Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Beatriz Adeodato Alves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32729
Resumo: RESUMO A pesquisa de doutorado intitulada “Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber” tem como um dos seus principais interesses apreciar, de maneira aprofundada, o “fazer”, o aspecto da prática nos processos de experimentação em dança. Com essa proposição, se organiza a partir da imbricação entre teoria e prática, assumindo os conceitos de experiência e arte como experiência, como referencial norteador. Duas investigações artístico pedagógicas serão desdobradas no curso da pesquisa, se oferecendo como campo de experimentação, e alimentando as reflexões acerca das questões levantadas. Quanto ao rol de referências teóricas que compõem a perspectiva de experiência adotada, serão colocados em diálogo: as formulações de John Dewey; a abordagem enativa; o conceito de handling (manuseio); e a perspectiva oferecida pelo campo da Educação Somática. A tese lida com duas pistas principais, que vão tomando forma, no decorrer da investigação: a primeira é a de que a perspectiva da Educação Somática, de um corpo sujeito, apresenta aproximações com o conceito de corporalização, segundo a abordagem enativa; a segunda, implicada com a anterior, é a de que, a partir do conceito de corporalização – ideia de cognição enquanto exercício de se engajar com o ambiente, através da mobilização de saberes sensório motores – , é possível considerar que as experimentações criativas, em dança, são constituídas por uma forma material de pensamento. Nesse entrelaçamento, a cinestesia será destacada como um sistema perceptual – responsável pela integração de informações sensórias, vindas de outros sentidos –, que tem uma função central no desenvolvimento de nossas habilidades de auto percepção e de se relacionar com o outro e com o entorno. Complementando essa análise, os trabalhos de Lygia Clark e William Forsythe serão trazidos como exemplos de investigações que, ao criarem contextos de imersão, nos convocando para a ação, demonstram se interessar pelo papel do corpo – e da cinestesia – na arte. Palavras-chave: Dança; Educação Somática; Arte como experîencia; Cognição situada; Percepção cinestéstésica.
id UFBA-2_3c511cfd21b1b1aa5762e09555337ae7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/32729
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Souza, Beatriz Adeodato Alves deSouza, Beatriz Adeodato Alves deSantana, Ivani Lúcia Oliveira deFernandes, CianeOliveira, Jacyan Castilho deVelardi, MaríliaFigueiredo, Nara Miranda de2021-01-28T10:45:06Z2021-01-28T10:45:06Z2021-01-282020-11-17http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32729RESUMO A pesquisa de doutorado intitulada “Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber” tem como um dos seus principais interesses apreciar, de maneira aprofundada, o “fazer”, o aspecto da prática nos processos de experimentação em dança. Com essa proposição, se organiza a partir da imbricação entre teoria e prática, assumindo os conceitos de experiência e arte como experiência, como referencial norteador. Duas investigações artístico pedagógicas serão desdobradas no curso da pesquisa, se oferecendo como campo de experimentação, e alimentando as reflexões acerca das questões levantadas. Quanto ao rol de referências teóricas que compõem a perspectiva de experiência adotada, serão colocados em diálogo: as formulações de John Dewey; a abordagem enativa; o conceito de handling (manuseio); e a perspectiva oferecida pelo campo da Educação Somática. A tese lida com duas pistas principais, que vão tomando forma, no decorrer da investigação: a primeira é a de que a perspectiva da Educação Somática, de um corpo sujeito, apresenta aproximações com o conceito de corporalização, segundo a abordagem enativa; a segunda, implicada com a anterior, é a de que, a partir do conceito de corporalização – ideia de cognição enquanto exercício de se engajar com o ambiente, através da mobilização de saberes sensório motores – , é possível considerar que as experimentações criativas, em dança, são constituídas por uma forma material de pensamento. Nesse entrelaçamento, a cinestesia será destacada como um sistema perceptual – responsável pela integração de informações sensórias, vindas de outros sentidos –, que tem uma função central no desenvolvimento de nossas habilidades de auto percepção e de se relacionar com o outro e com o entorno. Complementando essa análise, os trabalhos de Lygia Clark e William Forsythe serão trazidos como exemplos de investigações que, ao criarem contextos de