Tecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Brenda Nayla Santos Lima da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39008
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, situa-se no contexto da pesquisa em Artes, apresentando uma abordagem qualitativa e configurando-se como um relato de experiência de duas incursões no exercício da docência. A primeira ocorreu no Colégio Estadual Rotary, junto às turmas de ensino médio, enquanto a segunda foi uma experiência acadêmica conduzida por meio da disciplina de Prática de Estágio em Pedagogia do Teatro III (2023) Salvador, envolvendo a ministração da Oficina Teatral: Em busca de mim. A metodologia adotada não se limita ao relato da docente em exercício; engloba a descrição detalhada de procedimentos e práticas didático-pedagógicas e artísticas concebidas durante as atividades, bem como relatos dos participantes e trechos dos relatórios dessas ações. O objetivo central é analisar as práticas educacionais, fundamentadas no teatro negrorreferenciado, implementadas nessas experiências, visando estimular os participantes a construírem seus projetos de vida. Este relato busca destacar e analisar os conteúdos, procedimentos e ferramentas diretamente empregados nas práticas pedagógicas, fundamentadas no ensino-aprendizado do teatro negro, como abordagem para a construção do projeto de vida dos jovens participantes. O conceito de projeto de vida, conforme definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), representa a sexta competência geral e visa capacitar os discentes a valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências que os habilitem a realizar ações transformadoras na sociedade. A perspectiva adotada por esta pesquisa é que práticas teatrais negrorreferenciadas têm o potencial não apenas de estimular o sonho, mas de fazê-lo com propósito, semeando e encorajando realizações que transcendem o individualismo, abraçando o coletivo. Isso se revela crucial, especialmente, ao despertar jovens negros para projetarem futuros possíveis, mesmo quando habitam periferias frequentemente negligenciadas pelas políticas públicas, onde a cidadania plena é muitas vezes uma aspiração não atendida. A relevância destas práticas vai além do fazer artístico, almejando promover autoconhecimento, afirmação da identidade e reflexão sobre a história e realidade dos participantes.
id UFBA-2_35199d79df71eb576737b8c58f9220b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39008
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-02-13T14:39:06Z2024-02-13T14:39:06Z2023-12-18https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39008Este trabalho de conclusão de curso, situa-se no contexto da pesquisa em Artes, apresentando uma abordagem qualitativa e configurando-se como um relato de experiência de duas incursões no exercício da docência. A primeira ocorreu no Colégio Estadual Rotary, junto às turmas de ensino médio, enquanto a segunda foi uma experiência acadêmica conduzida por meio da disciplina de Prática de Estágio em Pedagogia do Teatro III (2023) Salvador, envolvendo a ministração da Oficina Teatral: Em busca de mim. A metodologia adotada não se limita ao relato da docente em exercício; engloba a descrição detalhada de procedimentos e práticas didático-pedagógicas e artísticas concebidas durante as atividades, bem como relatos dos participantes e trechos dos relatórios dessas ações. O objetivo central é analisar as práticas educacionais, fundamentadas no teatro negrorreferenciado, implementadas nessas experiências, visando estimular os participantes a construírem seus projetos de vida. Este relato busca destacar e analisar os conteúdos, procedimentos e ferramentas diretamente empregados nas práticas pedagógicas, fundamentadas no ensino-aprendizado do teatro negro, como abordagem para a construção do projeto de vida dos jovens participantes. O conceito de projeto de vida, conforme definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), representa a sexta competência geral e visa capacitar os discentes a valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências que os habilitem a realizar ações transformadoras na sociedade. A perspectiva adotada por esta pesquisa é que práticas teatrais negrorreferenciadas têm o potencial não apenas de estimular o sonho, mas de fazê-lo com propósito, semeando e encorajando realizações que transcendem o individualismo, abraçando o coletivo. Isso se revela crucial, especialmente, ao despertar jovens negros para projetarem futuros possíveis, mesmo quando habitam periferias frequentemente negligenciadas pelas políticas públicas, onde a cidadania plena é muitas vezes uma aspiração não atendida. A relevância destas práticas vai além do fazer artístico, almejando promover autoconhecimento, afirmação da identidade e reflexão sobre a história e realidade dos participantes.This course conclusion work is located in the context of research in Arts, presenting a qualitative approach and configuring itself as an experience report of two forays into teaching. The first took place at Colégio Estadual Rotary, alongside high school classes, while the second was an academic experience conducted through the discipline of Internship Practice in Theater Pedagogy III (2023) Salvador, involving the delivery of the Theater Workshop: In Search of me. The methodology adopted is not limited to the report of the in-service teacher; encompasses a detailed description of didactic-pedagogical and artistic procedures and practices designed during the activities, as well as reports from participants and excerpts from reports on these actions. The central objective is to analyze the educational practices, based on black-referenced theater, implemented in these experiences, aiming to encourage participants to build their life projects. This report seeks to highlight and analyze the contents, procedures and tools directly used in pedagogical practices, based on the teaching-learning of black theater, as an approach to building the life project of the young participants. The concept of Life Project, as defined in the National Common Curricular Base (BNCC, 2018), represents the sixth general competence and aims to enable students to value and appropriate knowledge and experiences that enable them to carry out transformative actions in society. The perspective adopted by this research is that black-referenced theatrical practices have the potential not only to stimulate the dream, but to do so with purpose, sowing and encouraging achievements that transcend individualism, embracing the collective. This proves to be crucial, especially when awakening young black people to project possible futures, even when they live in peripheries often neglected by public policies, where full citizenship is often an unmet aspiration. The relevance of these practices goes beyond artistic creation, aiming to promote self-knowledge, affirmation of identity and reflection on the history and reality of the participants.porUniversidade Federal da BahiaLICENCIATURA EM TEATROUFBABrasilEscola de TeatroBlack theaterAnti-Racist EducationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTeatro negroEducação AntiracistaProjeto de vidaPeriferiaTecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.Weaving paths: didactic-pedagogical practices in Black-referenced theater to stimulate the life project of black youth from the periphery.Licenciaturainfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLima, Evani TavaresOliveira, Livia Sudare deLima, Evani TavaresOliveira, Livia Sudare deBarreto, Cristiane Santoshttps://lattes.cnpq.br/9586531490654025Silva, Brenda Nayla Santos Lima daALMEIDA, Silvio de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Grupo Editorial BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução por Lucie Didio. Brasília: Plano, 2002. Série BRASIL. LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm> Acesso em 03 dez. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CAMERON, Julia. O caminho do artista. Editora Sextante; Rio de Janeiro,2017. D’ADESKY, Jacques. Racismos e anti-racismos no Brasil. Pluralismo étnico e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2001. DOS SANTOS, Ana Verônica Freire Monteiro et al. AMOR E RESISTÊNCIA–BELL HOOKS E A ESCRITA DO AMOR. Cadernos de Pesquisas Multidisciplinares sobre Corpo, Raça, Sexualidade e Gênero-CRSG, v. 2, n. 1, p. 64-76, 2020. EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo, v. 1, p. 26-46, 2020. EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2013. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992. GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista: Caminhos Abertos pela lei 10.639. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. GUIMARÃES, Eduardo. Periferia. Enciclopédia Discursiva da Cidade. Disponível em: https://www.labeurb.unicamp.br/endici/index.php?r=verbete/view&id=105. Acesso em:13 de dezembro de 2023 HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. Editora WMF Martins Fontes, 2017. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Letramento, 2018. 63 LIMA, Evani Tavares. Um olhar sobre o teatro negro do teatro experimental do negro e do Bando de teatro Olodum. 2010. 345 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. NASCIMENTO, Abdias do. Teatro experimental do negro: trajetória e reflexões. Estudos avançados, v. 18, p. 209-224, 2004. NEGRA. Pantera. Direção: Ryan Coogler. Produção: Kevin Feige; David J. Grant, Roteiro Ryan Coogler, Joe Robert Cole. Baseado nas histórias em quadrinhos de Stan Lee e Jack Kirby. Estúdios EUE/Screen Gems e Pinewood Studios, Atlanta; Busan, Coreia do Sul. Marvel Studios, Walt Disney Pictures,2018. NOGUERA, Renato. Ubuntu como modo de existir: elementos gerais para uma ética afroperspectiva. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 3, n. 6, p. 147-150, 2012.Pesquisa em Educação, v.3. PARANHOS, Kátia Rodrigues. Que bicho é esse?: teatro, engajamento e política no Brasil pós-1964. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia; professora associada; / FAPEMIG/CNPq; PPM/bolsista de produtividade RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: 1ª Companhia das Letras, 2019. ROSA, Iara. Ocupação Sankofa. Itaú Cultural, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/en/abdias-nascimento/sankofa/ . Acesso em: 04 de dezembro de 2023 SANKOFA. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, ano XVI, nº XXVII, Janeiro/2023 SANTANA, Tayrine; ZAPPAROLI, Alecsandra. CONCEIÇÃO EVARISTO – “A escrevivência serve também para as pessoas pensarem”. Itaú Social, Rede Galápagos, São Paulo, 9 de novembro de 2020. Disponível em https://www.itausocial.org.br/noticias/conceicao-evaristo-a-escrevivencia-serve-tambem-para-as-pessoas-pensarem/ .Acesso em: 15 de Abril de 2023. SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993. SANTOS, Sales Augusto dos. Ação Afirmativa ou a Utopia Possível: O Perfil dos Professores e dos Pós-Graduandos e a Opinião destes sobre Ações Afirmativas para os Negros Ingressarem nos Cursos de Graduação da UnB. Relatório Final de Pesquisa. Brasília: ANPEd/ 2° Concurso Negro e Educação,mimeo, 2002.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC - Brenda Nayla (VERSÃO FINAL).pdfTCC - Brenda Nayla (VERSÃO FINAL).pdfapplication/pdf8476248https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39008/1/TCC%20-%20Brenda%20Nayla%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdff47826f7e822fb083878385cc4ef0914MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39008/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/390082024-02-13 11:39:06.878open accessoai:repositorio.ufba.br:ri/39008TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvIGF1dG9yIG91IHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtbykgbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlL291IGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBlL291IHbDrWRlby4KCk8gYXV0b3Igb3UgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIGUvb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8OjbywgcG9kZW5kbyBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiAKCk8gYXV0b3Igb3UgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBSRVNVTFRFIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTywgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPLCBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l0w7NyaW8gc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyLCBjbGFyYW1lbnRlLCBvIChzKSBzZXUocykgbm9tZSAocykgb3UgbyAocykgbm9tZSAocykgZG8gKHMpIGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-02-13T14:39:06Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Weaving paths: didactic-pedagogical practices in Black-referenced theater to stimulate the life project of black youth from the periphery.
title Tecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.
spellingShingle Tecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.
Silva, Brenda Nayla Santos Lima da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Teatro negro
Educação Antiracista
Projeto de vida
Periferia
Black theater
Anti-Racist Education
title_short Tecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.
title_full Tecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.
title_fullStr Tecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.
title_full_unstemmed Tecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.
title_sort Tecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.
author Silva, Brenda Nayla Santos Lima da
author_facet Silva, Brenda Nayla Santos Lima da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Evani Tavares
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Livia Sudare de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lima, Evani Tavares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Livia Sudare de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Barreto, Cristiane Santos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/9586531490654025
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Brenda Nayla Santos Lima da
contributor_str_mv Lima, Evani Tavares
Oliveira, Livia Sudare de
Lima, Evani Tavares
Oliveira, Livia Sudare de
Barreto, Cristiane Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Teatro negro
Educação Antiracista
Projeto de vida
Periferia
Black theater
Anti-Racist Education
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro negro
Educação Antiracista
Projeto de vida
Periferia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Black theater
Anti-Racist Education
description Este trabalho de conclusão de curso, situa-se no contexto da pesquisa em Artes, apresentando uma abordagem qualitativa e configurando-se como um relato de experiência de duas incursões no exercício da docência. A primeira ocorreu no Colégio Estadual Rotary, junto às turmas de ensino médio, enquanto a segunda foi uma experiência acadêmica conduzida por meio da disciplina de Prática de Estágio em Pedagogia do Teatro III (2023) Salvador, envolvendo a ministração da Oficina Teatral: Em busca de mim. A metodologia adotada não se limita ao relato da docente em exercício; engloba a descrição detalhada de procedimentos e práticas didático-pedagógicas e artísticas concebidas durante as atividades, bem como relatos dos participantes e trechos dos relatórios dessas ações. O objetivo central é analisar as práticas educacionais, fundamentadas no teatro negrorreferenciado, implementadas nessas experiências, visando estimular os participantes a construírem seus projetos de vida. Este relato busca destacar e analisar os conteúdos, procedimentos e ferramentas diretamente empregados nas práticas pedagógicas, fundamentadas no ensino-aprendizado do teatro negro, como abordagem para a construção do projeto de vida dos jovens