Avaliação da qualidade da atenção às pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juliana Santos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37978
Resumo: No mundo a Hipertensão Arterial Sistêmica é considerada uma doença crônica com alta prevalência, atingindo cerca de um terço da população adulta, além de ser um dos mais relevantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. No Brasil, a HAS é considerada um grave problema de saúde pública, apresentando baixas taxas de controle. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade da atenção às pessoas com HAS prestada pelas equipes de atenção primária que aderiram ao terceiro ciclo da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica no Brasil. Trata-se de um estudo do tipo apreciação normativa, utilizando a definição de avaliação de qualidade proposta por Donabedian. Para tanto, foi elaborado um modelo lógico operacional da atenção à HAS na atenção primária à saúde, composto pelas dimensões gerencial e assistencial, que deu origem a uma matriz de critérios, indicadores e padrões, por meio da qual foi possível avaliar o grau de adequação das ações e classificar os critérios em adequado, intermediário ou inadequado. Foram calculadas frequências simples e relativas para cada critério, utilizando o software R Studio. Os dados foram estratificados por regiões brasileiras. Os resultados apontam para uma deficiência no alcance do padrão de qualidade considerando os critérios de estrutura, especialmente aqueles relacionados à estrutura física das unidades de saúde como os ambientes administrativos e de apoio, com percentual de adequação de 19,4%, os ambientes clínicos assistenciais adequados ao número de equipes que atuam nesses espaços (12,1%); as características de ambiência (45,8%) e acessibilidade para portadores de necessidades especiais (6,7%), bem como a disponibilidade de equipamentos para realização de atividades de educação em saúde (25,7%), além do baixíssimo percentual de disponibilidade dos medicamentos (1,3%) básicos para o tratamento dessa condição, comprometendo significativamente o seu controle no nível primário e apontando deficiências na qualidade da atenção prestada. Quanto aos critérios de processo, esses tiveram um desempenho melhor, entretanto aqueles relativos ao horário de funcionamento da UBS (48,0%), adscrição da população (47,1%), acolhimento à demanda espontânea (6,3%) e coordenação da atenção básica (52,4%) demandam intervenções que visem a sua melhoria, uma vez que refletem aspectos importantes no processo de cuidado na APS. Apesar da existência de um conjunto de normativas relacionadas ao processo de cuidado ao paciente com HAS no âmbito da APS, questões relativas à estrutura física das UBS, materiais, insumos e equipamentos ainda não estão adequadas para garantir a qualidade da atenção ao usuário hipertenso. Além disso, é necessário a qualificação do processo de trabalho das equipes, para que a APS cumpra o seu papel de coordenadora do cuidado.
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Para tanto, foi elaborado um modelo lógico operacional da atenção à HAS na atenção primária à saúde, composto pelas dimensões gerencial e assistencial, que deu origem a uma matriz de critérios, indicadores e padrões, por meio da qual foi possível avaliar o grau de adequação das ações e classificar os critérios em adequado, intermediário ou inadequado. Foram calculadas frequências simples e relativas para cada critério, utilizando o software R Studio. Os dados foram estratificados por regiões brasileiras. Os resultados apontam para uma deficiência no alcance do padrão de qualidade considerando os critérios de estrutura, especialmente aqueles relacionados à estrutura física das unidades de saúde como os ambientes administrativos e de apoio, com percentual de adequação de 19,4%, os ambientes clínicos assistenciais adequados ao número de equipes que atuam nesses espaços (12,1%); as características de ambiência (45,8%) e acessibilidade para portadores de necessidades especiais (6,7%), bem como a disponibilidade de equipamentos para realização de atividades de educação em saúde (25,7%), além do baixíssimo percentual de disponibilidade dos medicamentos (1,3%) básicos para o tratamento dessa condição, comprometendo significativamente o seu controle no nível primário e apontando deficiências na qualidade da atenção prestada. Quanto aos critérios de processo, esses tiveram um desempenho melhor, entretanto aqueles relativos ao horário de funcionamento da UBS (48,0%), adscrição da população (47,1%), acolhimento à demanda espontânea (6,3%) e coordenação da atenção básica (52,4%) demandam intervenções que visem a sua melhoria, uma vez que refletem aspectos importantes no processo de cuidado na APS. Apesar da existência de um conjunto de normativas relacionadas ao processo de cuidado ao paciente com HAS no âmbito da APS, questões relativas à estrutura física das UBS, materiais, insumos e equipamentos ainda não estão adequadas para garantir a qualidade da atenção ao usuário hipertenso. Além disso, é necessário a qualificação do processo de trabalho das equipes, para que a APS cumpra o seu papel de coordenadora do cuidado.Systemic Arterial Hypertension (SAH) is considered, worldwide, as a high-prevalence chronic disease, affecting around one third of the adult population, besides being one of the most significant risk factors for the development of cardiovascular diseases. In Brazil, SAH is considered a major public health problem, with low levels of control. The study has the purpose of assessing the quality of care to patients with SAH provided by the primary healthcare teams that have adhered to the third cycle of external assessment of Brazil’s National Program for Access and Quality Improvement in Primary Care. It is a normative assessment study, using the quality assessment definition proposed by Donabedian. Accordingly, a logical operational framework was prepared in relation to the care for SAH in primary healthcare, comprising the management and care dimensions, giving origin to a matrix of criteria, indicators and standards, enabling the assessment of the degree of appropriateness of the actions and classify the criteria as adequate, intermediary or inadequate. Simple and relative frequencies were calculated for each criterion, using the R Studio software. Data was stratified by regions in Brazil. Results point out to a deficiency in the scope of the standard of quality considering the structure criteria, especially those related to the physical structure of the healthcare units, as well as the administrative and support environments, with a percentage of adequacy of 19.4%, clinical environment of care compatible with the number of teams working in such spaces (12.1%); ambience characteristics (45.8%) and accessibility for people with special needs (6.7%), as well as availability of equipment for health education activities (25.7%), not to mention the extremely low percentage of availability of basic medicines (1.3%) for the treatment of the such condition, significantly compromising its control at the primary level and indicating deficiencies in the quality of the care provided. Process criteria had a better performance, however those related to working hours of the Primary Healthcare Unit (48.0%), adscription of the population (47.1%), receptivity of spontaneous demand (6.3%) and coordination of primary care (52.4%) demand interventions aimed at improvement, once important issues in the care process of primary healthcare are reflected. Despite the existence of a set of norms related to the SAH care process of the patient in primary healthcare, issues related to the physical structure of the Primary Healthcare Units, materials, inputs and equipment are still not sufficiently adequate to guarantee quality in the care of hypertensive patients. Furthermore, qualification in the work process of the teams is necessary for Primary Healthcare to fulfill its healthcare coordination role.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-05T16:36:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Dissertação-JULIANA-SANTOS-2022.pdf: 1981070 bytes, checksum: a1a814ffae3232abf266e057bd345abc (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-05T18:39:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Dissertação-JULIANA-SANTOS-2022.pdf: 1981070 bytes, checksum: a1a814ffae3232abf266e057bd345abc (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-05T18:39:34Z (GMT). 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