“Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Neide Gonçalves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35002
Resumo: Esta pesquisa propõe identificar e compreender as condições históricas que caracterizaram a inserção de Elizeth Cardoso, mulher negra oriunda de uma família de poucos recursos econômicos, no cenário cultural e artístico da cidade do Rio. Lá, conquistou reconhecimento e prestígio profissionais tanto entre a classe operária quanto entre as elites, pontuando suas relações sociais, a fim de compreendermos como se deu este processo considerando que, em tal contexto, vigorava uma série de demarcações de lugares sociais para homens e mulheres, fossem brancos ou negros. O limite proposto como foco de análise compreende os anos de 1936 a 1965. A baliza temporal inicial em 1936 se justifica por ser este o momento da estreia artística de Elizeth Cardoso na Rádio Guanabara. Quanto à demarcação final em 1965 foi por ter sido o ano da sua consagração artística, quando se apresentou nos teatros municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, interpretando Villa Lobos, ocasião na qual foi aclamada e artisticamente consagrada nos espaços considerados elitizados e quando ao mesmo tempo, contraditoriamente foi duramente criticada por um seguimento da imprensa crítico de música erudita. A partir desse momento verifica-se uma guinada na sua trajetória e regresso às suas origens: o samba de raiz, quando ela gravou o simbólico disco Elizete sobe o morro. Para realizar esta pesquisa foi utilizada uma bibliografia que inclui livros, artigos científicos, obras literárias e as fontes hemerográficas disponíveis na hemeroteca da Biblioteca Digital Nacional e das quais utilizamos notícias, crônicas, entrevistas e pequenos anúncios; do acervo do Instituto Moreira Sales, que reúne fotografias, correspondências e panfletos; o depoimento da cantora gravado para posteridade no Museu da Imagem e do Som; entrevistas disponíveis em acervos de Jornais particulares como Acervo Globo e Folha São Paulo; entrevistas audiovisuais concedidas a programas diversos de TV e disponíveis no canal You tube e, finalmente, de programas de Rádio sobre a cantora. O procedimento metodológico se construirá conforme as demandas, mas visando alcançar o contexto que pede toda pesquisa histórica.
id UFBA-2_35c176ac81556fb87b127c00f731459c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35002
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-04-04T14:20:11Z2022-04-04T14:20:11Z2020-12-17OLIVEIRA, Neide Gonçalves de. “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965). 232 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35002Esta pesquisa propõe identificar e compreender as condições históricas que caracterizaram a inserção de Elizeth Cardoso, mulher negra oriunda de uma família de poucos recursos econômicos, no cenário cultural e artístico da cidade do Rio. Lá, conquistou reconhecimento e prestígio profissionais tanto entre a classe operária quanto entre as elites, pontuando suas relações sociais, a fim de compreendermos como se deu este processo considerando que, em tal contexto, vigorava uma série de demarcações de lugares sociais para homens e mulheres, fossem brancos ou negros. O limite proposto como foco de análise compreende os anos de 1936 a 1965. A baliza temporal inicial em 1936 se justifica por ser este o momento da estreia artística de Elizeth Cardoso na Rádio Guanabara. Quanto à demarcação final em 1965 foi por ter sido o ano da sua consagração artística, quando se apresentou nos teatros municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, interpretando Villa Lobos, ocasião na qual foi aclamada e artisticamente consagrada nos espaços considerados elitizados e quando ao mesmo tempo, contraditoriamente foi duramente criticada por um seguimento da imprensa crítico de música erudita. A partir desse momento verifica-se uma guinada na sua trajetória e regresso às suas origens: o samba de raiz, quando ela gravou o simbólico disco Elizete sobe o morro. Para realizar esta pesquisa foi utilizada uma bibliografia que inclui livros, artigos científicos, obras literárias e as fontes hemerográficas disponíveis na hemeroteca da Biblioteca Digital Nacional e das quais utilizamos notícias, crônicas, entrevistas e pequenos anúncios; do acervo do Instituto Moreira Sales, que reúne fotografias, correspondências e panfletos; o depoimento da cantora gravado para posteridade no Museu da Imagem e do Som; entrevistas disponíveis em acervos de Jornais particulares como Acervo Globo e Folha São Paulo; entrevistas audiovisuais concedidas a programas diversos de TV e disponíveis no canal You tube e, finalmente, de programas de Rádio sobre a cantora. O procedimento metodológico se construirá conforme as demandas, mas visando alcançar o contexto que pede toda pesquisa histórica.This research proposes to identify and understand the historical conditions that characterized the insertion of