Metacognição e empreendedorismo: ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21908 |
Resumo: | Este artigo analisou como sujeitos empreendedores demonstram suas posturas metacognitivas, comparando-os com “não-empreendedores”. A survey envolveu 271 empreendedores e 787 não-empreendedores. Como hipótese, assumimos que a metacognição seria positivamente relacionada com o perfil empreendedor de um indivíduo. Os resultados obtidos a partir de modelo de equações estruturais apontaram que a metacognição é positivamente relacionada com o perfil empreendedor de um indivíduo, indicando que um sujeito empreendedor apresenta um nível metacognitivo superior em relação àqueles que não são empreendedores. Como principal contribuição, os resultados evidenciam a importância de aspectos que envolvem a metacognição e o empreendedorismo, indicando as possíveis excepcionalidades que um indivíduo empreendedor possui e os caminhos para desenvolver a capacidade de pensar sobre seus próprios pensamentos. Com este estudo, também propomos o estudo da Metacognição no Empreendedorismo como uma linha de pesquisa a ser consolidada nacionalmente, de forma que possa apresentar ainda mais resultados que contribuam para o desenvolvimento de todos os atores envolvidos neste contexto. |
id |
UFBA-2_22c36dead3a2c884ca16a4d612d10020 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/21908 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Lima Filho, Raimundo NonatoBruni, Adriano LealLima Filho, Raimundo NonatoBruni, Adriano Leal2017-04-11T18:31:34Z2017-04-11T18:31:34Z2014http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21908v. 1, p. 1-10, 2014.Este artigo analisou como sujeitos empreendedores demonstram suas posturas metacognitivas, comparando-os com “não-empreendedores”. A survey envolveu 271 empreendedores e 787 não-empreendedores. Como hipótese, assumimos que a metacognição seria positivamente relacionada com o perfil empreendedor de um indivíduo. Os resultados obtidos a partir de modelo de equações estruturais apontaram que a metacognição é positivamente relacionada com o perfil empreendedor de um indivíduo, indicando que um sujeito empreendedor apresenta um nível metacognitivo superior em relação àqueles que não são empreendedores. Como principal contribuição, os resultados evidenciam a importância de aspectos que envolvem a metacognição e o empreendedorismo, indicando as possíveis excepcionalidades que um indivíduo empreendedor possui e os caminhos para desenvolver a capacidade de pensar sobre seus próprios pensamentos. Com este estudo, também propomos o estudo da Metacognição no Empreendedorismo como uma linha de pesquisa a ser consolidada nacionalmente, de forma que possa apresentar ainda mais resultados que contribuam para o desenvolvimento de todos os atores envolvidos neste contexto.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-04-04T19:38:03Z No. of bitstreams: 1 Metacognição e empreendedorismo - ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas.pdf: 132811 bytes, checksum: 0a7ba5e852e2c186a96ff9f9d987b2c2 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-04-11T18:31:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Metacognição e empreendedorismo - ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas.pdf: 132811 bytes, checksum: 0a7ba5e852e2c186a96ff9f9d987b2c2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-11T18:31:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Metacognição e empreendedorismo - ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas.pdf: 132811 bytes, checksum: 0a7ba5e852e2c186a96ff9f9d987b2c2 (MD5) Previous issue date: 2014Gestão & RegionalidadeBrasilhttp://148.215.1.176/articulo.oa?id=133432111006reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAMetacogniçãoEmpreendedorismoModelagem de equações estruturaisSurveyMetacognição e empreendedorismo: ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALMetacognição e empreendedorismo - ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas.pdfMetacognição e empreendedorismo - ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas.pdfapplication/pdf132811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21908/1/Metacogni%c3%a7%c3%a3o%20e%20empreendedorismo%20-%20ser%20empreendedor%20influencia%20atitudes%20metacognitivas.pdf0a7ba5e852e2c186a96ff9f9d987b2c2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21908/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTMetacognição e empreendedorismo - ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas.pdf.txtMetacognição e empreendedorismo - ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas.pdf.txtExtracted texttext/plain44993https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21908/3/Metacogni%c3%a7%c3%a3o%20e%20empreendedorismo%20-%20ser%20empreendedor%20influencia%20atitudes%20metacognitivas.pdf.txt548a6f87372ad4352f730c564a421c4aMD53ri/219082022-07-05 14:05:18.321oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:05:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metacognição e empreendedorismo: ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas? |
title |
Metacognição e empreendedorismo: ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas? |
spellingShingle |
Metacognição e empreendedorismo: ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas? Lima Filho, Raimundo Nonato Metacognição Empreendedorismo Modelagem de equações estruturais Survey |
title_short |
Metacognição e empreendedorismo: ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas? |
title_full |
Metacognição e empreendedorismo: ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas? |
title_fullStr |
Metacognição e empreendedorismo: ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas? |
title_full_unstemmed |
Metacognição e empreendedorismo: ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas? |
title_sort |
Metacognição e empreendedorismo: ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas? |
author |
Lima Filho, Raimundo Nonato |
author_facet |
Lima Filho, Raimundo Nonato Bruni, Adriano Leal |
author_role |
author |
author2 |
Bruni, Adriano Leal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Filho, Raimundo Nonato Bruni, Adriano Leal Lima Filho, Raimundo Nonato Bruni, Adriano Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metacognição Empreendedorismo Modelagem de equações estruturais Survey |
topic |
Metacognição Empreendedorismo Modelagem de equações estruturais Survey |
description |
Este artigo analisou como sujeitos empreendedores demonstram suas posturas metacognitivas, comparando-os com “não-empreendedores”. A survey envolveu 271 empreendedores e 787 não-empreendedores. Como hipótese, assumimos que a metacognição seria positivamente relacionada com o perfil empreendedor de um indivíduo. Os resultados obtidos a partir de modelo de equações estruturais apontaram que a metacognição é positivamente relacionada com o perfil empreendedor de um indivíduo, indicando que um sujeito empreendedor apresenta um nível metacognitivo superior em relação àqueles que não são empreendedores. Como principal contribuição, os resultados evidenciam a importância de aspectos que envolvem a metacognição e o empreendedorismo, indicando as possíveis excepcionalidades que um indivíduo empreendedor possui e os caminhos para desenvolver a capacidade de pensar sobre seus próprios pensamentos. Com este estudo, também propomos o estudo da Metacognição no Empreendedorismo como uma linha de pesquisa a ser consolidada nacionalmente, de forma que possa apresentar ainda mais resultados que contribuam para o desenvolvimento de todos os atores envolvidos neste contexto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-11T18:31:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-11T18:31:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21908 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
v. 1, p. 1-10, 2014. |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21908 |
identifier_str_mv |
v. 1, p. 1-10, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gestão & Regionalidade |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Gestão & Regionalidade |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
http://148.215.1.176/articulo.oa?id=133432111006 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21908/1/Metacogni%c3%a7%c3%a3o%20e%20empreendedorismo%20-%20ser%20empreendedor%20influencia%20atitudes%20metacognitivas.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21908/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21908/3/Metacogni%c3%a7%c3%a3o%20e%20empreendedorismo%20-%20ser%20empreendedor%20influencia%20atitudes%20metacognitivas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a7ba5e852e2c186a96ff9f9d987b2c2 05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34 548a6f87372ad4352f730c564a421c4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459528083079168 |