FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Francislene Conceição Freitas de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38422
Resumo: A ideia desta pesquisa é a criação de uma proposta didático-metodológica do ensino de Teatro, fundamentado nas culturas negras (teatro negro). Para tanto, o principal objetivo é elaborar um conjunto de jogos, o Guia Faraimorá, inspirados no universo simbólico e gestual dos orixás, nos gestos icônicos de indivíduos e grupos políticos (movimentos) negros, bem como na Árvore do Esquecimento, A Porta do Não Retorno (monumentos erguidos na cidade de Ouidah-Benin) e o Cosmograma Bakongo da (cosmologia Bantu), tomados de empréstimo das culturas africanas. A proposta é dirigida a docentes e aspirantes ao ensino de Teatro e visa produzir material didático-pedagógico para o ensino de artes cênicas, inspirado no teatro negro. Espera- se que esta pesquisa possa juntar-se a outras produções acadêmicas, de natureza antirracista, nas Artes Cênicas, de modo a contribuir com a diminuição da lacuna de abordagens pedagógicas em teatro com enfoque em cosmovisões e experiências das culturas negras nos currículos. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e se dá no âmbito da pedagogia do Teatro e da pesquisa em Artes Cênicas. De caráter descritivo e reflexivo, este estudo teórico propõe um resultado material e original: o Manual (Guia). Como fundamentação teórica, será utilizada a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e reflexões oriundas de minha prática enquanto professora de teatro e atriz de teatro negro. As principais referências teóricas deste estudo são: Leda Maria Martins, Julio Moracen Naranjo, Kabengele Munanga, Evani Tavares Lima, Nilma Lino Gomes, Sandra Haydée Petit, Inaicyra Falcão dos Santos, Beatriz Nascimento e Abdias do Nascimento. Os conceitos que orientam a proposta aqui apresentada são: Ancestralidade, Identidade e Cidadania.
id UFBA-2_0ece44354372121175bf8125ca31d5d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/38422
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-11-13T10:26:05Z2023-11-13T10:26:05Z2023-09-01https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38422A ideia desta pesquisa é a criação de uma proposta didático-metodológica do ensino de Teatro, fundamentado nas culturas negras (teatro negro). Para tanto, o principal objetivo é elaborar um conjunto de jogos, o Guia Faraimorá, inspirados no universo simbólico e gestual dos orixás, nos gestos icônicos de indivíduos e grupos políticos (movimentos) negros, bem como na Árvore do Esquecimento, A Porta do Não Retorno (monumentos erguidos na cidade de Ouidah-Benin) e o Cosmograma Bakongo da (cosmologia Bantu), tomados de empréstimo das culturas africanas. A proposta é dirigida a docentes e aspirantes ao ensino de Teatro e visa produzir material didático-pedagógico para o ensino de artes cênicas, inspirado no teatro negro. Espera- se que esta pesquisa possa juntar-se a outras produções acadêmicas, de natureza antirracista, nas Artes Cênicas, de modo a contribuir com a diminuição da lacuna de abordagens pedagógicas em teatro com enfoque em cosmovisões e experiências das culturas negras nos currículos. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e se dá no âmbito da pedagogia do Teatro e da pesquisa em Artes Cênicas. De caráter descritivo e reflexivo, este estudo teórico propõe um resultado material e original: o Manual (Guia). Como fundamentação teórica, será utilizada a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e reflexões oriundas de minha prática enquanto professora de teatro e atriz de teatro negro. As principais referências teóricas deste estudo são: Leda Maria Martins, Julio Moracen Naranjo, Kabengele Munanga, Evani Tavares Lima, Nilma Lino Gomes, Sandra Haydée Petit, Inaicyra Falcão dos Santos, Beatriz Nascimento e Abdias do Nascimento. Os conceitos que orientam a proposta aqui apresentada são: Ancestralidade, Identidade e Cidadania.The idea of this research is the creation of a didactic-methodological proposal for teaching theater, based on black cultures (black theater). Therefore, the main objective is to develop a set of games, the Faraimorá Guide, inspired by the symbolic and gestural orixás’s universe, in the iconic black individuals gestures and political groups (movements), as well as in the Tree of Forgetfulness, Door of No Return (monuments built in the city of Ouidah-Benin) and the Bakongo of the Cosmogram (bantu cosmology), borrowed from African cultures. This proposal is targeted at teachers and those aspiring to teaching theater and aims to produce didactic- pedagogical material for teaching performing arts, inspired by the black theater. It' is hoped that this research can add to other academic pieces, of an anti-racist nature, in the Performing Arts, in order to contribute to reducing the gap in pedagogical approaches of theater with a focus on worldviews and black cultures experiences in the curricula. The methodological approach of this research is qualitative and takes place within the scope of Theater pedagogy and research in Performing Arts. Descriptive and reflective, this theoretical study proposes a material and original result: the Handbook (Guide). As a theoretical basis, bibliographic research will be used in secondary sources and reflections arising from my practice as a theater teacher and black theater actress. The main theoretical references of this study are: Leda Maria Martins, Julio Moracen Naranjo, Kabengele Munanga, Evani Tavares Lima, Nilma Lino Gomes, Sandra Haydée Petit, Inaicyra Falcão dos Santos, Beatriz Nascimento and Abdias do Nascimento. The concepts that guide the study presented here are: Ancestry, Identity and Citizenship.Submitted by Francislene Sales (francis_estrela@hotmail.com) on 2023-11-12T18:18:12Z No. of bitstreams: 1 FRANCISLENE SALES DISSERTAÇÃO.docx: 4748255 bytes, checksum: 4b4e26b8d41e78c28a7af8d1d4f2486a (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-11-13T10:26:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCISLENE SALES DISSERTAÇÃO.docx: 4748255 bytes, checksum: 4b4e26b8d41e78c28a7af8d1d4f2486a (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-13T10:26:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISLENE SALES DISSERTAÇÃO.docx: 4748255 bytes, checksum: 4b4e26b8d41e78c28a7af8d1d4f2486a (MD5) Previous issue date: 2023-09-01porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroBlack theater.Anti-racist education.Theater Pedagogy.