A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Shirley Raillany Melo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50873
Resumo: O marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha.
id UFRN_d6b85250aa9a7cb5d4b3a9fa8f94ae6c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50873
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Shirley Raillany MeloNobre, Luiz Fernando Dal PianCosta, José Zilmar Alves daDel Carratore, Luís Roberto Rossi2023-01-09T15:00:41Z2023-01-09T15:00:41Z2022-07-13SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. Orientador: Luis Roberto Rossi Del Carratore. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50873Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDECOMMarketing EsportivoFutebolComunicaçãoEsporte Clube BahiaA comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdfComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdfapplication/pdf2731412https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/1/ComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdfd25cc9034b82b04ac3e8679af6cf7c62MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52123456789/508732023-02-15 14:55:49.73oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-15T17:55:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
title A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
spellingShingle A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
Silva, Shirley Raillany Melo
Marketing Esportivo
Futebol
Comunicação
Esporte Clube Bahia
title_short A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
title_full A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
title_fullStr A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
title_full_unstemmed A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
title_sort A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
author Silva, Shirley Raillany Melo
author_facet Silva, Shirley Raillany Melo
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, José Zilmar Alves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Shirley Raillany Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Carratore, Luís Roberto Rossi
contributor_str_mv Del Carratore, Luís Roberto Rossi
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Esportivo
Futebol
Comunicação
Esporte Clube Bahia
topic Marketing Esportivo
Futebol
Comunicação
Esporte Clube Bahia
description O marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-09T15:00:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-09T15:00:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. Orientador: Luis Roberto Rossi Del Carratore. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50873
identifier_str_mv SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. Orientador: Luis Roberto Rossi Del Carratore. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv DECOM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/1/ComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
d25cc9034b82b04ac3e8679af6cf7c62
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833061942001664