Elizeth Cardoso, a black woman from a family with few economic resources, in the cultural and artistic scene of the city of Rio. There, she gained professional recognition and prestige both among the working class and among the elites, punctuating their social relations, in order to understand how this process took place considering that, in such a context, there was a series of demarcations of social places for men and women, whether white or black. The limit proposed as the focus of analysis comprises the years 1936 to 1965. The initial time frame in 1936 is justified because this is the moment of Elizeth Cardoso's artistic debut on Radio Guanabara. As for the final demarcation in 1965, it was the year of his artistic consecration, when he performed at the municipal theaters of São Paulo and Rio de Janeiro, playing Villa Lobos, when he was acclaimed and artistically consecrated in the spaces considered elite and when at the same time, it was contradictorily harshly criticized by a following of the critical press of classical music. From that moment on, there was a turn in her trajectory and a return to her origins: the samba de Root, when she recorded the symbolic album Elizete goes up the hill. To carry out this research, a bibliography was used that includes books, scientific articles, literary works and the hemerographic sources available in the hemeroteca of the National Digital Library and from which we use news, chronicles, interviews and small advertisements; from the Moreira Sales Institute's collection, which gathers photographs, correspondence and pamphlets; the testimony of the singer recorded for posterity at the Museum of Image and Sound; interviews available in collections of private newspapers such as Acervo Globo and Folha São Paulo; audiovisual interviews given to various TV programs and available on the You tube channel and, finally, radio programs about the singer. The methodological procedure will be built according to the demands, but aiming to reach the context that requires all historical research.Submitted by PPGH null (poshisto@ufba.br) on 2022-04-01T20:27:17Z No. of bitstreams: 1 “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965).pdf: 3241169 bytes, checksum: ebb046f67c4272007f9e26971e4aa640 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2022-04-04T14:20:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965).pdf: 3241169 bytes, checksum: ebb046f67c4272007f9e26971e4aa640 (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-04T14:20:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965).pdf: 3241169 bytes, checksum: ebb046f67c4272007f9e26971e4aa640 (MD5) Previous issue date: 2020-12-17FAPESBporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)Elizeth CardosoTrajectoriesRio de JaneiroMusicCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAElizeth CardosoTrajetóriasRio de JaneiroMúsica“Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMoura, Milton Araújohttps://orcid.org/0000-0002-3637-8860http://lattes.cnpq.br/8879378270313495Moura, Milton Araújohttps://orcid.org/0000-0002-3637-8860http://lattes.cnpq.br/8879378270313495Silva, Marilda de Santanahttp://lattes.cnpq.br/3755384188855787Lima, Marcelo Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3426642123602355http://lattes.cnpq.br/5282383937855484Oliveira, Neide Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL“Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965).pdf“Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965).pdfDissertação - Neide Gonçalves de Oliveiraapplication/pdf3241169https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35002/1/%e2%80%9cMe%20chamo%20Elizeth%20Cardoso.%20Sou%20uma%20cantora%20brasileira.%e2%80%9d%20Notas%20sobre%20a%20trajet%c3%b3ria%20da%20Divina%20%281936-1965%29.pdfebb046f67c4272007f9e26971e4aa640MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35002/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXT“Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965).pdf.txt“Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965).pdf.txtExtracted texttext/plain607948https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35002/3/%e2%80%9cMe%20chamo%20Elizeth%20Cardoso.%20Sou%20uma%20cantora%20brasileira.%e2%80%9d%20Notas%20sobre%20a%20trajet%c3%b3ria%20da%20Divina%20%281936-1965%29.pdf.txt21c62ec442b5702dcdc96c3eb5b1d4feMD53ri/350022022-04-09 06:20:31.159oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-04-09T09:20:31Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965)
title “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965)
spellingShingle “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965)
Oliveira, Neide Gonçalves de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Elizeth Cardoso
Trajetórias
Rio de Janeiro
Música
Elizeth Cardoso
Trajectories
Rio de Janeiro
Music
title_short “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965)
title_full “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965)
