Fazer dinheiro: o avesso do discurso da sustentabilidade na Vale
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32136 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe-se a desvelar o discurso empresarial da sustentabilidade na mineradora Vale. A sustentabilidade é analisada a partir de um enfoque discursivo, historicamente determinado, no qual o discurso é efeito de sentidos entre interlocutores. Demonstra-se que o desenvolvimento sustentável é um acontecimento enunciativo na formação discursiva do desenvolvimento no capitalismo e que, posteriormente, se transfigura em sustentabilidade, convertendo-se em uma perspectiva gerencialista do desenvolvimento sustentável, dando origem à formação discursiva da sustentabilidade empresarial. Como aporte teórico e metodológico foi utilizada a Análise do Discurso Pêcheuxtiana, cujos procedimentos teóricoanalíticos são definidos à luz do materialismo histórico-dialético. Para delinear como são construídos os sentidos do discurso da sustentabilidade, constituiu-se um corpus a partir de sequências discursivas, retiradas dos relatórios de sustentabilidade da Vale, publicados no período de 2007 e 2017. Identificou-se a posição-sujeito no discurso empresarial, juntamente com a forma-sujeito que a determina e seu enunciador universal, o que possibilitou constatar que a Vale produz três efeitos de sentido: viabilizar a mineração, tornar-se uma empresa competitiva e gerar valor para o acionista. Conclui-se que, em seu funcionamento, o discurso da sustentabilidade na Vale funciona para higienizar a imagem da empresa, apagar a memória estatal e camuflar seu objetivo principal de transformar a Natureza em dinheiro. |
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Simões, Paulo Everton MotaKraychete, Elsa SousaSilva, Sóstenes Ericson Vicente daVentura, Andrea CardosoSaraiva, Luiz Alex SilvaSantos, Maria Elisabete Pereira dos2020-08-23T19:21:34Z2020-08-23T19:21:34Z2020-08-232019-11-21http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32136Esta pesquisa propõe-se a desvelar o discurso empresarial da sustentabilidade na mineradora Vale. A sustentabilidade é analisada a partir de um enfoque discursivo, historicamente determinado, no qual o discurso é efeito de sentidos entre interlocutores. Demonstra-se que o desenvolvimento sustentável é um acontecimento enunciativo na formação discursiva do desenvolvimento no capitalismo e que, posteriormente, se transfigura em sustentabilidade, convertendo-se em uma perspectiva gerencialista do desenvolvimento sustentável, dando origem à formação discursiva da sustentabilidade empresarial. Como aporte teórico e metodológico foi utilizada a Análise do Discurso Pêcheuxtiana, cujos procedimentos teóricoanalíticos são definidos à luz do materialismo histórico-dialético. Para delinear como são construídos os sentidos do discurso da sustentabilidade, constituiu-se um corpus a partir de sequências discursivas, retiradas dos relatórios de sustentabilidade da Vale, publicados no período de 2007 e 2017. Identificou-se a posição-sujeito no discurso empresarial, juntamente com a forma-sujeito que a determina e seu enunciador universal, o que possibilitou constatar que a Vale produz três efeitos de sentido: viabilizar a mineração, tornar-se uma empresa competitiva e gerar valor para o acionista. Conclui-se que, em seu funcionamento, o discurso da sustentabilidade na Vale funciona para higienizar a imagem da empresa, apagar a memória estatal e camuflar seu objetivo principal de transformar a Natureza em dinheiro.This research aims to unveil the corporate discourse of sustainability in the mining company Vale. The sustainability is analyzed from a discursive and historically determined perspective, where the discourse is an effect of meanings between interlocutors. It is demonstrated that sustainable development is an enunciative event on the discursive construction of development in capitalism and that, posteriorly, transfigures itself into sustainability, converting itself into a managerial perspective of sustainable development, originating the discursive construction of corporate sustainability. As a theoretical and methodological basis, Pêcheux's Analysis of the Discourse was utilized, whose theoretical and analytical procedures are defined in the light of dialectical and historical materialism. To outline how the meanings of the sustainability discourse are constructed, a corpus was constituted from discursive sequences extracted from Vale's sustainability reports, published between 2007 and 2017. The subject-position of corporate discourse was identified, along with the subject-form that determines it and its universal enunciator, which made it possible to note that Vale produces three effects of meaning: make mining viable, turn itself into a competitive company and create value for the shareholders. It is concluded that, in its operation, the sustainability discourse in Vale serves the purpose of promoting hygiene of the company's image, eliminating its state-owned history and camouflaging its main goal of converting nature into money.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2020-08-20T16:01:29Z No. of bitstreams: 1 Paulo Everton Mota Simões.pdf: 2595757 bytes, checksum: 795f58db7f404d1d65ded8c0976fc0d8 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2020-08-23T19:21:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Paulo Everton Mota Simões.pdf: 2595757 bytes, checksum: 795f58db7f404d1d65ded8c0976fc0d8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-23T19:21:34Z (GMT). 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