A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17397 |
Resumo: | Objetivando-se aliar a pesquisa à produção prática, buscou-se apresentar aqui uma breve retrospectiva histórica relacionada ao uso de sintetizadores na composição de trilhas sonoras, enfatizando-se a sua importância, e delimitando-se o escopo do trabalho ao que se produzia na década de 1980, na cidade de Salvador/Bahia. Além da consulta à bibliografia específica, procurou-se com o auxílio de informações obtidas a partir da entrevista com quatro músicos e um produtor cultural, representativos do período em foco, contribuir com o registro histórico acerca do tema. As informações foram complementadas por este autor, também integrante do cenário musical da época. Por fim, analisaram-se as principais formas de síntese sonora da década de 1980, encontradas nas seis composições inéditas, elaboradas para esta Dissertação, com o auxílio de instrumentos virtuais (VSTi), no home-studio deste autor, quais sejam: De Certa Ação Theremin, De Certa Ação Subtrativa, De Certa Ação Aditiva, De Certa Ação FM, |
id |
UFBA-2_1e796feccdfddfda30bc7302da1b69e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/17397 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Celuque, Carlo RibeiroCeluque, Carlo RibeiroBordini, Ricardo MazziniMaia, GuilhermePerrone, Conceição2015-04-15T18:34:13Z2015-04-15T18:34:13Z2015-04-152012C392http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17397Objetivando-se aliar a pesquisa à produção prática, buscou-se apresentar aqui uma breve retrospectiva histórica relacionada ao uso de sintetizadores na composição de trilhas sonoras, enfatizando-se a sua importância, e delimitando-se o escopo do trabalho ao que se produzia na década de 1980, na cidade de Salvador/Bahia. Além da consulta à bibliografia específica, procurou-se com o auxílio de informações obtidas a partir da entrevista com quatro músicos e um produtor cultural, representativos do período em foco, contribuir com o registro histórico acerca do tema. As informações foram complementadas por este autor, também integrante do cenário musical da época. Por fim, analisaram-se as principais formas de síntese sonora da década de 1980, encontradas nas seis composições inéditas, elaboradas para esta Dissertação, com o auxílio de instrumentos virtuais (VSTi), no home-studio deste autor, quais sejam: De Certa Ação Theremin, De Certa Ação Subtrativa, De Certa Ação Aditiva, De Certa Ação FM,Submitted by Carlo Celuque (cacauceluque@gmail.com) on 2015-04-15T18:34:13Z No. of bitstreams: 1 A UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdf: 17223776 bytes, checksum: edd425d020d46abc25235661b2e9af34 (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-15T18:34:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdf: 17223776 bytes, checksum: edd425d020d46abc25235661b2e9af34 (MD5)Composição MusicalSintetizadorTrilha SonoraA Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de MùsicaPrograma de Pós Graduação em MúsicaPPGMUSbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALA UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdfA UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdfapplication/pdf17223776https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/1/A%20UTILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20SINTETIZADORES%20NA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20DE%20TRILHAS%20SONORAS%20EM%20SALVADOR%20NA%20D%c3%89CADA%20DE%201980.%20Carlo%20Celuque..pdfedd425d020d46abc25235661b2e9af34MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTA UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdf.txtA UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdf.txtExtracted texttext/plain248974https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/3/A%20UTILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20SINTETIZADORES%20NA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20DE%20TRILHAS%20SONORAS%20EM%20SALVADOR%20NA%20D%c3%89CADA%20DE%201980.%20Carlo%20Celuque..pdf.txt1b60bfcfd17a4f8b77e23316af29b839MD53ri/173972022-07-05 14:04:50.208oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980 |
title |
A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980 |
spellingShingle |
A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980 Celuque, Carlo Ribeiro Composição Musical Sintetizador Trilha Sonora |
title_short |
A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980 |
title_full |
A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980 |
title_fullStr |
A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980 |
title_full_unstemmed |
A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980 |
title_sort |
A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980 |
author |
Celuque, Carlo Ribeiro |
author_facet |
Celuque, Carlo Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celuque, Carlo Ribeiro Celuque, Carlo Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bordini, Ricardo Mazzini |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maia, Guilherme Perrone, Conceição |
contributor_str_mv |
Bordini, Ricardo Mazzini Maia, Guilherme Perrone, Conceição |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Composição Musical |
topic |
Composição Musical Sintetizador Trilha Sonora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sintetizador Trilha Sonora |
description |
Objetivando-se aliar a pesquisa à produção prática, buscou-se apresentar aqui uma breve retrospectiva histórica relacionada ao uso de sintetizadores na composição de trilhas sonoras, enfatizando-se a sua importância, e delimitando-se o escopo do trabalho ao que se produzia na década de 1980, na cidade de Salvador/Bahia. Além da consulta à bibliografia específica, procurou-se com o auxílio de informações obtidas a partir da entrevista com quatro músicos e um produtor cultural, representativos do período em foco, contribuir com o registro histórico acerca do tema. As informações foram complementadas por este autor, também integrante do cenário musical da época. Por fim, analisaram-se as principais formas de síntese sonora da década de 1980, encontradas nas seis composições inéditas, elaboradas para esta Dissertação, com o auxílio de instrumentos virtuais (VSTi), no home-studio deste autor, quais sejam: De Certa Ação Theremin, De Certa Ação Subtrativa, De Certa Ação Aditiva, De Certa Ação FM, |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-15T18:34:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-15T18:34:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17397 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
C392 |
identifier_str_mv |
C392 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Mùsica |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGMUS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Mùsica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/1/A%20UTILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20SINTETIZADORES%20NA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20DE%20TRILHAS%20SONORAS%20EM%20SALVADOR%20NA%20D%c3%89CADA%20DE%201980.%20Carlo%20Celuque..pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/3/A%20UTILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20SINTETIZADORES%20NA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20DE%20TRILHAS%20SONORAS%20EM%20SALVADOR%20NA%20D%c3%89CADA%20DE%201980.%20Carlo%20Celuque..pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
edd425d020d46abc25235661b2e9af34 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 1b60bfcfd17a4f8b77e23316af29b839 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459496884797440 |