Ambientalização curricular no curso de pedagogia da UESB - Campus Itapetinga: narrativas de formação e trajetória profissional dos/as egressos/as
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36121 |
Resumo: | Diante do quadro de (in)sustentabilidade ambiental e sociocultural vivenciado na contemporaneidade, do reconhecimento acerca dos retrocessos enfrentados nos diversos âmbitos da sociedade, em nível global e, especialmente, no contexto brasileiro, urge a necessidade de ampliar os esforços compartilhados em torno da construção de alternativas sustentáveis e de modos de vida mais equitativos, éticos e sustentáveis. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) configuramse como espaços imprescindíveis ao referido processo, em virtude da responsabilidade social que lhes compete. A Educação Ambiental constitui importante dispositivo nesse sentido; possui um sentido estratégico na ambientalização do currículo, do ensino e, por conseguinte, da sociedade/comunidade na qual a IES está inserida. Daí o desafio das IES no sentido de assegurar o processo de Ambientalização Curricular a partir da inserção de uma perspectiva crítica de Educação Ambiental no âmbito dos currículos dos cursos que ministram. Diante do exposto e considerando a responsabilidade da UESB, Campus de Itapetinga/BA, no que tange à formação socioambiental dos egressos, em um contexto historicamente marcado por um modelo de desenvolvimento (in)sustentável do ponto de vista socioambiental, decorrente da monocultura da pecuária bovina extensiva e impactante e, por conseguinte, do êxodo rural e da concentração urbana, da intensidade do desmatamento, da utilização constante das queimadas, dentre outros desafios e respectivas consequências socioambientais e culturais, julgamos imprescindível o desenvolvimento da presente investigação no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia dessa Instituição. A pesquisa partiu de algumas questões norteadoras, tais como: Qual a visão dos/as egressos/as acerca do Meio Ambiente e da EA? Como os/as egressos/as concebem a presença da Educação Ambiental no currículo do curso de Pedagogia? Quais as atividades de Educação Ambiental vivenciadas pelos/as discentes no decorrer do curso? Qual o reflexo da experiência formativa em EA para o campo profissional do egresso? Diante dessas questões, foi definido como Objetivo Geral: Compreender, a partir das narrativas dos/as egressos/as, o modo como a ambientalização curricular foi sendo potencializada no curso de Pedagogia da UESB e a possível contribuição desse processo formativo para o campo profissional do/a Pedagogo/a. E os Objetivos Específicos são: Conhecer a percepção de Meio Ambiente e Educação Ambiental dos/as egressos/as; compreender como os/as egressos/as concebem a presença da Educação Ambiental no currículo do curso de Pedagogia; identificar as atividades de Educação Ambiental vivenciadas pelos discentes no decorrer do curso; analisar o reflexo da experiência formativa em EA para o campo profissional do egresso. A pesquisa é de cunho qualitativo e se caracteriza pelo desenvolvimento de um estudo empírico, tendo o percurso metodológico embasado na pesquisa (auto)biográfica, utilizando-se de cartas epistolares como meio de obtenção de informações. Assim, a partir da análise dos dados, foi possível concluir que o curso de Pedagogia da UESB, em sua primeira década de existência, foi atravessado por um processo de ambientalização curricular, favorecido pela sinergia dos mediadores sociais que contribuíram com a história do movimento socioambiental no Município; e, desse modo, alcançou o seu objetivo no sentido de contribuir para a formação socioambiental dos egressos. |
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2022-10-11T14:01:09Z2022-10-11T14:01:09Z2022-04-28https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36121Diante do quadro de (in)sustentabilidade ambiental e sociocultural vivenciado na contemporaneidade, do reconhecimento acerca dos retrocessos enfrentados nos diversos âmbitos da sociedade, em nível global e, especialmente, no contexto brasileiro, urge a necessidade de ampliar os esforços compartilhados em torno da construção de alternativas sustentáveis e de modos de vida mais equitativos, éticos e sustentáveis. