“São os olhos de quem vê”: narrativas e masculinidades no reino da pombagira em Salvador – BA
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37796 |
Resumo: | A seguinte pesquisa dedicou-se a investigar e compreender a experiência do sagrado em homens que incorporam a entidade Pombagira na cidade de Salvador – BA. Baseando-se na interpretação das narrativas desses sujeitos, bem como, por meio da observação e vivência nos rituais e eventos cotidianos relacionados a esta entidade. A pesquisa foi incialmente pensada para ser desenvolvida num Centro umbandista, porém não se limitou a este espaço, estendendo-se para o ambiente doméstico da casa dos médiuns e alcançando novas experiências a partir do mundo revelado das ricas narrativas. Tal problemática surgiu a partir do questionamento sobre o imaginário coletivo e a literatura clássica que trata da presença de homens médiuns nos rituais afroreligiosos e anunciam o discurso de que essa categoria designa um modelo de masculinidade desviante. Ao passo que atribui à Pombagira a representação da mulher contraventora social, frequentemente ligada ao universo das ruas, a um poder feminino e à prostituição. Subescrito numa conjuntura heteronormativa, essa junção de fatores faz com que esses sujeitos ocupem uma posição de fronteira e ambiguidade, “escapando da via planejada” (LourO,2004) e materializando com suas práticas religiosas/sagradas modos não convencionais de produzir outros gêneros e outras identidades sexuais. |
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Ao passo que atribui à Pombagira a representação da mulher contraventora social, frequentemente ligada ao universo das ruas, a um poder feminino e à prostituição. Subescrito numa conjuntura heteronormativa, essa junção de fatores faz com que esses sujeitos ocupem uma posição de fronteira e ambiguidade, “escapando da via planejada” (LourO,2004) e materializando com suas práticas religiosas/sagradas modos não convencionais de produzir outros gêneros e outras identidades sexuais.The following research was dedicated to investigating and understanding the experience of the sacred in men who embody the Pombagira entity in the city of Salvador – BA. Based on the interpretation of the narratives of these subjects, as well as, through observation and experience in rituals and daily events related to this entity. The research was initially designed to be developed in an Umbanda Center, but it was not limited to this space, extending to the domestic environment of the mediums' house and reaching new experiences based on the revealed world of the rich narratives. This problem arose from the questioning of the collective imagination and classical literature that deals with the presence of male mediums in Afro-religious rituals and announces the discourse that this category designates a model of deviant masculinity. While attributing to Pombagira the representation of the social contravening woman, often linked to the universe of the streets, feminine power and prostitution. Underwritten in a heteronormative context, this combination of factors causes these subjects to occupy a position of border and ambiguity, “escaping the planned path” (LourO, 2004) and materializing with their religious/sacred practices unconventional ways of producing other genres and other sexual identities.Submitted by Mariana de Moura (marianamoura.m@gmail.com) on 2023-09-11T22:44:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Tese Mariana Moura. Antropologia.pdf: 4764803 bytes, checksum: df685b0548b33b4982dd92e9be4bf528 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-09-13T14:31:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese Mariana Moura. Antropologia.pdf: 4764803 bytes, checksum: df685b0548b33b4982dd92e9be4bf528 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-13T14:31:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese Mariana Moura. 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