A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50873 |
Resumo: | O marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha. |
id |
UFRN_d6b85250aa9a7cb5d4b3a9fa8f94ae6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50873 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Shirley Raillany MeloNobre, Luiz Fernando Dal PianCosta, José Zilmar Alves daDel Carratore, Luís Roberto Rossi2023-01-09T15:00:41Z2023-01-09T15:00:41Z2022-07-13SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. Orientador: Luis Roberto Rossi Del Carratore. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50873Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDECOMMarketing EsportivoFutebolComunicaçãoEsporte Clube BahiaA comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdfComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdfapplication/pdf2731412https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/1/ComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdfd25cc9034b82b04ac3e8679af6cf7c62MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52123456789/508732023-02-15 14:55:49.73oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-15T17:55:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
title |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
spellingShingle |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus Silva, Shirley Raillany Melo Marketing Esportivo Futebol Comunicação Esporte Clube Bahia |
title_short |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
title_full |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
title_fullStr |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
title_full_unstemmed |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
title_sort |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
author |
Silva, Shirley Raillany Melo |
author_facet |
Silva, Shirley Raillany Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Costa, José Zilmar Alves da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Shirley Raillany Melo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Del Carratore, Luís Roberto Rossi |
contributor_str_mv |
Del Carratore, Luís Roberto Rossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Esportivo Futebol Comunicação Esporte Clube Bahia |
topic |
Marketing Esportivo Futebol Comunicação Esporte Clube Bahia |
description |
O marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-09T15:00:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-09T15:00:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. Orientador: Luis Roberto Rossi Del Carratore. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50873 |
identifier_str_mv |
SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. Orientador: Luis Roberto Rossi Del Carratore. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
DECOM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/1/ComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50873/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 d25cc9034b82b04ac3e8679af6cf7c62 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833061942001664 |