“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de Janeiro, 1944 – 1961)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34256 |
Resumo: | Esta tese analisa a poesia de Solano Trindade (1908–1974), especificamente o livro Cantares ao meu povo, publicado em 1961, em São Paulo, pela Editora Fulgor. Optei por sua última publicação porque contêm poemas que também foram publicados nos dois primeiros livros, Poemas D’uma vida simples (1944), Seis tempos de poesia (1958) e poemas que foram transformados em peça teatral, em 1964, intitulada Sambalelê tá doente. Solano foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), nos anos 1940, realizou conferência de poesia no Teatro Experimental do Negro (TEN), foi diretor do Teatro Popular Brasileiro (TPB), nos anos 1950, e escreveu poemas sociais, que reivindicam a memória da escravidão e as lutas contra o racismo, por alimentação, moradia, educação e serviços de saúde. Escreveu também poemas que representam de forma positiva as religiões afro-brasileiras e as mulheres negras. Considerando esses aspectos, o objetivo desta tese é discutir conceitualmente a poesia de Trindade como movimento social negro. Portanto, a discussão teórico-metodológica articula literatura, história e sociologia. Os poemas foram selecionados com base nas Teorias sobre a Participação Social (GOHN, 2019), destacando temáticas que contemplam o protesto contra a fome, a afirmação da identidade coletiva-negra, a memória da escravidão no Brasil e as lutas por educação, por serviços de saúde e contra a exploração do trabalhador. O recorte temporal compreende os anos 1944, quando publicou seu primeiro livro, sofreu uma prisão política e foi criado o Teatro Experimental do Negro - TEN, até 1961, para demarcar o período que ele publicou o último livro e viveu no Rio de Janeiro, capital da República à época e centro do poder político e cultural. Conclui-se que a poesia de Trindade pode ser discutida como movimento social negro porque expressa a mobilização política do autor, a identidade coletiva-negra e a luta contra o racismo estrutural da sociedade brasileira. |
id |
UFBA-2_2d6aadb4cc973186dc60fab9d1848dd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/34256 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santos, OscarOliveira Filho, Jesiel Ferreira deSilva, PauloMattos, WilsonFigueiredo, FábioSantos, José Henrique2021-09-21T13:57:18Z2021-09-21T13:57:18Z2021-09-212021Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34256Esta tese analisa a poesia de Solano Trindade (1908–1974), especificamente o livro Cantares ao meu povo, publicado em 1961, em São Paulo, pela Editora Fulgor. Optei por sua última publicação porque contêm poemas que também foram publicados nos dois primeiros livros, Poemas D’uma vida simples (1944), Seis tempos de poesia (1958) e poemas que foram transformados em peça teatral, em 1964, intitulada Sambalelê tá doente. Solano foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), nos anos 1940, realizou conferência de poesia no Teatro Experimental do Negro (TEN), foi diretor do Teatro Popular Brasileiro (TPB), nos anos 1950, e escreveu poemas sociais, que reivindicam a memória da escravidão e as lutas contra o racismo, por alimentação, moradia, educação e serviços de saúde. Escreveu também poemas que representam de forma positiva as religiões afro-brasileiras e as mulheres negras. Considerando esses aspectos, o objetivo desta tese é discutir conceitualmente a poesia de Trindade como movimento social negro. Portanto, a discussão teórico-metodológica articula literatura, história e sociologia. Os poemas foram selecionados com base nas Teorias sobre a Participação Social (GOHN, 2019), destacando temáticas que contemplam o protesto contra a fome, a afirmação da identidade coletiva-negra, a memória da escravidão no Brasil e as lutas por educação, por serviços de saúde e contra a exploração do trabalhador. O recorte temporal compreende os anos 1944, quando publicou seu primeiro livro, sofreu uma prisão política e foi criado o Teatro Experimental do Negro - TEN, até 1961, para demarcar o período que ele publicou o último livro e viveu no Rio de Janeiro, capital da República à época e centro do poder político e cultural. Conclui-se que a poesia de Trindade pode ser discutida como movimento social negro porque expressa a mobilização política do autor, a identidade coletiva-negra e a luta contra o racismo estrutural da sociedade brasileira.This thesis analyzes the poetry of Solano Trindade (1908–1974), specifically the book Sing to my people, published in 1961, in São Paulo, by Editora Fulgor. I chose its last publication because it contains poems that were also published in the first two books, Poems from a simple life (1944), Six times of poetry (1958) and poems that were transformed into a play, in 1964, entitled Sambalelê tá sick. Solano was a member of the Brazilian Communist Party (PCB) in the 1940s, held a poetry conference at the Experimental Theater of