática. Os aspectos éticos para o desenvolvimento deste estudo foram respeitados em acordo com a Resolução 466/12. Os resultados mostraram que as características dos usuários atendidos na UPA indicam pessoas com baixa renda, ensino médio completo e jovens adultos que dependem exclusivamente do SUS; e, no que tange aos motivos que determinam a procura por atendimento na UPA, foram esses: agilidade e qualidade no atendimento; referência no atendimento de urgência; funcionamento contínuo 24 horas; disponibilidade de atendimento médico e acesso a medicamentos e exames; barreiras de acesso à APS; auto percepção sobre sua necessidade na busca da UPA; e, dependência do sistema público. A demanda por atendimento na UPA, em Palmas, evidencia um sistema fragmentado e com fragilidade na organização e articulação da rede de serviços de saúde nesta região do país. As características da população e os motivos revelam um sistema ainda insuficiente em prover a integralidade e a universalidade da atenção à saúde. |
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Sousa, Claudia Layse AlmeidaSousa, Claudia Layse AlmeidaSouza, Mariluce Karla Bomfim dePires, Claudia Geovana da SilvaMise, Yukari FigueroaNunes, Cristiane Abdon2018-05-28T14:35:19Z2018-05-282017-06-27http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26066A análise da demanda por atendimento em unidades de urgência é fundamental para a elaboração de políticas públicas de saúde que proporcionem melhoria da assistência, aumento do poder de resolução da atenção primária, e consequentemente, organização da rede de atenção que deve contar com serviços de distintas densidades e complexidade tecnológica. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo: analisar as características de usuários e os motivos da demanda por atendimento em uma unidade de urgência no Norte do país. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal, no qual foi feita a busca de dados primários, através da aplicação de formulário com 37 usuários atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA); e, de dados secundários, mediante as informações registradas em 76 fichas de atendimento individual realizado em tal serviço. Para a apreensão sobre a caracterização sociodemográfica dos usuários utilizou-se a estatística descritiva; analisaram-se as frequências e os percentuais considerando as variáveis de procedência, deslocamento, ter ou não ter plano de saúde e queixas dos usuários. Para análise das informações sobre os motivos da demanda por atendimento foi utilizada a técnica de análise temática. Os aspectos éticos para o desenvolvimento deste estudo foram respeitados em acordo com a Resolução 466/12. Os resultados mostraram que as características dos usuários atendidos na UPA indicam pessoas com baixa renda, ensino médio completo e jovens adultos que dependem exclusivamente do SUS; e, no que tange aos motivos que determinam a procura por atendimento na UPA, foram esses: agilidade e qualidade no atendimento; referência no atendimento de urgência; funcionamento contínuo 24 horas; disponibilidade de atendimento médico e acesso a medicamentos e exames; barreiras de acesso à APS; auto percepção sobre sua necessidade na busca da UPA; e, dependência do sistema público. A demanda por atendimento na UPA, em Palmas, evidencia um sistema fragmentado e com fragilidade na organização e articulação da rede de serviços de saúde nesta região do país. 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