Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marcia Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38547
Resumo: Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais é o tema do presente estudo. Vale esclarecer que, no caso, são considerados limites os instrumentos preventivos ou repressivos, judiciais e extrajudiciais, existentes e a serem propostos para evitar os abusos no âmbito das campanhas eleitorais realizadas em plataformas digitais acessíveis ao público em geral. Reputando como abuso, neste contexto, todo ato atentatório contra direitos fundamentais, coletivos ou individuais, previstos na Constituição Federal brasileira de 1988 (CF/88), bem como aqueles que desrespeitem a legislação infraconstitucional referente a matéria. Entretanto, a grande questão a ser enfrentada neste trabalho, ou seja, o problema para o qual buscamos solução, consiste em como impor limites aos abusos mais frequentes sem, contudo, mitigar o direito à liberdade de expressão e o livre acesso à informação. A partir desta premissa, estabeleceu-se como objetivo geral a tarefa de analisar criticamente as ferramentas disponíveis para o enfrentamento aos abusos no âmbito da propaganda eleitoral, mais propriamente aquelas divulgadas através das mídias sociais mais comumente utilizadas e identificadas inicialmente como sendo o Instagram e o Facebook. E, como escopo mais específico, sugerir medidas preventivas e repressivas, bem como buscar falhas e lacunas na legislação pátria, a fim de que sejam detectadas, indicando um caminho para que as possíveis inconsistências sejam sanadas. Desta forma, pretende-se contribuir para a redução dos conflitos envolvendo irregularidades relacionadas à propaganda eleitoral e, consequentemente auxiliar na diminuição do número de ações judiciais envolvendo a matéria e decorrentes da utilização das novas mídias sociais. Assim, visando justificar a escolha do tema, foi realizada pesquisa quantitativa exploratória no banco de dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), para fins de demonstração da quantidade crescente de processos envolvendo a matéria. Em paralelo também se procedeu à pesquisa qualitativa, através de revisão de literatura (pesquisa bibliográfica), pesquisa documental e análise das postagens realizadas em mídias sociais e objeto de representação em processos judiciais do município de Vitória da Conquista nas Eleições 2020, encaminhados à Corte Eleitoral baiana em grau de recurso.
id UFBA-2_35ebd04dd11bb64dc5e2185f2f8baf41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/38547
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-11-27T11:40:48Z2023-11-27T11:40:48Z2023-10-05LOPES, Marcia Pereira. Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: Diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Segurança Pública, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38547Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais é o tema do presente estudo. Vale esclarecer que, no caso, são considerados limites os instrumentos preventivos ou repressivos, judiciais e extrajudiciais, existentes e a serem propostos para evitar os abusos no âmbito das campanhas eleitorais realizadas em plataformas digitais acessíveis ao público em geral. Reputando como abuso, neste contexto, todo ato atentatório contra direitos fundamentais, coletivos ou individuais, previstos na Constituição Federal brasileira de 1988 (CF/88), bem como aqueles que desrespeitem a legislação infraconstitucional referente a matéria. Entretanto, a grande questão a ser enfrentada neste trabalho, ou seja, o problema para o qual buscamos solução, consiste em como impor limites aos abusos mais frequentes sem, contudo, mitigar o direito à liberdade de expressão e o livre acesso à informação. A partir desta premissa, estabeleceu-se como objetivo geral a tarefa de analisar criticamente as ferramentas disponíveis para o enfrentamento aos abusos no âmbito da propaganda eleitoral, mais propriamente aquelas divulgadas através das mídias sociais mais comumente utilizadas e identificadas inicialmente como sendo o Instagram e o Facebook. E, como escopo mais específico, sugerir medidas preventivas e repressivas, bem como buscar falhas e lacunas na legislação pátria, a fim de que sejam detectadas, indicando um caminho para que as possíveis inconsistências sejam sanadas. Desta forma, pretende-se contribuir para a redução dos conflitos envolvendo irregularidades relacionadas à propaganda eleitoral e, consequentemente auxiliar na diminuição do número de ações judiciais envolvendo a matéria e decorrentes da utilização das novas mídias sociais. Assim, visando justificar a escolha do tema, foi realizada pesquisa quantitativa exploratória no banco de dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), para fins de demonstração da quantidade crescente de processos envolvendo a matéria. Em paralelo também se procedeu à pesquisa qualitativa, através de revisão de literatura (pesquisa bibliográfica), pesquisa documental e análise das postagens realizadas em mídias sociais e objeto de representação em processos judiciais do município de Vitória da Conquista nas Eleições 2020, encaminhados à Corte Eleitoral baiana em grau de recurso.Limits to abuse in electoral propaganda on social media is the subject of this study. It is worth clarifying that, in this case, limits are considered to be the preventive or repressive instruments, both judicial and