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTeatro negro.Educação antirracista.Pedagogia do teatro.FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGROMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLima, Evani Tavareshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706080H4&tokenCaptchar=03AFcWeA5Pr6EdzgfDobsZ8rwlc8U7uv30t_69-Kw4fu6YAep6LqeXLPdOGjdQmrCSYxWOWmbA_NhJB6B3QR3m_0_LxZctQmVC51Ytj-OJPiSrHx2WVMx3SESvwAYrOLFLrKAYc87i3e9wKRjEjvlOm-haRknaN9arh6D7w70d6aU9p27mcxsOsfzrl40qAx_YFgDGCstbzLkdzqPOgBG_kdy06oOSpzZltALJeQKCsoEMTc3JMkNLPiszuTcSKlZkxN67-fe8ungCkc_BLutorX3L35tbimQb1gtdrqocDXhL6Cr1qsV0HlIoMGCebqEYcTH9UIjPpn32RJvpoKTYVe07XmhVi0rVt5zCkoXl36QOgW3DAh5EOZhSzaO9RZkmLEdYIZAd5-73eVE548MOQOIiT2UhrTPAyr9CBf65GwRcFnKt7yGL2o5gx0JD7tzr3f8eetD6_7bMXSDWmDWlVo-Ck7DWNw0xMh0Y1x3FqcjmZsMfjZ59DzMY_sxC6jezYER_Ch4h8Va6JQ-kY0jwshIlz9YkTMtNPb8Rk1xp_9soTmGEop9dKUzSlS88Yz7RcdpZlD7Mm3XXzRQCmNXU603Cdvh0WWPG8ALima, Evani Tavareshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706080H4&tokenCaptchar=03AFcWeA6ShnH9SuRTQK5r6asDzM1L3C7zZOsIMROaw8D1CIkOL_-qXYwjtvVwSAT4kjF47a-WqsKZHQd3awUubP0EwTiz1nJqnh4GeHfKmczOVgUpH5vllLk-jb3pdxCHNZ3Dw7pWF8OZgdPGjO1j65jELsrdqPNPeCvRq8WY_gljJINVQW-bY6T_8N2rGWwsAUtHwconFDApPwTspD8QJCj3GJ5-kLFp_kVD-9XlDcZY9cvmFx-GsVn2Qr-NS22wtU2kCvRdAlj60oXn-tSNsGfchFbNK9imF1ZNQrQUlOxg8E0aTqmoD9fWd5fLcYyQ_tJiNXO-Ol9rqIVlXUo80IOtc2LRZZ_WhYzAdnsVDjPZAD-bzKQGdwB4c6a9Qerj1qG_tpdQ7sqdb21ZUXjGlkSwLhMQXWh-UtRsd4Twl5-mh5UF5CrcijZVvztZbOhxHCAwKaWdVcL7hCj9hBozgpY3htQkQVZ5jBKeHeRv8zxEZIz-0nVNQ8uuTqH6GhoPpuc0-BSHjjQwsBoFz56zaEMXXLdpyqehHus9jM53xDs5RdBJpe4Y82IJ8V39_sAZm06Z_vgrRVLDNaranjo, Julio Moracenhttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731679E6&tokenCaptchar=03AFcWeA4FVS8HoEogpu38ACNLh2iUoHfcxIcV1SV00jxX8KG5ByWAwsyvoI1KRi6uRSs5MdMT1XmkyODEGul8XwDlehaBRN4IiCltah_MbXvnUD04MbEOPQ5CW-_ywfvLKhRwCR51o-Pnom6bUTqU_SL_DrLECd0_jSihrezg0z-IXkPTayIlpJKvUJy3n39Olsqzr_77dq6pYiW4Osb5gwIPaDeLYBxLtffHl89g-6s0Avj05iWOFhaloWYsGRcUJjL0GqVEKR6_tu5perKRq_nJ1e5Cb2DPvSCADo3tIR98Z4idKwcB1PCH1U1vFeQ1Cp47KQRuIJS-5Mc372_i5Z9KTodDcbJI0_f7xYWWPgHBh7KGblNkccg0ESMWmGkBVbPA8obdwDKv8zgg02dqm0grok_WkVCEGsgtFmxXJ5h4K1rozN2SeAchFZn2sM4AKvHamngK45XsVOZVSo_zoM3WE4YJqfivPUU-TDSupwn6DWGnP-GadpeHtVv7orI_xr_xVyaYfw9W7zlsOwJS2PlyzFUI7rN27t5kqjMw-1joZV4ejucAeJErcZK8cT9xWnbJ95Ad5Q_xMendonça, Célida Salumehttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4533031Y6&tokenCaptchar=03AFcWeA684jEjpRZ8KKmA5J4BALw0d2IJTbZTZ8bnVCwt_j1k9KuXaw485a2d3ypEpZ8WmPf4sngGeqyVW9_LegYPbzPi5G2ZfUdg1HQ29Tp768CXqwcVYYPE490Fgnd3tSk3lfCwEqBehOMFyKr_fxQPSS03z7gfV0-thbQb7VVwMQXf0hdfjAqPb52PWPjPeRNR3cUVIPO804PKem7wX1bwqJSBNUO0WRrza78XX8StOSI-KCxeRq033VYtQUfmPuU6xj0Ee_cACc__3EzYQ-geKPIwCB2_D2kFiNFDJNYkekL4G7XQY94WxH9NLPNyiWjLcnnHpr_KgTpK1DOe1xpmEfyBPbkq2Cz8RS9HmEY3R6hg78X4PE0KQemzXGqjfgH-B-cleTI88sKxkWjHVmIRa3ltPRfaaemexOHFCv8IKxZphRfSJZRnflTXPb4gCnDUOnIoEweCF7n62jv20I7Y77wlaB898Z2JRqxeoXcr0jg9gqul6XcPc5nEsotjwGPQd_lAoLdfr4_iUFCKKu_54r4Q6uBO76Ob-fYrLh6GJI98xOPAjApV7Igo-Cx42z4i9oDSnAiGhttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4686567J6&tokenCaptchar=03AFcWeA5vONOyIsRsPuGGU12r1xpQIGQfrPW2gNNczwRBcVffa8zrrtyMvxDPgMxN67IIo9CRvfjXgDwE7YJXpmVhiVehiQ9z4OSxcGVWJfRA964f_rhHX8DfvdpJPZM7BruMJ2Rvw71NRpGGh4GcUlNd0Ze_TG5XIIJ2bDNiaSLgzDNynYlbQSqj_1IopK4R0f6mTn0Mygy0PBiAUROQNGszEFqCBE9top8cHMihNMqFKO-_02e6go9-RSjqUAJl9ujMcJ96igxSs-5pEn80I7loVVFXAb1ET1D5J1_BAXRtiQYfZ1Zfns0oU0IcTFVi43VWob3QRsdphCXOW_235tnLHGju37xV1nCtze-Q9YRIlmgHtJgiZzjLsyl-TI1hLhAgbrsukbKm_oHXb8G3q8nqQNxGGrUm9OxyAmPF7d03SYUj-elQz4HkZQElIQueA8DnTN-grWmbs-p6myQXAw3qM3oikYdiiytd10MshK66JVE_nutnI3OmM5Xyo-aW4ePNUrflkuffGNOS0-l4sM-a1jv_FII0eZMzbRNQK0m8_laDQq2WYWs4WNiyJj9ZedCiWYJyQFMGSales, Francislene Conceição Freitas deANTONIO, Fausto. Negras práticas pedagógicas e epistêmicas: a centralidade da autoexpressão negra nas artes cênicas. Capoeira - Humanidades e Letras, v. 3, n. 1, 2017. ARAÚJO, Ana Lúcia. Caminhos atlânticos memória, patrimônio e representações da escravidão na Rota dos Escravos. VARIA HISTORIA, Belo Horizonte, v. 25, n. 41, p. 129- 148, jan. /Jun. 2009. (Dossiê – Imagens: escravidão, mestiçagens). Disponível em:< https://www.scielo.br/j/vh/a/tVFVzGbZMbB3ZPFpzrvD6tm/?lang=pt> Acesso em: 26/06. 2021. ASSUMPÇÃO, Carlos de. Protesto-poemas. São Paulo: Edição do Autor, 1982. (Poemas). BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Documento curricular referencial da Bahia para o Ensino Médio. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2022. BAIRROS, Luiza. “Lembrando Lélia Gonzalez”. In: WERNECK, Jurema; MENDONÇA, Maisa; WHITE, Evelyn C. O livro da saúde das mulheres negras: nossos passos vêm de longe. Rio de Janeiro: Criola/ Pallas, 2000. BARBIERI, Renato (Dir.). Atlântico Negro: Na Rota dos Orixás. Brasil, Ministério da cultura; GDF-SCE; Pólo de Cinema e Vídeo do DF; Fundação Cultural do Distrito federal.1998. Projeto e roteiro: Victor Leonardi e Renato. Documentário, 53´54¨. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=5h55TyNcGiY >. Acesso em 29/08/2022. BARBOSA, Fernanda Júlia. Ancestralidade em cena: candomblé e teatro na formação de uma encenadora. 2016. 239 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. BARBOSA, Fernanda Júlia. Teatro preto de Candomblé: Uma proposta ético-poética de encenação e atuação negras. 2021. 246 f. Orientador: Prof. Dr. Luiz César Alves Marfuz. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Salvador, 2021. BARRETO, Cristiane. Ensino de teatro e o estímulo à pertença identitária negra. Salvador: Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Departamento de técnicas do espetáculo, [2019]. BIKO, Steve. Escrevo o Que Eu Quero. São Paulo: Ática, 1990. BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2012. CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006 CABRAL, Beatriz. Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 4., 2007, [S.l.]. Anais [...]. [S.l.]: ABRACE, v. 8, n. 1, 2007. CELESTINO, Rubens dos Santos. TEXTO, JOGO E CENA: os desafios e encruzilhadas do ensino de teatro na formação étnico-racial do/a educando/. Artigo. Mestrado Profissional em Artes- PROFARTES, Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia. Salvador. Bahia 2020. CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Artes Cênicas Negras no Brasil: das memórias aos desafios na formação acadêmica. Repertório, Salvador, ano 20, n. 29, p. 68-85, 2017. CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Plano de curso do componente Dança e Africanidades: perspectivas educacionais. Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia.2019.2 COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é Cidadania? Editora Brasiliense; 1986. DIOP, Ismael Birago. Ancestralidade. 2012. Disponível em: http://estoriasemcontos.blogspot.com/2012/08/ancestralidade-birago- diop.html#.YWgVeBrMLIU. Acesso em: 20 jul. 2020. DOURADO, Paulo; MILLET, Maria Eugênia. Manual de criatividades. Salvador: EGBA, 1998. ESCOLA DE TEATRO. A Escola. Disponível em: https://teatro.ufba.br/escola/#apresentacao Data de acesso:05 de set.2021. FERREIRA, Tássio. Pedagogia da Circularidade Afrocênica: diretrizes metodológicas inspiradas nas ensinagens da tradição do Candomblé Congo-Angola. Orientador: Célida Salume Mendonça. 2019, 271 f. Tese (Doutorado - Doutorado em Artes Cênicas) -- Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós graduação em Artes Cências.2019 FERREIRA, Lázaro Jerônimo, Antonio Jorge Portugal. Música 14 de Maio.2019. FÓRUM NEGRO DAS ARTES CÊNICAS, 1., 2017, Salvador. Carta do I Fórum Negro das Artes Cênicas. Salvador: Escola de Teatro da UFBA, 2017. Disponível em: https://forumnegroEtufba.files.wordpress.com/2017/05/carta-do-fc3b3rum-negro-das-artes- cc3aanicas.pdf. Acesso em: 5 mar. 2020. FREITAS, Mabel Régia Mabel da Silva. Teatro negro brasileiro: insurreições cênicas de artistas militantes. Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 7, p. 143-158, 2020. . Bando de Teatro Olodum: uma política social in cena. 1. ed. Recife: EDUFPE, 2014. FUNDAÇÃO CULTURAL DA BAHIA. Notícias. 21 de set de 2020.Disponivél em: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/2020/04/14235/Equipe-de-Pele-Negra-Mascaras- Brancas-realiza-Curso-Livre-Estudos-em-Teatro-Negro-com-inicio-em-maio.html.Acesso em: 07 de set. De 2021. GERBER, Raquel. Orí (documentário). São Paulo: Fundação do Cinema Brasileiro, 1989. (1h1min37seg). Son., color. GOMES, Nilma Lino. Joaze Bernardino-Costa (org). Nelson Maldonato-Torres. (Org) Ramón Grosfoguel (org). Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. Art. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. Belo Horizonte: Autêntica,2020. . O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017. . Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE, v. 27, n. 1, p. 109-121, 2011. GOOGLE MEET. Gravação da aula na disciplina teatro negro. Escola de Teatro. UFBA, 27 abr. 2021. GOOGLE MEET. Gravação da aula na disciplina teatro negro. Escola de Teatro. UFBA, 04 maios 2021. GOOGLE MEET. Gravação da aula na disciplina teatro negro. Escola de Teatro. UFBA, 11 maio 2021. GOOGLE MEET. Gravação da aula na disciplina teatro negro. Escola de Teatro. UFBA, 18 maio 2021. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2001. JACINTO, Tâmara (Coord.). Ancestralidade por Makota Valdina. [S.l.]: Agô – Música e Ancestralidade, 2017. (1min19s). Son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N9l4diwjRbU. Acesso em: 03 ago. 2021. JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do Ensino no Teatro. Campinas/SP. Papirus.2001. KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e Jogo. 1° ed. Editora Perspectiva.2010 LIMA, Evani Tavares. Um fórum negro de artes cênicas na Escola de Teatro da UFBA: contribuições para pensar a formação em artes na universidade. PITÁGORAS 500: teatro negro – resistência e universidade, v. 10, n. 1, p. 25-37, 2020. . Teatro negro, existência por resistência: problemáticas de um teatro brasileiro. Repertório, v. 17, p. 82-88, 2012. . Capoeira Angola como Treinamento para o Ator. 2002. 202 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002. . Um olhar sobre o teatro negro do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum. 2010. 306 f. Tese (Doutorado em Artes). Orientadora: Inaicyra Falcão dos Santos. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. . Contribuições da Performance Negra para o Teatro Brasileiro. Universidade Federal da Bahia- UFBA. Pós-Doutorado PNPD Institucional. Coordenação Eliene Benício Amâncio Costa. 2016. LIZ,Garbus. What Happened, Miss Simone? Gênero: Documentário/Biografia Musical.País de origem: Estados Unidos. Ano: 2015. MACHADO, Vanda. Pele da cor da noite. Salvador: EDUFBA, 2013. MARIA, Cintia, Jamile Coelho. Òrun Àiyé – a criação do mundo. Animação, aventura.2015 MARTINS, Leda Maria. Tempo em performance - com a Profa. Leda Maria Martins (UFMG). [S.l.]: IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, 2020. Son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ShvhGTCYzw8. Acesso em 15 jul. 2023. . Performances do tempo espiralar. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Arbex (Org.). Performance, exílio, fronteiras, errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2002. 1 v. . A cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995. 1 v. MIELE, Neide. Arte Simbólica. [2016? ]. Disponível em: https://docplayer.com.br/16239680-Arte-simbolica-neide-miele-a-arte-egipcia-e-denominada- simbolica.html. Acesso em: 28 ago. 2021. MOREIRA, Maria. O jogo teatral e suas alianças: experiências no âmbito escolar para uma dramaturgia identitária e emancipatória. Fevereiro.2013 NARANJO, Julio Moracen. A Sombra de si mesmo: um estudo antropológico do teatro negro caribenho.2004. Tese (Doutorado) orientadora: Lisbeth Rebollo. Coorientador: Kazadi wa Mukuna. Universidade de São Paulo.2004. , Julio Moracen. Representação versus Presentificação: Uma antropologia da Transculturação. Universidade Federal de São Paulo, 2012 NASCIMENTO, Abdias. Dramas para negros e prólogo para branco: antologia de teatro negro-brasileiro. Rio de Janeiro: Edição do Teatro Experimental do Negro, 1961. . O quilombismo. Rio de Janeiro: Vozes, 1980. Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados.2004 NASCIMENTO, Beatriz. Introdução ao conceito de Quilombo. 1987. Quilombola e Intelectual: Possibilidades nos dias da destruição. Diáspora Africana: Editora filhos da África, 2018. NOGUEIRA, Fernanda Silva. O teatro negro na arte-educação do Centro de Referência Integral de Adolescentes – CRIA: Um Olhar autoetnográfico. 186 f. Orientador: Prof. Dr. Luiz Cláudio Cajaíba Soares. Coorientadora: Profa. Dra. Alexandra Gouvêa Dumas. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Salvador, 2021 OLIVEIRA, Eduardo. CORPO, POÉTICA E ANCESTRALIDADE: Uma entrevista com Eduardo Oliveira. ODEERE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Conte.2020 OLIVEIRA. Guiovan. Registro fotográfico do laboratório: Experiências com Ara okô – corpo do mato: no pé dos tambores, entremeios e trançados. Ministrado pela Professora Doutora Amélia Conrado.2019 OLIVEIRA.Leandro Roque de. AmarElo. Participação especial: Majur, Belchior, Pabllo Vittar.Laboratório Fantasma.Sony Music.São Paulo.2019. OLIVEIRA, Marcia C. Polacchini (org) Pascoal Ferrari (org). Professor em cena. Teatro. Linguaguagens e suas Tecnologias. São Paulo.2021 PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003. POUGY.Eliana (org) André Vilela. 2018.2019. 2020.Programa Nacional do Livro Didático. 2018. PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: Pertencimento, corpo-Dança afroancestral e tradição oral – Contribuições do legado africano para a implementação da lei 10639/03. Fortaleza: EDUECE, 2015. PINTO. Valdina de Oliveira. Ancestralidade por Makota Valdina. Youtube.12.12.2017. PRAIA, de Cangas; Bali Blue.Oxóssi. Disponível: <https://www.cangasdepraia.com.br/orixas/oxossi-au> acesso: 13/04/2022 PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. Perspectiva.2010. QUEM SOMOS. [20-? ]. Disponível em: https://www.stevebiko.org.br/sobre-nos. Acesso em: 20 jul. 2019. ROSA, Josiane Adriana Acosta da. Teatro Negro: uma análise dos processos criativos do Núcleo Afrobrasileiro de Alagoinhas e do Grupo de Teatro Caixa-Preta de Porto Alegre. 2019. Orientadora Eliene Benicio Amancio Costa. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Salvador, 2019. RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019. RODRIGUES JUNIOR, Luiz Rufino. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019. SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978. 102 p. SPOLIN, Viola; KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007. 321 p. SPOLIN, Viola; KOUDELA, Ingrid Dormien. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992. p. 4. SALES, Francislene, A arte de afirmar a ação: a valorização e o fortalecimento da identidade negra através do ensino aprendizagem Teatro. Trabalho de Conclusão de Curso.Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.2016. SANTOS, Adalberto. Pensando a arte na diáspora. Repertório, Salvador, ano 20, n. 29, p. 50- 67, 2017. SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: Tradição e Criação nas Artes Cênicas. Rebento, São Paulo, n. 6, p. 99-113, mai. 2017. . Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de dança-arte educação. 2. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006. SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a Morte: Pàde, Àsèsè e o Culto Égun na Bahia. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos bantu-kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. 2019. 234 f. Tese (Doutorado em Letras Modernas) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. SANTOS, João Victor Soares dos. Musicenafro na escola: sistematização de uma proposta pedagógica negrorreferenciada em teatro. Orientadora: Profa. Dra. Evani Tavares Lima.2021. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas Salvador, 2021. SANTOS, Kátia Letícia Costa. Vozes do porvir - narrativas subterrâneas e dramaturgias latentes: processos de criação e dinâmicas raciais com mulheres pretas em comunidades do Brasil e Cabo Verde. 2020. 235 f.. Orientadora: Profa. Dra. Antônia Pereira Bezerra. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Salvador, 2020. SANTOS, Ana Kátia Alves dos. Infância e afrodescendente: epistemologia crítica no ensino fundamental. Salvador: EDUFBA, 2006. SILVA, Claudilene Maria da. A volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento: práticas pedagógicas escolares em história e cultura afro-brasileira. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2019. 212p. . Professoras negras: identidade e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013. il. (Coleção Etnicorracial). SILVA, Emerson; CARVALHO, Adélia. O teatro negro brasileiro na formação dos licenciandos em teatro no amapá: reflexões e encruzilhadas. PITÁGORAS 500: teatro negro: resistência e universidade, v. 10, n. 1, p. 2-11, 2020. SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Ano: 2003. Área: Educação. Editora: Edufba. Edição: 1ª Edição. SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonizaçao e redes. Petropolis: Vozes, 2012. SOARES, Arilma de Sousa. Corpo e negritude na escola: ações antirracistas de professores/as das Artes. Arilma de Sousa Soares. 2022. 330 f. Orientadora: Profª. Drª. Eloisa Leite Domenici. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, 2022. TVE Bahia. Estrela Azul: Mãe Stella | Documentário. Direção: Robson do Val. [S.l.]: TVE Bahia, 2019. (51min35seg). Son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ujjtv_y8gDk. Acesso em: 20 mai. 2019. UNVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projeto pedagógico do curso de graduação em Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro da UFBA.Salvador: UFBA,2015. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Ementa da disciplina: componente curricular: Dança e Africanidades: perspectivas educacionais, poéticas e políticas, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA, 2019. Salvador: UFBA, 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projeto pedagógico do curso de graduação em Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro da UFBA. Salvador: UFBA, 2019. WOODSON, Carter Godwin. A des-educação do negro. Tradução de Carlos Alberto Medeiros.1 ed. São Paulo.Penguin-Companhia das Letras.2021. REFERENCIAS DAS ILUSTRAÇÕES ALMA, Guia da. Orixá Oxalá: o criador reverenciado na festa do Bonfim em Salvador! Disponível em:< https://guiadaalma.com.br/orixa-oxala/> acesso em: 21/08/2022. ARAUJO, Diney. CIA de Teatro da UFBA homenageia neste final de semana o ator e dançarino cachoeirano Mário Gusmão. Disponível em:< https://ihac.ufba.br/pt/14374/ > acesso em: 20/02/2022 BACADISSI. Arroboboi, Oxumarê.Disponivél em: < https://www.elo7.com.br/oxumare/dp/106599A> acesso 30/03/2022. BAHIA.WS. Cafua das Mercês – Museu do Negro. Disponível em:< https://www.bahia.ws/cafua-das-merces-museu-do-negro-sao-luis/ > acesso em: 04/12/2022 CANDOMBLE, Juntos no. Ossain Vingou-Se De Seus Pais Por O Deixarem Nú. Disponível:< https://www.juntosnocandomble.com.br/2015/09/ossain-vingou-se-de-seus-pais- por-o-deixarem-nu.html> acesso 20/04/2022. CAOTIZE-SE. Oxum a rainha de todas as riquezas, a protetora das crianças, a mãe da doçura e da benevolência. Disponível em:< https://caotize.se/orixa/oxum-orixa-arquetipo/> acesso em 25/08/2022. CAMELIAS, Quilombo das. Meu berimbau, instrumento genial. Disponível em:< https://quilombodascamelias.wordpress.com/2015/03/13/meu-berimbau-instrumento- genial/> Cinema, Observatório. Pantera Negra | Astro do filme faz saudação de Wakanda durante discurso em universidade. Disponível em: < https://observatoriodocinema.uol.com.br/studio/marvel/pantera-negra-astro-do-filme-faz- saudacao-de-wakanda-durante-discurso-em-universidade/> acesso em: 20/03/2022. CULTURAL, Sopa. Negra Palavra no Teatro Dulcina. Disponível: https://sopacultural.com/negra-palavra-no-teatro-dulcina/ acesso: 20/12/2021. CUMINO, Alexandre, Umbanda Sagrada, Facebook. Dikenga. Disponível em: https://www.facebook.com/colegiopenabranca/posts/3341804979264262/ acesso em 24/03/2022. FREEPIK.Vermelho em movimento sob o fundo preto. Disponível em:< https://br.freepik.com/fotos-premium/movimento-de-resumo-de-fumaca-vermelha-sobre- fundo-preto-design-de-fogo_18208077.htm > acesso 20/03/2022. GRIÔS, Terreiro de. Cosmograma Bakongo. Disponível: <https://terreirodegrios.wordpress.com/cosmopercepcao-afrika-bakongo> acesso 08/11/2021 HORÓSCOPO, Virtual. Obá - Uma orixá enérgica. Disponível em:< https://www.horoscopovirtual.com.br/artigos/oba-orixa-energetica> acesso em 30/08/2022. IQUILIBRIO. Tudo sobre Obaluaiê – O Orixá da Terra, do Fogo e da Morte. Disponível em:< https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/umbanda-candomble/tudo-sobre- obaluaie/> acesso em: 05/06/2022. IQUILIBRIO.Tudo Sobre Xangô – Orixá da Justiça. Disponível em: <https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/umbanda-candomble/tudo-sobre-xango/ > acesso em 23/08/2022. IQUILIBRIO. Tudo Sobre Logunedé – O Orixá da pesca e da caça. Disponível em: https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/umbanda-candomble/tudo-sobre-logunede/ acesso em 24/08/2022. MENDES, Eltom. Fabrícia ao partilhar sua célula cênica.2021 NUNES, Mônica. Chadwick Boseman morre e símbolos do ‘Pantera Negra’ são incorporados ao movimento #BlackLivesMatter. ConexãoPlaneta.com,br.21 de agos.2020.Disponivél em < https://conexaoplaneta.com.br/blog/chadwick-boseman-morre-e- simbolos-do-pantera-negra-sao-incorporados-ao-movimento-blacklivesmatter/#fechar> Acesso 10/11/2021. PENAPRETA.O que preciso saber sobre Mãe Iansã. Disponível em <https://penapreta.com.br/?p=1866 > acesso: 03/09/2023. PINTEREST.COM. Punho Erguido. Disponível em:<https://br.pinterest.com/pin/674132637986793450/> Acesso 10/11/2019. RECOMEÇAR, Espaço.Ogum. Disponível em:< https://espacorecomecar.com.br/ogum/> Acesso:12/03/2022. TEATRO, Olodum. Projeto Outras Áfricas. Disponível:<https://bandodeteatro.blogspot.com/2010/08/projeto-outras-africas.html > acesso 10/11/2021 UREL, André.Elevador Lacerda. Disponível em : https://www.ipatrimonio.org/salvador- elevador-lacerda/elevador-lacerda-imagem-andre-urel/ acesso em: 24/09/2022.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertação. Francislene Sales.txtDissertação. Francislene Sales.txtExtracted texttext/plain372106https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38422/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Francislene%20Sales.txt4f6b36a1cac784ae878865b2f4c01eacMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38422/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ORIGINALDissertação. Francislene SalesDissertação. Francislene Salesapplication/pdf4086709https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38422/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Francislene%20Salesd1a98fa517a8f9fdca1d29f2ffdd89f2MD53ri/384222023-11-18 02:04:11.604oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-11-18T05:04:11Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGRO
title FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGRO
spellingShingle FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGRO
Sales, Francislene Conceição Freitas de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Teatro negro.
