Modos de coMviver do índio com deficiência: um estudo de caso na etnia indígena Pankararé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Patrícia Carla da Hora
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18041
Resumo: A tese intitulada "Modos de coMviver do índio com deficiência: um estudo de caso na etnia indígena Pankararé" vem discutir as práticas de inclusão que acontecem na coMvivência entre os índios com e sem deficiência. Neste intuito, levantou-se como problema se os modos de coMviver do índio com deficiência na comunidade Pankararé, gerados a partir dos vínculos que se estabelecem nas redes de sua convivência, favoreciam sua participação na cultura e no processo social e econômico da etnia. Partindo desse princípio, o estudo visou analisar as práticas de inclusão existentes na etnia Pankararé, discutindo os vínculos sociais básicos que ali se estabelecem nas redes geradas na coMvivênvia. A coMvivência é prerrogativa para que o ser humano viva em sociedade e esse viver está vinculado ao viver com e para o outro, considerando a sua alteridade e a cultura da diversidade. A pesquisa teve como sustentação teórica a discussão dos aspectos cotidianos e não-cotidianos nos contextos sociais; a teoria sócio-histórico-cultural buscando a interação entre o social, o educacional e o cultural; o gênero humano no processo de transformação da sociedade; a coMvivência como estratégia para a construção da história e a tradição e a tradução na história indígena. Os vínculos sociais básicos foram estudados nos modos de coMviver do índio com deficiência. O estudo teve uma abordagem qualitativa através do estudo de caso etnográfico, com a utilização da observação e da entrevista como instrumentos para coleta de dados. A amostra foi composta por uma professora, o pajé, o cacique e nove familiares dos nove índios com deficiência selecionados para o estudo. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a partir do método da Análise de Conteúdos, tendo como tema ou categoria para análise do conteúdo os Vínculos Sociais Básicos. Os dados coletados evidenciaram que as práticas inclusivas acontecem nos vínculos sociais que configuram o espaço afetivo, cultural e público, sendo fruto dos processos que são sínteses da própria experiência. Essas práticas, sendo incorporadas como rotina, podem conduzir o índio com deficiência a uma verdadeira inclusão, a fim de que possa contribuir para o desenvolvimento de sua etnia, uma vez que ainda não são suficientes para ampliar as redes de coMvivência do índio com deficiência.
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Partindo desse princípio, o estudo visou analisar as práticas de inclusão existentes na etnia Pankararé, discutindo os vínculos sociais básicos que ali se estabelecem nas redes geradas na coMvivênvia. A coMvivência é prerrogativa para que o ser humano viva em sociedade e esse viver está vinculado ao viver com e para o outro, considerando a sua alteridade e a cultura da diversidade. A pesquisa teve como sustentação teórica a discussão dos aspectos cotidianos e não-cotidianos nos contextos sociais; a teoria sócio-histórico-cultural buscando a interação entre o social, o educacional e o cultural; o gênero humano no processo de transformação da sociedade; a coMvivência como estratégia para a construção da história e a tradição e a tradução na história indígena. Os vínculos sociais básicos foram estudados nos modos de coMviver do índio com deficiência. O estudo teve uma abordagem qualitativa através do estudo de caso etnográfico, com a utilização da observação e da entrevista como instrumentos para coleta de dados. A amostra foi composta por uma professora, o pajé, o cacique e nove familiares dos nove índios com deficiência selecionados para o estudo. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a partir do método da Análise de Conteúdos, tendo como tema ou categoria para análise do conteúdo os Vínculos Sociais Básicos. Os dados coletados evidenciaram que as práticas inclusivas acontecem nos vínculos sociais que configuram o espaço afetivo, cultural e público, sendo fruto dos processos que são sínteses da própria experiência. Essas práticas, sendo incorporadas como rotina, podem conduzir o índio com deficiência a uma verdadeira inclusão, a fim de que possa contribuir para o desenvolvimento de sua etnia, uma vez que ainda não são suficientes para ampliar as redes de coMvivência do índio com deficiência.ABSTRACT The thesis entitled The Ways of Living Together of Indians with Disabilities: a study case in the ethnicity Pankararé, discusses the practice of inclusion that happens in the relationship among the indians with or without disabilities. In order to find out more about the issue, it was hypothesized if the ways of living of the Indians with disabilities in the Pankararé community benefited their participation not only in the local culture but also in the social and economical process of the ethnicity. The way of living of the indians are established within their own network system. Based on these principles, the purpose of this study aimed at analyzing the practices of inclusion that permeate the Pankararé ethnicity through their basic social bonds that are established within their relationships. The process of living together is the prerogative to the human being to live in society and this is related to the LIVE WITH and to the others considering its own alterity and the diversity of culture. The research was based on the theoretical discussion of the daily and non daily aspects in the social contexts; the social historical and cultural theory that targeted the interaction among the social, the educational and the cultural elements; the human beings in the transformational process of society; the ways of living together as a strategy to build the history, the tradition and the translation as basis to the living together process. A qualitative approach was used to investigate the ethnographic study case through the techniques of observation and interview as tools to collect data. The sample of the study had the participation of a teacher, the “pajé” (medicine man), the “cacique” (leader of a tribe) and nine members of nine indians families with disabilities who were selected to take part in the investigation. The method of Analysis of Contents was used to interpret the data collected. The theme or category to the analysis of the content was based on the Social Basic Bonds. The results obtained from the data collected demonstrated that the practices of inclusion occur in the social bonds that consist of affective, cultural and public environment which is the result of the processes derived from synthesis of its own experience. If these practices are incorporated as a routine, they can lead an indian with disability to help the development of his ethnicity. However, these practices have not been sufficiently incorporated yet in order to widely spread the relationships of living together of an indian with disability.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2015-06-03T14:39:00Z No. of bitstreams: 1 PATRICIA CARLA DA HORA.pdf: 6983244 bytes, checksum: dcf623b02d644216cb668e6386d0c182 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-08-27T18:11:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PATRICIA CARLA DA HORA.pdf: 6983244 bytes, checksum: dcf623b02d644216cb668e6386d0c182 (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-27T18:11:36Z (GMT). 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Correia, Patrícia Carla da Hora
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