Consumo sustentável e sua relevância na cultura contemporânea: análise de hábitos e práticas nas dimensões da cultura de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Marcia da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11941
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar, caracterizar e analisar modos de consumo, reconhecidos como associados à ideologia da sustentabilidade. Como suporte para essa análise, a pesquisa está dividida em três partes. A primeira contempla a análise de alguns aspectos da cultura de consumo, a partir da compreensão da formação da sociedade de consumo contemporânea, dos alicerces da cultura de consumo e sua evolução histórica, com ênfase na década de 1960. A segunda aborda os estudos de pesquisadores ambientalistas e autores que analisam a problemática ambiental, faz um resgate das origens do movimento ambientalista e traz uma breve reflexão sobre a sustentabilidade e sua relevância na contemporaneidade. A terceira trata de questões que envolvem o consumidor e o papel da comunicação, para tanto, parte da reflexão sobre a relação entre a cultura de consumo e o movimento ambiental e posteriormente é introduzida a discussão em torno das noções de consumo verde e consumo sustentável e suas principais críticas, abordando estudos que trazem à luz a existência de modos de consumo relacionados às questões da sustentabilidade. Essa abordagem permite a discussão sobre o papel da comunicação das marcas no contexto contemporâneo de consumo e sua relação com esse perfil de consumidor. A compreensão da relação entre o ambientalismo e a cultura de consumo e um melhor entendimento da existência de um perfil de consumo orientado pela ideologia da sustentabilidade evidencia a insustentabilidade dos modos de vida contemporâneos em razão da finitude de seus recursos naturais e degradação da ecosfera e possibilita a análise de seu papel e relevância na capacidade de promover mudanças reais sobre o futuro da humanidade.
id UFBA-2_29c4b35f07dffffc64542e49a10e777f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/11941
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Bittencourt, Marcia da CostaBittencourt, Marcia da CostaPalacios, Annamaria da Rocha Jatobá2013-06-14T20:01:57Z2013-06-14T20:01:57Z2013-06-14http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11941O objetivo deste estudo é identificar, caracterizar e analisar modos de consumo, reconhecidos como associados à ideologia da sustentabilidade. Como suporte para essa análise, a pesquisa está dividida em três partes. A primeira contempla a análise de alguns aspectos da cultura de consumo, a partir da compreensão da formação da sociedade de consumo contemporânea, dos alicerces da cultura de consumo e sua evolução histórica, com ênfase na década de 1960. A segunda aborda os estudos de pesquisadores ambientalistas e autores que analisam a problemática ambiental, faz um resgate das origens do movimento ambientalista e traz uma breve reflexão sobre a sustentabilidade e sua relevância na contemporaneidade. A terceira trata de questões que envolvem o consumidor e o papel da comunicação, para tanto, parte da reflexão sobre a relação entre a cultura de consumo e o movimento ambiental e posteriormente é introduzida a discussão em torno das noções de consumo verde e consumo sustentável e suas principais críticas, abordando estudos que trazem à luz a existência de modos de consumo relacionados às questões da sustentabilidade. Essa abordagem permite a discussão sobre o papel da comunicação das marcas no contexto contemporâneo de consumo e sua relação com esse perfil de consumidor. A compreensão da relação entre o ambientalismo e a cultura de consumo e um melhor entendimento da existência de um perfil de consumo orientado pela ideologia da sustentabilidade evidencia a insustentabilidade dos modos de vida contemporâneos em razão da finitude de seus recursos naturais e degradação da ecosfera e possibilita a análise de seu papel e relevância na capacidade de promover mudanças reais sobre o futuro da humanidade.Submitted by Marcia Bittencourt (marciabit@uol.com.br) on 2013-06-10T19:10:26Z No. of bitstreams: 1 Versão Final Dissertação Marcia Bittencourt.pdf: 2269091 bytes, checksum: fae76bf5115460ab6be7b882896294be (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-06-14T20:01:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versão Final Dissertação Marcia Bittencourt.pdf: 2269091 bytes, checksum: fae76bf5115460ab6be7b882896294be (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-14T20:01:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão Final Dissertação Marcia Bittencourt.pdf: 2269091 bytes, checksum: fae76bf5115460ab6be7b882896294be (MD5)Salvador - BahiaConsumoConsumo sustentávelSustentabilidadeAmbientalismoConsumo sustentável e sua relevância na cultura contemporânea: análise de hábitos e práticas nas dimensões da cultura de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVersão Final Dissertação Marcia