Empreendendo sobre o empreender e pensando sobre o pensar: um estudo sobre características empreendedoras e metacognição.
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24037 |
Resumo: | A tese aqui proposta defende que existe uma relação significativa entre metacognição e características empreendedoras. O objetivo principal desse estudo foi levantar elementos que evidenciam essa relação em profissionais empreendedores e em estudantes de Administração. Participaram do survey 851 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Administração e 207 estudantes de Administração de IES públicas e privadas de Salvador/Bahia. Do total de 1058 respondentes, 271 eram empreendedores. Foram utilizados três instrumentos psicométricos ajustados: Características Comportamentais Empreendedoras (CCE), Inventário de Consciência Metacognitiva (MAI) e o Inventário de Atividades Metacognitivas (MCAi). As hipóteses da tese defendiam que existe uma relação significativa entre metacognição e características empreendedoras e que a idade e gênero do respondente influenciam o seu Perfil Metacognitivo e as suas Características Comportamentais Empreendedoras. A partir da Modelagem de Equações Estruturais os resultados indicaram que somente a variável gênero não apresentou relação significativa tanto para o Perfil Metacognitivo, quanto para as Características Comportamentais Empreendedoras. Adicionalmente, o estudo contribuiu com um achado inédito em pesquisas da área que confirmou que o fato do participante possuir negócio próprio influencia positivamente o seu Perfil Metacognitivo. A metaconclusão desta tese ratifica os estudos referenciados, confirmando que os indivíduos podem alterar suas vidas, alterando suas atitudes mentais. As implicações desta pesquisa oferecem conclusões empíricas que podem ajudar empreendedores, estudantes de Administração, empresas, instituições de ensino superior a entender mais sistematicamente os aspectos metacognitivos que influenciam o comportamento empreendedor. As contribuições desta pesquisa, não se restringem na perspectiva teórica e acadêmica, mas também no contexto profissional, econômico e social, uma vez que este estudo promove a evolução da qualidade profissional e os impactos na economia e na sociedade tornam-se uma consequência natural deste desenvolvimento. |
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Lima Filho, Raimundo NonatoLima Filho, Raimundo NonatoBruni, Adriano LealQuintella, Rogério HermidaMenezes, Igor GomesCasa Nova, Silvia Pereira de CastroAmorim, Ricardo José Rocha2017-08-18T18:03:37Z2017-08-18T18:03:37Z2017-08-182013-02-15http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24037A tese aqui proposta defende que existe uma relação significativa entre metacognição e características empreendedoras. O objetivo principal desse estudo foi levantar elementos que evidenciam essa relação em profissionais empreendedores e em estudantes de Administração. Participaram do survey 851 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Administração e 207 estudantes de Administração de IES públicas e privadas de Salvador/Bahia. Do total de 1058 respondentes, 271 eram empreendedores. Foram utilizados três instrumentos psicométricos ajustados: Características Comportamentais Empreendedoras (CCE), Inventário de Consciência Metacognitiva (MAI) e o Inventário de Atividades Metacognitivas (MCAi). As hipóteses da tese defendiam que existe uma relação significativa entre metacognição e características empreendedoras e que a idade e gênero do respondente influenciam o seu Perfil Metacognitivo e as suas Características Comportamentais Empreendedoras. A partir da Modelagem de Equações Estruturais os resultados indicaram que somente a variável gênero não apresentou relação significativa tanto para o Perfil Metacognitivo, quanto para as Características Comportamentais Empreendedoras. Adicionalmente, o estudo contribuiu com um achado inédito em pesquisas da área que confirmou que o fato do participante possuir negócio próprio influencia positivamente o seu Perfil Metacognitivo. A metaconclusão desta tese ratifica os estudos referenciados, confirmando que os indivíduos podem alterar suas vidas, alterando suas atitudes mentais. As implicações desta pesquisa oferecem conclusões empíricas que podem ajudar empreendedores, estudantes de Administração, empresas, instituições de ensino superior a entender mais sistematicamente os aspectos metacognitivos que influenciam o comportamento empreendedor. As contribuições desta pesquisa, não se restringem na perspectiva teórica e acadêmica, mas também no contexto profissional, econômico e social, uma vez que este estudo promove a evolução da qualidade profissional e os impactos na economia e na sociedade tornam-se uma consequência natural deste desenvolvimento.This thesis defends that there is a significant relationship between metacognition and entrepreneurial characteristics. This research aims to point out elements that have a clear relationship within professional entrepreneurs and students of administration. This survey counts with 851 professionals registered in the Regional Board of Administration and 207 students of administration of public and private universities in Salvador/Bahia. From the total of 1058 respondents, 271 were entrepreneurs. Three psychometric set instruments were used: Entrepreneurs’ Behavioral Characteristics (CCE), Metacognitive Awareness Inventory (MAI), and Metacognitive Activities Inventory (MCAi). The hypothesis of the thesis supported that there is a significant relationship between metacognition and entrepreneurial characteristics and that respondent’s age and gender influence their metacognitive profile and their entrepreneurial behavioral characteristics. According to the Structural Equation Modeling, results indicated that only the variable gender did not present a significant relationship with metacognitive profile and entrepreneurial behavioral characteristics. Moreover, this study contributed with an unprecedented finding in this area, confirming that the fact that the participant has their own business influences positively their metacognitive profile. The metaconclusion of this thesis ratifies the referenced studies, confirming that individuals can alter their lives when they alter their mental attitudes. The implications of this research offer empirical conclusions that can help entrepreneurs, students of administration, companies and institutions of superior education understand more systematically the metacognitive aspects that influence the entrepreneurial behavior. The contributions of this research are not restricted in the theoretical and academic perspective, but have also impacts in the professional, economic and social context since this study promotes the professional quality evolution, thus the impacts on economy and society become a natural consequence in this development.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-08-03T20:46:12Z No. of bitstreams: 1 Raimundo Nonato.pdf: 1279051 bytes, checksum: e174e5dc84959445eb976eb5f986f474 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-08-18T18:03:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Raimundo Nonato.pdf: 1279051 bytes, checksum: e174e5dc84959445eb976eb5f986f474 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-18T18:03:37Z (GMT). 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