O cenário escolar e acadêmico do Brasil antes e depois da “Lei do Espanhol”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PARAQUETT, Marcia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA JR, Antônio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34045
Resumo: Com as drásticas mudanças ocorridas no cenário nacional brasileiro, a partir do impedimento da Presidenta Dilma Roussef e a ascensão do atual Presidente Michel Temer, houve, entre outros problemas, a revogação da Lei 11.161/2005, que instituiu a obrigatoriedade de oferta da Língua Espanhola como disciplina escolar no Ensino Médio, facultando-a ao Ensino Fundamental. Aquela lei, assinada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinha como principal objetivo aproximar o Brasil de países hispânicos da América Latina, provocando uma reciprocidade que, em médio prazo, poderia ser muito benéfica aos interesses políticos e humanísticos de nosso continente. Essa ruptura, embora inibitória, não apagará os resultados já obtidos ao longo dos doze anos em que a lei esteve vigente, já que se encontram muitos profissionais no mercado de trabalho, além de pesquisadores, formados ou em formação, nos variados Programas de Pós-graduação do Brasil. A partir do exposto, a proposta é refletir sobre o que se fez em nosso país a partir da Lei 11.161/2005, em especial nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com o objetivo de convidar à reflexão sobre o que nos espera a partir da revogação dessa lei, afetando a educação básica, a formação de professores e a produção científica
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Aquela lei, assinada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinha como principal objetivo aproximar o Brasil de países hispânicos da América Latina, provocando uma reciprocidade que, em médio prazo, poderia ser muito benéfica aos interesses políticos e humanísticos de nosso continente. Essa ruptura, embora inibitória, não apagará os resultados já obtidos ao longo dos doze anos em que a lei esteve vigente, já que se encontram muitos profissionais no mercado de trabalho, além de pesquisadores, formados ou em formação, nos variados Programas de Pós-graduação do Brasil. A partir do exposto, a proposta é refletir sobre o que se fez em nosso país a partir da Lei 11.161/2005, em especial nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com o objetivo de convidar à reflexão sobre o que nos espera a partir da revogação dessa lei, afetando a educação básica, a formação de professores e a produção científicaSubmitted by MARCIA PARAQUETT FERNANDES (marciaparaquett@gmail.com) on 2021-08-03T18:51:51Z No. of bitstreams: 1 2019 O cenário escolar e acadêmico do Brasil antes e depois da Lei do Espanhol.pdf: 541920 bytes, checksum: 450a38f29d7dd02ea514ddd0b17d918d (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-08-25T19:02:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019 O cenário escolar e acadêmico do Brasil antes e depois da Lei do Espanhol.pdf: 541920 bytes, checksum: 450a38f29d7dd02ea514ddd0b17d918d (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-25T19:02:13Z (GMT). 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