Ekografias do hiv/aid$

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Ramon Victor Belmonte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37681
Resumo: Estes escritos investigam as artes contemporâneas produzidas por pessoas racializadas e soropositivas para o hiv/aids, refletindo o que, nas obras dessas artistas, emerge como uma reação contracolonial que nos conta outras histórias, diferentes das de medo, morte e dor retratadas ao longo de quarenta anos desde o surgimento da epidemia do hiv na década de 1980. Os fragmentos literários apresentados aqui se debruçam na construção da ekografia como um modo de leitura crítica no campo das artes, entendendo o campo literário como um espaço-tempo expandido que pode abarcar performances, vídeo-performances, cinema, música, teatro, literatura e artes visuais. Ante a inexistência de uma cura para a epidemia do hiv/aid$, no campo das ciências da saúde, a ekografia busca agenciar o campo literário como um espaçotempo capaz de produzir saberes epistêmicos na produção de cura dos efeitos causados pelo racismo, sorofobia e outras matrizes de opressão e violência que atravessam a vida da pessoa artista. Ekografar uma epidemia de hiv/aid$ é manejar as práticas e processos artísticos fazendo o arquivo e o repertório de quarenta anos ecoar outras possibilidades para compreensão dos cenários ético, estético, político e afetivo que assentam uma noção de ancestralidade posithiva e, também, é mergulhar em questões que ficaram relegadas no tempo, como a persistência de mortes na população negra, a vida psíquica e as dinâmicas subjetivas da pessoa que vive com hiv/aids em sua relação diária com os medicamentos antirretrovirais e o uso das linguagens artísticas como modo de elaboração e expressão contra os adoecimentos oriundos da intersecção entra raça, gênero e status de saúde. Inspirada pelo pensamento negro radical de Denise Ferreira da Silva (2019), David Nunes (2021), Saidiya Hartman (2008; 2021) e Jota Mombaça (2016; 2020), a ekografia localiza na dialética racial brasileira interstícios por onde uma linguagem po-Ética tem capacidade de fazer surgir um "terceiro elemento" que investe na vida e na vitalidade como movimento contracolonial de cura. Na cena das artes contemporâneas, as contribuições oferecidas pelos pensamentos de Leda Maria Martins (2021), Lívia Natália (2022), Mateus Aleluia (2016), Félix Ayoh’Omidire (2022), Reinaldo Laddaga (2013), Castiel Vitorino Brasileiro (2022), Pedro Lemebel (1996), David Kopenawa (2010), Gilles Deleuze (1992; 2014; 2018), Félix Guattari (1981; 2006), Roland Barthes (2017), entre outros, agenciam a ekografia num modo crítico de leitura po-Ética das obras de arte contemporânea.
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The literary presented here focus on the construction of ekography as a way of critical reading in the field of arts, understanding the literary field as an expanded space-time that can encompass performances, video performances, film, music, theatre, literature and visual arts. Faced with the inexistence of a cure for the hiv/aid$ epidemic, in the field of health sciences, ekography seeks to manage the literary field as a space-time capable of producing epistemic knowledge in the production of a cure for the effects caused by racism, serophobia and other matrices of oppression and violence that cross the artist's life. Ekography an epidemic is to manage artistic practices and processes, making the forty-year archive and repertory echo other possibilities for understanding the ethical, aesthetic, political and affective scenarios that underlie a notion of positive ancestry and, also, is to dive on issues that were relegated over time, such as the persistence of deaths in the black population, the psychic life and the subjective dynamics of the person living with hiv/aids in their daily relationship with antiretroviral drugs and the use of artistic languages as a way of elaboration and expression against illnesses arising from the intersection of race, gender and health status. Inspired by the radical black thought of Denise Ferreira da Silva (2019), David Nunes (2021), Saidiya Hartman (2008; 2021) and Jota Mombaça (2016; 2020), ekography finds interstices in the brazilian racial dialectic through which a poetic language has the capacity to to give rise to a "third element" that invests in life and vitality as a anticolonial cure movement. In the contemporary arts scene, the contributions offered by the thoughts of Leda Maria Martins (2021), Lívia Natália (2022), Mateus Aleluia (2016), Félix Ayoh'Omidire (2022), Reinaldo Laddaga (2013), Castiel Vitorino Brasileiro (2022) , Pedro Lemebel (1996), David Kopenawa (2010), Gilles Deleuze (1992; 2014; 2018), Félix Guattari (1981; 2006), Roland Barthes (2017), among others, manage ekography in a critical way of po-Ethical reading the works of contemporary art that intersect from the triangulation between race, gender and health status.Submitted by Ramon Victor Belmonte Fontes (ramon_fontes@hotmail.com.br) on 2023-08-16T14:50:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ekografias do hiv-aid$ - Versão final COMPLETA (2023).pdf: 3877332 bytes, checksum: 1312a4724b50d96f463cdde40233bc28 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-08-17T12:17:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ekografias do hiv-aid$ - Versão final COMPLETA (2023).pdf: 3877332 bytes, checksum: 1312a4724b50d96f463cdde40233bc28 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-17T12:17:59Z (GMT). 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