Bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Larissa Martins de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24072
Resumo: O presente estudo pretende incitar professores de música a questionar seus caminhos e estratégias de ensino, colocando como centro de sua reflexão a sua própria prática docente. Não intenciona, portanto, determinar o caminho a ser percorrido no ensino de percepção musical, mas sim, apontar as várias camadas que perpassam o tema, afastando-o de uma realidade presumida e compreendendo-o como uma questão de epistemologia complexa, que abarca ao menos três aspectos: o ensino, a percepção e a música. Para este fim, a tese adota uma abordagem multirreferencial a partir da perspectiva foucaultiana, propondo-se a alçar elementos emergentes para a discussão, desde a institucionalização do ensino de música até a constituição da disciplina percepção musical e, ainda, abordando as concepções de formação e atuação profissional em música no Brasil, a fim de alcançar uma compreensão integrada do ensino de percepção musical no Brasil, seguindo o questionamento para aquém e para além da sua situação enquanto disciplina. Ao considerar o caráter multidimensional dos processos educativos (RUBIM, 1993; KOHAN, 2003); o caráter multidimensional do conhecimento musical (ELLIOT, 1995), bem como as modalidades de aprendizagem (canais perceptivos) e sua relação com a aprendizagem musical (GARNER, 2011). A revisão de literatura conclui que o ensino de percepção musical no Brasil tem sido alvo de críticas que reprovam o caráter fragmentado com o qual são conduzidas as práticas pedagógicas tradicionalmente aplicadas, apontando para um crescente interesse em gerar abordagens que sejam alternativas ao modelo vigente nesta disciplina. De acordo com Elliot (1995), a escuta musical informada está relacionada às dimensões da compreensão musical, de forma que a percepção musical atua mobilizando conhecimentos de naturezas diversas, conectando informações para a construção de sentido no fazer musical. Sendo assim, concluímos que a fragmentação do saber dentro da lógica da especialização do conhecimento não é compatível com a natureza da percepção musical, tornando-se necessário assumir um projeto alternativo para a disciplina, onde a percepção musical possa ser compreendida como algo muito mais amplo que a transferência de um conhecimento específico e fragmentado. A reformulação desta disciplina deve considerar a percepção musical em sua própria natureza, desfrutando do que ela oferece como ampliação para suas próprias vii possibilidades e contribuindo para a construção do conhecimento musical em todas as suas dimensões. Acreditamos que, sobre bases mais firmes, as abordagens para o ensino de percepção musical poderão ser efetivamente múltiplas, promovendo a compreensão e a construção de sentido em música, através de ferramentas e estratégias de ensino diversificadas. O presente estudo intenciona apresentar diversos aspectos imbricados na constituição deste tema, afirmando sua natureza epistemológica complexa. Assim, acredita contribuir para a Educação Musical na medida em que oferece bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical; orientações para abordagens que levem estudantes e profissionais da música a encontrar um novo lugar para a percepção musical.
