Políticas públicas: tecnologias da informação e comunicação e novas práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11044 |
Resumo: | Esta tese está relacionada com as Políticas de Formação de Professores, com as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionais e com a necessidade de uma Pedagogia capaz de ressonar em novas ou diferentes ações em sala de aula. Evidencia que as TIC exigem novas práticas pedagógicas, pois elas provocam desterritorializações próprias à transgressão das velhas práticas, ou seja, é possível provocar um movimento horizontal, incluindo novos valores e novas sensibilidades internas e externas à vida escolar. Seu objetivo principal é apresentar uma experiência que transgrediu, junto com 145 alunos de Licenciatura e de Pós-Graduação, a cultura pedagógica instituída, e contemplar, através da ação pedagógica e das TIC, um movimento que possibilitou discussões, interações e ações ressonantes. Para alcançar tal objetivo foi utilizada a estratégia da pesquisa-ação associada a ação pedagógica, a qual permitiu aos sujeitos serem os atores responsáveis pelas ressonâncias e pelas dissonâncias ocorridas no movimento da sala de aula. Esses participantes, que compuseram a representatividade qualitativa da pesquisa, são professores da rede municipal e estadual da região da Associação do Meio Oeste Catarinense (AMMOC) e alunos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC-Joaçaba). Esta tese problematizou a cultura pedagógica e as políticas de formação de professores instituídas e provocou um movimento, auxiliado pelas TIC, à uma prática instituinte, ou seja, a pesquisadora juntamente com o grupo redimensionou o uso das TIC na sala de aula. |
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