A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, António Jorge Silvestre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57884
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_b1d8a0bdddd2c97a429cc7e6f1b1c4f3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELEManagement of oral expression in interaction during the process of learning Spanish as a Foreign LanguageExpressão oralInteração oralEstratégias de aprendizagemOral expressionOral interactionLearning strategiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e relata um projeto desenvolvido em 2015/16 numa turma de Espanhol – nível Iniciação - A2, do 11º ano de escolaridade, numa Escola do distrito de Braga. O projeto de intervenção tem o tema de “A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira” e foi articulado segundo os seguintes objetivos: 1) Diagnosticar as principais dificuldades dos alunos na interação da expressão oral; 2) Conhecer os mecanismos utilizados pelos alunos na gestão da comunicação; 3) Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias de aprendizagem e comunicação através de estratégias didáticas adequadas ao perfil específico de cada aluno, com a intenção de que estes consigam atingir um maior nível de autorregulação no processo de aprendizagem de interação oral; 4) Promover a competência autónoma em relação à aprendizagem da Língua Estrangeira; 5) Avaliar o processo e os resultados da intervenção pedagógica na ótica dos alunos e do professor reflexivo em prática. Para além de ter em consideração as diretrizes dos documentos orientadores do Ensino-Aprendizagem, a nível nacional e internacional, o projeto de intervenção visava analisar as necessidades específicas de aprendizagem do grupo alvo e dar-lhes resposta através da implementação duma metodologia de investigação-ação, que permitiu refletir sobre a prática docente e investigativa de forma continuada. Para isso, foram criados vários instrumentos destinados a recolher informação sobre os alunos alvo, assim como outros dados que permitiram monitorizar o desenvolvimento do projeto e a resposta do público-alvo e averiguar qual o impacto da intervenção.The current report is part of the Practicum of the Master in English and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. It portrays a project developed in 2015/2016 in an Elementary A2 level Class of Spanish of the 11th grade of a school belonging to the district of Braga. The intervention project has the theme of “Management of oral expression in interaction during the process of learning Spanish as a Foreign Language” and it was structured according to the following aims: 1) To diagnose the main difficulties of students in Oral Interaction; 2) To get to know the strategies students use in managing communication; 3) To develop learning and communicative strategies in students through pedagogical strategies fitting each students’ specific profile, aiming they get a higher level of self-regulation in the process of learning oral interaction; 4) To promote autonomy regarding the learning of a Foreign Language; 5) To evaluate the process and the results of the pedagogical intervention from the point of view of the students and the trainee teacher. In addition to following the guidelines of the main Teaching-Learning documents, nationally and internationally, the intervention project aimed to analyse the specific learning needs of the target group and provide solutions through the application of action-research methodology, which allowed the continuous reflection about the teaching and investigating practice. Therefore, several instruments were created destined to collect information about the target students as well other data which allowed monitoring the development of the project and the response of the target and the impact of the intervention.Cea Álvarez, Ana MaríaUniversidade do MinhoGonçalves, António Jorge Silvestre20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57884por202128520info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:29.550487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE
Management of oral expression in interaction during the process of learning Spanish as a Foreign Language
title A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE
spellingShingle A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE
Gonçalves, António Jorge Silvestre
Expressão oral
Interação oral
Estratégias de aprendizagem
Oral expression
Oral interaction
Learning strategies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE
title_full A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE
title_fullStr A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE
title_full_unstemmed A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE
title_sort A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE
author Gonçalves, António Jorge Silvestre
author_facet Gonçalves, António Jorge Silvestre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cea Álvarez, Ana María
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, António Jorge Silvestre
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão oral
Interação oral
Estratégias de aprendizagem
Oral expression
Oral interaction
Learning strategies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Expressão oral
Interação oral
Estratégias de aprendizagem
Oral expression
Oral interaction
Learning strategies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57884
url http://hdl.handle.net/1822/57884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202128520
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133062966018048