O discurso imagético no ensino de física: gestos, materiais e seus significados na transposição do conhecimento científico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alan Santos dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30698
Resumo: Buscamos neste trabalho uma compreensão sobre a constituição e utilização do Discurso Imagético desenvolvido pelo professor em salas de aula de Física. Tendo sido motivada pelas observações acumuladas durante a experiência na docência, é dessas vivências também que surgem as questões ligadas às interpretações divergentes entre estudantes e professores sobre os significados atribuídos às imagens em situações do ensino de Física. Em termos filosóficos, as imagens podem se configurar em obstáculos ao desenvolvimento científico, se não for compreendido o seu papel nesse processo, o que clama por uma aprendizagem específica acerca de suas funções. Assim, nosso objetivo consiste em discutir o papel da linguagem visual no trabalho docente, identificando e classificando os diversos modos de representação visual usado pelo docente. Nesse sentido, significados construídos com uso de imagens têm sido alvo crescente de discussões em diversas áreas de conhecimento, e aqui nos dedicamos ao caso do Ensino de Física, em uma discussão sobre a construção de significados por meio dos signos que acaba inclusive, contribuindo para vislumbrar outros olhares sobre o ensino das ciências em geral. As discussões que tecemos se baseiam em nossa apropriação da teoria Semiótica proposta por Charles Sanders Peirce, que possui uma ampla tipologia de signos e suas inter-relações, permeada pelas ideias de Chevallard acerca da Transposição Didática, no que tange à ação do professor enquanto agente dessa transformação em sala de aula, e ainda, perpassada pelas preocupações de Bachelard acerca do desenvolvimento do “espírito científico”. Analisando eventos de nossa experiência pregressa na docência, nos debruçamos sobre o tema para indicar direções no que tange ao uso do Discurso Imagético no ensino de Física, realizando uma análise visual semiótica de aulas de física com o intuito de contribuir para as pesquisas e para as práticas em Educação. Voltamos o nosso olhar para o ser e o fazer docente, evidenciando a necessidade de uma trilha formativa que seja capaz de ampliar os potenciais do educador e facilitar seu trânsito pelos modos discursivos da educação atual que se transformam constantemente. Entre os resultados esperados, buscamos justificar a inclusão da linguagem visual no rol de saberes necessários à formação docente, no que indicamos elementos de sua constituição, contribuindo ainda, com o uso da Semiótica peirceana com um instrumento importante na análise da ação docente.
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spelling Santos, Alan Santos dosSantos, Alan Santos dosPenido, Maria Cristina MartinsSousa, Guaracira Gouvêa dePigozzo, Cassio Bruno MagalhãesSilva, Jose Luis de Paula BarrosRocha, Gustavo RodriguesTeixeira, Elder SalesPenido, Maria Cristina Martins2019-09-27T12:14:48Z2019-09-27T12:14:48Z2019-09-272019-08-12Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30698Buscamos neste trabalho uma compreensão sobre a constituição e utilização do Discurso Imagético desenvolvido pelo professor em salas de aula de Física. Tendo sido motivada pelas observações acumuladas durante a experiência na docência, é dessas vivências também que surgem as questões ligadas às interpretações divergentes entre estudantes e professores sobre os significados atribuídos às imagens em situações do ensino de Física. Em termos filosóficos, as imagens podem se configurar em obstáculos ao desenvolvimento científico, se não for compreendido o seu papel nesse processo, o que clama por uma aprendizagem específica acerca de suas funções. Assim, nosso objetivo consiste em discutir o papel da linguagem visual no trabalho docente, identificando e classificando os diversos modos de representação visual usado pelo docente. Nesse sentido, significados construídos com uso de imagens têm sido alvo crescente de discussões em diversas áreas de conhecimento, e aqui nos dedicamos ao caso do Ensino de Física, em uma discussão sobre a construção de significados por meio dos signos que acaba inclusive, contribuindo para vislumbrar outros olhares sobre o ensino das ciências em geral. As discussões que tecemos se baseiam em nossa apropriação da teoria Semiótica proposta por Charles Sanders Peirce, que possui uma ampla tipologia de signos e suas inter-relações, permeada pelas ideias de Chevallard acerca da Transposição Didática, no que tange à ação do professor enquanto agente dessa transformação em sala de aula, e ainda, perpassada pelas preocupações de Bachelard acerca do desenvolvimento do “espírito científico”. Analisando eventos de nossa experiência pregressa na docência, nos debruçamos sobre o tema para indicar direções no que tange ao uso do Discurso Imagético no ensino de Física, realizando uma análise visual semiótica de aulas de física com o intuito de contribuir para as pesquisas e para as práticas em Educação. Voltamos o nosso olhar para o ser e o fazer docente, evidenciando a necessidade de uma trilha formativa que seja capaz de ampliar os potenciais do educador e facilitar seu trânsito pelos modos discursivos da educação atual que se transformam constantemente. Entre os resultados esperados, buscamos justificar a inclusão da linguagem visual no rol de saberes necessários à formação docente, no que indicamos elementos de sua constituição, contribuindo ainda, com o uso da Semiótica peirceana com um instrumento importante na análise da ação docente.ABSTRACT: We seek in this paper an understanding of the constitution and use of the Imagetic Discourse developed by the teacher in physics classrooms. Having been motivated by the observations accumulated during the teaching