id UFBA-2_1c3d1fc951b0d4a16cd4ed7c09b6b012
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/24072
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Lima, Larissa Martins deFonseca, Diana Santiago daFonseca, Diana Santiago daGaleffi, Dante AugustoCarvalho, Valéria Lázaro deAguiar, WernerMagalhães, Luíz César Marques2017-08-22T11:34:36Z2017-08-22T11:34:36Z2017-08-222012-10-08CDD 780.7http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24072O presente estudo pretende incitar professores de música a questionar seus caminhos e estratégias de ensino, colocando como centro de sua reflexão a sua própria prática docente. Não intenciona, portanto, determinar o caminho a ser percorrido no ensino de percepção musical, mas sim, apontar as várias camadas que perpassam o tema, afastando-o de uma realidade presumida e compreendendo-o como uma questão de epistemologia complexa, que abarca ao menos três aspectos: o ensino, a percepção e a música. Para este fim, a tese adota uma abordagem multirreferencial a partir da perspectiva foucaultiana, propondo-se a alçar elementos emergentes para a discussão, desde a institucionalização do ensino de música até a constituição da disciplina percepção musical e, ainda, abordando as concepções de formação e atuação profissional em música no Brasil, a fim de alcançar uma compreensão integrada do ensino de percepção musical no Brasil, seguindo o questionamento para aquém e para além da sua situação enquanto disciplina. Ao considerar o caráter multidimensional dos processos educativos (RUBIM, 1993; KOHAN, 2003); o caráter multidimensional do conhecimento musical (ELLIOT, 1995), bem como as modalidades de aprendizagem (canais perceptivos) e sua relação com a aprendizagem musical (GARNER, 2011). A revisão de literatura conclui que o ensino de percepção musical no Brasil tem sido alvo de críticas que reprovam o caráter fragmentado com o qual são conduzidas as práticas pedagógicas tradicionalmente aplicadas, apontando para um crescente interesse em gerar abordagens que sejam alternativas ao modelo vigente nesta disciplina. De acordo com Elliot (1995), a escuta musical informada está relacionada às dimensões da compreensão musical, de forma que a percepção musical atua mobilizando conhecimentos de naturezas diversas, conectando informações para a construção de sentido no fazer musical. Sendo assim, concluímos que a fragmentação do saber dentro da lógica da especialização do conhecimento não é compatível com a natureza da percepção musical, tornando-se necessário assumir um projeto alternativo para a disciplina, onde a percepção musical possa ser compreendida como algo muito mais amplo que a transferência de um conhecimento específico e fragmentado. A reformulação desta disciplina deve considerar a percepção musical em sua própria natureza, desfrutando do que ela oferece como ampliação para suas próprias vii possibilidades e contribuindo para a construção do conhecimento musical em todas as suas dimensões. Acreditamos que, sobre bases mais firmes, as abordagens para o ensino de percepção musical poderão ser efetivamente múltiplas, promovendo a compreensão e a construção de sentido em música, através de ferramentas e estratégias de ensino diversificadas. O presente estudo intenciona apresentar diversos aspectos imbricados na constituição deste tema, afirmando sua natureza epistemológica complexa. Assim, acredita contribuir para a Educação Musical na medida em que oferece bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical; orientações para abordagens que levem estudantes e profissionais da música a encontrar um novo lugar para a percepção musical.The aim of this study is to incentivize music teachers to question their teaching strategies and methodological approaches. It does so by asking professionals to (self) reflect over their own teaching. However, it is not the aim to determine and/or crystallize a specific approach to the teaching of music perception. The idea is to shed a light on the many and often over-lapping layers in which this theme is embedded. This thesis departs from the usual assumptions of the field. It seeks to consider it a rather complex epistemological issue – which involves at least three aspects: teaching, perception, and music. To this end, this thesis adopts a multi-referential Foucaultian approach. It seeks to underpin issues such as the institutionalization of music teaching and of the subject of music perception, the education of its professionals, and the questioning of the discipline itself. This study profits from various theoretical approaches – the multidimensional character of educational processes (RUBIM, 1993; KOHAN, 2003) and of musical knowledge (ELLIOT, 1995) as well as modality strength (the perceptual channels) and the relationship with musical learning (GARNER, 2011). The literature review concludes