Diálogos amefricanos entre a poesia de Nicolás Guillén e a de Solano Trindade: meu irmão de Cuba, Batuque, Macumba, Samba batendo nossos corações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7696 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos. |
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Diálogos amefricanos entre a poesia de Nicolás Guillén e a de Solano Trindade: meu irmão de Cuba, Batuque, Macumba, Samba batendo nossos coraçõesNicolás Guillén; Solano Trindade; amefricanidade. poesia cubana; poesia brasileiraDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.Este trabalho tem como objetivo geral revisitar as obras de dois grandes poetas: o cubano Nicolás Guillén (1902-1989) e o brasileiro Solano Trindade (1908-1974). Guillén e Trindade compartilhavam alguns aspectos significativos: além de terem vivido praticamente na mesma época, ambos eram homens negros e comunistas. Tais características se manifestam na poesia dos dois autores de muitas formas, gerando textos críticos e engajados politicamente e o reconhecimento de ambos como os primeiros poetas a fazerem “poesia negra”, de fato, em seus países de origem. Apesar disso, é possível dizer que não existem muitos trabalhos que coloquem a obra de Guillén e a de Trindade em diálogo. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa, este trabalho busca entender melhor a relação que se pode estabelecer entre as obras desses poetas. Para tanto, dentre outras bases teóricas, o conceito de Amefricanidade da intelectual brasileira Lélia Gonzalez se apresenta como a principal fundamentação teórica desta pesquisa, principalmente, ao levar em conta a questão linguística do “pretoguês”. No entanto, é importante ressaltar que, neste trabalho, o texto literário é considerado um ponto de partida para o desenvolvimento da investigação, que, de forma interdisciplinar, se desdobra não só nos estudos literários, mas também no campo de estudos da História, das Ciências Sociais e de outras manifestações artísticas, como a Música.Souza, Lívia Santos deTelles, Ticyane Garcez2023info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:24:31Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7696Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:24:31Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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