extrajudicial, existing and to be proposed to prevent abuses in electoral campaigns carried out on digital platforms accessible to the general public. In this context, abuse is defined as any act that violates fundamental rights, whether collective or individual, provided for in the Brazilian Federal Constitution of 1988 (CF/88), as well as those that disrespect the infra-constitutional legislation about the matter. However, the the big question to be faced in this work, that is, the problem we are seeking to solve, is how to impose limits on the most frequent abuses without, although, mitigating the right to freedom of expression and free access to information. Based on this premise, the general objective was to critically analyze the tools available to combat abuses in the context of electoral propaganda, more strictly those disseminated through the most commonly used social media, initially identified as Instagram and Facebook. And, more specifically, to suggest preventive and repressive measures, as well as to look for flaws and gaps in the national legislation, for the purpose of detect them, indicating a way for possible inconsistencies to be remedied. In this path, the aim is to help reduce conflicts involving irregularities related to electoral propaganda and, consequently, to help reduce the number of lawsuits involving the matter and resulting from the use of new social media. Thus, in order to justify the choice of theme, exploratory quantitative research was carried out in the database of the Regional Electoral Court of Bahia (TRE-BA), to demonstrate the growing number of lawsuits involving the subject. In parallel, qualitative research was also carried out, through a literature review (bibliographic research), documentary research and analysis of posts made on social media and object of representation in legal proceedings in the municipality of Vitória da Conquista in the 2020 Elections, sent to the Electoral Court of Bahia in degree resource.Submitted by Biblioteca Teixeira de Freitas (bidir@ufba.br) on 2023-11-27T11:40:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação de Marcia Perreira Lopes.pdf: 7318090 bytes, checksum: 16e53bc2ed0000b4db50458e5f4d74da (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Teixeira de Freitas (bidir@ufba.br) on 2023-11-27T11:40:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação de Marcia Perreira Lopes.pdf: 7318090 bytes, checksum: 16e53bc2ed0000b4db50458e5f4d74da (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-27T11:40:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação de Marcia Perreira Lopes.pdf: 7318090 bytes, checksum: 16e53bc2ed0000b4db50458e5f4d74da (MD5) Previous issue date: 2023-10-05porUniversidade Federal da BahiaColeções por área do conhecimentoUFBABrasilFaculdade de DireitoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDemocracyElectoral propagandaSocial mediaFreedom of expressionElectoral propaganda - Social networksElectoral lawCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAODemocraciaPropaganda eleitoralMídias sociaisLiberdade de expressãoPropaganda eleitoral - Redes sociaisDireito eleitoralLimites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020Limits to abuse in electoral propaganda on social media: Diagnosis based on resources from Vitória da Conquista in the 2020 ElectionsMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSantos, Rubenilda Sodré doshttp://lattes.cnpq.br/5468119131708367Santos, Rubenilda Sodré doshttp://lattes.cnpq.br/5468119131708367Santos Junior, Francisco Alves doshttp://lattes.cnpq.br/6452288436505998Carvalho, Ana Clara de Rebouçashttp://lattes.cnpq.br/1752372545476774http://lattes.cnpq.br/2863879964793175Lopes, Marcia Pereirareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTDissertação de Marcia Perreira Lopes.pdf.txtDissertação de Marcia Perreira Lopes.pdf.txtExtracted texttext/plain359215https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38547/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Marcia%20Perreira%20Lopes.pdf.txta366681e8ae622ea5629d4108996fbddMD54ORIGINALDissertação de Marcia Perreira Lopes.pdfDissertação de Marcia Perreira Lopes.pdfapplication/pdf7318090https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38547/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Marcia%20Perreira%20Lopes.pdf16e53bc2ed0000b4db50458e5f4d74daMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38547/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38547/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/385472023-12-02 02:04:15.568oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-12-02T05:04:15Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Limits to abuse in electoral propaganda on social media: Diagnosis based on resources from Vitória da Conquista in the 2020 Elections
title Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020
spellingShingle Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020
Lopes, Marcia Pereira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Democracia
Propaganda eleitoral
Mídias sociais
Liberdade de expressão
Propaganda eleitoral - Redes sociais
Direito eleitoral
Democracy
Electoral propaganda
Social media
Freedom of expression
Electoral propaganda - Social networks
Electoral law
title_short Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020
title_full Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020