experience, it is from these experiences that the questions related to the divergent interpretations between students and teachers about the meanings attributed to the images in situations of physics teaching arise. In philosophical terms, images can be obstacles to scientific development if their role in this process is not understood, which calls for a specific learning about their functions. Thus, our goal is to discuss the role of visual language in teaching work, identifying and classifying the various modes of visual representation used by the teacher. In this sense, meanings constructed using images have been the target of discussions in several areas of knowledge, and here we focus on the case of Physics Teaching, in a discussion about the construction of meanings through the signs that also contribute to glimpse other perspectives on science teaching in general. The discussions we weave are based on our appropriation of the semiotic theory proposed by Charles Sanders Peirce, which has a wide typology of signs and their interrelationships, permeated by Chevallard's ideas about Didactic Transposition, regarding the teacher's action as agent of this transformation in the classroom, and also permeated by Bachelard's concerns about the development of the “scientific spirit”. Analyzing events from our previous experience in teaching, we focus on the theme to indicate directions regarding the use of Imagetic Discourse in physics teaching, performing a semiotic visual analysis of physics classes in order to contribute to both research and practices in Education, turning our gaze to the teaching being and doing, highlighting the need for a formative path that is capable of expanding the educator's potentials and facilitating their transit through the discursive modes of current education that are constantly changing. Among the expected results, we seek to justify the inclusion of visual language in the list of knowledge necessary for teacher education, in which we indicate elements of its constitution, also contributing with the use of Peircean Semiotics as an important tool in the analysis of teaching action.RÉSUMÉ: Nous cherchons dans cet article une compréhension de la constitution et de l'utilisation du discours imagétique développé par l'enseignant dans les classes de physique. Après avoir été motivé par les observations accumulées au cours de l'expérience d'enseignement, c'est à partir de ces expériences que se posent les questions relatives aux interprétations divergentes entre étudiants et enseignants sur les significations attribuées aux images dans les situations d'enseignement de la physique. En termes philosophiques, les images peuvent constituer des obstacles au développement scientifique si leur rôle dans ce processus n’est pas compris, ce qui nécessite un apprentissage spécifique de leurs fonctions. Ainsi, notre objectif est de discuter du rôle du langage visuel dans le travail d’enseignement, en identifiant et en classant les différents modes de représentation visuelle utilisés par l’enseignant. En ce sens, les significations construites à l'aide d'images ont fait l'objet de discussions croissantes dans divers domaines de la connaissance, et nous nous concentrons ici sur le cas de l'enseignement de la physique, dans le cadre d'une discussion sur la construction de significations à l'aide de signes contribuant à entrevoir d'autres perspectives sur l'enseignement des sciences en général. Les discussions que nous avons sont basées sur notre appropriation de la théorie sémiotique proposée par Charles Sanders Peirce, qui présente une large typologie de signes et leurs interrelations, imprégnées par les idées de Chevallard sur la transposition didactique, concernant l'action de l'enseignant en tant qu'agent. Bachelard sur le développement de «l’esprit scientifique». En analysant les événements de nos expériences précédentes en enseignement, nous nous concentrons sur le thème pour indiquer les orientations relatives à l’utilisation du discours en imagerie dans l’enseignement de la physique, en effectuant une analyse visuelle sémiotique des cours de physique afin de contribuer à la recherche et à la formation dans les pratiques en éducation. Nous tournons notre regard vers l’enseignement et le faire, en soulignant la nécessité d’un chemin formatif capable d’élargir le potentiel de l’éducateur et de faciliter son passage à travers les modes discursifs actuels d’éducation qui évoluent constamment. Parmi les résultats attendus, nous cherchons à justifier l’inclusion du langage visuel dans la liste des connaissances nécessaires à la formation des enseignants, dans laquelle nous indiquons des éléments de sa constitution, en contribuant également à l’utilisation de la sémiotique peircéenne comme instrument important dans l’analyse de l’action pédagogique.Submitted by Alan Santos (alansantos@ufba.br) on 2019-09-21T01:09:58Z No. of bitstreams: 1 TESE - versão FINAL PÓS-DEFESA p HOMOLOGAÇÂO.pdf: 4437046 bytes, checksum: 281a5d45012eb4b03d78a94ad6a2ea73 (MD5)Rejected by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com), reason: Prezado Sr. Alan. bom dia. Gentileza retificar a ficha catalográfica. Maiores informações e orientações, entre em contato com a Biblioteca Anísio Teixeira. Tel: 3283-7240/7256 on 2019-09-24T12:11:48Z (GMT)Submitted by Alan Santos (alansantos@ufba.br) on 2019-09-26T14:56:29Z No. of bitstreams: 1 TESE - versão FINAL PÓS-DEFESA p HOMOLOGAÇÂO.pdf: 4246924 bytes, checksum: e31ff2949bc2a389e53d87bf1295457e (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2019-09-27T12:14:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE - versão FINAL PÓS-DEFESA p HOMOLOGAÇÂO.pdf: 4246924 bytes, checksum: e31ff2949bc2a389e53d87bf1295457e (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-27T12:14:48Z (GMT). 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