Marketing ambiental e consumo sustentável: a tendência de empresários e consumidores rumo ao mercado sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7743 |
Resumo: | Vários são os termos que definem o momento atual, no qual, a preocupação com a escassez dos recursos naturais e essenciais, é motivo de mudança de comportamento por parte de consumidores e empresas. Recentemente, percebemos a influência da propaganda voltada para o meio ambiente e do próprio marketing ambiental. Eco-propaganda, marketing verde ou responsabilidade social como fator de agregação de valor às marcas, passam a ser reconhecidos como estratégias inovadoras e diferenciadas nos planejamentos de marketing e de comunicação das empresas. Com o objetivo de compreender a evolução histórica do comportamento de consumidores e empresas em busca da sustentabilidade, foi feita uma revisão bibliográfica com os temas relacionados ao marketing ambiental. A visão de um futuro no qual os recursos naturais não renováveis estariam esgotados, foi um dos estímulos aos consumidores, governos e empresas a repensarem a origem e impactos gerados por serviços, produtos e resíduos gerados. É fato que uma minoria da população age conscientemente e com responsabilidade ao consumir, no entanto, cresce o número de compradores e empresas que buscam pôr em prática o pensamento sustentável. Dessa forma, o marketing ambiental surge com força para garantir vantagem competitiva no mercado do consumo. |
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Vidal, Lara ArcírioFélix, Joana d’Arc Bicalho2016-02-11T12:18:08Z2016-02-11T12:18:08Z20122016-02-11https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7743Vários são os termos que definem o momento atual, no qual, a preocupação com a escassez dos recursos naturais e essenciais, é motivo de mudança de comportamento por parte de consumidores e empresas. Recentemente, percebemos a influência da propaganda voltada para o meio ambiente e do próprio marketing ambiental. Eco-propaganda, marketing verde ou responsabilidade social como fator de agregação de valor às marcas, passam a ser reconhecidos como estratégias inovadoras e diferenciadas nos planejamentos de marketing e de comunicação das empresas. Com o objetivo de compreender a evolução histórica do comportamento de consumidores e empresas em busca da sustentabilidade, foi feita uma revisão bibliográfica com os temas relacionados ao marketing ambiental. A visão de um futuro no qual os recursos naturais não renováveis estariam esgotados, foi um dos estímulos aos consumidores, governos e empresas a repensarem a origem e impactos gerados por serviços, produtos e resíduos gerados. É fato que uma minoria da população age conscientemente e com responsabilidade ao consumir, no entanto, cresce o número de compradores e empresas que buscam pôr em prática o pensamento sustentável. Dessa forma, o marketing ambiental surge com força para garantir vantagem competitiva no mercado do consumo.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-11T12:18:08Z No. of bitstreams: 1 50910224.pdf: 362079 bytes, checksum: fd06e4e7caf4c1486656ce8248e986ad (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-11T12:18:08Z (GMT). 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Vários são os termos que definem o momento atual, no qual, a preocupação com a escassez dos recursos naturais e essenciais, é motivo de mudança de comportamento por parte de consumidores e empresas. Recentemente, percebemos a influência da propaganda voltada para o meio ambiente e do próprio marketing ambiental. Eco-propaganda, marketing verde ou responsabilidade social como fator de agregação de valor às marcas, passam a ser reconhecidos como estratégias inovadoras e diferenciadas nos planejamentos de marketing e de comunicação das empresas. Com o objetivo de compreender a evolução histórica do comportamento de consumidores e empresas em busca da sustentabilidade, foi feita uma revisão bibliográfica com os temas relacionados ao marketing ambiental. A visão de um futuro no qual os recursos naturais não renováveis estariam esgotados, foi um dos estímulos aos consumidores, governos e empresas a repensarem a origem e impactos gerados por serviços, produtos e resíduos gerados. É fato que uma minoria da população age conscientemente e com responsabilidade ao consumir, no entanto, cresce o número de compradores e empresas que buscam pôr em prática o pensamento sustentável. Dessa forma, o marketing ambiental surge com força para garantir vantagem competitiva no mercado do consumo. |
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