Gagueira infantil e processo terapêutico: uma revisão da literatura brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Micaela Bastos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26624
Resumo: A presente escassez de produções científicas nacionais com enfoque no tratamento da gagueira infantil se constitui como uma barreira para o aprofundamento do profissional sobre o tema.Dessa forma,o presente artigo objetivou realizar análise bibliográfica das publicações brasileiras sobre o processo terapêutico da gagueira, com foco na gagueira infantil, na construção de um panorama atual da atuação do fonoaudiólogo brasileiro nestes casos.Metodologia:Trata-se de uma revisão de literatura sistemática das publicações na área absorvidas por meio eletrônico.Resultados:Selecionadas publicações datadas entre os anos de 2006 a 2012,dentre as quais: um estudo de caso de natureza qualitativa,dois estudos intervencionais de natureza quantitativa de análise longitudinal e transversal ,respectivamente e um estudo de caso único de natureza qualitativa.Discussão: Os achados de natureza quantitativa tiveram enfoque no sujeito e seu sintoma diante da apresentação de características específicas.Estudos buscaram quantificar e qualificar a melhora na fluência. Já os estudos de natureza qualitativa,tiveram um foco na construção do processo terapêutico e a análise da efetividade a partir da visão da família e da criança enquanto falante. Em relação às abordagens terapêuticas, a gagueira permitiu a possibilidade da existência de diversas abordagens,permitindo o uso estratégias terapêuticas semelhantes mas com enfoque direcionado ao conceito que a visão teórica possui sobre a mesma.Aspectos relacionados ao número de estratégias terapêuticas restritas são discutidos.Conclusão:A revisão de literatura mostrou o foco da literatura quanto aos aspectos etiológicos ou o tratamento de jovens e adultos.É sugerida a publicação de mais estudos a fim de equiparar a análise dos temas ,devido a igual relevância para a Fonoaudiologia.
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Já os estudos de natureza qualitativa,tiveram um foco na construção do processo terapêutico e a análise da efetividade a partir da visão da família e da criança enquanto falante. Em relação às abordagens terapêuticas, a gagueira permitiu a possibilidade da existência de diversas abordagens,permitindo o uso estratégias terapêuticas semelhantes mas com enfoque direcionado ao conceito que a visão teórica possui sobre a mesma.Aspectos relacionados ao número de estratégias terapêuticas restritas são discutidos.Conclusão:A revisão de literatura mostrou o foco da literatura quanto aos aspectos etiológicos ou o tratamento de jovens e adultos.É sugerida a publicação de mais estudos a fim de equiparar a análise dos temas ,devido a igual relevância para a Fonoaudiologia.Submitted by Colegiado de Fono (colegiadofono@gmail.com) on 2018-06-29T12:03:03Z No. of bitstreams: 1 2017.1 MICAELA BASTOS SILVA.pdf: 278724 bytes, checksum: 34ff4e1208c53eb43c527f3b41106ceb (MD5)Approved for entry into archive by Edvaldo Souza (edvaldosouza@ufba.br) on 2018-07-18T17:30:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017.1 MICAELA BASTOS SILVA.pdf: 278724 bytes, checksum: 34ff4e1208c53eb43c527f3b41106ceb (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-18T17:30:03Z (GMT). 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