participantes. O conceito de projeto de vida, conforme definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), representa a sexta competência geral e visa capacitar os discentes a valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências que os habilitem a realizar ações transformadoras na sociedade. A perspectiva adotada por esta pesquisa é que práticas teatrais negrorreferenciadas têm o potencial não apenas de estimular o sonho, mas de fazê-lo com propósito, semeando e encorajando realizações que transcendem o individualismo, abraçando o coletivo. Isso se revela crucial, especialmente, ao despertar jovens negros para projetarem futuros possíveis, mesmo quando habitam periferias frequentemente negligenciadas pelas políticas públicas, onde a cidadania plena é muitas vezes uma aspiração não atendida. A relevância destas práticas vai além do fazer artístico, almejando promover autoconhecimento, afirmação da identidade e reflexão sobre a história e realidade dos participantes.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-13T14:39:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-13T14:39:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv Licenciatura
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39008
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ALMEIDA, Silvio de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Grupo Editorial BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução por Lucie Didio. Brasília: Plano, 2002. Série BRASIL. LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm> Acesso em 03 dez. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CAMERON, Julia. O caminho do artista. Editora Sextante; Rio de Janeiro,2017. D’ADESKY, Jacques. Racismos e anti-racismos no Brasil. Pluralismo étnico e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2001. DOS SANTOS, Ana Verônica Freire Monteiro et al. AMOR E RESISTÊNCIA–BELL HOOKS E A ESCRITA DO AMOR. Cadernos de Pesquisas Multidisciplinares sobre Corpo, Raça, Sexualidade e Gênero-CRSG, v. 2, n. 1, p. 64-76, 2020. EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo, v. 1, p. 26-46, 2020. EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2013. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992. GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista: Caminhos Abertos pela lei 10.639. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. GUIMARÃES, Eduardo. Periferia. Enciclopédia Discursiva da Cidade. Disponível em: https://www.labeurb.unicamp.br/endici/index.php?r=verbete/view&id=105. Acesso em:13 de dezembro de 2023 HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. Editora WMF Martins Fontes, 2017. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Letramento, 2018. 63 LIMA, Evani Tavares. Um olhar sobre o teatro negro do teatro experimental do negro e do Bando de teatro Olodum. 2010. 345 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. NASCIMENTO, Abdias do. Teatro experimental do negro: trajetória e reflexões. Estudos avançados, v. 18, p. 209-224, 2004. NEGRA. Pantera. Direção: Ryan Coogler. Produção: Kevin Feige; David J. Grant, Roteiro Ryan Coogler, Joe Robert Cole. Baseado nas histórias em quadrinhos de Stan Lee e Jack Kirby. Estúdios EUE/Screen Gems e Pinewood Studios, Atlanta; Busan, Coreia do Sul. Marvel Studios, Walt Disney Pictures,2018. NOGUERA, Renato. Ubuntu como modo de existir: elementos gerais para uma ética afroperspectiva. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 3, n. 6, p. 147-150, 2012.Pesquisa em Educação, v.3. PARANHOS, Kátia Rodrigues. Que bicho é esse?: teatro, engajamento e política no Brasil pós-1964. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia; professora associada; / FAPEMIG/CNPq; PPM/bolsista de produtividade RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: 1ª Companhia das Letras, 2019. ROSA, Iara. Ocupação Sankofa. Itaú Cultural, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/en/abdias-nascimento/sankofa/ . Acesso em: 04 de dezembro de 2023 SANKOFA. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, ano XVI, nº XXVII, Janeiro/2023 SANTANA, Tayrine; ZAPPAROLI, Alecsandra. CONCEIÇÃO EVARISTO – “A escrevivência serve também para as pessoas pensarem”. Itaú Social, Rede Galápagos, São Paulo, 9 de novembro de 2020. Disponível em https://www.itausocial.org.br/noticias/conceicao-evaristo-a-escrevivencia-serve-tambem-para-as-pessoas-pensarem/ .Acesso em: 15 de Abril de 2023. SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993. SANTOS, Sales Augusto dos. Ação Afirmativa ou a Utopia Possível: O Perfil dos Professores e dos Pós-Graduandos e a Opinião destes sobre Ações Afirmativas para os Negros Ingressarem nos Cursos de Graduação da UnB. Relatório Final de Pesquisa. Brasília: ANPEd/ 2° Concurso Negro e Educação,mimeo, 2002.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
LICENCIATURA EM TEATRO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
LICENCIATURA EM TEATRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39008/1/TCC%20-%20Brenda%20Nayla%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39008/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f47826f7e822fb083878385cc4ef0914
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502804534099968