Educação antirracista.
Pedagogia do teatro.
Black theater.
Anti-racist education.
Theater Pedagogy.
title_short FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGRO
title_full FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGRO
title_fullStr FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGRO
title_full_unstemmed FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGRO
title_sort FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGRO
author Sales, Francislene Conceição Freitas de
author_facet Sales, Francislene Conceição Freitas de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Evani Tavares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706080H4&tokenCaptchar=03AFcWeA5Pr6EdzgfDobsZ8rwlc8U7uv30t_69-Kw4fu6YAep6LqeXLPdOGjdQmrCSYxWOWmbA_NhJB6B3QR3m_0_LxZctQmVC51Ytj-OJPiSrHx2WVMx3SESvwAYrOLFLrKAYc87i3e9wKRjEjvlOm-haRknaN9arh6D7w70d6aU9p27mcxsOsfzrl40qAx_YFgDGCstbzLkdzqPOgBG_kdy06oOSpzZltALJeQKCsoEMTc3JMkNLPiszuTcSKlZkxN67-fe8ungCkc_BLutorX3L35tbimQb1gtdrqocDXhL6Cr1qsV0HlIoMGCebqEYcTH9UIjPpn32RJvpoKTYVe07XmhVi0rVt5zCkoXl36QOgW3DAh5EOZhSzaO9RZkmLEdYIZAd5-73eVE548MOQOIiT2UhrTPAyr9CBf65GwRcFnKt7yGL2o5gx0JD7tzr3f8eetD6_7bMXSDWmDWlVo-Ck7DWNw0xMh0Y1x3FqcjmZsMfjZ59DzMY_sxC6jezYER_Ch4h8Va6JQ-kY0jwshIlz9YkTMtNPb8Rk1xp_9soTmGEop9dKUzSlS88Yz7RcdpZlD7Mm3XXzRQCmNXU603Cdvh0WWPG8A
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lima, Evani Tavares
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706080H4&tokenCaptchar=03AFcWeA6ShnH9SuRTQK5r6asDzM1L3C7zZOsIMROaw8D1CIkOL_-qXYwjtvVwSAT4kjF47a-WqsKZHQd3awUubP0EwTiz1nJqnh4GeHfKmczOVgUpH5vllLk-jb3pdxCHNZ3Dw7pWF8OZgdPGjO1j65jELsrdqPNPeCvRq8WY_gljJINVQW-bY6T_8N2rGWwsAUtHwconFDApPwTspD8QJCj3GJ5-kLFp_kVD-9XlDcZY9cvmFx-GsVn2Qr-NS22wtU2kCvRdAlj60oXn-tSNsGfchFbNK9imF1ZNQrQUlOxg8E0aTqmoD9fWd5fLcYyQ_tJiNXO-Ol9rqIVlXUo80IOtc2LRZZ_WhYzAdnsVDjPZAD-bzKQGdwB4c6a9Qerj1qG_tpdQ7sqdb21ZUXjGlkSwLhMQXWh-UtRsd4Twl5-mh5UF5CrcijZVvztZbOhxHCAwKaWdVcL7hCj9hBozgpY3htQkQVZ5jBKeHeRv8zxEZIz-0nVNQ8uuTqH6GhoPpuc0-BSHjjQwsBoFz56zaEMXXLdpyqehHus9jM53xDs5RdBJpe4Y82IJ8V39_sAZm06Z_vgrRVLD
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Naranjo, Julio Moracen
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731679E6&tokenCaptchar=03AFcWeA4FVS8HoEogpu38ACNLh2iUoHfcxIcV1SV00jxX8KG5ByWAwsyvoI1KRi6uRSs5MdMT1XmkyODEGul8XwDlehaBRN4IiCltah_MbXvnUD04MbEOPQ5CW-_ywfvLKhRwCR51o-Pnom6bUTqU_SL_DrLECd0_jSihrezg0z-IXkPTayIlpJKvUJy3n39Olsqzr_77dq6pYiW4Osb5gwIPaDeLYBxLtffHl89g-6s0Avj05iWOFhaloWYsGRcUJjL0GqVEKR6_tu5perKRq_nJ1e5Cb2DPvSCADo3tIR98Z4idKwcB1PCH1U1vFeQ1Cp47KQRuIJS-5Mc372_i5Z9KTodDcbJI0_f7xYWWPgHBh7KGblNkccg0ESMWmGkBVbPA8obdwDKv8zgg02dqm0grok_WkVCEGsgtFmxXJ5h4K1rozN2SeAchFZn2sM4AKvHamngK45XsVOZVSo_zoM3WE4YJqfivPUU-TDSupwn6DWGnP-GadpeHtVv7orI_xr_xVyaYfw9W7zlsOwJS2PlyzFUI7rN27t5kqjMw-1joZV4ejucAeJErcZK8cT9xWnbJ95Ad5Q_x
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mendonça, Célida Salume
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4533031Y6&tokenCaptchar=03AFcWeA684jEjpRZ8KKmA5J4BALw0d2IJTbZTZ8bnVCwt_j1k9KuXaw485a2d3ypEpZ8WmPf4sngGeqyVW9_LegYPbzPi5G2ZfUdg1HQ29Tp768CXqwcVYYPE490Fgnd3tSk3lfCwEqBehOMFyKr_fxQPSS03z7gfV0-thbQb7VVwMQXf0hdfjAqPb52PWPjPeRNR3cUVIPO804PKem7wX1bwqJSBNUO0WRrza78XX8StOSI-KCxeRq033VYtQUfmPuU6xj0Ee_cACc__3EzYQ-geKPIwCB2_D2kFiNFDJNYkekL4G7XQY94WxH9NLPNyiWjLcnnHpr_KgTpK1DOe1xpmEfyBPbkq2Cz8RS9HmEY3R6hg78X4PE0KQemzXGqjfgH-B-cleTI88sKxkWjHVmIRa3ltPRfaaemexOHFCv8IKxZphRfSJZRnflTXPb4gCnDUOnIoEweCF7n62jv20I7Y77wlaB898Z2JRqxeoXcr0jg9gqul6XcPc5nEsotjwGPQd_lAoLdfr4_iUFCKKu_54r4Q6uBO76Ob-fYrLh6GJI98xOPAjApV7Igo-Cx42z4i9oDSnAiG
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4686567J6&tokenCaptchar=03AFcWeA5vONOyIsRsPuGGU12r1xpQIGQfrPW2gNNczwRBcVffa8zrrtyMvxDPgMxN67IIo9CRvfjXgDwE7YJXpmVhiVehiQ9z4OSxcGVWJfRA964f_rhHX8DfvdpJPZM7BruMJ2Rvw71NRpGGh4GcUlNd0Ze_TG5XIIJ2bDNiaSLgzDNynYlbQSqj_1IopK4R0f6mTn0Mygy0PBiAUROQNGszEFqCBE9top8cHMihNMqFKO-_02e6go9-RSjqUAJl9ujMcJ96igxSs-5pEn80I7loVVFXAb1ET1D5J1_BAXRtiQYfZ1Zfns0oU0IcTFVi43VWob3QRsdphCXOW_235tnLHGju37xV1nCtze-Q9YRIlmgHtJgiZzjLsyl-TI1hLhAgbrsukbKm_oHXb8G3q8nqQNxGGrUm9OxyAmPF7d03SYUj-elQz4HkZQElIQueA8DnTN-grWmbs-p6myQXAw3qM3oikYdiiytd10MshK66JVE_nutnI3OmM5Xyo-aW4ePNUrflkuffGNOS0-l4sM-a1jv_FII0eZMzbRNQK0m8_laDQq2WYWs4WNiyJj9ZedCiWYJyQFMG
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Francislene Conceição Freitas de
contributor_str_mv Lima, Evani Tavares
Lima, Evani Tavares
Naranjo, Julio Moracen
Mendonça, Célida Salume
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Teatro negro.