that teaching of music perception in Brazil has been criticized due to the fragmented character of its mainstream and traditional pedagogical approaches, promoting increasing interest in producing alternative pedagogical practices in this discipline. Elliot (1995) argues that intelligent music listening is related to the dimensions of musical comprehension. Thus music perception mobilizes diverse forms of knowledge, collecting and connecting information in order to build meaning in music making. This way, we conclude that the fragmentation of knowledge within the logic of specialization of knowledge is not compatible with the very nature of music perception. Thus, there is an urgent need of an alternative project in the discipline – one which should be understood as something far deeper than the mechanical transference of knowledge. Any reformulation of the discipline should take into consideration the very nature of music perception and should therefore enjoy what it has to offer in order to build musical knowledge in all its dimensions. On a more solid basis, approaches to the teaching of music perception may be effectively multiple and promote the comprehension and meaning in music through diverse tools and strategies. This study intends to present diverse aspects inherent to this theme, reaffirming its complex epistemological nature. It further contributes to Music Education in that it offers philosophical and methodological basis to the teaching of music perception; guidelines to approaches that incentivize both students and music professionals to find a new place for music perception.Submitted by Larissa Lima (martinsdelima@gmail.com) on 2017-07-27T12:26:01Z No. of bitstreams: 2 Tese.LarissaLima.elementos pre-textuais.pdf: 255019 bytes, checksum: 302e1dc034e2e8b2a8222c6b9038c983 (MD5) Tese.LarissaLima.pdf: 2436784 bytes, checksum: f579bdac9b1e6e82b0bc4822e55d84eb (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2017-08-22T11:34:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese.LarissaLima.elementos pre-textuais.pdf: 255019 bytes, checksum: 302e1dc034e2e8b2a8222c6b9038c983 (MD5) Tese.LarissaLima.pdf: 2436784 bytes, checksum: f579bdac9b1e6e82b0bc4822e55d84eb (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-22T11:34:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese.LarissaLima.elementos pre-textuais.pdf: 255019 bytes, checksum: 302e1dc034e2e8b2a8222c6b9038c983 (MD5) Tese.LarissaLima.pdf: 2436784 bytes, checksum: f579bdac9b1e6e82b0bc4822e55d84eb (MD5)CAPESArtesMúsica - instrução e ensinoPercepção musicalMúsica - filosofia e estéticaBases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós Graduação em MúsicaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese.LarissaLima.elementos pre-textuais.pdfTese.LarissaLima.elementos pre-textuais.pdfCapa; Contracapa; Ficha Catalográfica; Copyright; Termo de Aprovação; Epígrafe; Agradecimentos; Resumo; Abstract; Sumário; Lista de Figuras; Lista de Quadrosapplication/pdf255019https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24072/1/Tese.LarissaLima.elementos%20pre-textuais.pdf302e1dc034e2e8b2a8222c6b9038c983MD51Tese.LarissaLima.pdfTese.LarissaLima.pdfCorpo textualapplication/pdf2436784https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24072/2/Tese.LarissaLima.pdff579bdac9b1e6e82b0bc4822e55d84ebMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24072/3/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD53TEXTTese.LarissaLima.elementos pre-textuais.pdf.txtTese.LarissaLima.elementos pre-textuais.pdf.txtExtracted texttext/plain21631https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24072/4/Tese.LarissaLima.elementos%20pre-textuais.pdf.txt46b5cb9c3c29eb9ff5b4be67b1670e35MD54Tese.LarissaLima.pdf.txtTese.LarissaLima.pdf.txtExtracted texttext/plain959727https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24072/5/Tese.LarissaLima.pdf.txte720b14c5dd97c73925438e583a04a08MD55ri/240722022-07-01 10:46:40.165oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:40Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical
title Bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical
spellingShingle Bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical
Lima, Larissa Martins de
Artes
Música - instrução e ensino
Percepção musical
Música - filosofia e estética
title_short Bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical
title_full Bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical
title_fullStr Bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical
title_full_unstemmed Bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical
title_sort Bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical
author Lima, Larissa Martins de
author_facet Lima, Larissa Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Larissa Martins de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Diana Santiago da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fonseca, Diana Santiago da
