Literatura surda: a construção poética sinalizada de Yanna Porcino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rosecleide Ferreira Borges
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38856
Resumo: A comunidade surda tem manifestado sua cultura e sua língua por meio de produções literárias de maneira poética. Desta forma, as produções de autoras negras interseccionam aspectos relacionados a raça e gênero, campos que afetam a vivência das mulheres. A presente dissertação buscou explorar como o texto poético em uma língua de modalidade visual-espacial traz a visualidade de uma estética construída na plasticidade de uma língua sinalizada, tendo o corpo do autor como suporte para a tessitura e quais aspectos esses textos abarcam. O problema de pesquisa que acompanhou o desenvolvimento da investigação foi: quais elementos estéticos compõem a poética sinalizada das mulheres surdas? O que dizem esses poemas e de que modo? A partir desses questionamentos, o objetivo é perceber os aspectos presentes nos poemas sinalizados de autoria de Yanna Porcino. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa consistiu em uma análise descritiva, considerando os elementos estéticos descritos por Sutton-Spence (2021), a temática e os aspectos performáticos nos poemas sinalizados. Foram analisados três poemas de Yanna Porcino: "Quem cuida" (Porcino, 2020), "Ingenuidade" (Porcino, 2021) e "Eu sou diferente" (Porcino, 2021). As reflexões se dão em diálogo com as teorias de Stuart Hall (2003, 2006) que nos permitem compreender alguns aspectos sobre a cultura; Carlos Skliar (2005), que aborda a surdez sob uma perspectiva cultural e sociológica. Também nos orientamos pelas pesquisas de alguns teóricos sobre os estudos linguísticos da Língua de Sinais, como os de Lucinda Ferreira Brito (2010), e Ronice Quadros e Lodenir Karnopp (2007). Ademais, consideramos em nossas análises os estudos surdos marcados pelas posições de Strobel (2008) sobre a cultura surda e as pesquisas em torno da literatura surda apresentadas por Lodenir Karnopp (2006, 2008, 2010), Marta Morgado (2011), Cláudio Mourão (2011, 2016) e Sutton-Spence (2005, 2006, 2021). Como resultado, concluímos que os poemas analisados têm mobilizado os aspectos performáticos e estéticos da poética visual em Língua Brasileira de Sinais, operando nos territórios literários da coletividade, escrevendo vivências e denunciando opressões.
id UFBA-2_2035badee2d25bb1a903ab6eab486592
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/38856
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-01-10T16:59:02Z2024-01-10T16:59:02Z2023-11-27https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38856A comunidade surda tem manifestado sua cultura e sua língua por meio de produções literárias de maneira poética. Desta forma, as produções de autoras negras interseccionam aspectos relacionados a raça e gênero, campos que afetam a vivência das mulheres. A presente dissertação buscou explorar como o texto poético em uma língua de modalidade visual-espacial traz a visualidade de uma estética construída na plasticidade de uma língua sinalizada, tendo o corpo do autor como suporte para a tessitura e quais aspectos esses textos abarcam. O problema de pesquisa que acompanhou o desenvolvimento da investigação foi: quais elementos estéticos compõem a poética sinalizada das mulheres surdas? O que dizem esses poemas e de que modo? A partir desses questionamentos, o objetivo é perceber os aspectos presentes nos poemas sinalizados de autoria de Yanna Porcino. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa consistiu em uma análise descritiva, considerando os elementos estéticos descritos por Sutton-Spence (2021), a temática e os aspectos performáticos nos poemas sinalizados. Foram analisados três poemas de Yanna Porcino: "Quem cuida" (Porcino, 2020), "Ingenuidade" (Porcino, 2021) e "Eu sou diferente" (Porcino, 2021). As reflexões se dão em diálogo com as teorias de Stuart Hall (2003, 2006) que nos permitem compreender alguns aspectos sobre a cultura; Carlos Skliar (2005), que aborda a surdez sob uma perspectiva cultural e sociológica. Também nos orientamos pelas pesquisas de alguns teóricos sobre os estudos linguísticos da Língua de Sinais, como os de Lucinda Ferreira Brito (2010), e Ronice Quadros e Lodenir Karnopp (2007). Ademais, consideramos em nossas análises os estudos surdos marcados pelas posições de Strobel (2008) sobre a cultura surda e as pesquisas em torno da literatura surda apresentadas