O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106524 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_0e5c06677fee3cb4b3b8484b8d662c92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106524 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do ParanáEngenharia de produçãoPrática de ensinoProfessoresEfeito de inovações tecnológicasProfessores -FormaçãoTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho aborda as competências necessárias ao professor do século XXI, diante de uma sociedade que vive um grande desenvolvimento tecnológico e busca por uma educação de qualidade, que seja capaz de preparar o futuro profissional para exercer a sua cidadania. Através de uma pesquisa de campo realizada numa escola pública do interior do Paraná, apresenta a investigação da prática pedagógica de professores do Ensino Médio com relação à incorporação de tecnologias no processo da construção do conhecimento. Apesar do professor demonstrar ter conhecimento sobre a necessidade de mudar a sua prática pedagógica, a falta de tempo e de conhecimento técnico para o uso da informática foram apontados como as principais barreiras para a mudança de paradigma, além do fato de alguns professores desconhecerem o artefato computador como instrumento de aprendizagem interativa. O trabalho indica a necessidade de direcionar as reuniões pedagógicas como uma oportunidade de seduzir o professor para repensar a sua prática pedagógica e fazê-lo ver que a tecnologia pode ser um importante aliado no desenvolvimento de seu trabalho.Florianópolis, SCUlbricht, Vânia RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaRibas, Laira Aparecida Machado2013-12-05T21:11:56Z2013-12-05T21:11:56Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis74 f.| tabs.application/pdf193718https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106524porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-05T21:11:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106524Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-05T21:11:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná |
title |
O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná |
spellingShingle |
O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná Ribas, Laira Aparecida Machado Engenharia de produção Prática de ensino Professores Efeito de inovações tecnológicas Professores - Formação Tecnologia educacional |
title_short |
O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná |
title_full |
O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná |
title_fullStr |
O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná |
title_full_unstemmed |
O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná |
title_sort |
O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná |
author |
Ribas, Laira Aparecida Machado |
author_facet |
Ribas, Laira Aparecida Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ulbricht, Vânia Ribas Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribas, Laira Aparecida Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Prática de ensino Professores Efeito de inovações tecnológicas Professores - Formação Tecnologia educacional |
topic |
Engenharia de produção Prática de ensino Professores Efeito de inovações tecnológicas Professores - Formação Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2013-12-05T21:11:56Z 2013-12-05T21:11:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
193718 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106524 |
identifier_str_mv |
193718 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651963827486721 |