A representação de Santa Teresa D'Ávila nas igrejas da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira/Bahia e São Cristovão/Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orazem, Roberta Bacellar
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9853
Resumo: A pesquisa buscou analisar a representação de Santa Teresa D’Ávila nas igrejas da Ordem Terceira do Carmo em Cachoeira, Estado da Bahia, e em São Cristóvão, Estado de Sergipe. Nesses templos, foram analisadas dezoito pinturas de forro que narram momentos da vida de Santa Teresa D’Ávila e, consequentemente, da Ordem religiosa do Carmo. O estudo teve como método principal de abordagem o analítico comparativo, além dos métodos formal e iconográfico-iconológico, significativos no momento da identificação das representações e temas específicos de cada uma das pinturas, comparando-as com as reproduções de gravuras e pinturas da Europa e do Brasil. Em um primeiro momento, foram explanados aspectos históricos dos carmelitas e de suas Ordens Terceiras na Europa, no Brasil e na Capitania da Bahia. Observou-se a relevância e a grande influência de Santa Teresa de Jesus no período contrarreformista, na Europa e em outros territórios conquistados, como o Brasil. Mostrou-se a grande repercussão do modelo de santidade teresiano, que a destacou como Mestra, Mística e Reformadora, mesmo depois de sua morte e, por isso, a sua importância no Catolicismo. Estudou-se o universo artístico-social, como os pintores, as técnicas, os estilos, os encomendantes das obras realizadas no período colonial. Foram localizadas e analisadas dezoito pinturas que representam Santa Teresa D’Ávila, onde predominam as temáticas da Santa como Mística e Reformadora do Carmo. Conclusivamente, a dissertação contribui para os estudos de história da arte dos carmelitas no nordeste do Brasil e para os estudos da pintura sacra colonial na Bahia e em Sergipe.
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Observou-se a relevância e a grande influência de Santa Teresa de Jesus no período contrarreformista, na Europa e em outros territórios conquistados, como o Brasil. Mostrou-se a grande repercussão do modelo de santidade teresiano, que a destacou como Mestra, Mística e Reformadora, mesmo depois de sua morte e, por isso, a sua importância no Catolicismo. Estudou-se o universo artístico-social, como os pintores, as técnicas, os estilos, os encomendantes das obras realizadas no período colonial. Foram localizadas e analisadas dezoito pinturas que representam Santa Teresa D’Ávila, onde predominam as temáticas da Santa como Mística e Reformadora do Carmo. 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