Programa SENAC de gratuidade e suas contribuições pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Renata Albuquerque Osorio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33086
Resumo: Este trabalho visa analisar as contribuições pedagógicas do Programa SENAC de Gratuidade – PSG aos educandos de baixa renda da cidade de Salvador/BA, mais precisamente do Centro de Educação Hoteleira II – Restaurante Escola Casa do Comércio. Este programa tem como perspectiva fornecer-lhes uma educação profissional com dois objetivos: contribuir na inserção dos mesmos no mercado de trabalho e prepará-los a fim de que exerçam sua autonomia profissional. A orientação teórica da investigação referencia-se na perspectiva sócio-histórica da educação profissional no sentido de compreender como essa modalidade de educação foi introduzida na organização da educação brasileira com objetivo de atender uma clientela específica, inicialmente os desvalidos da sorte. A pesquisa foi desenvolvida durante o estágio feito na Supervisão Pedagógica do Centro de Hotelaria II – Restaurante-Escola Casa do Comércio. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados utilizamos três tipos de fontes: documentais (documentos institucionais do SENAC), pessoas, eventos da realidade e dados empíricos coletados através de entrevistas estruturadas, semi-estruturadas e abertas com os educandos e professores. Tomamos como amostra a Turma 5392 do noturno, que freqüenta o Curso de Capacitação de Garçom, com 800 horas. Como resultado este trabalho apresenta um Programa voltado para educandos de baixa renda na cidade de Salvador que indica que a Educação Profissional pode ser utilizada como um recurso na formação de sujeitos, além da busca por uma educação que contemple o auto desenvolvimento, a percepção de educandos como sujeitos de um processo pleno e contínuo de transformação e aprendizagem, munidos de potencial e possibilidades, bem como da conscientização de que são sujeitos ativos, participantes de uma sociedade, e assim sendo, precisam ter uma visão crítica da realidade que vivem, a fim de modificá-la. Conclui-se também que, embora o Programa analisado seja de excelência pedagógica, ele se encontra inserido em uma sociedade capitalista e sendo assim o desenvolvimento de competências ou ainda a qualificação profissional não é garantia de emprego.
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A orientação teórica da investigação referencia-se na perspectiva sócio-histórica da educação profissional no sentido de compreender como essa modalidade de educação foi introduzida na organização da educação brasileira com objetivo de atender uma clientela específica, inicialmente os desvalidos da sorte. A pesquisa foi desenvolvida durante o estágio feito na Supervisão Pedagógica do Centro de Hotelaria II – Restaurante-Escola Casa do Comércio. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados utilizamos três tipos de fontes: documentais (documentos institucionais do SENAC), pessoas, eventos da realidade e dados empíricos coletados através de entrevistas estruturadas, semi-estruturadas e abertas com os educandos e professores. Tomamos como amostra a Turma 5392 do noturno, que freqüenta o Curso de Capacitação de Garçom, com 800 horas. Como resultado este trabalho apresenta um Programa voltado para educandos de baixa renda na cidade de Salvador que indica que a Educação Profissional pode ser utilizada como um recurso na formação de sujeitos, além da busca por uma educação que contemple o auto desenvolvimento, a percepção de educandos como sujeitos de um processo pleno e contínuo de transformação e aprendizagem, munidos de potencial e possibilidades, bem como da conscientização de que são sujeitos ativos, participantes de uma sociedade, e assim sendo, precisam ter uma visão crítica da realidade que vivem, a fim de modificá-la. 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