A Information Literacy na formação do neo-secretário executivo: um estudo de caso da Graduação em Secretariado/UFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Décia, Ana Cristina Muniz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8166
Resumo: A emergência da Sociedade da Informação, também identificada como Sociedade de Aprendizagem entre outras denominações, tem sido caracterizada pela presença maciça das tecnologias de informação e comunicação (TIC), configurando novos ambientes para aprender, viver e trabalhar, tanto para pessoas quanto para organizações. Esse ambiente tem sido marcado pelo uso da informação, mediada pelas TIC, para geração de conhecimento e produção de riquezas para aqueles que sabem lidar e obter resultados nesse universo. Portanto o domínio efetivo das competências relacionadas ao universo informacional tem representado diferencial de sobrevivência, competitividade e inclusão socioprofissional. Dessa consciência, a classe bibliotecária americana impulsionou um movimento denominado Information Literacy, cuja tradução mais usual tem sido: competência em informação, que visa promover a aquisição de competências para atuar no ambiente informacional. A American Library Association (ALA), em 1989, definiu o que é ser competente em informação e esse conceito passou a ser disseminado e estudado no mundo inteiro como forma de inclusão, competitividade e “empowerment” para indivíduos e organizações. Por outro lado, o profissional de Secretariado Executivo atua na gestão do fluxo informacional nos diversos níveis hierárquicos das organizações públicas e privadas e, ao assessorar chefias, realiza, entre outras atividades, o filtro das informações, bem como o arquivamento em meios físico e digital, a busca de informações em rede, gerando e disseminando informações, sendo a interface entre o ambiento interno e externo, além de um mediador que ajuda no efetivo trabalho de gestão realizado por seus executivos-chefe. Por isso é que se procurou verificar se a formação em Secretariado Executivo da UFBA tem possibilitado aos seus graduandos a apreensão dos fundamentos e práticas para a aquisição da Information Literacy e, conseqüentemente, para uma inserção desse profissional, sintonizada com as necessidades atuais das organizações e da sociedade. Essa investigação considerou o contexto descrito, o perfil delineado para o secretário executivo no século XXI, as diretrizes curriculares nacionais para a área de secretariado e, especificamente, a reflexão sobre a proposta pedagógica do curso em vigor, à luz dos conceitos sobre currículo e projeto pedagógico, a fim de promover um repensar da formação em sintonia com o cenário descrito. Para tanto, levou-se em consideração que as transformações presentes nessa Sociedade da Informação sinalizam a emergência de novos paradigmas educacionais e organizacionais numa perspectiva global, holística e sistêmica, que considere a formação do indivíduo-cidadão para a vida e o trabalho, num aprendizado contínuo e para toda a vida.
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Dessa consciência, a classe bibliotecária americana impulsionou um movimento denominado Information Literacy, cuja tradução mais usual tem sido: competência em informação, que visa promover a aquisição de competências para atuar no ambiente informacional. A American Library Association (ALA), em 1989, definiu o que é ser competente em informação e esse conceito passou a ser disseminado e estudado no mundo inteiro como forma de inclusão, competitividade e “empowerment” para indivíduos e organizações. Por outro lado, o profissional de Secretariado Executivo atua na gestão do fluxo informacional nos diversos níveis hierárquicos das organizações públicas e privadas e, ao assessorar chefias, realiza, entre outras atividades, o filtro das informações, bem como o arquivamento em meios físico e digital, a busca de informações em rede, gerando e disseminando informações, sendo a interface entre o ambiento interno e externo, além de um mediador que ajuda no efetivo trabalho de gestão realizado por seus executivos-chefe. Por isso é que se procurou verificar se a formação em Secretariado Executivo da UFBA tem possibilitado aos seus graduandos a apreensão dos fundamentos e práticas para a aquisição da Information Literacy e, conseqüentemente, para uma inserção desse profissional, sintonizada com as necessidades atuais das organizações e da sociedade. Essa investigação considerou o contexto descrito, o perfil delineado para o secretário executivo no século XXI, as diretrizes curriculares nacionais para a área de secretariado e, especificamente, a reflexão sobre a proposta pedagógica do curso em vigor, à luz dos conceitos sobre currículo e projeto pedagógico, a fim de promover um repensar da formação em sintonia com o cenário descrito. Para tanto, levou-se em consideração que as transformações presentes nessa Sociedade da Informação sinalizam a emergência de novos paradigmas educacionais e organizacionais numa perspectiva global, holística e sistêmica, que considere a formação do indivíduo-cidadão para a vida e o trabalho, num aprendizado contínuo e para toda a vida.Submitted by Duarte Zeny (zenydu@gmail.com) on 2013-01-26T12:24:02Z No. of bitstreams: 1 Dissertação 2005 - 20-5-05.doc: 1262592 bytes, checksum: 7925ad92f9d97f02662a1981a1932315 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-26T12:24:02Z (GMT). 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