por Lodenir Karnopp (2006, 2008, 2010), Marta Morgado (2011), Cláudio Mourão (2011, 2016) e Sutton-Spence (2005, 2006, 2021). Como resultado, concluímos que os poemas analisados têm mobilizado os aspectos performáticos e estéticos da poética visual em Língua Brasileira de Sinais, operando nos territórios literários da coletividade, escrevendo vivências e denunciando opressões.The deaf community has expressed its culture and language through literary productions in a poetic manner. Thus, the productions of black authors intersect aspects related to race and gender, fields that affect women's experiences. This dissertation sought to explore how the poetic text in a language with a visual-spatial modality brings the visuality of an aesthetic built on the plasticity of a signed language, having the author's body as a support for the texture of the text and which aspects these texts cover. The research problem that accompanied the development of the investigation was: which aesthetic elements make up the signaled poetics? What do these poems say and how they say? Based on these questions, the objective is to understand the aspects present in the highlighted poems written by Yanna Porcino. The methodology used to develop the research consisted of a descriptive analysis, considering the aesthetic elements described by Sutton-Spence (2021), the theme and the performative aspects in the highlighted poems. Three poems by Yanna Porcino were analyzed: "Who cares" (Porcino, 2020), "Ingenuity" (Porcino, 2021) and "I am different" (Porcino, 2021). The reflections take place in dialogue with the theories of Stuart Hall (2003, 2006) that allow us to understand some aspects of culture; Carlos Skliar (2005), who addresses deafness from a cultural and sociological perspective. We were also guided by the research of some theorists on the linguistic studies of Sign Language, such as Lucinda Ferreira Brito (2010), and Ronice Quadros and Lodenir Karnopp (2007). Furthermore, in our analyzes we consider deaf studies marked by Strobel's (2008) positions on deaf culture and research on deaf literature presented by Lodenir Karnopp (2006, 2008, 2010), Marta Morgado (2011), Cláudio Mourão (2011, 2016) and Sutton-Spence (2005, 2006, 2021). As a result, we conclude that the analyzed poems have mobilized the performative and aesthetic aspects of visual poetics in Brazilian Sign Language, operating in the literary territories of the collective (re)writing experiences and denouncing oppression.porUniversidade Federal da BahiaPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) UFBABrasilInstituto de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrazilian literatureBrazilian visual poetryBrazilian sign languageDeaf cultureYanna PorcinoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura brasileiraPoesia virtual brasileiraLíngua brasileira de sinaisCultura surdaPorcino, Yanna - Crítica e interpretaçãoPorcino, Yanna - Quem cuidaPorcino, Yanna - IngenuidadePorcino, Yanna - Eu sou diferenteLiteratura surda: a construção poética sinalizada de Yanna PorcinoMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRamos, Elizabeth SantosMourão, Cláudio Henrique NunesBento, Nanci AraújoRamos, Elizabeth Santoshttp://lattes.cnpq.br/1419393870629428Rodrigues, Rosecleide Ferreira Borgesreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38856/5/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD55open accessORIGINALRosecleide Rodrigues. Dissertação.pdfRosecleide Rodrigues. Dissertação.pdfapplication/pdf15348846https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38856/6/Rosecleide%20Rodrigues.%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf261688d7e32bd43a064be042122ecd3bMD56open accessri/388562024-01-12 09:23:11.229open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-01-12T12:23:11Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura surda: a construção poética sinalizada de Yanna Porcino
title Literatura surda: a construção poética sinalizada de Yanna Porcino
spellingShingle Literatura surda: a construção poética sinalizada de Yanna Porcino
Rodrigues, Rosecleide Ferreira Borges
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura brasileira
Poesia virtual brasileira
Língua brasileira de sinais
Cultura surda
Porcino, Yanna - Crítica e interpretação
Porcino, Yanna - Quem cuida
Porcino, Yanna - Ingenuidade
Porcino, Yanna - Eu sou diferente
Brazilian literature
Brazilian visual poetry
Brazilian sign language
Deaf culture
Yanna Porcino
