Marketing ambiental e consumo sustentável: a tendência de empresários e consumidores rumo ao mercado sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Lara Arcírio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7743
Resumo: Vários são os termos que definem o momento atual, no qual, a preocupação com a escassez dos recursos naturais e essenciais, é motivo de mudança de comportamento por parte de consumidores e empresas. Recentemente, percebemos a influência da propaganda voltada para o meio ambiente e do próprio marketing ambiental. Eco-propaganda, marketing verde ou responsabilidade social como fator de agregação de valor às marcas, passam a ser reconhecidos como estratégias inovadoras e diferenciadas nos planejamentos de marketing e de comunicação das empresas. Com o objetivo de compreender a evolução histórica do comportamento de consumidores e empresas em busca da sustentabilidade, foi feita uma revisão bibliográfica com os temas relacionados ao marketing ambiental. A visão de um futuro no qual os recursos naturais não renováveis estariam esgotados, foi um dos estímulos aos consumidores, governos e empresas a repensarem a origem e impactos gerados por serviços, produtos e resíduos gerados. É fato que uma minoria da população age conscientemente e com responsabilidade ao consumir, no entanto, cresce o número de compradores e empresas que buscam pôr em prática o pensamento sustentável. Dessa forma, o marketing ambiental surge com força para garantir vantagem competitiva no mercado do consumo.
id CEUB_91f5715e298b09a0fbd4105bb80f6576
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/7743
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Vidal, Lara ArcírioFélix, Joana d’Arc Bicalho2016-02-11T12:18:08Z2016-02-11T12:18:08Z20122016-02-11https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7743Vários são os termos que definem o momento atual, no qual, a preocupação com a escassez dos recursos naturais e essenciais, é motivo de mudança de comportamento por parte de consumidores e empresas. Recentemente, percebemos a influência da propaganda voltada para o meio ambiente e do próprio marketing ambiental. Eco-propaganda, marketing verde ou responsabilidade social como fator de agregação de valor às marcas, passam a ser reconhecidos como estratégias inovadoras e diferenciadas nos planejamentos de marketing e de comunicação das empresas. Com o objetivo de compreender a evolução histórica do comportamento de consumidores e empresas em busca da sustentabilidade, foi feita uma revisão bibliográfica com os temas relacionados ao marketing ambiental. A visão de um futuro no qual os recursos naturais não renováveis estariam esgotados, foi um dos estímulos aos consumidores, governos e empresas a repensarem a origem e impactos gerados por serviços, produtos e resíduos gerados. É fato que uma minoria da população age conscientemente e com responsabilidade ao consumir, no entanto, cresce o número de compradores e empresas que buscam pôr em prática o pensamento sustentável. Dessa forma, o marketing ambiental surge com força para garantir vantagem competitiva no mercado do consumo.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-11T12:18:08Z No. of bitstreams: 1 50910224.pdf: 362079 bytes, checksum: fd06e4e7caf4c1486656ce8248e986ad (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-11T12:18:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50910224.pdf: 362079 bytes, checksum: fd06e4e7caf4c1486656ce8248e986ad (MD5)Consumo sustentávelMarketing ambientalSustentabilidadeEmpresa conscienteMarketing ambiental e consumo sustentável: a tendência de empresários e consumidores rumo ao mercado sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL50910224.pdf50910224.pdfapplication/pdf362079https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7743/1/50910224.pdffd06e4e7caf4c1486656ce8248e986adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7743/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT50910224.pdf.txt50910224.pdf.txtExtracted texttext/plain101389https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7743/3/50910224.pdf.txt475f14eea6f9144314d118063d597becMD53235/77432019-04-09 13:33:33.383oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-09T13:33:33Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing ambiental e consumo sustentável: a tendência de empresários e consumidores rumo ao mercado sustentável
title Marketing ambiental e consumo sustentável: a tendência de empresários e consumidores rumo ao mercado sustentável
spellingShingle Marketing ambiental e consumo sustentável: a tendência de empresários e consumidores rumo ao mercado sustentável
Vidal, Lara Arcírio
Consumo sustentável
Marketing ambiental
Sustentabilidade
Empresa consciente
title_short Marketing ambiental e consumo sustentável: a tendência de empresários e consumidores rumo ao mercado sustentável
title_full Marketing ambiental e consumo sustentável: a tendência de empresários e consumidores rumo ao mercado sustentável
title_fullStr Marketing ambiental e consumo sustentável: a tendência de empresários e consumidores rumo ao mercado sustentável
title_full_unstemmed Marketing ambiental e consumo sustentável: a tendência de empresários e consumidores rumo ao mercado sustentável
title_sort Marketing ambiental e consumo sustentável: a tendência de empresários e consumidores rumo ao mercado sustentável
author Vidal, Lara Arcírio
author_facet Vidal, Lara Arcírio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Lara Arcírio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Félix, Joana d’Arc Bicalho
contributor_str_mv Félix, Joana d’Arc Bicalho
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo sustentável
Marketing ambiental
Sustentabilidade
Empresa consciente
topic Consumo sustentável
Marketing ambiental
Sustentabilidade
Empresa consciente
description Vários são os termos que definem o momento atual, no qual, a preocupação com a escassez dos recursos naturais e essenciais, é motivo de mudança de comportamento por parte de consumidores e empresas. Recentemente, percebemos a influência da propaganda voltada para o meio ambiente e do próprio marketing ambiental. Eco-propaganda, marketing verde ou responsabilidade social como fator de agregação de valor às marcas, passam a ser reconhecidos como estratégias inovadoras e diferenciadas nos planejamentos de marketing e de comunicação das empresas. Com o objetivo de compreender a evolução histórica do comportamento de consumidores e empresas em busca da sustentabilidade, foi feita uma revisão bibliográfica com os temas relacionados ao marketing ambiental. A visão de um futuro no qual os recursos naturais não renováveis estariam esgotados, foi um dos estímulos aos consumidores, governos e empresas a repensarem a origem e impactos gerados por serviços, produtos e resíduos gerados. É fato que uma minoria da população age conscientemente e com responsabilidade ao consumir, no entanto, cresce o número de compradores e empresas que buscam pôr em prática o pensamento sustentável. Dessa forma, o marketing ambiental surge com força para garantir vantagem competitiva no mercado do consumo.
publishDate 2012
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-02-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-11T12:18:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-11T12:18:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7743
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7743/1/50910224.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7743/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7743/3/50910224.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fd06e4e7caf4c1486656ce8248e986ad
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
475f14eea6f9144314d118063d597bec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903884207915008