title_fullStr Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020
title_full_unstemmed Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020
title_sort Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020
author Lopes, Marcia Pereira
author_facet Lopes, Marcia Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Rubenilda Sodré dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5468119131708367
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Rubenilda Sodré dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5468119131708367
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos Junior, Francisco Alves dos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6452288436505998
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carvalho, Ana Clara de Rebouças
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1752372545476774
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2863879964793175
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marcia Pereira
contributor_str_mv Santos, Rubenilda Sodré dos
Santos, Rubenilda Sodré dos
Santos Junior, Francisco Alves dos
Carvalho, Ana Clara de Rebouças
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Democracia
Propaganda eleitoral
Mídias sociais
Liberdade de expressão
Propaganda eleitoral - Redes sociais
Direito eleitoral
Democracy
Electoral propaganda
Social media
Freedom of expression
Electoral propaganda - Social networks
Electoral law
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Propaganda eleitoral
Mídias sociais
Liberdade de expressão
Propaganda eleitoral - Redes sociais
Direito eleitoral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Democracy
Electoral propaganda
Social media
Freedom of expression
Electoral propaganda - Social networks
Electoral law
description Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais é o tema do presente estudo. Vale esclarecer que, no caso, são considerados limites os instrumentos preventivos ou repressivos, judiciais e extrajudiciais, existentes e a serem propostos para evitar os abusos no âmbito das campanhas eleitorais realizadas em plataformas digitais acessíveis ao público em geral. Reputando como abuso, neste contexto, todo ato atentatório contra direitos fundamentais, coletivos ou individuais, previstos na Constituição Federal brasileira de 1988 (CF/88), bem como aqueles que desrespeitem a legislação infraconstitucional referente a matéria. Entretanto, a grande questão a ser enfrentada neste trabalho, ou seja, o problema para o qual buscamos solução, consiste em como impor limites aos abusos mais frequentes sem, contudo, mitigar o direito à liberdade de expressão e o livre acesso à informação. A partir desta premissa, estabeleceu-se como objetivo geral a tarefa de analisar criticamente as ferramentas disponíveis para o enfrentamento aos abusos no âmbito da propaganda eleitoral, mais propriamente aquelas divulgadas através das mídias sociais mais comumente utilizadas e identificadas inicialmente como sendo o Instagram e o Facebook. E, como escopo mais específico, sugerir medidas preventivas e repressivas, bem como buscar falhas e lacunas na legislação pátria, a fim de que sejam detectadas, indicando um caminho para que as possíveis inconsistências sejam sanadas. Desta forma, pretende-se contribuir para a redução dos conflitos envolvendo irregularidades relacionadas à propaganda eleitoral e, consequentemente auxiliar na diminuição do número de ações judiciais envolvendo a matéria e decorrentes da utilização das novas mídias sociais. Assim, visando justificar a escolha do tema, foi realizada pesquisa quantitativa exploratória no banco de dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), para fins de demonstração da quantidade crescente de processos envolvendo a matéria. Em paralelo também se procedeu à pesquisa qualitativa, através de revisão de literatura (pesquisa bibliográfica), pesquisa documental e análise das postagens realizadas em mídias sociais e objeto de representação em processos judiciais do município de Vitória da Conquista nas Eleições 2020, encaminhados à Corte Eleitoral baiana em grau de recurso.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-27T11:40:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-27T11:40:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Marcia Pereira. Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: Diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Segurança Pública, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38547
identifier_str_mv LOPES, Marcia Pereira. Limites aos abusos na propaganda eleitoral em mídias sociais: Diagnóstico com base em recursos de Vitória da Conquista nas Eleições 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Segurança Pública, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2023.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Coleções por área do conhecimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38547/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Marcia%20Perreira%20Lopes.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38547/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Marcia%20Perreira%20Lopes.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38547/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38547/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a366681e8ae622ea5629d4108996fbdd
16e53bc2ed0000b4db50458e5f4d74da
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459686118162432