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) configuramse como espaços imprescindíveis ao referido processo, em virtude da responsabilidade social que lhes compete. A Educação Ambiental constitui importante dispositivo nesse sentido; possui um sentido estratégico na ambientalização do currículo, do ensino e, por conseguinte, da sociedade/comunidade na qual a IES está inserida. Daí o desafio das IES no sentido de assegurar o processo de Ambientalização Curricular a partir da inserção de uma perspectiva crítica de Educação Ambiental no âmbito dos currículos dos cursos que ministram. Diante do exposto e considerando a responsabilidade da UESB, Campus de Itapetinga/BA, no que tange à formação socioambiental dos egressos, em um contexto historicamente marcado por um modelo de desenvolvimento (in)sustentável do ponto de vista socioambiental, decorrente da monocultura da pecuária bovina extensiva e impactante e, por conseguinte, do êxodo rural e da concentração urbana, da intensidade do desmatamento, da utilização constante das queimadas, dentre outros desafios e respectivas consequências socioambientais e culturais, julgamos imprescindível o desenvolvimento da presente investigação no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia dessa Instituição. A pesquisa partiu de algumas questões norteadoras, tais como: Qual a visão dos/as egressos/as acerca do Meio Ambiente e da EA? Como os/as egressos/as concebem a presença da Educação Ambiental no currículo do curso de Pedagogia? Quais as atividades de Educação Ambiental vivenciadas pelos/as discentes no decorrer do curso? Qual o reflexo da experiência formativa em EA para o campo profissional do egresso? Diante dessas questões, foi definido como Objetivo Geral: Compreender, a partir das narrativas dos/as egressos/as, o modo como a ambientalização curricular foi sendo potencializada no curso de Pedagogia da UESB e a possível contribuição desse processo formativo para o campo profissional do/a Pedagogo/a. E os Objetivos Específicos são: Conhecer a percepção de Meio Ambiente e Educação Ambiental dos/as egressos/as; compreender como os/as egressos/as concebem a presença da Educação Ambiental no currículo do curso de Pedagogia; identificar as atividades de Educação Ambiental vivenciadas pelos discentes no decorrer do curso; analisar o reflexo da experiência formativa em EA para o campo profissional do egresso. A pesquisa é de cunho qualitativo e se caracteriza pelo desenvolvimento de um estudo empírico, tendo o percurso metodológico embasado na pesquisa (auto)biográfica, utilizando-se de cartas epistolares como meio de obtenção de informações. Assim, a partir da análise dos dados, foi possível concluir que o curso de Pedagogia da UESB, em sua primeira década de existência, foi atravessado por um processo de ambientalização curricular, favorecido pela sinergia dos mediadores sociais que contribuíram com a história do movimento socioambiental no Município; e, desse modo, alcançou o seu objetivo no sentido de contribuir para a formação socioambiental dos egressos.In view of the context of environmental and sociocultural (in)sustainability experienced in contemporary times, the recognition of the setbacks faced in the various spheres of society, at a global level and, especially, in the Brazilian context, there is an urgent need to expand the shared efforts around the construction sustainable alternatives and more equitable, ethical and sustainable ways of life. In this context, Higher Education Institutions (HEIs) are essential spaces for the aforementioned process, due to their social responsibility. Environmental Education constitutes an important device in this sense; it has a strategic sense in the environmentalization of the curriculum, of teaching and, therefore, of the society/community in which the HEI is inserted. Hence the challenge of HEIs in the sense of ensuring the process of Curricular Environmentalization from the insertion of a critical perspective of Environmental Education within the curricula of the courses they teach. In view of the above, and considering the responsibility of UESB, Campus de Itapetinga/BA, with regard to the socio-environmental training of graduates, in a context historically marked by a (un)sustainable development model from the socio-environmental point of view, resulting from the monoculture of extensive and impactful cattle ranching and, consequently, the rural exodus and urban concentration; the intensity of deforestation, the constant use of fires, among other challenges and their respective socio-environmental and cultural consequences, we believe that the development of this investigation is essential within the scope of the Degree in Pedagogy of this Institution. The research started from some guiding questions, such as: What is the view of the graduates about the Environment and EE? How do graduates conceive the presence of Environmental Education in the curriculum of the Pedagogy course? What are the Environmental Education activities experienced by the students during the course? What is the reflection of the training experience in EE for the professional field of the graduate? In view of these questions, the General Objective was defined: To understand, based on the narratives of the graduates, the way in which curricular environmentalization was being enhanced in the Pedagogy course at UESB and the possible contribution of this training process to the professional field of /a Pedagogue. The Specific Objectives are: To know the