Black - TEN, was director of the Brazilian Popular Theater (TPB) in the 1950s, and wrote social poems that claim to memory of slavery and the struggles against racism, for food, housing, education and health services. She also wrote poems that positively represent Afro-Brazilian religions and black women. Considering these aspects, the objective of this thesis is to conceptually discuss Trindade's poetry as a black social movement. Therefore, the theoretical-methodological discussion articulates literature, history and sociology. The poems were selected based on the Theories on Social Participation (GOHN, 2019), highlighting themes that include the protest against hunger, the affirmation of collective black identity, the memory of slavery in Brazil and the struggles for education, for services health and against worker exploitation. The time frame covers the years 1944, when he published his first book, he suffered a political arrest and the Experimental Theater of Black - TEN was created, until 1961, to mark the period in which he published the last book and lived in Rio de Janeiro, the capital from the Republic to the time and center of political and cultural power. It is concluded that Trindade's poetry can be discussed as a black social movement because it expresses the author's political mobilization, the collective-black identity and the struggle against structural racism in Brazilian society. KEYWORDS: Black Brazilian Poetry. Solano Trindade. Social movements. Black Identity. Anti-racist fight.Cette thèse analyse la poésie de Solano Trindade (1908-1974), en particulier le livre Chanter à mon peuple, publié en 1961, à São Paulo, par Editora Fulgor. J'ai choisi sa dernière publication car elle contient des poèmes qui ont également été publiés dans les deux premiers livres, Poemes d’une vie simple (1944), Six times of poem (1958) et des poèmes qui ont été transformés en pièce de théâtre, en 1964, intitulé Sambalelê tá malade. Solano était membre du Parti communiste brésilien (PCB) dans les années 1940, a tenu une conférence de poésie au Théâtre Experimental du Noir (TEN), a été directeur du Théâtre Populaire Brésilien (TPB) dans les années 1950 et a écrit des poèmes sociaux qui prétendent à la mémoire de l'esclavage et des luttes contre le racisme, pour l'alimentation, le logement, l'éducation et les services de santé. Elle a également écrit des poèmes qui représentent positivement les religions afro-brésiliennes et les femmes noires. Compte tenu de ces aspects, l'objectif de cette thèse est de discuter conceptuellement de la poésie de Trindade en tant que mouvement social noir. Ainsi, la discussion théorico-méthodologique articule littérature, histoire et sociologie. Les poèmes ont été sélectionnés sur la base des Théories sur la participation sociale (GOHN, 2019), mettant en évidence des thèmes qui incluent la protestation contre la faim, l'affirmation de l'identité noire collective, la mémoire de l'esclavage au Brésil et les luttes pour l'éducation, pour les services de santé et contre exploitation des travailleurs. La période couvre les années 1944, quand il a publié son premier livre, il a subi une arrestation politique et le Théâtre Expérimental de Black - TEN a été créé, jusqu'en 1961, pour marquer la période où il a publié le dernier livre et a vécu à Rio de Janeiro, la capitale, de la République à l'époque et centre du pouvoir politique et culturel. Il est conclu que la poésie de Trindade peut être discutée en tant que mouvement social noir car elle exprime la mobilisation politique de l'auteur, l'identité collective noire et la lutte contre le racisme structurel dans la société brésilienne. MOTS CLÉS: Poésie Négre Brésilienne. Solano Trindade. Mouvements Sociaux. Identité Noire. Lutte Antiraciste.Submitted by Oscar Santos (oscarinhopp@hotmail.com) on 2021-09-18T19:32:59Z No. of bitstreams: 1 TESE VERSÃO FINAL CORRIGIDA 2021.pdf: 3274594 bytes, checksum: 802c98e0ebd76b505faadaecb8f59134 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Sousa (tatbon@ufba.br) on 2021-09-21T13:57:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE VERSÃO FINAL CORRIGIDA 2021.pdf: 3274594 bytes, checksum: 802c98e0ebd76b505faadaecb8f59134 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-21T13:57:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE VERSÃO FINAL CORRIGIDA 2021.pdf: 3274594 bytes, checksum: 802c98e0ebd76b505faadaecb8f59134 (MD5)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior (CAPES)HistóriaLiteratura BrasileiraPoesia Negra BrasileiraSolano TrindadeMovimentos SociaisIdentidade NegraLuta Antirracista“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de Janeiro, 1944 – 1961)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANASPROGRAMA MULTIDISCIPLINAR EM ESTUDOS ÉTNICOS E AFRICANOSUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE VERSÃO FINAL CORRIGIDA 2021.pdfTESE VERSÃO FINAL CORRIGIDA 2021.pdfapplication/pdf3274594https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34256/1/TESE%20VERS%c3%83O%20FINAL%20CORRIGIDA%202021.pdf802c98e0ebd76b505faadaecb8f59134MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34256/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52TEXTTESE VERSÃO FINAL CORRIGIDA 2021.pdf.txtTESE VERSÃO FINAL CORRIGIDA 2021.pdf.txtExtracted texttext/plain527642https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34256/3/TESE%20VERS%c3%83O%20FINAL%20CORRIGIDA%202021.pdf.txt83254b13d435b9d3a96b00aa7d4338e8MD53ri/342562022-07-01 10:46:54.071oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de Janeiro, 1944 – 1961) |
