DESTERRITORIALIZAÇÃO ENRAIZADA: EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA NAS FRONTEIRAS DA ARGENTINA E DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Veronica Daniela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37249
Resumo: Esta tese tem como objetivo analizar processos criativos em dança que partem de matrizes estéticas e motrizes afroameríndias nas fronteiras da Argentina e do Brasil, especificamente Humahuaca, Jujuy e Salvador da Bahia. A partir de procedimentos metodológicos que se aproximam da prática-performativa, adentrando nas manifestações culturais entendidas como performances. Especificamente trabalho no contexto do Carnaval de Huamhuaca, realizando uma descrição e análise da cosmopercepção andina e afro-americana, especificamente banto, a partir da idéia de Pacha e em relação com a noção de tempo-espaço analisado a partir do cosmograma banto-kongo. Re-danço minha prática neste escrito, como dançarina-educadoracapoerista das danças andinas e afrobrasileiras e coloco em questão as formas institucionalizadas das danças ditas folclóricas, tensionando arquivos a partir dos repertórios de corpos atuais. O trabalho procura desestabilizar formas cartesianas de pesquisa, criação e produção em dança, evidenciando racismos e sexismos na construção histórica de danças que estabeleceram formas de ser, disciplinando os corpos e criando imaginários identitários. Uma das idéias que atravessam o trabalho é que a partir das novas possibilidades de dançar que surgem nas festas, nas formas coletivas de se organizar para dançar, nas produções e criações em comunidades artísticas é possível desestabilizar arquivos e repensar repertórios corporais, que possibilitem danças múltiplas e diversas para todas as corporeidades.
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Re-danço minha prática neste escrito, como dançarina-educadoracapoerista das danças andinas e afrobrasileiras e coloco em questão as formas institucionalizadas das danças ditas folclóricas, tensionando arquivos a partir dos repertórios de corpos atuais. O trabalho procura desestabilizar formas cartesianas de pesquisa, criação e produção em dança, evidenciando racismos e sexismos na construção histórica de danças que estabeleceram formas de ser, disciplinando os corpos e criando imaginários identitários. Uma das idéias que atravessam o trabalho é que a partir das novas possibilidades de dançar que surgem nas festas, nas formas coletivas de se organizar para dançar, nas produções e criações em comunidades artísticas é possível desestabilizar arquivos e repensar repertórios corporais, que possibilitem danças múltiplas e diversas para todas as corporeidades.The aim of this thesis is to analyze creative processes in dance that are based on aesthetic matrices and afroamerican roots in Argentina and Brazil, specifically in Humahuaca, Jujuy and Salvador de Bahia. Based on methodological procedures that are close to the practiceperformative, I will enter into cultural manifestations that are understood as performances. Specifically, I work in the context of the Huamhuaca Carnival, performing a description and analysis of Andean and Afro-American cosmoperception, specifically Bantu, from the idea of Pacha and in relation to the notion of time-space analyzed from the Bantu-Kongo cosmogram. I re-dance my practice in this paper, as a dancer-educator-capoerista of Andean and Afro- Brazilian dances and I question the institutionalized forms of so-called folkloric dances, intending archives from the repertoires of current bodies. The work seeks to destabilize Cartesian forms of research, creation and production in dance, highlighting racism and sexism in the historical construction of dances that established ways of being, disciplining bodies and creating imaginary identities. One of the ideas that runs through this work is that it is possible to destabilize archives and rethink corporal repertoires based on the new dance possibilities that emerge at parties, in collective forms of organizing to dance, and in the productions and creations in artistic communities.Submitted by veronica daniela navarro (veronicadnavarro@gmail.com) on 2023-06-20T18:11:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Tese Vero Navarro (3) (1).pdf: 6682368 bytes, checksum: 62fe00cef9664871f0b84cce27760b3d (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-06-21T12:49:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese Vero Navarro (3) (1).pdf: 6682368 bytes, checksum: 62fe00cef9664871f0b84cce27760b3d (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-21T12:49:06Z (GMT). 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