Sarau literário na escola numa perspectiva decolonial
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33772 |
Resumo: | Esta dissertação tem como perspectiva mostrar o modo como os saraus literários transgridem o espaço da literatura na sala de aula, contribuindo para a formação de leitores e produtores de textos literários a partir de uma prática pedagógica libertadora. A relevância e o interesse científico dos achados são concernentes a alternativas metodológicas para o ensino de literatura na sala de aula, que guardam relação com práticas vigentes no mundo extraescolar dos saraus. Para sua realização, optou-se por uma pesquisa qualitativa voltada para a pedagogia do sarau escolar – objeto da investigação. Assumindo uma abordagem dialógica, referendada na pedagogia decolonial e em critérios etnográficos, o texto expõe diálogos com e entre os sujeitos da pesquisa – professores, alunas e a própria pesquisadora – na busca de compreensão das características e implicações do uso dos saraus como prática pedagógica. Tendo como recorte empírico a observação e a análise de saraus realizados em escolas do Recôncavo Baiano, constata-se a potencialidade pedagógica que as práticas saraulescas trazem para a formação leitora, no âmbito literário, e para o estímulo à produção de textos que buscam esse mesmo teor. A partir da percepção do caráter heurístico e libertador dos saraus de rua, verifica-se também, com essa prática, a possibilidade de inserção de uma literatura atual e não canônica nos espaços pedagógicos vinculados à escola, inclusive com o contato estimulador e performático com poetas e rappers. Vale ressaltar que os saraus não chegam às escolas como prática essencialista de um formato de rua. Guardando as dinâmicas e as temáticas experimentadas nos saraus de rua, eles sofrem as necessárias adaptações contextuais ao adentrar no espaço escolar, e encontram abrigo entre professores de diversas disciplinas, especialmente de Língua Portuguesa. Sua característica axial é a garantia do protagonismo de estudantes e professores, tornando-os autores e condutores de seu próprio processo de desenvolvimento. Na pesquisa, compreendemos que a prática de saraus propicia, não apenas contribuições para o comportamento dos alunos, mas também novos caminhos para os modos de ler e escrever dentro e fora do ambiente escolar, ao instaurar, por meio de sua prática, o espaço de voz para que todos, em sala de aula, possam falar, onde professor e aluno deixem aparecer suas identidades, seus pensamentos, construindo diálogos e debates por meio das práticas saraulescas. Não existe, nesta investigação, a intenção de fixar metodologias ou ditar modelos pedagógicos promissores, mas de inspirar os professores na busca de formas alternativas de efetivação de uma educação transformadora, como prática de liberdade. |
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Cerqueira, Jacqueline NogueiraCerqueira, Jacqueline NogueiraArapiraca, Mary de AndradeMoreno, Luciana Sacramento GonçalvesAbib, Pedro Rodolpho JungersMuniz, Dinéa Maria SobralArapiraca, Mary de Andrade2021-07-23T12:02:02Z2021-07-23T12:02:02Z2021-07-232020-10-30Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33772Esta dissertação tem como perspectiva mostrar o modo como os saraus literários transgridem o espaço da literatura na sala de aula, contribuindo para a formação de leitores e produtores de textos literários a partir de uma prática pedagógica libertadora. A relevância e o interesse científico dos achados são concernentes a alternativas metodológicas para o ensino de literatura na sala de aula, que guardam relação com práticas vigentes no mundo extraescolar dos saraus. Para sua realização, optou-se por uma pesquisa qualitativa voltada para a pedagogia do sarau escolar – objeto da investigação. 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Vale ressaltar que os saraus não chegam às escolas como prática essencialista de um formato de rua. Guardando as dinâmicas e as temáticas experimentadas nos saraus de rua, eles sofrem as necessárias adaptações contextuais ao adentrar no espaço escolar, e encontram abrigo entre professores de diversas disciplinas, especialmente de Língua Portuguesa. Sua característica axial é a garantia do protagonismo de estudantes e professores, tornando-os autores e condutores de seu próprio processo de desenvolvimento. Na pesquisa, compreendemos que a prática de saraus propicia, não apenas contribuições para o comportamento dos alunos, mas também novos caminhos para os modos de ler e escrever dentro e fora do ambiente escolar, ao instaurar, por meio de sua prática, o espaço de voz para que todos, em sala de aula, possam falar, onde professor e aluno deixem aparecer suas identidades, seus pensamentos, construindo diálogos e debates por meio das práticas saraulescas. Não existe, nesta investigação, a intenção de fixar metodologias ou ditar modelos pedagógicos promissores, mas de inspirar os professores na busca de formas alternativas de efetivação de uma educação transformadora, como prática de liberdade.ABSTRACT This dissertation has as perspective show how saraus literários trangress the literature space in classroom, contributing with the reader and producer of literary texts starting from a liberating pedagogical practicing. The relevance and scientific interest of this found are concerning to methodological alternatives to literature teaching in classroom , that are related to current practices in the out-of-school world of soirees . For its realization, we opted for a qualitative research aimed to school sarau pedagogy. Taking a dialogical approach, referenced in decolonial pedagogy and ethnographic criteria, the text exposes dialogs between research subjects – teachers, students and the research herself – in quest to understanding the characteristics and implications of use the saraus as a pedagogical practice. Keeping as empirical clippings observation and analysis of soirees realized at schools in Recôncavo Baiano, we see the pedagogical potentiality that saraulescas practices bring to reading education, on literary context, and for stimulus to produce texts with the same contents. Starting from the heuristic and liberating character street soirees, also turns out with this practice the possibility of an actual literature and non-canonical input in pedagogical spaces linked to schools, including with the stimulator and performing contact with poets rappers. It‟s important to note that saraus don‟t came to schools as a essentialist of a street form. Keeping the dynamics and the topical tested on street saraus, they suffered the necessary contextual adaptations to the school environment, and find cover among teachers of different subjects, especially in Portuguese Language. It‟s axial characteristic is the assurance protagonism of students and teachers, making them authors and conductors of their own development process. In the research, we understand that the practice of saraus conducive, not only contributes to the behavior of two students, but also new paths for the ways of reading and writing within the school environment, or to establish, by means of their practice, or space of A voice for everyone, in the classroom, to be able to speak, where the teacher and the individual decide to appear their identities, their thoughts, building dialogues and debates through Saraulian practices.There isn‟t, in this investigation the intent to fix methodologies or to impose promising pedagogical models, but to inspire the teachers in search of alternatives forms to effective of a transformative education, as a freedom practice.Submitted by Jaqueline Nogueira (jacqueline-nogueira@hotmail.com) on 2021-07-22T18:56:27Z No. of bitstreams: 1 CERQUEIRA JACQUELINE NOGUEIRA_Dissertacao de Mestrado em Educação UFBA 2020 PPGE.pdf: 2488059 bytes, checksum: 262b437ad5a8552b0d6e073ff0eacb5c (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-07-23T12:02:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CERQUEIRA JACQUELINE NOGUEIRA_Dissertacao de Mestrado em Educação UFBA 2020 PPGE.pdf: 2488059 bytes, checksum: 262b437ad5a8552b0d6e073ff0eacb5c (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-23T12:02:02Z (GMT). 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