A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAE) NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28048 |
Resumo: | A pesquisa pretendeu compreender de que modo ocorre a participação dos servidores técnico-administrativos na avaliação institucional das universidades federais brasileiras, buscando: a) identificar como a participação dos servidores técnico-administrativos na avaliação institucional das universidades federais brasileiras é relatada; e b) detectar a visão dos membros das Comissões Próprias de Avaliação acerca do envolvimento dos servidores TAE no processo de avaliação institucional nas universidades federais brasileiras. Para isso, o estudo foi dividido em duas etapas, cada uma delas gerando como produto um artigo, que compõem a coletânea de artigos ora apresentada como produto final da nossa pesquisa de mestrado. O universo de pesquisa do estudo foi composto pela Universidade Federal do Pará (UFPA), representando a região Norte; a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a região Nordeste; a Universidade de Brasília (UNB), a região Centro-Oeste; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a região Sudeste; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), representando a região Sul, escolhidas utilizando como critério o maior Índice Geral de Cursos (IGC) da região, e tomando como referência o IGC de 2014, por ser o resultado mais recente divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) quando a pesquisa foi iniciada. Na primeira etapa do estudo, foi realizada pesquisa documental, tendo como fonte os Relatórios de Autoavaliação Institucional apresentados pelas universidades selecionadas no ano de 2016, referentes ao ano/exercício 2015, por serem os mais recentes quando a pesquisa foi iniciada. Esta etapa resultou no ARTIGO I - A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. A segunda etapa da pesquisa discutiu dados obtidos a partir das respostas dos membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) das universidades estudadas a um questionário eletrônico composto por dezessete (17) perguntas de diferentes formatos. A participação na pesquisa foi voluntária e gratuita, a identidade dos respondentes foi preservada e sua condução foi feita em observância às orientações da legislação vigente sobre questões éticas na pesquisa e obteve como produto o ARTIGO II - A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A PERCEPÇÃO DOS MEMBROS DAS COMISSÕES PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO (CPA). |
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Martins, Joice da CostaMartins, Joice da CostaRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de SalesTeixeira, CarmenRistoff, DilvoSantos, Leidimar Cândida2018-11-27T14:18:07Z2018-11-27T14:18:07Z2018-11-272018-11-08http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28048A pesquisa pretendeu compreender de que modo ocorre a participação dos servidores técnico-administrativos na avaliação institucional das universidades federais brasileiras, buscando: a) identificar como a participação dos servidores técnico-administrativos na avaliação institucional das universidades federais brasileiras é relatada; e b) detectar a visão dos membros das Comissões Próprias de Avaliação acerca do envolvimento dos servidores TAE no processo de avaliação institucional nas universidades federais brasileiras. Para isso, o estudo foi dividido em duas etapas, cada uma delas gerando como produto um artigo, que compõem a coletânea de artigos ora apresentada como produto final da nossa pesquisa de mestrado. O universo de pesquisa do estudo foi composto pela Universidade Federal do Pará (UFPA), representando a região Norte; a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a região Nordeste; a Universidade de Brasília (UNB), a região Centro-Oeste; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a região Sudeste; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), representando a região Sul, escolhidas utilizando como critério o maior Índice Geral de Cursos (IGC) da região, e tomando como referência o IGC de 2014, por ser o resultado mais recente divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) quando a pesquisa foi iniciada. Na primeira etapa do estudo, foi realizada pesquisa documental, tendo como fonte os Relatórios de Autoavaliação Institucional apresentados pelas universidades selecionadas no ano de 2016, referentes ao ano/exercício 2015, por serem os mais recentes quando a pesquisa foi iniciada. Esta etapa resultou no ARTIGO I - A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. A segunda etapa da pesquisa discutiu dados obtidos a partir das respostas dos membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) das universidades estudadas a um questionário eletrônico composto por dezessete (17) perguntas de diferentes formatos. A participação na pesquisa foi voluntária e gratuita, a identidade dos respondentes foi preservada e sua condução foi feita em observância às orientações da legislação vigente sobre questões éticas na pesquisa e obteve como produto o ARTIGO II - A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A PERCEPÇÃO DOS MEMBROS DAS COMISSÕES PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO (CPA).The research was carried out based on the presence of a certain number of members of the Brazilian federation, being: a. and b) detect a critical vision of the TAE judicial processes no process of institutional evaluation on the Brazilian federal. For this, the study was divided in two stages, each of them generated as an article an article, which composed a collection of articles and was presented as the final product of our master's research. The research universe of the drawing was made by the Federal University of Pará (UFPA), representing a Northern region; a Federal University of Pernambuco (UFPE), a Northeast region; a University of Brasília (UNB), a Center-West region; a Federal University of Minas Gerais (UFMG), a Southeastern region; Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), representing a Southern region, chose as general rule the IGC of the region, taking as reference the IGC of 2014, what is more important? National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) when the research was started. In the first stage of the study, the documentary research was carried out, having as its source the Reports of Institutional Self-Assessment by the Selected Selection in the year 2016, to the year / 2015, being the most recent when researched. This stage does not have ARTICLE I - THE PARTICIPATION OF THE TECHNICAL-ADMINISTRATIVE SERVERS IN THE INSTITUTIONAL EVALUATION: WHAT THE REPORTS SAY INSTITUTIONAL SELF-EVALUATION. The second phase of the research is debatable from the answers of the members of the Prevalence Commissions (CPA) of the studied universities in an electronic questionnaire composed of seventeen (17) questions of different formats. Participation in the research was voluntary and free of charge, the identity of the respondents was preserved and their exit was made in accordance with the current legislation on the research and obtaining as a product ARTICLE II - A PARTICIPATION OF THE TECHNICAL-ADMINISTRATIVE SERVERS IN THE INSTITUTIONAL EVALUATION: PERCEPTION OF THE MEMBERS OF OWN APPROPRIATION COMMITTEES (APC).Submitted by Joice Martins (joicemartins.rh@gmail.com) on 2018-11-26T17:05:33Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Joice da Costa Martins.pdf: 2323561 bytes, checksum: 15666b1cb5f24cfefc5fd994a773425d (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-11-27T14:18:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Joice da Costa Martins.pdf: 2323561 bytes, checksum: 15666b1cb5f24cfefc5fd994a773425d (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-27T14:18:07Z (GMT). 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