perception of the Environment and Environmental Education of the graduates; to understand how the graduates conceive the presence of Environmental Education in the curriculum of the Pedagogy course; to identify the Environmental Education activities experienced by the students during the course; to analyze the reflection of the training experience in EE for the professional field of the graduate. The research is of a qualitative nature and is characterized by the development of an empirical study, with the methodological course based on (auto)biographical research, using epistolary letters as a means of obtaining information. Thus, from the data analysis, it was possible to conclude that the Pedagogy course at UESB, in its first decade of existence, was crossed by a process of curricular environmentalization, favored by the synergy of social mediators who contributed to the history of the socio-environmental movement in the Municipality, thus achieving its objective of contributing to the socio-environmental training of the graduates.Submitted by Elenice Almeida Carregosa (eleniceacarregosa@hotmail.com) on 2022-10-02T00:51:35Z No. of bitstreams: 1 TESE Elenice Almeida Carregosa 2022.pdf: 1574566 bytes, checksum: ff54cfa6a7ea57399f41f7fa8271a212 (MD5)Rejected by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com), reason: Prezada Elenice, gentileza retificar o arquivo da ficha catalográfica que está desconfigurado, e observar os resumos em língua estrangeira, no momento do depósito houve equívocos. , em seguida retorne o depósito, para que possa concluir a validação dos dados. Qualquer dúvida ligar para: 3283-7240/ 7256/ 7217, email: biedu@ufba.br. Cordialmente. Ana Miriã on 2022-10-03T14:38:57Z (GMT)Submitted by Elenice Almeida Carregosa (eleniceacarregosa@hotmail.com) on 2022-10-03T23:27:07Z No. of bitstreams: 1 TESE ELENICE ALMEIDA CARREGOSA 2022 Doutorado.pdf: 1615608 bytes, checksum: 1b1078a88fc5922c5fc8638dc811245e (MD5)Rejected by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com), reason: Prezada Elenice, Gentileza retificar o arquivo da ficha catalográfica, depois retorne o depósito para que possa concluir a validação dos dados. Cordialmente. Ana Miriã on 2022-10-04T13:29:14Z (GMT)Submitted by Elenice Almeida Carregosa (eleniceacarregosa@hotmail.com) on 2022-10-10T18:14:35Z No. of bitstreams: 1 TESE DOUTORADO ELENICE ALMEIDA CARREGOSA - versao eletronica.pdf: 1669780 bytes, checksum: 73c52954f6dfb3def0bfc5097d7c6eb7 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2022-10-11T14:01:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE DOUTORADO ELENICE ALMEIDA CARREGOSA - versao eletronica.pdf: 1669780 bytes, checksum: 73c52954f6dfb3def0bfc5097d7c6eb7 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-11T14:01:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE DOUTORADO ELENICE ALMEIDA CARREGOSA - versao eletronica.pdf: 1669780 bytes, checksum: 73c52954f6dfb3def0bfc5097d7c6eb7 (MD5) Previous issue date: 2022-04-28porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) UFBABrasilFaculdade de EducaçãoEnvironmental EducationTeacher trainingPedagogy(auto)biographical approachNarrativesCiências humanasEducação AmbientalFormação docentePedagogiaAbordagem (auto)biográficaNarrativasProfessores - FormaçãoEducação ambiental - Estudo e ensino (Superior)Curso de PedagogiaProfessores - Narrativas pessoaisMemória autobiográficaAmbientalização curricular no curso de pedagogia da UESB - Campus Itapetinga: narrativas de formação e trajetória profissional dos/as egressos/asCurriculum environmentalization in the pedagogy course at UESB - Campus Itapetinga: training narratives and professional trajectory of the graduatesDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBarzano, Marco Antônio Leandrohttps://orcid.org/0000-0003-3273-9216http://lattes.cnpq.br/1944217557693131Barzano, Marco Antônio Leandrohttps://orcid.org/0000-0003-3273-9216http://lattes.cnpq.br/1944217557693131Vieira, Fabio Pessoahttp://lattes.cnpq.br/8433209181393882Pereira, Reginaldo Santoshttp://lattes.cnpq.br/6548838603242766Melo, André Carneirohttp://lattes.cnpq.br/3075582444623199Cavalcante, Ludmila Oliveira Holandahttps://orcid.org/0000-0002-0802-9188http://lattes.cnpq.br/1961548959919008http://lattes.cnpq.br/6715349211814271Carregosa, Elenice AlmeidaABRAHÃO, M. 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Lei nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC e dá outras providências. Brasília, DF: Brasília, 2009. BRASIL. CNE. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental. Brasília: 2012. BRASIL. Resolução nº 2, 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para formação continuada. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Brasília: Coordenação Geral de Educação Ambiental. 4. ed. Ministério do Meio Ambiente, 2018. BRASIL. CNE/CP. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Base Nacional Comum Curricular para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (BNCC-FORMAÇÃO). Brasília: 2019. 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Ambientalização curricular no curso de pedagogia da UESB - Campus Itapetinga: narrativas de formação e trajetória profissional dos/as egressos/as Carregosa, Elenice Almeida Ciências humanas Educação Ambiental Formação docente Pedagogia Abordagem (auto)biográfica Narrativas Professores - Formação Educação ambiental - Estudo e ensino (Superior) Curso de Pedagogia Professores - Narrativas pessoais Memória autobiográfica Environmental Education Teacher training Pedagogy (auto)biographical approach Narratives |