Educação antirracista.
Pedagogia do teatro.
Black theater.
Anti-racist education.
Theater Pedagogy.
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro negro.
Educação antirracista.
Pedagogia do teatro.
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Black theater.
Anti-racist education.
Theater Pedagogy.
description A ideia desta pesquisa é a criação de uma proposta didático-metodológica do ensino de Teatro, fundamentado nas culturas negras (teatro negro). Para tanto, o principal objetivo é elaborar um conjunto de jogos, o Guia Faraimorá, inspirados no universo simbólico e gestual dos orixás, nos gestos icônicos de indivíduos e grupos políticos (movimentos) negros, bem como na Árvore do Esquecimento, A Porta do Não Retorno (monumentos erguidos na cidade de Ouidah-Benin) e o Cosmograma Bakongo da (cosmologia Bantu), tomados de empréstimo das culturas africanas. A proposta é dirigida a docentes e aspirantes ao ensino de Teatro e visa produzir material didático-pedagógico para o ensino de artes cênicas, inspirado no teatro negro. Espera- se que esta pesquisa possa juntar-se a outras produções acadêmicas, de natureza antirracista, nas Artes Cênicas, de modo a contribuir com a diminuição da lacuna de abordagens pedagógicas em teatro com enfoque em cosmovisões e experiências das culturas negras nos currículos. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e se dá no âmbito da pedagogia do Teatro e da pesquisa em Artes Cênicas. De caráter descritivo e reflexivo, este estudo teórico propõe um resultado material e original: o Manual (Guia). Como fundamentação teórica, será utilizada a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e reflexões oriundas de minha prática enquanto professora de teatro e atriz de teatro negro. As principais referências teóricas deste estudo são: Leda Maria Martins, Julio Moracen Naranjo, Kabengele Munanga, Evani Tavares Lima, Nilma Lino Gomes, Sandra Haydée Petit, Inaicyra Falcão dos Santos, Beatriz Nascimento e Abdias do Nascimento. Os conceitos que orientam a proposta aqui apresentada são: Ancestralidade, Identidade e Cidadania.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-13T10:26:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-13T10:26:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38422
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ANTONIO, Fausto. Negras práticas pedagógicas e epistêmicas: a centralidade da autoexpressão negra nas artes cênicas. Capoeira - Humanidades e Letras, v. 3, n. 1, 2017. ARAÚJO, Ana Lúcia. Caminhos atlânticos memória, patrimônio e representações da escravidão na Rota dos Escravos. VARIA HISTORIA, Belo Horizonte, v. 25, n. 41, p. 129- 148, jan. /Jun. 2009. (Dossiê – Imagens: escravidão, mestiçagens). Disponível em:< https://www.scielo.br/j/vh/a/tVFVzGbZMbB3ZPFpzrvD6tm/?lang=pt> Acesso em: 26/06. 2021. ASSUMPÇÃO, Carlos de. Protesto-poemas. São Paulo: Edição do Autor, 1982. (Poemas). BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Documento curricular referencial da Bahia para o Ensino Médio. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2022. BAIRROS, Luiza. “Lembrando Lélia Gonzalez”. In: WERNECK, Jurema; MENDONÇA, Maisa; WHITE, Evelyn C. O livro da saúde das mulheres negras: nossos passos vêm de longe. Rio de Janeiro: Criola/ Pallas, 2000. BARBIERI, Renato (Dir.). Atlântico Negro: Na Rota dos Orixás. Brasil, Ministério da cultura; GDF-SCE; Pólo de Cinema e Vídeo do DF; Fundação Cultural do Distrito federal.1998. Projeto e roteiro: Victor Leonardi e Renato. Documentário, 53´54¨. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=5h55TyNcGiY >. Acesso em 29/08/2022. BARBOSA, Fernanda Júlia. Ancestralidade em cena: candomblé e teatro na formação de uma encenadora. 2016. 239 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. BARBOSA, Fernanda Júlia. Teatro preto de Candomblé: Uma proposta ético-poética de encenação e atuação negras. 2021. 246 f. Orientador: Prof. Dr. Luiz César Alves Marfuz. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Salvador, 2021. BARRETO, Cristiane. Ensino de teatro e o estímulo à pertença identitária negra. Salvador: Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Departamento de técnicas do espetáculo, [2019]. BIKO, Steve. Escrevo o Que Eu Quero. São Paulo: Ática, 1990. BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2012. CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006 CABRAL, Beatriz. Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 4., 2007, [S.l.]. Anais [...]. [S.l.]: ABRACE, v. 8, n. 1, 2007. CELESTINO, Rubens dos Santos. TEXTO, JOGO E CENA: os desafios e encruzilhadas do ensino de teatro na formação étnico-racial do/a educando/. Artigo. Mestrado Profissional em Artes- PROFARTES, Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia. Salvador. Bahia 2020. CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Artes Cênicas Negras no Brasil: das memórias aos desafios na formação acadêmica. Repertório, Salvador, ano 20, n. 29, p. 68-85, 2017. CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Plano de curso do componente Dança e Africanidades: perspectivas educacionais. Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia.2019.2 COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é Cidadania? Editora Brasiliense; 1986. DIOP, Ismael Birago. Ancestralidade. 2012. Disponível em: http://estoriasemcontos.blogspot.com/2012/08/ancestralidade-birago- diop.html#.YWgVeBrMLIU. Acesso em: 20 jul. 2020. DOURADO, Paulo; MILLET, Maria Eugênia. Manual de criatividades. Salvador: EGBA, 1998. ESCOLA DE TEATRO. A Escola. Disponível em: https://teatro.ufba.br/escola/#apresentacao Data de acesso:05 de set.2021. FERREIRA, Tássio. Pedagogia da Circularidade Afrocênica: diretrizes metodológicas inspiradas nas ensinagens da tradição do Candomblé Congo-Angola. Orientador: Célida Salume Mendonça. 2019, 271 f. Tese (Doutorado - Doutorado em Artes Cênicas) -- Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós graduação em Artes Cências.2019 FERREIRA, Lázaro Jerônimo, Antonio Jorge Portugal. Música 14 de Maio.2019. FÓRUM NEGRO DAS ARTES CÊNICAS, 1., 2017, Salvador. Carta do I Fórum Negro das Artes Cênicas. Salvador: Escola de Teatro da UFBA, 2017. Disponível em: https://forumnegroEtufba.files.wordpress.com/2017/05/carta-do-fc3b3rum-negro-das-artes- cc3aanicas.pdf. Acesso em: 5 mar. 2020. FREITAS, Mabel Régia Mabel da Silva. Teatro negro brasileiro: insurreições cênicas de artistas militantes. Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 7, p. 143-158, 2020. . Bando de Teatro Olodum: uma política social in cena. 1. ed. Recife: EDUFPE, 2014. FUNDAÇÃO CULTURAL DA BAHIA. Notícias. 21 de set de 2020.Disponivél em: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/2020/04/14235/Equipe-de-Pele-Negra-Mascaras- Brancas-realiza-Curso-Livre-Estudos-em-Teatro-Negro-com-inicio-em-maio.html.Acesso em: 07 de set. De 2021. GERBER, Raquel. Orí (documentário). São Paulo: Fundação do Cinema Brasileiro, 1989. (1h1min37seg). Son., color. GOMES, Nilma Lino. Joaze Bernardino-Costa (org). Nelson Maldonato-Torres. (Org) Ramón Grosfoguel (org). Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. Art. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. Belo Horizonte: Autêntica,2020. . O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017. . Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE, v. 27, n. 1, p. 109-121, 2011. GOOGLE MEET. Gravação da aula na disciplina teatro negro. Escola de Teatro. UFBA, 27 abr. 2021. GOOGLE MEET. Gravação da aula na disciplina teatro negro. Escola de Teatro. UFBA, 04 maios 2021. GOOGLE MEET. Gravação da aula na disciplina teatro negro. Escola de Teatro. UFBA, 11 maio 2021. GOOGLE MEET. Gravação da aula na disciplina teatro negro. Escola de Teatro. UFBA, 18 maio 2021. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2001. JACINTO, Tâmara (Coord.). Ancestralidade por Makota Valdina. [S.l.]: Agô – Música e Ancestralidade, 2017. (1min19s). Son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N9l4diwjRbU. Acesso em: 03 ago. 2021. JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do Ensino no Teatro. Campinas/SP. Papirus.2001. KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e Jogo. 1° ed. Editora Perspectiva.2010 LIMA, Evani Tavares. Um fórum negro de artes cênicas na Escola de Teatro da UFBA: contribuições para pensar a formação em artes na universidade. PITÁGORAS 500: teatro negro – resistência e universidade, v. 10, n. 1, p. 25-37, 2020. . Teatro negro, existência por resistência: problemáticas de um teatro brasileiro. Repertório, v. 17, p. 82-88, 2012. . Capoeira Angola como Treinamento para o Ator. 2002. 202 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002. . Um olhar sobre o teatro negro do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum. 2010. 306 f. Tese (Doutorado em Artes). Orientadora: Inaicyra Falcão dos Santos. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. . Contribuições da Performance Negra para o Teatro Brasileiro. Universidade Federal da Bahia- UFBA. Pós-Doutorado PNPD Institucional. Coordenação Eliene Benício Amâncio Costa. 2016. LIZ,Garbus. What Happened, Miss Simone? Gênero: Documentário/Biografia Musical.País de origem: Estados Unidos. Ano: 2015. MACHADO, Vanda. Pele da cor da noite. Salvador: EDUFBA, 2013. MARIA, Cintia, Jamile Coelho. Òrun Àiyé – a criação do mundo. Animação, aventura.2015 MARTINS, Leda Maria. Tempo em performance - com a Profa. Leda Maria Martins (UFMG). [S.l.]: IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, 2020. Son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ShvhGTCYzw8. Acesso em 15 jul. 2023. . Performances do tempo espiralar. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Arbex (Org.). Performance, exílio, fronteiras, errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2002. 1 v. . A cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995. 1 v. MIELE, Neide. Arte Simbólica. [2016? ]. Disponível em: https://docplayer.com.br/16239680-Arte-simbolica-neide-miele-a-arte-egipcia-e-denominada- simbolica.html. Acesso em: 28 ago. 2021. MOREIRA, Maria. O jogo teatral e suas alianças: experiências no âmbito escolar para uma dramaturgia identitária e emancipatória. Fevereiro.2013 NARANJO, Julio Moracen. A Sombra de si mesmo: um estudo antropológico do teatro negro caribenho.2004. Tese (Doutorado) orientadora: Lisbeth Rebollo. Coorientador: Kazadi wa Mukuna. Universidade de São Paulo.2004. , Julio Moracen. Representação versus Presentificação: Uma antropologia da Transculturação. Universidade Federal de São Paulo, 2012 NASCIMENTO, Abdias. Dramas para negros e prólogo para branco: antologia de teatro negro-brasileiro. Rio de Janeiro: Edição do Teatro Experimental do Negro, 1961. . O quilombismo. Rio de Janeiro: Vozes, 1980. Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados.2004 NASCIMENTO, Beatriz. Introdução ao conceito de Quilombo. 1987. Quilombola e Intelectual: Possibilidades nos dias da destruição. Diáspora Africana: Editora filhos da África, 2018. NOGUEIRA, Fernanda Silva. O teatro negro na arte-educação do Centro de Referência Integral de Adolescentes – CRIA: Um Olhar autoetnográfico. 186 f. Orientador: Prof. Dr. Luiz Cláudio Cajaíba Soares. Coorientadora: Profa. Dra. Alexandra Gouvêa Dumas. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Salvador, 2021 OLIVEIRA, Eduardo. CORPO, POÉTICA E ANCESTRALIDADE: Uma entrevista com Eduardo Oliveira. ODEERE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Conte.2020 OLIVEIRA. Guiovan. Registro fotográfico do laboratório: Experiências com Ara okô – corpo do mato: no pé dos tambores, entremeios e trançados. Ministrado pela Professora Doutora Amélia Conrado.2019 OLIVEIRA.Leandro Roque de. AmarElo. Participação especial: Majur, Belchior, Pabllo Vittar.Laboratório Fantasma.Sony Music.São Paulo.2019. OLIVEIRA, Marcia C. Polacchini (org) Pascoal Ferrari (org). Professor em cena. Teatro. Linguaguagens e suas Tecnologias. São Paulo.2021 PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003. POUGY.Eliana (org) André Vilela. 2018.2019. 2020.Programa Nacional do Livro Didático. 2018. PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: Pertencimento, corpo-Dança afroancestral e tradição oral – Contribuições do legado africano para a implementação da lei 10639/03. Fortaleza: EDUECE, 2015. PINTO. Valdina de Oliveira. Ancestralidade por Makota Valdina. Youtube.12.12.2017. PRAIA, de Cangas; Bali Blue.Oxóssi. Disponível: <https://www.cangasdepraia.com.br/orixas/oxossi-au> acesso: 13/04/2022 PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. Perspectiva.2010. QUEM SOMOS. [20-? ]. Disponível em: https://www.stevebiko.org.br/sobre-nos. Acesso em: 20 jul. 2019. ROSA, Josiane Adriana Acosta da. Teatro Negro: uma análise dos processos criativos do Núcleo Afrobrasileiro de Alagoinhas e do Grupo de Teatro Caixa-Preta de Porto Alegre. 2019. Orientadora Eliene Benicio Amancio Costa. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Salvador, 2019. RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019. RODRIGUES JUNIOR, Luiz Rufino. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019. SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978. 102 p. SPOLIN, Viola; KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007. 321 p. SPOLIN, Viola; KOUDELA, Ingrid Dormien. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992. p. 4. SALES, Francislene, A arte de afirmar a ação: a valorização e o fortalecimento da identidade negra através do ensino aprendizagem Teatro. Trabalho de Conclusão de Curso.Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.2016. SANTOS, Adalberto. Pensando a arte na diáspora. Repertório, Salvador, ano 20, n. 29, p. 50- 67, 2017. SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: Tradição e Criação nas Artes Cênicas. Rebento, São Paulo, n. 6, p. 99-113, mai. 2017. . Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de dança-arte educação. 2. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006. SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a Morte: Pàde, Àsèsè e o Culto Égun na Bahia. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos bantu-kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. 2019. 