Problemas sobre tocar e ensinar piano:uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paulo Novais
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21387
Resumo: RESUMO Este trabalho apresenta as atividades desenvolvidas durante o curso de Mestrado Profissional em Música, na área de Criação/Interpretação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música – PPGPROM, da Universidade Federal da Bahia, sob a orientação da Profa. Dra. Ekaterina Konopleva. Contém um Memorial descritivo do curso, precedido por uma Introdução e elaborado em forma de cordel. Esta forma alternativa de memorial foi idealizada a partir do exemplo indicado pelo Prof. Dr. Lucas Robatto, Coordenador deste Programa, numa das suas orientações gerais, ao citar um memorial em forma de versos elaborado por um mestrando da área de Letras. Contém um artigo acadêmico intitulado Problemas sobre tocar e ensinar piano - uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky. Contém, nos Apêndices A e B, outros dois artigos produzidos durante o curso: Invenção a duas vozes BWV 772 - HIP e o piano na música de J. S. Bach, e A Sonata BWV 1029 para Viola da Gamba e Cravo de J. S. Bach: uma possibilidade de performance. Nos Apêndices C e D o Plano Pedagógico 2015.1/2 e, finalmente, nos Anexos, os relatórios das Práticas Profissionais Orientadas realizadas durante o curso. Acompanha este volume, correspondendo a um dos produtos finais do mestrado, DVDs do Recital-Palestra O Contraponto e o piano na música para teclado de Bach (11 de maio e 15 de julho de 2016 no Auditório da Escola de Música) e da palestra Contribuições Pedagógicas de George Kochevitsky: tradução inédita da obra “The Art of Piano Playing, a scientific approach” apresentados no congresso UFBA 70 Anos, em 15 de julho de 2016. Todo o material exibido tem o objetivo de cumprir os requisitos para a obtenção do título de Mestre em Música através do PPGPROM - Universidade Federal da Bahia.
id UFBA-2_28c686edadfaebc90b2699e115a40d78
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/21387
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Almeida, Paulo NovaisKonopleva, EkaterinaFonseca, Diana SantiagoSantos, Paulo Afonso Batista2017-02-08T18:17:01Z2017-02-08T18:17:01Z2017-02-082016-10-24Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21387RESUMO Este trabalho apresenta as atividades desenvolvidas durante o curso de Mestrado Profissional em Música, na área de Criação/Interpretação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música – PPGPROM, da Universidade Federal da Bahia, sob a orientação da Profa. Dra. Ekaterina Konopleva. Contém um Memorial descritivo do curso, precedido por uma Introdução e elaborado em forma de cordel. Esta forma alternativa de memorial foi idealizada a partir do exemplo indicado pelo Prof. Dr. Lucas Robatto, Coordenador deste Programa, numa das suas orientações gerais, ao citar um memorial em forma de versos elaborado por um mestrando da área de Letras. Contém um artigo acadêmico intitulado Problemas sobre tocar e ensinar piano - uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky. Contém, nos Apêndices A e B, outros dois artigos produzidos durante o curso: Invenção a duas vozes BWV 772 - HIP e o piano na música de J. S. Bach, e A Sonata BWV 1029 para Viola da Gamba e Cravo de J. S. Bach: uma possibilidade de performance. Nos Apêndices C e D o Plano Pedagógico 2015.1/2 e, finalmente, nos Anexos, os relatórios das Práticas Profissionais Orientadas realizadas durante o curso. Acompanha este volume, correspondendo a um dos produtos finais do mestrado, DVDs do Recital-Palestra O Contraponto e o piano na música para teclado de Bach (11 de maio e 15 de julho de 2016 no Auditório da Escola de Música) e da palestra Contribuições Pedagógicas de George Kochevitsky: tradução inédita da obra “The Art of Piano Playing, a scientific approach” apresentados no congresso UFBA 70 Anos, em 15 de julho de 2016. Todo o material exibido tem o objetivo de cumprir os requisitos para a obtenção do título de Mestre em Música através do PPGPROM - Universidade Federal da Bahia.ABSTRACT This paper presents the activities developed during the course of Professional Masters in Music in the area of Creation / Interpretation, as a part of the Post-Graduate Professional