title_short Literatura surda: a construção poética sinalizada de Yanna Porcino
title_full Literatura surda: a construção poética sinalizada de Yanna Porcino
title_fullStr Literatura surda: a construção poética sinalizada de Yanna Porcino
title_full_unstemmed Literatura surda: a construção poética sinalizada de Yanna Porcino
title_sort Literatura surda: a construção poética sinalizada de Yanna Porcino
author Rodrigues, Rosecleide Ferreira Borges
author_facet Rodrigues, Rosecleide Ferreira Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Elizabeth Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mourão, Cláudio Henrique Nunes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bento, Nanci Araújo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ramos, Elizabeth Santos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1419393870629428
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rosecleide Ferreira Borges
contributor_str_mv Ramos, Elizabeth Santos
Mourão, Cláudio Henrique Nunes
Bento, Nanci Araújo
Ramos, Elizabeth Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura brasileira
Poesia virtual brasileira
Língua brasileira de sinais
Cultura surda
Porcino, Yanna - Crítica e interpretação
Porcino, Yanna - Quem cuida
Porcino, Yanna - Ingenuidade
Porcino, Yanna - Eu sou diferente
Brazilian literature
Brazilian visual poetry
Brazilian sign language
Deaf culture
Yanna Porcino
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Poesia virtual brasileira
Língua brasileira de sinais
Cultura surda
Porcino, Yanna - Crítica e interpretação
Porcino, Yanna - Quem cuida
Porcino, Yanna - Ingenuidade
Porcino, Yanna - Eu sou diferente
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Brazilian literature
Brazilian visual poetry
Brazilian sign language
Deaf culture
Yanna Porcino
description A comunidade surda tem manifestado sua cultura e sua língua por meio de produções literárias de maneira poética. Desta forma, as produções de autoras negras interseccionam aspectos relacionados a raça e gênero, campos que afetam a vivência das mulheres. A presente dissertação buscou explorar como o texto poético em uma língua de modalidade visual-espacial traz a visualidade de uma estética construída na plasticidade de uma língua sinalizada, tendo o corpo do autor como suporte para a tessitura e quais aspectos esses textos abarcam. O problema de pesquisa que acompanhou o desenvolvimento da investigação foi: quais elementos estéticos compõem a poética sinalizada das mulheres surdas? O que dizem esses poemas e de que modo? A partir desses questionamentos, o objetivo é perceber os aspectos presentes nos poemas sinalizados de autoria de Yanna Porcino. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa consistiu em uma análise descritiva, considerando os elementos estéticos descritos por Sutton-Spence (2021), a temática e os aspectos performáticos nos poemas sinalizados. Foram analisados três poemas de Yanna Porcino: "Quem cuida" (Porcino, 2020), "Ingenuidade" (Porcino, 2021) e "Eu sou diferente" (Porcino, 2021). As reflexões se dão em diálogo com as teorias de Stuart Hall (2003, 2006) que nos permitem compreender alguns aspectos sobre a cultura; Carlos Skliar (2005), que aborda a surdez sob uma perspectiva cultural e sociológica. Também nos orientamos pelas pesquisas de alguns teóricos sobre os estudos linguísticos da Língua de Sinais, como os de Lucinda Ferreira Brito (2010), e Ronice Quadros e Lodenir Karnopp (2007). Ademais, consideramos em nossas análises os estudos surdos marcados pelas posições de Strobel (2008) sobre a cultura surda e as pesquisas em torno da literatura surda apresentadas por Lodenir Karnopp (2006, 2008, 2010), Marta Morgado (2011), Cláudio Mourão (2011, 2016) e Sutton-Spence (2005, 2006, 2021). Como resultado, concluímos que os poemas analisados têm mobilizado os aspectos performáticos e estéticos da poética visual em Língua Brasileira de Sinais, operando nos territórios literários da coletividade, escrevendo vivências e denunciando opressões.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-10T16:59:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-10T16:59:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38856
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38856/5/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38856/6/Rosecleide%20Rodrigues.%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
261688d7e32bd43a064be042122ecd3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502804582334464