O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Laira Aparecida Machado
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106524
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_0e5c06677fee3cb4b3b8484b8d662c92
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106524
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do ParanáEngenharia de produçãoPrática de ensinoProfessoresEfeito de inovações tecnológicasProfessores -FormaçãoTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho aborda as competências necessárias ao professor do século XXI, diante de uma sociedade que vive um grande desenvolvimento tecnológico e busca por uma educação de qualidade, que seja capaz de preparar o futuro profissional para exercer a sua cidadania. Através de uma pesquisa de campo realizada numa escola pública do interior do Paraná, apresenta a investigação da prática pedagógica de professores do Ensino Médio com relação à incorporação de tecnologias no processo da construção do conhecimento. Apesar do professor demonstrar ter conhecimento sobre a necessidade de mudar a sua prática pedagógica, a falta de tempo e de conhecimento técnico para o uso da informática foram apontados como as principais barreiras para a mudança de paradigma, além do fato de alguns professores desconhecerem o artefato computador como instrumento de aprendizagem interativa. O trabalho indica a necessidade de direcionar as reuniões pedagógicas como uma oportunidade de seduzir o professor para repensar a sua prática pedagógica e fazê-lo ver que a tecnologia pode ser um importante aliado no desenvolvimento de seu trabalho.Florianópolis, SCUlbricht, Vânia RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaRibas, Laira Aparecida Machado2013-12-05T21:11:56Z2013-12-05T21:11:56Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis74 f.| tabs.application/pdf193718https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106524porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-05T21:11:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106524Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-05T21:11:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná
title O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná
spellingShingle O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná
Ribas, Laira Aparecida Machado
Engenharia de produção
Prática de ensino
Professores
Efeito de inovações tecnológicas
Professores -
Formação
Tecnologia educacional
title_short O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná
title_full O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná
title_fullStr O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná
title_full_unstemmed O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná
title_sort O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná
author Ribas, Laira Aparecida Machado
author_facet Ribas, Laira Aparecida Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulbricht, Vânia Ribas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Laira Aparecida Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Prática de ensino
Professores
Efeito de inovações tecnológicas
Professores -
Formação
Tecnologia educacional
topic Engenharia de produção
Prática de ensino
Professores
Efeito de inovações tecnológicas
Professores -
Formação
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2013-12-05T21:11:56Z
2013-12-05T21:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 193718
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106524
identifier_str_mv 193718
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651963827486721