Program in Music - PPGPROM, of the Federal University of Bahia, under the guidance of Prof. Dra. Ekaterina Konopleva. It contains a descriptive Memorial, preceded by an Introduction and prepared in the poetic form of cordel. This alternative form of memorial has been designed from the example indicated by Prof. Dr. Lucas Robatto, Coordinator of the Program, during one of his general orientations, who quoted a Memorial in form of verses, prepared by a graduate student of Portuguese Language. This work contains an academic article entitled Problems of Playing and Teaching Piano - a Pedagogical Contribution of G. Kochevitsky. Contains, in Appendices A and B, two other articles produced during the course: Invention for Two Voices BWV 772 - HIP and Piano in J. S. Bach's Music, and Sonata BWV 1029 for Viola da Gamba and Harpsichord of J.S. Bach: a Possibility of Performance. Appendices C and D consist of the Pedagogical Plan 2015.1/2, and, finally, in the Annexes, the reports of Oriented Professional Practices accomplished during the course are presented. This volume is accompanied by DVDs of the lecture-recital Counterpoint and piano in the Bach’s keyboard music (May 11 and July 15, 2016 in the Auditorium of Music School), which corresponds to one of the final products for the Master Degree, and of the lecture Pedagogical Contributions of George Kochevitsky: unpublished translation of the work "The Art of Piano Playing, a scientific approach" presented in UFBA 70 Years Congress on 15 July, 2016. All the material exposed is intended to fulfill the requirements for obtaining the Master of Music at PPGPROM - Federal University of Bahia.Submitted by Paulo Almeida (pnovaisna@hotmail.com) on 2017-01-17T18:16:15Z No. of bitstreams: 2 Trabalho final - Homologdao.pdf: 27036242 bytes, checksum: 819af39de06b35a00377d454b1cc82db (MD5) A arte de tocar piano margem 2-2,4.pdf: 19285765 bytes, checksum: 8510e50d748d7cc72a098ab236b129de (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2017-02-08T18:17:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Trabalho final - Homologdao.pdf: 27036242 bytes, checksum: 819af39de06b35a00377d454b1cc82db (MD5) A arte de tocar piano margem 2-2,4.pdf: 19285765 bytes, checksum: 8510e50d748d7cc72a098ab236b129de (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-08T18:17:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Trabalho final - Homologdao.pdf: 27036242 bytes, checksum: 819af39de06b35a00377d454b1cc82db (MD5) A arte de tocar piano margem 2-2,4.pdf: 19285765 bytes, checksum: 8510e50d748d7cc72a098ab236b129de (MD5)PPGPROMArtes - MúsicaPiano - técnicaKochevitsky, GeorgeProblemas sobre tocar e ensinar piano:uma contribuição pedagógica de G. Kochevitskyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós-Ggraduação Profissional em MúsicaEMUSbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTrabalho final - Homologdao.pdfTrabalho final - Homologdao.pdfArtigo principalapplication/pdf27036242https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21387/1/Trabalho%20final%20-%20Homologdao.pdf819af39de06b35a00377d454b1cc82dbMD51A Arte de Tocar Piano - Kochevitsky.pdfA Arte de Tocar Piano - Kochevitsky.pdfapplication/pdf19262602https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21387/4/A%20Arte%20de%20Tocar%20Piano%20-%20Kochevitsky.pdf3c7c2fd0370c1c68506ea6f61404a8eeMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21387/3/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD53TEXTTrabalho final - Homologdao.pdf.txtTrabalho final - Homologdao.pdf.txtExtracted texttext/plain222651https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21387/5/Trabalho%20final%20-%20Homologdao.pdf.txtece373822773be007e2b35249bdc7aa8MD55A Arte de Tocar Piano - Kochevitsky.pdf.txtA Arte de Tocar Piano - Kochevitsky.pdf.txtExtracted texttext/plain267624https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21387/6/A%20Arte%20de%20Tocar%20Piano%20-%20Kochevitsky.pdf.txt19c4d5b48d0f0edc03a136d6ebff9d6aMD56ri/213872022-07-01 10:46:45.955oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Problemas sobre tocar e ensinar piano:uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky
title Problemas sobre tocar e ensinar piano:uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky
spellingShingle Problemas sobre tocar e ensinar piano:uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky
Almeida, Paulo Novais
Artes - Música
Piano - técnica
Kochevitsky, George
title_short Problemas sobre tocar e ensinar piano:uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky
title_full Problemas sobre tocar e ensinar piano:uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky
title_fullStr Problemas sobre tocar e ensinar piano:uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky
title_full_unstemmed Problemas sobre tocar e ensinar piano:uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky
title_sort Problemas sobre tocar e ensinar piano:uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky
author Almeida, Paulo Novais
author_facet Almeida, Paulo Novais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Paulo Novais
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Konopleva, Ekaterina
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fonseca, Diana Santiago
Santos, Paulo Afonso Batista
contributor_str_mv Konopleva, Ekaterina
Fonseca, Diana Santiago
Santos, Paulo Afonso Batista
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes - Música
topic Artes - Música
Piano - técnica
Kochevitsky, George
dc.subject.por.fl_str_mv Piano - técnica
Kochevitsky, George
description RESUMO Este trabalho apresenta as atividades desenvolvidas durante o curso de Mestrado Profissional em Música, na área de Criação/Interpretação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música – PPGPROM, da Universidade Federal da Bahia, sob a orientação da Profa. Dra. Ekaterina Konopleva. Contém um Memorial descritivo do curso, precedido por uma Introdução e elaborado em forma de cordel. Esta forma alternativa de memorial foi idealizada a partir do exemplo indicado pelo Prof. Dr. Lucas Robatto, Coordenador deste Programa, numa das suas orientações gerais, ao citar um memorial em forma de versos elaborado por um mestrando da área de Letras. Contém um artigo acadêmico intitulado Problemas sobre tocar e ensinar piano - uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky. Contém, nos Apêndices A e B, outros dois artigos produzidos durante o curso: Invenção a duas vozes BWV 772 - HIP e o piano na música de J. S. Bach, e A Sonata BWV 1029 para Viola da Gamba e Cravo de J. S. Bach: uma possibilidade de performance. Nos Apêndices C e D o Plano Pedagógico 2015.1/2 e, finalmente, nos Anexos, os relatórios das Práticas Profissionais Orientadas realizadas durante o curso. Acompanha este volume, correspondendo a um dos produtos finais do mestrado, DVDs do Recital-Palestra O Contraponto e o piano na música para teclado de Bach (11 de maio e 15 de julho de 2016 no Auditório da Escola de Música) e da palestra Contribuições Pedagógicas de George Kochevitsky: tradução inédita da obra “The Art of Piano Playing, a scientific approach” apresentados no congresso UFBA 70 Anos, em 15 de julho de 2016. Todo o material exibido tem o objetivo de cumprir os requisitos para a obtenção do título de Mestre em Música através do PPGPROM - Universidade Federal da Bahia.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-08T18:17:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-08T18:17:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21387
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Dissertação
identifier_str_mv Dissertação
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Ggraduação Profissional em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv EMUS
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21387/1/Trabalho%20final%20-%20Homologdao.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21387/4/A%20Arte%20de%20Tocar%20Piano%20-%20Kochevitsky.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21387/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21387/5/Trabalho%20final%20-%20Homologdao.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21387/6/A%20Arte%20de%20Tocar%20Piano%20-%20Kochevitsky.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 819af39de06b35a00377d454b1cc82db
3c7c2fd0370c1c68506ea6f61404a8ee
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
ece373822773be007e2b35249bdc7aa8
19c4d5b48d0f0edc03a136d6ebff9d6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502598345261056