title_fullStr “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965)
title_full_unstemmed “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965)
title_sort “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965)
author Oliveira, Neide Gonçalves de
author_facet Oliveira, Neide Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Milton Araújo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3637-8860
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8879378270313495
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Moura, Milton Araújo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3637-8860
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8879378270313495
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Marilda de Santana
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3755384188855787
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lima, Marcelo Pereira
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3426642123602355
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5282383937855484
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Neide Gonçalves de
contributor_str_mv Moura, Milton Araújo
Moura, Milton Araújo
Silva, Marilda de Santana
Lima, Marcelo Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Elizeth Cardoso
Trajetórias
Rio de Janeiro
Música
Elizeth Cardoso
Trajectories
Rio de Janeiro
Music
dc.subject.por.fl_str_mv Elizeth Cardoso
Trajetórias
Rio de Janeiro
Música
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Elizeth Cardoso
Trajectories
Rio de Janeiro
Music
description Esta pesquisa propõe identificar e compreender as condições históricas que caracterizaram a inserção de Elizeth Cardoso, mulher negra oriunda de uma família de poucos recursos econômicos, no cenário cultural e artístico da cidade do Rio. Lá, conquistou reconhecimento e prestígio profissionais tanto entre a classe operária quanto entre as elites, pontuando suas relações sociais, a fim de compreendermos como se deu este processo considerando que, em tal contexto, vigorava uma série de demarcações de lugares sociais para homens e mulheres, fossem brancos ou negros. O limite proposto como foco de análise compreende os anos de 1936 a 1965. A baliza temporal inicial em 1936 se justifica por ser este o momento da estreia artística de Elizeth Cardoso na Rádio Guanabara. Quanto à demarcação final em 1965 foi por ter sido o ano da sua consagração artística, quando se apresentou nos teatros municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, interpretando Villa Lobos, ocasião na qual foi aclamada e artisticamente consagrada nos espaços considerados elitizados e quando ao mesmo tempo, contraditoriamente foi duramente criticada por um seguimento da imprensa crítico de música erudita. A partir desse momento verifica-se uma guinada na sua trajetória e regresso às suas origens: o samba de raiz, quando ela gravou o simbólico disco Elizete sobe o morro. Para realizar esta pesquisa foi utilizada uma bibliografia que inclui livros, artigos científicos, obras literárias e as fontes hemerográficas disponíveis na hemeroteca da Biblioteca Digital Nacional e das quais utilizamos notícias, crônicas, entrevistas e pequenos anúncios; do acervo do Instituto Moreira Sales, que reúne fotografias, correspondências e panfletos; o depoimento da cantora gravado para posteridade no Museu da Imagem e do Som; entrevistas disponíveis em acervos de Jornais particulares como Acervo Globo e Folha São Paulo; entrevistas audiovisuais concedidas a programas diversos de TV e disponíveis no canal You tube e, finalmente, de programas de Rádio sobre a cantora. O procedimento metodológico se construirá conforme as demandas, mas visando alcançar o contexto que pede toda pesquisa histórica.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-04T14:20:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-04T14:20:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Neide Gonçalves de. “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965). 232 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35002
identifier_str_mv OLIVEIRA, Neide Gonçalves de. “Me chamo Elizeth Cardoso. Sou uma cantora brasileira.” Notas sobre a trajetória da Divina (1936-1965). 232 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35002/1/%e2%80%9cMe%20chamo%20Elizeth%20Cardoso.%20Sou%20uma%20cantora%20brasileira.%e2%80%9d%20Notas%20sobre%20a%20trajet%c3%b3ria%20da%20Divina%20%281936-1965%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35002/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35002/3/%e2%80%9cMe%20chamo%20Elizeth%20Cardoso.%20Sou%20uma%20cantora%20brasileira.%e2%80%9d%20Notas%20sobre%20a%20trajet%c3%b3ria%20da%20Divina%20%281936-1965%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ebb046f67c4272007f9e26971e4aa640
5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5
21c62ec442b5702dcdc96c3eb5b1d4fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057827459137536