Os cambistas e os preços de ingressos em jogo de futebol: o caso do E.C. Bahia no campeonato brasileiro 2012
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15747 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo estudar a formação de preços de ingressos comercializados por cambistas em jogos de futebol. Coletou-se uma amostra, centrada nos jogos do Esporte Clube Bahia, como mandante, pelo Campeonato Brasileiro 2012. Foi pesquisada a diferença dos preços no mercado secundário, observando as seguintes variáveis explicativas: i) a distância entre o estádio e o local da transação; ii) a proximidade entre o horário da venda e o início do jogo; iii) a expectativa de público da partida. Imaginava-se que quanto maior a distância do estádio, maior o preço, por conta da assimetria de informações entre o vendedor e o comprador. A relação entre o tempo e os preços, por sua vez, poderia ser positiva ou negativa, a depender do poder de barganha dos vendedores e compradores no dia do jogo. A expectativa de lotação deveria influenciar positivamente o preço praticado. Estimou-se também a curva de demanda "tudo ou nada" por ingressos no câmbio negro, com o intuito de recuperar a função de demanda ordinária por ingressos em jogos do E. C. Bahia. O objetivo desta regressão é estimar a elasticidade-preço da demanda. A pesquisa de campo foi realizada nas redondezas do Estádio de Pituaçu, durante os momentos anteriores ao início de cada partida, coletando-se os preços oferecidos pelos cambistas, bem como a hora e a localização geográfica de cada observação. Os resultados encontrados confirmaram o que era esperado, tanto para a formação dos preços quanto para a demanda "tudo ou nada". |
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A expectativa de lotação deveria influenciar positivamente o preço praticado. Estimou-se também a curva de demanda "tudo ou nada" por ingressos no câmbio negro, com o intuito de recuperar a função de demanda ordinária por ingressos em jogos do E. C. Bahia. O objetivo desta regressão é estimar a elasticidade-preço da demanda. A pesquisa de campo foi realizada nas redondezas do Estádio de Pituaçu, durante os momentos anteriores ao início de cada partida, coletando-se os preços oferecidos pelos cambistas, bem como a hora e a localização geográfica de cada observação. Os resultados encontrados confirmaram o que era esperado, tanto para a formação dos preços quanto para a demanda "tudo ou nada".Submitted by Jacileide Oliveira (jacileideo@gmail.com) on 2014-08-20T16:17:27Z No. of bitstreams: 1 CAIO MUNIZ ASLAN RIBEIRO.pdf: 331212 bytes, checksum: f8ed741880a272c3aeb2a0362aa88f50 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2014-09-01T16:03:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAIO MUNIZ ASLAN RIBEIRO.pdf: 331212 bytes, checksum: f8ed741880a272c3aeb2a0362aa88f50 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-01T16:03:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAIO MUNIZ ASLAN RIBEIRO.pdf: 331212 bytes, checksum: f8ed741880a272c3aeb2a0362aa88f50 (MD5)Economia regional e urbanaEconomia – EsporteEsporte Clube BahiaFutebolOs cambistas e os preços de ingressos em jogo de futebol: o caso do E.C. 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