Acepções e Práticas de Educação Alimentar e Nutricional no Âmbito Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19067 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender as acepções que os nutricionistas atuantes no Programa Nacional de Alimentação Escolar atribuem à educação alimentar e nutricional em um município brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória que utilizou como técnica de produção de dados entrevistassemiestruturadascom os nutricionistas do Programa, associada à observação participante, além de documentos – projetos e materiais educativos disponibilizados pela equipe. O presente trabalho originou dois artigos. O primeiro teve como objetivo discutir o lugar da EAN na dinâmica cotidiana do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Como principais resultados, destaca-se que as ações de EAN estão presentes no PNAE no município estudado, todavia, observa-se a ausência de articulação com o setor pedagógico para planejamento das atividades e sua inserção no currículo escolar, bem como a inexistência de parcerias efetivas para planejar e executar as ações. Nota-se também a predominância do conceito de prevenção de doenças e da abordagem tradicional da educação no planejamento das ações.O segundo artigo objetivou descrever e analisar como são desenvolvidas ações de educação alimentar e nutricional pelos nutricionistas no âmbito do PNAE em um município brasileiro. Os principais resultados deste artigo apontam que as ações são desenvolvidas através de palestras, atividades lúdicas (teatro de fantoches) e conversas. Quanto aos temas, destaca-se alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). De forma geral, se configuram em abordagens baseadas na perspectiva tradicional da educação com tentativas de inovação e em uma concepção ainda restrita da alimentação e nutrição. De modo geral, pode-se concluir que as ações de EAN são frequentemente desenvolvidas no município estudado, embora não haja articulações intersetoriais e interdisciplinar solidificadas, em torno das ações. Soma-se a isso que as estratégias educativas são desenvolvidas tendo como base a perspectiva tradicional da educação. Conclui-se, por fim, que formações em EAN envolvendo toda comunidade escolar podem contribuir para o aprimoramento das ações desenvolvidas no âmbito do PNAE bem como para ampliação da compreensão do tema da alimentação e nutrição. |
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Ramos, Flavia PascoalSantos, Lígia Amparo da SilvaSantos, Lígia Amparo da SilvaSantos, Sandra Maria Chaves dosSoares, Micheli DantasCarvalho, Maria Cláudia da Veiga Soares2016-05-04T14:59:41Z2016-05-04T14:59:41Z2016-05-042015-03-27http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19067O presente estudo teve como objetivo compreender as acepções que os nutricionistas atuantes no Programa Nacional de Alimentação Escolar atribuem à educação alimentar e nutricional em um município brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória que utilizou como técnica de produção de dados entrevistassemiestruturadascom os nutricionistas do Programa, associada à observação participante, além de documentos – projetos e materiais educativos disponibilizados pela equipe. O presente trabalho originou dois artigos. O primeiro teve como objetivo discutir o lugar da EAN na dinâmica cotidiana do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Como principais resultados, destaca-se que as ações de EAN estão presentes no PNAE no município estudado, todavia, observa-se a ausência de articulação com o setor pedagógico para planejamento das atividades e sua inserção no currículo escolar, bem como a inexistência de parcerias efetivas para planejar e executar as ações. Nota-se também a predominância do conceito de prevenção de doenças e da abordagem tradicional da educação no planejamento das ações.O segundo artigo objetivou descrever e analisar como são desenvolvidas ações de educação alimentar e nutricional pelos nutricionistas no âmbito do PNAE em um município brasileiro. Os principais resultados deste artigo apontam que as ações são desenvolvidas através de palestras, atividades lúdicas (teatro de fantoches) e conversas. Quanto aos temas, destaca-se alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). De forma geral, se configuram em abordagens baseadas na perspectiva tradicional da educação com tentativas de inovação e em uma concepção ainda restrita da alimentação e nutrição. De modo geral, pode-se concluir que as ações de EAN são frequentemente desenvolvidas no município estudado, embora não haja articulações intersetoriais e interdisciplinar solidificadas, em torno das ações. Soma-se a isso que as estratégias educativas são desenvolvidas tendo como base a perspectiva tradicional da educação. Conclui-se, por fim, que formações em EAN envolvendo toda comunidade escolar podem contribuir para o aprimoramento das ações desenvolvidas no âmbito do PNAE bem como para ampliação da compreensão do tema da alimentação e nutrição.Submitted by Hiolanda Rêgo (hiolandarego@gmail.com) on 2016-05-03T13:42:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Nut_ Flavia Pascoal Ramos.pdf: 661032 bytes, checksum: 20b9173fddb2fa5739a7a851f7d492b0 (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2016-05-04T14:59:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Nut_ Flavia Pascoal Ramos.pdf: 661032 bytes, checksum: 20b9173fddb2fa5739a7a851f7d492b0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-04T14:59:41Z (GMT). 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O presente estudo teve como objetivo compreender as acepções que os nutricionistas atuantes no Programa Nacional de Alimentação Escolar atribuem à educação alimentar e nutricional em um município brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória que utilizou como técnica de produção de dados entrevistassemiestruturadascom os nutricionistas do Programa, associada à observação participante, além de documentos – projetos e materiais educativos disponibilizados pela equipe. O presente trabalho originou dois artigos. O primeiro teve como objetivo discutir o lugar da EAN na dinâmica cotidiana do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Como principais resultados, destaca-se que as ações de EAN estão presentes no PNAE no município estudado, todavia, observa-se a ausência de articulação com o setor pedagógico para planejamento das atividades e sua inserção no currículo escolar, bem como a inexistência de parcerias efetivas para planejar e executar as ações. Nota-se também a predominância do conceito de prevenção de doenças e da abordagem tradicional da educação no planejamento das ações.O segundo artigo objetivou descrever e analisar como são desenvolvidas ações de educação alimentar e nutricional pelos nutricionistas no âmbito do PNAE em um município brasileiro. Os principais resultados deste artigo apontam que as ações são desenvolvidas através de palestras, atividades lúdicas (teatro de fantoches) e conversas. Quanto aos temas, destaca-se alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). De forma geral, se configuram em abordagens baseadas na perspectiva tradicional da educação com tentativas de inovação e em uma concepção ainda restrita da alimentação e nutrição. De modo geral, pode-se concluir que as ações de EAN são frequentemente desenvolvidas no município estudado, embora não haja articulações intersetoriais e interdisciplinar solidificadas, em torno das ações. Soma-se a isso que as estratégias educativas são desenvolvidas tendo como base a perspectiva tradicional da educação. Conclui-se, por fim, que formações em EAN envolvendo toda comunidade escolar podem contribuir para o aprimoramento das ações desenvolvidas no âmbito do PNAE bem como para ampliação da compreensão do tema da alimentação e nutrição. |
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