Corpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8695 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema de investigação o corpo na dança. Especificamente, olha para experiências pedagógicas em dança que fazem uso da educação somática enquanto um dos seus recursos centrais, procurando identificar influências e contribuições que essa prática possa desencadear na formação de dançarinos e professores. Partindo de uma revisão bibliográfica em torno do desenvolvimento do campo atualmente conhecido como educação somática e de uma contextualização histórica a respeito das interações desse campo com a dança, chega à análise de algumas experiências práticas. Essa análise foi construída tendo como base a observação de distintas instâncias: as aulas, a perspectiva de professores e a impressão dos alunos. Ao revisar a bibliografia, sugere quatro princípios comuns às diversas disciplinas somáticas que são discutidos mais profundamente à luz de teorias e contribuições da ciência contemporânea. Nesse viés, pressupostos da Embodied Cognition, como a ideia de cognição construída a partir da experiência corporal, são inter-relacionados a princípios como o do continuum corpo-mente e o da percepção enquanto um instrumento de mudança de padrões de movimento automatizados. O conceito de autopoiese, por sua vez, formulado por Humberto Maturana e Francisco Varela, se afina com o princípio da construção de autonomia. Uma vez identificados esses princípios, todo um diálogo é constituído em torno do seu confronto com algumas práticas bastante estabilizadas no ensino da dança. A análise dos dados colhidos em campo (observações de aula, entrevistas e questionários) tem uma função de elemento dinamizador da discussão, mas principalmente no sentido de fornecer parâmetros de referência a respeito de como esses princípios vêm sendo integrados na prática pedagógica em dança e os desdobramentos desses processos. Questões como entendimentos de corpo, relação professor-aluno e processos de avaliação estão entre os aspectos abordados. |
id |
UFBA-2_33470d88e21c2fc6de92c57567e55f75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/8695 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Souza, BeatrizSouza, BeatrizIannitelli, Leda Maria Muhana Martinez2013-02-26T17:26:56Z2013-02-26T17:26:56Z2013-02-26http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8695Esta pesquisa tem como tema de investigação o corpo na dança. Especificamente, olha para experiências pedagógicas em dança que fazem uso da educação somática enquanto um dos seus recursos centrais, procurando identificar influências e contribuições que essa prática possa desencadear na formação de dançarinos e professores. Partindo de uma revisão bibliográfica em torno do desenvolvimento do campo atualmente conhecido como educação somática e de uma contextualização histórica a respeito das interações desse campo com a dança, chega à análise de algumas experiências práticas. Essa análise foi construída tendo como base a observação de distintas instâncias: as aulas, a perspectiva de professores e a impressão dos alunos. Ao revisar a bibliografia, sugere quatro princípios comuns às diversas disciplinas somáticas que são discutidos mais profundamente à luz de teorias e contribuições da ciência contemporânea. Nesse viés, pressupostos da Embodied Cognition, como a ideia de cognição construída a partir da experiência corporal, são inter-relacionados a princípios como o do continuum corpo-mente e o da percepção enquanto um instrumento de mudança de padrões de movimento automatizados. O conceito de autopoiese, por sua vez, formulado por Humberto Maturana e Francisco Varela, se afina com o princípio da construção de autonomia. Uma vez identificados esses princípios, todo um diálogo é constituído em torno do seu confronto com algumas práticas bastante estabilizadas no ensino da dança. A análise dos dados colhidos em campo (observações de aula, entrevistas e questionários) tem uma função de elemento dinamizador da discussão, mas principalmente no sentido de fornecer parâmetros de referência a respeito de como esses princípios vêm sendo integrados na prática pedagógica em dança e os desdobramentos desses processos. Questões como entendimentos de corpo, relação professor-aluno e processos de avaliação estão entre os aspectos abordados.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2013-02-26T12:16:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final 2013.pdf: 589568 bytes, checksum: faf16337be1aa0212425561297e06ab5 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-02-26T17:26:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Final 2013.pdf: 589568 bytes, checksum: faf16337be1aa0212425561297e06ab5 (MD5)Made available in DSpace on 2013-02-26T17:26:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Final 2013.pdf: 589568 bytes, checksum: faf16337be1aa0212425561297e06ab5 (MD5)FAPESBPrograma de Pós Graduação em Dança-Escola de DançaDançaEducação SomáticaPercepçãoCogniçãoCorpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação. Leda IannitelliDissertação. Leda Iannitelliapplication/pdf589568https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8695/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Leda%20Iannitellifaf16337be1aa0212425561297e06ab5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8695/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDissertação Final 2013.pdf.txtDissertação Final 2013.pdf.txtExtracted texttext/plain280594https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8695/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%202013.pdf.txtb239c768d3880bd975fb834062e3ed09MD53Dissertação. Leda Iannitelli.txtDissertação. Leda Iannitelli.txtExtracted texttext/plain280594https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8695/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Leda%20Iannitelli.txtb239c768d3880bd975fb834062e3ed09MD54ri/86952023-09-30 02:04:20.251oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-09-30T05:04:20Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professores |
title |
Corpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professores |
spellingShingle |
Corpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professores Souza, Beatriz Dança Educação Somática Percepção Cognição |
title_short |
Corpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professores |
title_full |
Corpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professores |
title_fullStr |
Corpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professores |
title_full_unstemmed |
Corpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professores |
title_sort |
Corpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professores |
author |
Souza, Beatriz |
author_facet |
Souza, Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Beatriz Souza, Beatriz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez |
contributor_str_mv |
Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação Somática Percepção Cognição |
topic |
Dança Educação Somática Percepção Cognição |
description |
Esta pesquisa tem como tema de investigação o corpo na dança. Especificamente, olha para experiências pedagógicas em dança que fazem uso da educação somática enquanto um dos seus recursos centrais, procurando identificar influências e contribuições que essa prática possa desencadear na formação de dançarinos e professores. Partindo de uma revisão bibliográfica em torno do desenvolvimento do campo atualmente conhecido como educação somática e de uma contextualização histórica a respeito das interações desse campo com a dança, chega à análise de algumas experiências práticas. Essa análise foi construída tendo como base a observação de distintas instâncias: as aulas, a perspectiva de professores e a impressão dos alunos. Ao revisar a bibliografia, sugere quatro princípios comuns às diversas disciplinas somáticas que são discutidos mais profundamente à luz de teorias e contribuições da ciência contemporânea. Nesse viés, pressupostos da Embodied Cognition, como a ideia de cognição construída a partir da experiência corporal, são inter-relacionados a princípios como o do continuum corpo-mente e o da percepção enquanto um instrumento de mudança de padrões de movimento automatizados. O conceito de autopoiese, por sua vez, formulado por Humberto Maturana e Francisco Varela, se afina com o princípio da construção de autonomia. Uma vez identificados esses princípios, todo um diálogo é constituído em torno do seu confronto com algumas práticas bastante estabilizadas no ensino da dança. A análise dos dados colhidos em campo (observações de aula, entrevistas e questionários) tem uma função de elemento dinamizador da discussão, mas principalmente no sentido de fornecer parâmetros de referência a respeito de como esses princípios vêm sendo integrados na prática pedagógica em dança e os desdobramentos desses processos. Questões como entendimentos de corpo, relação professor-aluno e processos de avaliação estão entre os aspectos abordados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-26T17:26:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-02-26T17:26:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8695 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8695/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Leda%20Iannitelli https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8695/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8695/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%202013.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8695/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Leda%20Iannitelli.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
faf16337be1aa0212425561297e06ab5 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 b239c768d3880bd975fb834062e3ed09 b239c768d3880bd975fb834062e3ed09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459422572216320 |