A prática pedagógica e a oralidade na educação infantil
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29804 |
Resumo: | A Prática pedagógica e a oralidade na educação infantil correspondem ao objeto desta pesquisa. Trata-se de uma discussão sobre o modo como a prática pedagógica suscita a expressão oral na Educação Infantil, sobretudo no grupo de crianças de 05 anos de idade, principalmente por considerar a oralidade como eixo estruturante para a construção de saberes, a partir das vivências em sala de aula, mediadas pelo professor. Os modos de interação com os sujeitos da pesquisa foram construídos no dia a dia, enquanto pesquisadora implicada na escola, acompanhando as sistematizações das práticas pedagógicas. A pesquisa bibliográfica sobre o objeto pesquisado baseou-se nos estudos de Mikhail Bakhtin, por entender a importância de uma prática pedagógica pautada na relação dialógica para a construção de saberes, sem anulação do outro que, nesse caso, é a criança. A escuta da expressão oral das crianças possibilita a construção pedagógica, de maneira que elas possam se sentir participantes do planejamento e as suas vozes sejam valorizadas. Já os estudos de Lev Vygotsky fundamentaram a compreensão sobre o sociointeracionismo no processo de desenvolvimento da linguagem oral das crianças e as interferências socio-históricas e culturais no processo de aprendizagem; Sílvia Cruz e Oliveira embasaram o entendimento da expressão oral das crianças como possibilidades de construções pedagógicas; Bernard Schneuwly contribuiu nas interlocuções acerca das elaborações espontâneas e sistematizações sobre o ensino da oralidade, entre outros. A abordagem metodológica para o trabalho de campo baseou-se na pesquisa qualitativa, construída de acordo com a metodologia colaborativa, com professoras, em uma Escola Municipal de Salvador, partindo do contexto vivido para reflexões formativas. Na investigação, foram utilizados instrumentos como: diário de campo, observação, entrevista individual e coletiva (sessões reflexivas). Os dados produzidos proporcionaram um repensar sobre a prática pedagógica e a expressão oral na Educação Infantil, numa relação dialógica, desencadeando contribuições significativas nos planejamentos de sala de aula. De acordo com os resultados, é importante salientar a mediação do professor, em sala de aula, para que as crianças sejam valorizadas e escutadas, na construção de uma prática pedagógica/dialógica. |
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Melo, Jucineide SantanaMelo, Jucineide SantanaMuniz, Dinéa Maria SobralAlmeida, Risonete Lima deBeltrão, Lícia Maria FreireMuniz, Dinéa Maria Sobral2019-06-05T22:41:29Z2019-06-05T22:41:29Z2019-06-052018-05-29Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29804A Prática pedagógica e a oralidade na educação infantil correspondem ao objeto desta pesquisa. Trata-se de uma discussão sobre o modo como a prática pedagógica suscita a expressão oral na Educação Infantil, sobretudo no grupo de crianças de 05 anos de idade, principalmente por considerar a oralidade como eixo estruturante para a construção de saberes, a partir das vivências em sala de aula, mediadas pelo professor. Os modos de interação com os sujeitos da pesquisa foram construídos no dia a dia, enquanto pesquisadora implicada na escola, acompanhando as sistematizações das práticas pedagógicas. A pesquisa bibliográfica sobre o objeto pesquisado baseou-se nos estudos de Mikhail Bakhtin, por entender a importância de uma prática pedagógica pautada na relação dialógica para a construção de saberes, sem anulação do outro que, nesse caso, é a criança. A escuta da expressão oral das crianças possibilita a construção pedagógica, de maneira que elas possam se sentir participantes do planejamento e as suas vozes sejam valorizadas. Já os estudos de Lev Vygotsky fundamentaram a compreensão sobre o sociointeracionismo no processo de desenvolvimento da linguagem oral das crianças e as interferências socio-históricas e culturais no processo de aprendizagem; Sílvia Cruz e Oliveira embasaram o entendimento da expressão oral das crianças como possibilidades de construções pedagógicas; Bernard Schneuwly contribuiu nas interlocuções acerca das elaborações espontâneas e sistematizações sobre o ensino da oralidade, entre outros. A abordagem metodológica para o trabalho de campo baseou-se na pesquisa qualitativa, construída de acordo com a metodologia colaborativa, com professoras, em uma Escola Municipal de Salvador, partindo do contexto vivido para reflexões formativas. Na investigação, foram utilizados instrumentos como: diário de campo, observação, entrevista individual e coletiva (sessões reflexivas). Os dados produzidos proporcionaram um repensar sobre a prática pedagógica e a expressão oral na Educação Infantil, numa relação dialógica, desencadeando contribuições significativas nos planejamentos de sala de aula. De acordo com os resultados, é importante salientar a mediação do professor, em sala de aula, para que as crianças sejam valorizadas e escutadas, na construção de uma prática pedagógica/dialógica.ABSTRACTS: Pedagogical practice and orality in early childhood education correspond to the object of this research. It is a discussion about the way in which the pedagogical practice raises the oral expression in Early Childhood Education, especially in the group of children of 05 years of age, mainly considering orality as the structuring axis for the construction of knowledge, from the experiences in the classroom, mediated by the teacher. The modes of interaction with the research subjects were built on a daily basis, as a researcher involved in the school, accompanying the systematizations of pedagogical practices.The bibliographic research about the object of research was based on Mikhail Bakhtin´s studies, since we understand the importance of a pedagogical practice based on a dialogical relation for the construction of knowledge, without at the same time nullifying the other, this is the child. Listening to children's oral expression makes it possible a pedagogical construction so that they can feel they are participants in the process and their voices are valued; Lev Vygotsky's studies have already grounded the understanding of socio-interactionism in children's oral language development process and socio-historical and cultural interferences in the learning process. Sílvia Cruz and Oliveira supported the understanding of children´s oral expressions as possibilities of pedagogical constructions; Bernard Schneuwly contributed by interacting about the spontaneous elaborations and systematizations about the oral teaching, among others. The methodological approach for the field work was based on the qualitative research, built according to the collaborative methodology, with teachers, in a Municipal School of Salvador, starting from the context we have lived to formative reflections. In this research, we have used instruments such as: field diary, observation, individual and collective interview (reflexive sessions). The data produced provided good opportunity to rethink pedagogical practice and oral expression in Early Childhood Education, in a dialogical relationship, triggering significant contributions in classroom plans. According to the results, it is important to emphasize teacher mediation in the classroom so that children are valued and listened to,thus contributing to building a pedagogical/dialogical practice.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2019-05-14T13:07:06Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Jucineide Santana Melo.pdf: 1165531 bytes, checksum: 0bfa2df6c8bedc9b75568c6d781b8d35 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-06-05T22:41:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Jucineide Santana Melo.pdf: 1165531 bytes, checksum: 0bfa2df6c8bedc9b75568c6d781b8d35 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-05T22:41:29Z (GMT). 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