A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celuque, Carlo Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17397
Resumo: Objetivando-se aliar a pesquisa à produção prática, buscou-se apresentar aqui uma breve retrospectiva histórica relacionada ao uso de sintetizadores na composição de trilhas sonoras, enfatizando-se a sua importância, e delimitando-se o escopo do trabalho ao que se produzia na década de 1980, na cidade de Salvador/Bahia. Além da consulta à bibliografia específica, procurou-se com o auxílio de informações obtidas a partir da entrevista com quatro músicos e um produtor cultural, representativos do período em foco, contribuir com o registro histórico acerca do tema. As informações foram complementadas por este autor, também integrante do cenário musical da época. Por fim, analisaram-se as principais formas de síntese sonora da década de 1980, encontradas nas seis composições inéditas, elaboradas para esta Dissertação, com o auxílio de instrumentos virtuais (VSTi), no home-studio deste autor, quais sejam: De Certa Ação Theremin, De Certa Ação Subtrativa, De Certa Ação Aditiva, De Certa Ação FM,
id UFBA-2_1e796feccdfddfda30bc7302da1b69e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/17397
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Celuque, Carlo RibeiroCeluque, Carlo RibeiroBordini, Ricardo MazziniMaia, GuilhermePerrone, Conceição2015-04-15T18:34:13Z2015-04-15T18:34:13Z2015-04-152012C392http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17397Objetivando-se aliar a pesquisa à produção prática, buscou-se apresentar aqui uma breve retrospectiva histórica relacionada ao uso de sintetizadores na composição de trilhas sonoras, enfatizando-se a sua importância, e delimitando-se o escopo do trabalho ao que se produzia na década de 1980, na cidade de Salvador/Bahia. Além da consulta à bibliografia específica, procurou-se com o auxílio de informações obtidas a partir da entrevista com quatro músicos e um produtor cultural, representativos do período em foco, contribuir com o registro histórico acerca do tema. As informações foram complementadas por este autor, também integrante do cenário musical da época. Por fim, analisaram-se as principais formas de síntese sonora da década de 1980, encontradas nas seis composições inéditas, elaboradas para esta Dissertação, com o auxílio de instrumentos virtuais (VSTi), no home-studio deste autor, quais sejam: De Certa Ação Theremin, De Certa Ação Subtrativa, De Certa Ação Aditiva, De Certa Ação FM,Submitted by Carlo Celuque (cacauceluque@gmail.com) on 2015-04-15T18:34:13Z No. of bitstreams: 1 A UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdf: 17223776 bytes, checksum: edd425d020d46abc25235661b2e9af34 (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-15T18:34:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdf: 17223776 bytes, checksum: edd425d020d46abc25235661b2e9af34 (MD5)Composição MusicalSintetizadorTrilha SonoraA Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de MùsicaPrograma de Pós Graduação em MúsicaPPGMUSbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALA UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdfA UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdfapplication/pdf17223776https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/1/A%20UTILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20SINTETIZADORES%20NA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20DE%20TRILHAS%20SONORAS%20EM%20SALVADOR%20NA%20D%c3%89CADA%20DE%201980.%20Carlo%20Celuque..pdfedd425d020d46abc25235661b2e9af34MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTA UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdf.txtA UTILIZAÇÃO DE SINTETIZADORES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TRILHAS SONORAS EM SALVADOR NA DÉCADA DE 1980. Carlo Celuque..pdf.txtExtracted texttext/plain248974https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/3/A%20UTILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20SINTETIZADORES%20NA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20DE%20TRILHAS%20SONORAS%20EM%20SALVADOR%20NA%20D%c3%89CADA%20DE%201980.%20Carlo%20Celuque..pdf.txt1b60bfcfd17a4f8b77e23316af29b839MD53ri/173972022-07-05 14:04:50.208oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980
title A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980
spellingShingle A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980
Celuque, Carlo Ribeiro
Composição Musical
Sintetizador
Trilha Sonora
title_short A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980
title_full A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980
title_fullStr A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980
title_full_unstemmed A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980
title_sort A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980
author Celuque, Carlo Ribeiro
author_facet Celuque, Carlo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celuque, Carlo Ribeiro
Celuque, Carlo Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bordini, Ricardo Mazzini
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maia, Guilherme
Perrone, Conceição
contributor_str_mv Bordini, Ricardo Mazzini
Maia, Guilherme
Perrone, Conceição
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Composição Musical
topic Composição Musical
Sintetizador
Trilha Sonora
dc.subject.por.fl_str_mv Sintetizador
Trilha Sonora
description Objetivando-se aliar a pesquisa à produção prática, buscou-se apresentar aqui uma breve retrospectiva histórica relacionada ao uso de sintetizadores na composição de trilhas sonoras, enfatizando-se a sua importância, e delimitando-se o escopo do trabalho ao que se produzia na década de 1980, na cidade de Salvador/Bahia. Além da consulta à bibliografia específica, procurou-se com o auxílio de informações obtidas a partir da entrevista com quatro músicos e um produtor cultural, representativos do período em foco, contribuir com o registro histórico acerca do tema. As informações foram complementadas por este autor, também integrante do cenário musical da época. Por fim, analisaram-se as principais formas de síntese sonora da década de 1980, encontradas nas seis composições inéditas, elaboradas para esta Dissertação, com o auxílio de instrumentos virtuais (VSTi), no home-studio deste autor, quais sejam: De Certa Ação Theremin, De Certa Ação Subtrativa, De Certa Ação Aditiva, De Certa Ação FM,
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-15T18:34:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-15T18:34:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17397
dc.identifier.other.none.fl_str_mv C392
identifier_str_mv C392
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Mùsica
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGMUS
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Mùsica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/1/A%20UTILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20SINTETIZADORES%20NA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20DE%20TRILHAS%20SONORAS%20EM%20SALVADOR%20NA%20D%c3%89CADA%20DE%201980.%20Carlo%20Celuque..pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17397/3/A%20UTILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20SINTETIZADORES%20NA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20DE%20TRILHAS%20SONORAS%20EM%20SALVADOR%20NA%20D%c3%89CADA%20DE%201980.%20Carlo%20Celuque..pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv edd425d020d46abc25235661b2e9af34
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
1b60bfcfd17a4f8b77e23316af29b839
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459496884797440