Galeffi, Dante Augusto
Carvalho, Valéria Lázaro de
Aguiar, Werner
Magalhães, Luíz César Marques
contributor_str_mv Fonseca, Diana Santiago da
Fonseca, Diana Santiago da
Galeffi, Dante Augusto
Carvalho, Valéria Lázaro de
Aguiar, Werner
Magalhães, Luíz César Marques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes
topic Artes
Música - instrução e ensino
Percepção musical
Música - filosofia e estética
dc.subject.por.fl_str_mv Música - instrução e ensino
Percepção musical
Música - filosofia e estética
description O presente estudo pretende incitar professores de música a questionar seus caminhos e estratégias de ensino, colocando como centro de sua reflexão a sua própria prática docente. Não intenciona, portanto, determinar o caminho a ser percorrido no ensino de percepção musical, mas sim, apontar as várias camadas que perpassam o tema, afastando-o de uma realidade presumida e compreendendo-o como uma questão de epistemologia complexa, que abarca ao menos três aspectos: o ensino, a percepção e a música. Para este fim, a tese adota uma abordagem multirreferencial a partir da perspectiva foucaultiana, propondo-se a alçar elementos emergentes para a discussão, desde a institucionalização do ensino de música até a constituição da disciplina percepção musical e, ainda, abordando as concepções de formação e atuação profissional em música no Brasil, a fim de alcançar uma compreensão integrada do ensino de percepção musical no Brasil, seguindo o questionamento para aquém e para além da sua situação enquanto disciplina. Ao considerar o caráter multidimensional dos processos educativos (RUBIM, 1993; KOHAN, 2003); o caráter multidimensional do conhecimento musical (ELLIOT, 1995), bem como as modalidades de aprendizagem (canais perceptivos) e sua relação com a aprendizagem musical (GARNER, 2011). A revisão de literatura conclui que o ensino de percepção musical no Brasil tem sido alvo de críticas que reprovam o caráter fragmentado com o qual são conduzidas as práticas pedagógicas tradicionalmente aplicadas, apontando para um crescente interesse em gerar abordagens que sejam alternativas ao modelo vigente nesta disciplina. De acordo com Elliot (1995), a escuta musical informada está relacionada às dimensões da compreensão musical, de forma que a percepção musical atua mobilizando conhecimentos de naturezas diversas, conectando informações para a construção de sentido no fazer musical. Sendo assim, concluímos que a fragmentação do saber dentro da lógica da especialização do conhecimento não é compatível com a natureza da percepção musical, tornando-se necessário assumir um projeto alternativo para a disciplina, onde a percepção musical possa ser compreendida como algo muito mais amplo que a transferência de um conhecimento específico e fragmentado. A reformulação desta disciplina deve considerar a percepção musical em sua própria natureza, desfrutando do que ela oferece como ampliação para suas próprias vii possibilidades e contribuindo para a construção do conhecimento musical em todas as suas dimensões. Acreditamos que, sobre bases mais firmes, as abordagens para o ensino de percepção musical poderão ser efetivamente múltiplas, promovendo a compreensão e a construção de sentido em música, através de ferramentas e estratégias de ensino diversificadas. O presente estudo intenciona apresentar diversos aspectos imbricados na constituição deste tema, afirmando sua natureza epistemológica complexa. Assim, acredita contribuir para a Educação Musical na medida em que oferece bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical; orientações para abordagens que levem estudantes e profissionais da música a encontrar um novo lugar para a percepção musical.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-10-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-22T11:34:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-22T11:34:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24072
dc.identifier.other.none.fl_str_mv CDD 780.7
identifier_str_mv CDD 780.7
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24072/1/Tese.LarissaLima.elementos%20pre-textuais.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24072/2/Tese.LarissaLima.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24072/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24072/4/Tese.LarissaLima.elementos%20pre-textuais.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24072/5/Tese.LarissaLima.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 302e1dc034e2e8b2a8222c6b9038c983
f579bdac9b1e6e82b0bc4822e55d84eb
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
46b5cb9c3c29eb9ff5b4be67b1670e35
e720b14c5dd97c73925438e583a04a08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459544553062400