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Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda |
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Ciências humanas |
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Ciências humanas Educação Ambiental Formação docente Pedagogia Abordagem (auto)biográfica Narrativas Professores - Formação Educação ambiental - Estudo e ensino (Superior) Curso de Pedagogia Professores - Narrativas pessoais Memória autobiográfica Environmental Education Teacher training Pedagogy (auto)biographical approach Narratives |
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Diante do quadro de (in)sustentabilidade ambiental e sociocultural vivenciado na contemporaneidade, do reconhecimento acerca dos retrocessos enfrentados nos diversos âmbitos da sociedade, em nível global e, especialmente, no contexto brasileiro, urge a necessidade de ampliar os esforços compartilhados em torno da construção de alternativas sustentáveis e de modos de vida mais equitativos, éticos e sustentáveis. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) configuramse como espaços imprescindíveis ao referido processo, em virtude da responsabilidade social que lhes compete. A Educação Ambiental constitui importante dispositivo nesse sentido; possui um sentido estratégico na ambientalização do currículo, do ensino e, por conseguinte, da sociedade/comunidade na qual a IES está inserida. Daí o desafio das IES no sentido de assegurar o processo de Ambientalização Curricular a partir da inserção de uma perspectiva crítica de Educação Ambiental no âmbito dos currículos dos cursos que ministram. Diante do exposto e considerando a responsabilidade da UESB, Campus de Itapetinga/BA, no que tange à formação socioambiental dos egressos, em um contexto historicamente marcado por um modelo de desenvolvimento (in)sustentável do ponto de vista socioambiental, decorrente da monocultura da pecuária bovina extensiva e impactante e, por conseguinte, do êxodo rural e da concentração urbana, da intensidade do desmatamento, da utilização constante das queimadas, dentre outros desafios e respectivas consequências socioambientais e culturais, julgamos imprescindível o desenvolvimento da presente investigação no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia dessa Instituição. A pesquisa partiu de algumas questões norteadoras, tais como: Qual a visão dos/as egressos/as acerca do Meio Ambiente e da EA? Como os/as egressos/as concebem a presença da Educação Ambiental no currículo do curso de Pedagogia? Quais as atividades de Educação Ambiental vivenciadas pelos/as discentes no decorrer do curso? Qual o reflexo da experiência formativa em EA para o campo profissional do egresso? Diante dessas questões, foi definido como Objetivo Geral: Compreender, a partir das narrativas dos/as egressos/as, o modo como a ambientalização curricular foi sendo potencializada no curso de Pedagogia da UESB e a possível contribuição desse processo formativo para o campo profissional do/a Pedagogo/a. E os Objetivos Específicos são: Conhecer a percepção de Meio Ambiente e Educação Ambiental dos/as egressos/as; compreender como os/as egressos/as concebem a presença da Educação Ambiental no currículo do curso de Pedagogia; identificar as atividades de Educação Ambiental vivenciadas pelos discentes no decorrer do curso; analisar o reflexo da experiência formativa em EA para o campo profissional do egresso. A pesquisa é de cunho qualitativo e se caracteriza pelo desenvolvimento de um estudo empírico, tendo o percurso metodológico embasado na pesquisa (auto)biográfica, utilizando-se de cartas epistolares como meio de obtenção de informações. Assim, a partir da análise dos dados, foi possível concluir que o curso de Pedagogia da UESB, em sua primeira década de existência, foi atravessado por um processo de ambientalização curricular, favorecido pela sinergia dos mediadores sociais que contribuíram com a história do movimento socioambiental no Município; e, desse modo, alcançou o seu objetivo no sentido de contribuir para a formação socioambiental dos egressos. |
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2022 |
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