title |
“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de Janeiro, 1944 – 1961) |
spellingShingle |
“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de Janeiro, 1944 – 1961) Santos, Oscar História Literatura Brasileira Poesia Negra Brasileira Solano Trindade Movimentos Sociais Identidade Negra Luta Antirracista |
title_short |
“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de Janeiro, 1944 – 1961) |
title_full |
“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de Janeiro, 1944 – 1961) |
title_fullStr |
“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de Janeiro, 1944 – 1961) |
title_full_unstemmed |
“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de Janeiro, 1944 – 1961) |
title_sort |
“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de Janeiro, 1944 – 1961) |
author |
Santos, Oscar |
author_facet |
Santos, Oscar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Oscar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Paulo Mattos, Wilson Figueiredo, Fábio Santos, José Henrique |
contributor_str_mv |
Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de Silva, Paulo Mattos, Wilson Figueiredo, Fábio Santos, José Henrique |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
História Literatura Brasileira |
topic |
História Literatura Brasileira Poesia Negra Brasileira Solano Trindade Movimentos Sociais Identidade Negra Luta Antirracista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia Negra Brasileira Solano Trindade Movimentos Sociais Identidade Negra Luta Antirracista |
description |
Esta tese analisa a poesia de Solano Trindade (1908–1974), especificamente o livro Cantares ao meu povo, publicado em 1961, em São Paulo, pela Editora Fulgor. Optei por sua última publicação porque contêm poemas que também foram publicados nos dois primeiros livros, Poemas D’uma vida simples (1944), Seis tempos de poesia (1958) e poemas que foram transformados em peça teatral, em 1964, intitulada Sambalelê tá doente. Solano foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), nos anos 1940, realizou conferência de poesia no Teatro Experimental do Negro (TEN), foi diretor do Teatro Popular Brasileiro (TPB), nos anos 1950, e escreveu poemas sociais, que reivindicam a memória da escravidão e as lutas contra o racismo, por alimentação, moradia, educação e serviços de saúde. Escreveu também poemas que representam de forma positiva as religiões afro-brasileiras e as mulheres negras. Considerando esses aspectos, o objetivo desta tese é discutir conceitualmente a poesia de Trindade como movimento social negro. Portanto, a discussão teórico-metodológica articula literatura, história e sociologia. Os poemas foram selecionados com base nas Teorias sobre a Participação Social (GOHN, 2019), destacando temáticas que contemplam o protesto contra a fome, a afirmação da identidade coletiva-negra, a memória da escravidão no Brasil e as lutas por educação, por serviços de saúde e contra a exploração do trabalhador. O recorte temporal compreende os anos 1944, quando publicou seu primeiro livro, sofreu uma prisão política e foi criado o Teatro Experimental do Negro - TEN, até 1961, para demarcar o período que ele publicou o último livro e viveu no Rio de Janeiro, capital da República à época e centro do poder político e cultural. Conclui-se que a poesia de Trindade pode ser discutida como movimento social negro porque expressa a mobilização política do autor, a identidade coletiva-negra e a luta contra o racismo estrutural da sociedade brasileira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-21T13:57:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-21T13:57:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34256 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
Tese |
identifier_str_mv |
Tese |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR EM ESTUDOS ÉTNICOS E AFRICANOS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34256/1/TESE%20VERS%c3%83O%20FINAL%20CORRIGIDA%202021.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34256/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34256/3/TESE%20VERS%c3%83O%20FINAL%20CORRIGIDA%202021.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
802c98e0ebd76b505faadaecb8f59134 907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6 83254b13d435b9d3a96b00aa7d4338e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459633433509888 |