Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32729 |
Resumo: | RESUMO A pesquisa de doutorado intitulada “Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber” tem como um dos seus principais interesses apreciar, de maneira aprofundada, o “fazer”, o aspecto da prática nos processos de experimentação em dança. Com essa proposição, se organiza a partir da imbricação entre teoria e prática, assumindo os conceitos de experiência e arte como experiência, como referencial norteador. Duas investigações artístico pedagógicas serão desdobradas no curso da pesquisa, se oferecendo como campo de experimentação, e alimentando as reflexões acerca das questões levantadas. Quanto ao rol de referências teóricas que compõem a perspectiva de experiência adotada, serão colocados em diálogo: as formulações de John Dewey; a abordagem enativa; o conceito de handling (manuseio); e a perspectiva oferecida pelo campo da Educação Somática. A tese lida com duas pistas principais, que vão tomando forma, no decorrer da investigação: a primeira é a de que a perspectiva da Educação Somática, de um corpo sujeito, apresenta aproximações com o conceito de corporalização, segundo a abordagem enativa; a segunda, implicada com a anterior, é a de que, a partir do conceito de corporalização – ideia de cognição enquanto exercício de se engajar com o ambiente, através da mobilização de saberes sensório motores – , é possível considerar que as experimentações criativas, em dança, são constituídas por uma forma material de pensamento. Nesse entrelaçamento, a cinestesia será destacada como um sistema perceptual – responsável pela integração de informações sensórias, vindas de outros sentidos –, que tem uma função central no desenvolvimento de nossas habilidades de auto percepção e de se relacionar com o outro e com o entorno. Complementando essa análise, os trabalhos de Lygia Clark e William Forsythe serão trazidos como exemplos de investigações que, ao criarem contextos de imersão, nos convocando para a ação, demonstram se interessar pelo papel do corpo – e da cinestesia – na arte. Palavras-chave: Dança; Educação Somática; Arte como experîencia; Cognição situada; Percepção cinestéstésica. |
id |
UFBA-2_3c511cfd21b1b1aa5762e09555337ae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/32729 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Souza, Beatriz Adeodato Alves deSouza, Beatriz Adeodato Alves deSantana, Ivani Lúcia Oliveira deFernandes, CianeOliveira, Jacyan Castilho deVelardi, MaríliaFigueiredo, Nara Miranda de2021-01-28T10:45:06Z2021-01-28T10:45:06Z2021-01-282020-11-17http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32729RESUMO A pesquisa de doutorado intitulada “Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber” tem como um dos seus principais interesses apreciar, de maneira aprofundada, o “fazer”, o aspecto da prática nos processos de experimentação em dança. Com essa proposição, se organiza a partir da imbricação entre teoria e prática, assumindo os conceitos de experiência e arte como experiência, como referencial norteador. Duas investigações artístico pedagógicas serão desdobradas no curso da pesquisa, se oferecendo como campo de experimentação, e alimentando as reflexões acerca das questões levantadas. Quanto ao rol de referências teóricas que compõem a perspectiva de experiência adotada, serão colocados em diálogo: as formulações de John Dewey; a abordagem enativa; o conceito de handling (manuseio); e a perspectiva oferecida pelo campo da Educação Somática. A tese lida com duas pistas principais, que vão tomando forma, no decorrer da investigação: a primeira é a de que a perspectiva da Educação Somática, de um corpo sujeito, apresenta aproximações com o conceito de corporalização, segundo a abordagem enativa; a segunda, implicada com a anterior, é a de que, a partir do conceito de corporalização – ideia de cognição enquanto exercício de se engajar com o ambiente, através da mobilização de saberes sensório motores – , é possível considerar que as experimentações criativas, em dança, são constituídas por uma forma material de pensamento. Nesse entrelaçamento, a cinestesia será destacada como um sistema perceptual – responsável pela integração de informações sensórias, vindas de outros sentidos –, que tem uma função central no desenvolvimento de nossas habilidades de auto percepção e de se relacionar com o outro e com o entorno. Complementando essa análise, os trabalhos de Lygia Clark e William Forsythe serão trazidos como exemplos de investigações que, ao criarem contextos de imersão, nos convocando para a ação, demonstram se interessar pelo papel do corpo – e da cinestesia – na arte. Palavras-chave: Dança; Educação Somática; Arte como experîencia; Cognição situada; Percepção cinestéstésica.ABSTRACT This doctoral research entitled “Dance as a means of material thinking: connections between making and knowing” has, as one of its main focus, the interest to concentrate on the “making” aspect of dance experimenting processes. With this orientation, it has been organized in such a way that theory and practice are indissociably articulated. It is largely informed by the concepts of experience and art as experience and aims to create a dialogue between the following perspectives: the John Dewey’s formulations; the enactive approach; the ‘handling’ concept; and the perspective offered by Somatic Education field. Two creative investigations are also taken as a central reference, as they constitute the experimental laboratory that has nurtured the formulations synthetized, as much as the theoretical research has. The thesis deals with two premises: the first one is that the somatic principle of ‘lived body’ has similarities to the concept of embodiment, as it is proposed by the enactive approach; the second one, which is imbricated to the former, is related to the understanding of cognition as being situated, in other words, as being an exercise of coupling with the environment through our sensorimotor skills. Assuming this perspective could offer a possibility to infer that dance creative experimentations may be constituted by material thinking processes. Following this idea, kinesthesia will be taken into light, seen as a perceptual system – responsible for integrating sensory information from different sensory modalities – which plays a central role in the development of our perceiving abilities – self-perception, as well as perception of others and our surroundings. Complementing the analysis, some pieces of work by Lygia Clark and William Forsythe will be highlighted as investigations that create an immersive environment where the participant is invited to action. With this procedure, the artists demonstrate interest to interrogate about the role of the body – and the role of kinesthesia – in art. Keywords: Dance; Somatic Education; Art as experience; Embodiment; Kinesthetic perceptionSubmitted by Beatriz Adeodato (beatrizadeodato@gmail.com) on 2021-01-19T15:47:35Z No. of bitstreams: 2 Elementos pré-textuais tese.pdf: 3342408 bytes, checksum: ac963a79d15729be67f3182140070f77 (MD5) Elementos textuais (corrigido).pdf: 33110737 bytes, checksum: 2cb36ed9716525b360d71abb7155fcbf (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-01-28T10:45:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Elementos pré-textuais tese.pdf: 3342408 bytes, checksum: ac963a79d15729be67f3182140070f77 (MD5) Elementos textuais (corrigido).pdf: 33110737 bytes, checksum: 2cb36ed9716525b360d71abb7155fcbf (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-28T10:45:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Elementos pré-textuais tese.pdf: 3342408 bytes, checksum: ac963a79d15729be67f3182140070f77 (MD5) Elementos textuais (corrigido).pdf: 33110737 bytes, checksum: 2cb36ed9716525b360d71abb7155fcbf (MD5)ArtesDançaEducação SomáticaCognição corporalizadaPercepção cinestésicaDança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Teatro / Escola de DançaPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALElementos pré-textuais tese.pdfElementos pré-textuais tese.pdfElementos pré-textuaisapplication/pdf3342408https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/1/Elementos%20pre%cc%81-textuais%20tese.pdfac963a79d15729be67f3182140070f77MD51Elementos textuais (corrigido).pdfElementos textuais (corrigido).pdfElementos textuais (artigo principal)application/pdf33110737https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/2/Elementos%20textuais%20%28corrigido%29.pdf2cb36ed9716525b360d71abb7155fcbfMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/3/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD53TEXTElementos pré-textuais tese.pdf.txtElementos pré-textuais tese.pdf.txtExtracted texttext/plain12903https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/4/Elementos%20pre%cc%81-textuais%20tese.pdf.txtb3921fa64b7d36710aa31cf24bf85915MD54Elementos textuais (corrigido).pdf.txtElementos textuais (corrigido).pdf.txtExtracted texttext/plain331509https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/5/Elementos%20textuais%20%28corrigido%29.pdf.txtacbcffe7e103882708bc3661805005cfMD55ri/327292022-07-05 14:04:17.688oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:17Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber |
title |
Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber |
spellingShingle |
Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber Souza, Beatriz Adeodato Alves de Artes Dança Educação Somática Cognição corporalizada Percepção cinestésica |
title_short |
Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber |
title_full |
Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber |
title_fullStr |
Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber |
title_full_unstemmed |
Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber |
title_sort |
Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber |
author |
Souza, Beatriz Adeodato Alves de |
author_facet |
Souza, Beatriz Adeodato Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Beatriz Adeodato Alves de Souza, Beatriz Adeodato Alves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santana, Ivani Lúcia Oliveira de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernandes, Ciane Oliveira, Jacyan Castilho de Velardi, Marília Figueiredo, Nara Miranda de |
contributor_str_mv |
Santana, Ivani Lúcia Oliveira de Fernandes, Ciane Oliveira, Jacyan Castilho de Velardi, Marília Figueiredo, Nara Miranda de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes |
topic |
Artes Dança Educação Somática Cognição corporalizada Percepção cinestésica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação Somática Cognição corporalizada Percepção cinestésica |
description |
RESUMO A pesquisa de doutorado intitulada “Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber” tem como um dos seus principais interesses apreciar, de maneira aprofundada, o “fazer”, o aspecto da prática nos processos de experimentação em dança. Com essa proposição, se organiza a partir da imbricação entre teoria e prática, assumindo os conceitos de experiência e arte como experiência, como referencial norteador. Duas investigações artístico pedagógicas serão desdobradas no curso da pesquisa, se oferecendo como campo de experimentação, e alimentando as reflexões acerca das questões levantadas. Quanto ao rol de referências teóricas que compõem a perspectiva de experiência adotada, serão colocados em diálogo: as formulações de John Dewey; a abordagem enativa; o conceito de handling (manuseio); e a perspectiva oferecida pelo campo da Educação Somática. A tese lida com duas pistas principais, que vão tomando forma, no decorrer da investigação: a primeira é a de que a perspectiva da Educação Somática, de um corpo sujeito, apresenta aproximações com o conceito de corporalização, segundo a abordagem enativa; a segunda, implicada com a anterior, é a de que, a partir do conceito de corporalização – ideia de cognição enquanto exercício de se engajar com o ambiente, através da mobilização de saberes sensório motores – , é possível considerar que as experimentações criativas, em dança, são constituídas por uma forma material de pensamento. Nesse entrelaçamento, a cinestesia será destacada como um sistema perceptual – responsável pela integração de informações sensórias, vindas de outros sentidos –, que tem uma função central no desenvolvimento de nossas habilidades de auto percepção e de se relacionar com o outro e com o entorno. Complementando essa análise, os trabalhos de Lygia Clark e William Forsythe serão trazidos como exemplos de investigações que, ao criarem contextos de imersão, nos convocando para a ação, demonstram se interessar pelo papel do corpo – e da cinestesia – na arte. Palavras-chave: Dança; Educação Somática; Arte como experîencia; Cognição situada; Percepção cinestéstésica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-11-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-28T10:45:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-28T10:45:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32729 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro / Escola de Dança |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro / Escola de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/1/Elementos%20pre%cc%81-textuais%20tese.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/2/Elementos%20textuais%20%28corrigido%29.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/4/Elementos%20pre%cc%81-textuais%20tese.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32729/5/Elementos%20textuais%20%28corrigido%29.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac963a79d15729be67f3182140070f77 2cb36ed9716525b360d71abb7155fcbf e3e6f4a9287585a60c07547815529482 b3921fa64b7d36710aa31cf24bf85915 acbcffe7e103882708bc3661805005cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459620144906240 |