234 f. Tese (Doutorado em Letras Modernas) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. SANTOS, João Victor Soares dos. Musicenafro na escola: sistematização de uma proposta pedagógica negrorreferenciada em teatro. Orientadora: Profa. Dra. Evani Tavares Lima.2021. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas Salvador, 2021. SANTOS, Kátia Letícia Costa. Vozes do porvir - narrativas subterrâneas e dramaturgias latentes: processos de criação e dinâmicas raciais com mulheres pretas em comunidades do Brasil e Cabo Verde. 2020. 235 f.. Orientadora: Profa. Dra. Antônia Pereira Bezerra. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Salvador, 2020. SANTOS, Ana Kátia Alves dos. Infância e afrodescendente: epistemologia crítica no ensino fundamental. Salvador: EDUFBA, 2006. SILVA, Claudilene Maria da. A volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento: práticas pedagógicas escolares em história e cultura afro-brasileira. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2019. 212p. . Professoras negras: identidade e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013. il. (Coleção Etnicorracial). SILVA, Emerson; CARVALHO, Adélia. O teatro negro brasileiro na formação dos licenciandos em teatro no amapá: reflexões e encruzilhadas. PITÁGORAS 500: teatro negro: resistência e universidade, v. 10, n. 1, p. 2-11, 2020. SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Ano: 2003. Área: Educação. Editora: Edufba. Edição: 1ª Edição. SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonizaçao e redes. Petropolis: Vozes, 2012. SOARES, Arilma de Sousa. Corpo e negritude na escola: ações antirracistas de professores/as das Artes. Arilma de Sousa Soares. 2022. 330 f. Orientadora: Profª. Drª. Eloisa Leite Domenici. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, 2022. TVE Bahia. Estrela Azul: Mãe Stella | Documentário. Direção: Robson do Val. [S.l.]: TVE Bahia, 2019. (51min35seg). Son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ujjtv_y8gDk. Acesso em: 20 mai. 2019. UNVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projeto pedagógico do curso de graduação em Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro da UFBA.Salvador: UFBA,2015. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Ementa da disciplina: componente curricular: Dança e Africanidades: perspectivas educacionais, poéticas e políticas, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA, 2019. Salvador: UFBA, 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projeto pedagógico do curso de graduação em Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro da UFBA. Salvador: UFBA, 2019. WOODSON, Carter Godwin. A des-educação do negro. Tradução de Carlos Alberto Medeiros.1 ed. São Paulo.Penguin-Companhia das Letras.2021. REFERENCIAS DAS ILUSTRAÇÕES ALMA, Guia da. Orixá Oxalá: o criador reverenciado na festa do Bonfim em Salvador! Disponível em:< https://guiadaalma.com.br/orixa-oxala/> acesso em: 21/08/2022. ARAUJO, Diney. CIA de Teatro da UFBA homenageia neste final de semana o ator e dançarino cachoeirano Mário Gusmão. Disponível em:< https://ihac.ufba.br/pt/14374/ > acesso em: 20/02/2022 BACADISSI. Arroboboi, Oxumarê.Disponivél em: < https://www.elo7.com.br/oxumare/dp/106599A> acesso 30/03/2022. BAHIA.WS. Cafua das Mercês – Museu do Negro. Disponível em:< https://www.bahia.ws/cafua-das-merces-museu-do-negro-sao-luis/ > acesso em: 04/12/2022 CANDOMBLE, Juntos no. Ossain Vingou-Se De Seus Pais Por O Deixarem Nú. Disponível:< https://www.juntosnocandomble.com.br/2015/09/ossain-vingou-se-de-seus-pais- por-o-deixarem-nu.html> acesso 20/04/2022. CAOTIZE-SE. Oxum a rainha de todas as riquezas, a protetora das crianças, a mãe da doçura e da benevolência. Disponível em:< https://caotize.se/orixa/oxum-orixa-arquetipo/> acesso em 25/08/2022. CAMELIAS, Quilombo das. Meu berimbau, instrumento genial. Disponível em:< https://quilombodascamelias.wordpress.com/2015/03/13/meu-berimbau-instrumento- genial/> Cinema, Observatório. Pantera Negra | Astro do filme faz saudação de Wakanda durante discurso em universidade. Disponível em: < https://observatoriodocinema.uol.com.br/studio/marvel/pantera-negra-astro-do-filme-faz- saudacao-de-wakanda-durante-discurso-em-universidade/> acesso em: 20/03/2022. CULTURAL, Sopa. Negra Palavra no Teatro Dulcina. Disponível: https://sopacultural.com/negra-palavra-no-teatro-dulcina/ acesso: 20/12/2021. CUMINO, Alexandre, Umbanda Sagrada, Facebook. Dikenga. Disponível em: https://www.facebook.com/colegiopenabranca/posts/3341804979264262/ acesso em 24/03/2022. FREEPIK.Vermelho em movimento sob o fundo preto. Disponível em:< https://br.freepik.com/fotos-premium/movimento-de-resumo-de-fumaca-vermelha-sobre- fundo-preto-design-de-fogo_18208077.htm > acesso 20/03/2022. GRIÔS, Terreiro de. Cosmograma Bakongo. Disponível: <https://terreirodegrios.wordpress.com/cosmopercepcao-afrika-bakongo> acesso 08/11/2021 HORÓSCOPO, Virtual. Obá - Uma orixá enérgica. Disponível em:< https://www.horoscopovirtual.com.br/artigos/oba-orixa-energetica> acesso em 30/08/2022. IQUILIBRIO. Tudo sobre Obaluaiê – O Orixá da Terra, do Fogo e da Morte. Disponível em:< https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/umbanda-candomble/tudo-sobre- obaluaie/> acesso em: 05/06/2022. IQUILIBRIO.Tudo Sobre Xangô – Orixá da Justiça. Disponível em: <https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/umbanda-candomble/tudo-sobre-xango/ > acesso em 23/08/2022. IQUILIBRIO. Tudo Sobre Logunedé – O Orixá da pesca e da caça. Disponível em: https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/umbanda-candomble/tudo-sobre-logunede/ acesso em 24/08/2022. MENDES, Eltom. Fabrícia ao partilhar sua célula cênica.2021 NUNES, Mônica. Chadwick Boseman morre e símbolos do ‘Pantera Negra’ são incorporados ao movimento #BlackLivesMatter. ConexãoPlaneta.com,br.21 de agos.2020.Disponivél em < https://conexaoplaneta.com.br/blog/chadwick-boseman-morre-e- simbolos-do-pantera-negra-sao-incorporados-ao-movimento-blacklivesmatter/#fechar> Acesso 10/11/2021. PENAPRETA.O que preciso saber sobre Mãe Iansã. Disponível em <https://penapreta.com.br/?p=1866 > acesso: 03/09/2023. PINTEREST.COM. Punho Erguido. Disponível em:<https://br.pinterest.com/pin/674132637986793450/> Acesso 10/11/2019. RECOMEÇAR, Espaço.Ogum. Disponível em:< https://espacorecomecar.com.br/ogum/> Acesso:12/03/2022. TEATRO, Olodum. Projeto Outras Áfricas. Disponível:<https://bandodeteatro.blogspot.com/2010/08/projeto-outras-africas.html > acesso 10/11/2021 UREL, André.Elevador Lacerda. Disponível em : https://www.ipatrimonio.org/salvador- elevador-lacerda/elevador-lacerda-imagem-andre-urel/ acesso em: 24/09/2022.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38422/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Francislene%20Sales.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38422/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38422/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Francislene%20Sales
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f6b36a1cac784ae878865b2f4c01eac
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
d1a98fa517a8f9fdca1d29f2ffdd89f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459684534812672