imersão, nos convocando para a ação, demonstram se interessar pelo papel do corpo – e da cinestesia – na arte. Palavras-chave: Dança; Educação Somática; Arte como experîencia; Cognição situada; Percepção cinestéstésica.ABSTRACT This doctoral research entitled “Dance as a means of material thinking: connections between making and knowing” has, as one of its main focus, the interest to concentrate on the “making” aspect of dance experimenting processes. With this orientation, it has been organized in such a way that theory and practice are indissociably articulated. It is largely informed by the concepts of experience and art as experience and aims to create a dialogue between the following perspectives: the John Dewey’s formulations; the enactive approach; the ‘handling’ concept; and the perspective offered by Somatic Education field. Two creative investigations are also taken as a central reference, as they constitute the experimental laboratory that has nurtured the formulations synthetized, as much as the theoretical research has. The thesis deals with two premises: the first one is that the somatic principle of ‘lived body’ has similarities to the concept of embodiment, as it is proposed by the enactive approach; the second one, which is imbricated to the former, is related to the understanding of cognition as being situated, in other words, as being an exercise of coupling with the environment through our sensorimotor skills. Assuming this perspective could offer a possibility to infer that dance creative experimentations may be constituted by material thinking processes. Following this idea, kinesthesia will be taken into light, seen as a perceptual system – responsible for integrating sensory information from different sensory modalities – which plays a central role in the development of our perceiving abilities – self-perception, as well as perception of others and our surroundings. Complementing the analysis, some pieces of work by Lygia Clark and William Forsythe will be highlighted as investigations that create an immersive environment where the participant is invited to action. With this procedure, the artists demonstrate interest to interrogate about the role of the body – and the role of kinesthesia – in art. Keywords: Dance; Somatic Education; Art as experience; Embodiment; Kinesthetic perceptionSubmitted by Beatriz Adeodato (beatrizadeodato@gmail.com) on 2021-01-19T15:47:35Z No. of bitstreams: 2 Elementos pré-textuais tese.pdf: 3342408 bytes, checksum: ac963a79d15729be67f3182140070f77 (MD5) Elementos textuais (corrigido).pdf: 33110737 bytes, checksum: 2cb36ed9716525b360d71abb7155fcbf (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-01-28T10:45:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Elementos pré-textuais tese.pdf: 3342408 bytes, checksum: ac963a79d15729be67f3182140070f77 (MD5) Elementos textuais (corrigido).pdf: 33110737 bytes, checksum: 2cb36ed9716525b360d71abb7155fcbf (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-28T10:45:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Elementos pré-textuais tese.pdf: 3342408 bytes, checksum: ac963a79d15729be67f3182140070f77 (MD5) Elementos textuais (corrigido).pdf: 33110737 bytes, checksum: 2cb36ed9716525b360d71abb7155fcbf (MD5)ArtesDançaEducação SomáticaCognição corporalizadaPercepção cinestésicaDança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Teatro / Escola de DançaPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALElementos pré-textuais tese.pdfElementos pré-textuais tese.pdfElementos pré-textuaisapplication/pdf3342408https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/1/Elementos%20pre%cc%81-textuais%20tese.pdfac963a79d15729be67f3182140070f77MD51Elementos textuais (corrigido).pdfElementos textuais (corrigido).pdfElementos textuais (artigo principal)application/pdf33110737https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/2/Elementos%20textuais%20%28corrigido%29.pdf2cb36ed9716525b360d71abb7155fcbfMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/3/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD53TEXTElementos pré-textuais tese.pdf.txtElementos pré-textuais tese.pdf.txtExtracted texttext/plain12903https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/4/Elementos%20pre%cc%81-textuais%20tese.pdf.txtb3921fa64b7d36710aa31cf24bf85915MD54Elementos textuais (corrigido).pdf.txtElementos textuais (corrigido).pdf.txtExtracted texttext/plain331509https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/5/Elementos%20textuais%20%28corrigido%29.pdf.txtacbcffe7e103882708bc3661805005cfMD55ri/327292022-07-05 14:04:17.688oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:17Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber
title Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber
spellingShingle Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber
Souza, Beatriz Adeodato Alves de
Artes
Dança
Educação Somática
Cognição corporalizada
Percepção cinestésica
title_short Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber
title_full Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber
title_fullStr Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber
title_full_unstemmed Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber
title_sort Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber
author Souza, Beatriz Adeodato Alves de
author_facet Souza, Beatriz Adeodato Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Beatriz Adeodato Alves de
Souza, Beatriz Adeodato Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santana, Ivani Lúcia Oliveira de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernandes, Ciane
Oliveira, Jacyan Castilho de
Velardi, Marília
Figueiredo, Nara Miranda de
contributor_str_mv Santana, Ivani Lúcia Oliveira de
Fernandes, Ciane
Oliveira, Jacyan Castilho de
Velardi, Marília
Figueiredo, Nara Miranda de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes
topic Artes
Dança
Educação Somática
Cognição corporalizada
Percepção cinestésica
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação Somática
Cognição corporalizada
Percepção cinestésica
description RESUMO A pesquisa de doutorado intitulada “Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber” tem como um dos seus principais interesses apreciar, de maneira aprofundada, o “fazer”, o aspecto da prática nos processos de experimentação em dança. Com essa proposição, se organiza a partir da imbricação entre teoria e prática, assumindo os conceitos de experiência e arte como experiência, como referencial norteador. Duas investigações artístico pedagógicas serão desdobradas no curso da pesquisa, se oferecendo como campo de experimentação, e alimentando as reflexões acerca das questões levantadas. Quanto ao rol de referências teóricas que compõem a perspectiva de experiência adotada, serão colocados em diálogo: as formulações de John Dewey; a abordagem enativa; o conceito de handling (manuseio); e a perspectiva oferecida pelo campo da Educação Somática. A tese lida com duas pistas principais, que vão tomando forma, no decorrer da investigação: a primeira é a de que a perspectiva da Educação Somática, de um corpo sujeito, apresenta aproximações com o conceito de corporalização, segundo a abordagem enativa; a segunda, implicada com a anterior, é a de que, a partir do conceito de corporalização – ideia de cognição enquanto exercício de se engajar com o ambiente, através da mobilização de saberes sensório motores – , é possível considerar que as experimentações criativas, em dança, são constituídas por uma forma material de pensamento. Nesse entrelaçamento, a cinestesia será destacada como um sistema perceptual – responsável pela integração de informações sensórias, vindas de outros sentidos –, que tem uma função central no desenvolvimento de nossas habilidades de auto percepção e de se relacionar com o outro e com o entorno. Complementando essa análise, os trabalhos de Lygia Clark e William Forsythe serão trazidos como exemplos de investigações que, ao criarem contextos de imersão, nos convocando para a ação, demonstram se interessar pelo papel do corpo – e da cinestesia – na arte. Palavras-chave: Dança; Educação Somática; Arte como experîencia; Cognição situada; Percepção cinestéstésica.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-28T10:45:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-28T10:45:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32729
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro / Escola de Dança
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro / Escola de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/1/Elementos%20pre%cc%81-textuais%20tese.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/2/Elementos%20textuais%20%28corrigido%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/4/Elementos%20pre%cc%81-textuais%20tese.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/5/Elementos%20textuais%20%28corrigido%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ac963a79d15729be67f3182140070f77
2cb36ed9716525b360d71abb7155fcbf
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
b3921fa64b7d36710aa31cf24bf85915
acbcffe7e103882708bc3661805005cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459620144906240