Bittencourt.pdfVersão Final Dissertação Marcia Bittencourt.pdfapplication/pdf2269091https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11941/1/Vers%c3%a3o%20Final%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marcia%20Bittencourt.pdffae76bf5115460ab6be7b882896294beMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11941/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTVersão Final Dissertação Marcia Bittencourt.pdf.txtVersão Final Dissertação Marcia Bittencourt.pdf.txtExtracted texttext/plain456595https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11941/3/Vers%c3%a3o%20Final%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marcia%20Bittencourt.pdf.txt37f63f158bc102d644927c84d5ded327MD53ri/119412022-07-05 14:02:58.479oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:02:58Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo sustentável e sua relevância na cultura contemporânea: análise de hábitos e práticas nas dimensões da cultura de consumo
title Consumo sustentável e sua relevância na cultura contemporânea: análise de hábitos e práticas nas dimensões da cultura de consumo
spellingShingle Consumo sustentável e sua relevância na cultura contemporânea: análise de hábitos e práticas nas dimensões da cultura de consumo
Bittencourt, Marcia da Costa
Consumo
Consumo sustentável
Sustentabilidade
Ambientalismo
title_short Consumo sustentável e sua relevância na cultura contemporânea: análise de hábitos e práticas nas dimensões da cultura de consumo
title_full Consumo sustentável e sua relevância na cultura contemporânea: análise de hábitos e práticas nas dimensões da cultura de consumo
title_fullStr Consumo sustentável e sua relevância na cultura contemporânea: análise de hábitos e práticas nas dimensões da cultura de consumo
title_full_unstemmed Consumo sustentável e sua relevância na cultura contemporânea: análise de hábitos e práticas nas dimensões da cultura de consumo
title_sort Consumo sustentável e sua relevância na cultura contemporânea: análise de hábitos e práticas nas dimensões da cultura de consumo
author Bittencourt, Marcia da Costa
author_facet Bittencourt, Marcia da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Marcia da Costa
Bittencourt, Marcia da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
contributor_str_mv Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Consumo sustentável
Sustentabilidade
Ambientalismo
topic Consumo
Consumo sustentável
Sustentabilidade
Ambientalismo
description O objetivo deste estudo é identificar, caracterizar e analisar modos de consumo, reconhecidos como associados à ideologia da sustentabilidade. Como suporte para essa análise, a pesquisa está dividida em três partes. A primeira contempla a análise de alguns aspectos da cultura de consumo, a partir da compreensão da formação da sociedade de consumo contemporânea, dos alicerces da cultura de consumo e sua evolução histórica, com ênfase na década de 1960. A segunda aborda os estudos de pesquisadores ambientalistas e autores que analisam a problemática ambiental, faz um resgate das origens do movimento ambientalista e traz uma breve reflexão sobre a sustentabilidade e sua relevância na contemporaneidade. A terceira trata de questões que envolvem o consumidor e o papel da comunicação, para tanto, parte da reflexão sobre a relação entre a cultura de consumo e o movimento ambiental e posteriormente é introduzida a discussão em torno das noções de consumo verde e consumo sustentável e suas principais críticas, abordando estudos que trazem à luz a existência de modos de consumo relacionados às questões da sustentabilidade. Essa abordagem permite a discussão sobre o papel da comunicação das marcas no contexto contemporâneo de consumo e sua relação com esse perfil de consumidor. A compreensão da relação entre o ambientalismo e a cultura de consumo e um melhor entendimento da existência de um perfil de consumo orientado pela ideologia da sustentabilidade evidencia a insustentabilidade dos modos de vida contemporâneos em razão da finitude de seus recursos naturais e degradação da ecosfera e possibilita a análise de seu papel e relevância na capacidade de promover mudanças reais sobre o futuro da humanidade.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-14T20:01:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-14T20:01:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11941
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11941/1/Vers%c3%a3o%20Final%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marcia%20Bittencourt.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11941/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11941/3/Vers%c3%a3o%20Final%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marcia%20Bittencourt.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fae76bf5115460ab6be7b882896294be
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
37f63f158bc102d644927c84d5ded327
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459448203608064